AeroFly versus vida real?

Vamos falar de simuladores e jogos ORIGINAIS, interfaces e cabos trainer, lembrando que aqui não se fala de jogos e simuladores PIRATAS.

Moderadores: Alvaro Sala, ANHobby

fabianoaspro
membro
Mensagens: 205
Registrado em: 13 Out 2012 20:53
Localização: Blumenau, SC

AeroFly versus vida real?

Mensagempor fabianoaspro » 28 Out 2012 11:13

Pessoal adquiri meu rádio Turnigy 9X e estou treinando intensamente no simulador AeroFly neste fim de semana.
Estou usando uma avião de asa fixa treinador mesmo.

Minha curva de aprendizado de ontem para hoje foi drástica! Hoje botei vento no simulador e a transformação é radical!

Estou pretendendo levantar voo com o meu Bixler 1 daqui a 12 dias. Pretendo não perder o modelo no primeiro voo rsrsrsr

A minha pergunta: Ele simula bem a realidade?

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13413
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Mensagempor LaercioLMB » 28 Out 2012 11:53

Com ventos, térmicas e turbulências, ele simula sim bem a realidade.
É 100% real? Não, pois como o próprio nome já diz, ele "simula" a realidade, o que significa que não é real.
Esperar em 12 dias que pegue prática para voar sem cair, é pedir demais, pois tem gente que já voa a mais de 20 anos e de vez em quando deixa cair o aeromodelo por algum erro de dedo, só que bota a culpa no rádio :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: .
Voar é divertido, cair, sempre haverá a possibililidade até que o aeromodelo tenha pousado perfeitamente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 552
Registrado em: 04 Abr 2012 08:41
Localização: Monte Alegre, PA
Contato:

Mensagempor gabrielmaia » 28 Out 2012 12:18

Mas Laercio, quando pagam milhares de Reais em um Rádio de Grife costumam assumir o erro!!
hehehe

fabianoaspro
membro
Mensagens: 205
Registrado em: 13 Out 2012 20:53
Localização: Blumenau, SC

Mensagempor fabianoaspro » 28 Out 2012 17:54

Na realidade eu só não queria cair no meu primeiro voo...
Vou considerar como um bom treino válido, obrigado!

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13413
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Mensagempor LaercioLMB » 28 Out 2012 20:20

[quote:575ee56091="fabianoaspro"]Na realidade eu só não queria cair no meu primeiro voo...
Vou considerar como um bom treino válido, obrigado![/quote:575ee56091]

Se não quer cair em seu primeiro voo, pegue um instrutor e dos bons, pois instrutor picareta está cheio que jura que é instrutor, mas é só mais um palpiteiro de plantão.
Se não tem como contratar um instrutor, use bastante o simulador com um aeromodelo semelhante ao seu e treine bastante os pousos, pois sair do chão, qualquer aeromodelo sai, ficar virando de um lado para o outro igual a mosca de padaria, qualquer um faz, mas pousar é que são elas e se não treinar o pouso, só terá problemas.
Nunca pouse um aeromodelo no mesmo sentido do vento, sempre pouse contra o vento, pois o vento vindo de frente para o aeromodelo, te permite velocidades mais baixas no pouso e se o vento vier por trás do aeromodelo, ao baixar a velocidade, o aeromodelo perderá a sustentação antes do esperado e pimba, aeromodelo no chão.
Sempre antes de decolar, veja em que direção o vento está soprando e se não tem uma biruta ou algo assim para te orientar bem, molhe o dedo indicador com a sua saliva de forma a molhar todo o dedo e aponte para cima com o braço bem estendido, por mais leve que seja a brisa, sentirá o vento gelado no dedo do lado em que o vento vem. é o método mais primitivos que exite e um dos mais eficazes ainda.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

PaperPlane
membro
Mensagens: 138
Registrado em: 13 Jun 2012 09:03
Localização: BH - MG

Mensagempor PaperPlane » 28 Out 2012 21:00

Amigo, hoje fui voar meu treinador pela segunda vez, todo feliz, fiz um voo e pousei, depois fiz outro voo, mas dessa vez nada feliz, eu perdi o aero de vista por 1 seg, e quando vi, o mesmo ja está em parafuso, tentei fazer alguma coisa mas não adiantou, o que vi foi somente o barulho da queda, deci um penhasco e subi em outro em busca do meu aero, fiquei bastante tempo, até que um gentil senhor veio me trazer ele, ele havia caido dentro de um predio, para minha surpresa ele estava quase intacto, somente a frente danificada, de qualquer forma, não vale a pena concertar, terei de faezr outro, sem contar que motor saiu para fora, cortou os fios no meio e a bateria amassou, o prejuizo total deve ter ficado em uns R$ 200,00. O mais triste não é o valor que será gasto, mas sim um aero que se foi, um aero que me deixava muito feliz, sem contar que ainda tenho 15 anos, estudo de tarde, não tenho como trabalhar, e para botar um aero no ar denovo vai demorar, e muito.

Siga as dicas do Laércio, tem muita gente que fala que eletrico é tranquilo, que da pra voar sozinho, não é bem assim, ao colocar um aero no alto você tem ue assumir vários riscos.

Sobre a técnica do dedo.... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Ela funciona, mas outra boa técnica é utilizar uma laço amarrado no rádio e ver para qeu lado o vento está "ventando"

:twisted: :twisted: :twisted:

fabianoaspro
membro
Mensagens: 205
Registrado em: 13 Out 2012 20:53
Localização: Blumenau, SC

Mensagempor fabianoaspro » 28 Out 2012 21:54

[quote:af6e54b53c="LaercioLMB"][quote:af6e54b53c="fabianoaspro"]Na realidade eu só não queria cair no meu primeiro voo...
Vou considerar como um bom treino válido, obrigado![/quote:af6e54b53c]

Se não quer cair em seu primeiro voo, pegue um instrutor e dos bons, pois instrutor picareta está cheio que jura que é instrutor, mas é só mais um palpiteiro de plantão.
Se não tem como contratar um instrutor, use bastante o simulador com um aeromodelo semelhante ao seu e treine bastante os pousos, pois sair do chão, qualquer aeromodelo sai, ficar virando de um lado para o outro igual a mosca de padaria, qualquer um faz, mas pousar é que são elas e se não treinar o pouso, só terá problemas.
Nunca pouse um aeromodelo no mesmo sentido do vento, sempre pouse contra o vento, pois o vento vindo de frente para o aeromodelo, te permite velocidades mais baixas no pouso e se o vento vier por trás do aeromodelo, ao baixar a velocidade, o aeromodelo perderá a sustentação antes do esperado e pimba, aeromodelo no chão.
Sempre antes de decolar, veja em que direção o vento está soprando e se não tem uma biruta ou algo assim para te orientar bem, molhe o dedo indicador com a sua saliva de forma a molhar todo o dedo e aponte para cima com o braço bem estendido, por mais leve que seja a brisa, sentirá o vento gelado no dedo do lado em que o vento vem. é o método mais primitivos que exite e um dos mais eficazes ainda.[/quote:af6e54b53c]

Hoje a tarde mesmo procurei o clube de modelismo na cidade de Gaspar-SC (onde fazem o Fesbraer) e me informei. Vou fazer o primeiro voo lá provavelmente...

Sobre pousar você tem toda razão - é o que estou treinando intensamente agora! Coloquei um pouco de vento, turbulência e térmicas e realmente tudo fica mais desafiante no pouso!

fabianoaspro
membro
Mensagens: 205
Registrado em: 13 Out 2012 20:53
Localização: Blumenau, SC

Mensagempor fabianoaspro » 28 Out 2012 21:55

[quote:bc3ae9488f="PaperPlane"]Amigo, hoje fui voar meu treinador pela segunda vez, todo feliz, fiz um voo e pousei, depois fiz outro voo, mas dessa vez nada feliz, eu perdi o aero de vista por 1 seg, e quando vi, o mesmo ja está em parafuso, tentei fazer alguma coisa mas não adiantou, o que vi foi somente o barulho da queda, deci um penhasco e subi em outro em busca do meu aero, fiquei bastante tempo, até que um gentil senhor veio me trazer ele, ele havia caido dentro de um predio, para minha surpresa ele estava quase intacto, somente a frente danificada, de qualquer forma, não vale a pena concertar, terei de faezr outro, sem contar que motor saiu para fora, cortou os fios no meio e a bateria amassou, o prejuizo total deve ter ficado em uns R$ 200,00. O mais triste não é o valor que será gasto, mas sim um aero que se foi, um aero que me deixava muito feliz, sem contar que ainda tenho 15 anos, estudo de tarde, não tenho como trabalhar, e para botar um aero no ar denovo vai demorar, e muito.

Siga as dicas do Laércio, tem muita gente que fala que eletrico é tranquilo, que da pra voar sozinho, não é bem assim, ao colocar um aero no alto você tem ue assumir vários riscos.

Sobre a técnica do dedo.... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Ela funciona, mas outra boa técnica é utilizar uma laço amarrado no rádio e ver para qeu lado o vento está "ventando"

:twisted: :twisted: :twisted:[/quote:bc3ae9488f]

Rapaz que azar hein! essa infelicidade que espero não ter! Ou melhor: Não muito cedo...
Pelo menos já estou nos 30 anos e minha situação sócio-econônica é melhor. PORÉM agora o desafio não é pagar o aero e sim convencer a mulher em gastar essa grana nisso - Acredito, é tão difícil quanto a sua situação hehehehehe
Abraços!

Avatar do usuário
Golf Mike Charlie
membro
Mensagens: 226
Registrado em: 23 Nov 2007 06:36
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Mensagempor Golf Mike Charlie » 28 Out 2012 22:43

O Bixler é muito fácil de pilotar, quase voa sozinho e é quase inquebrável. mas você precisará de alguém para lançá-lo. Lançamento sempre na horizontal, atingindo velocidade para subir.

Veja nossos videos:
http://www.youtube.com/watch?v=UsNRVyukWUU
XG 11 - OS .61, OS .40, OS4T .52, Saito4T .56, Evo 15cc

Aherisson
membro
Mensagens: 73
Registrado em: 24 Dez 2012 08:13
Localização: Várzea Alegre - Ceará
Contato:

Mensagempor Aherisson » 24 Dez 2012 12:33

Cara, eu aprendi no fms efaz dois meses e to com um ótimo desempenho. Sabe o que foi que eu fiz pra ser admirados por os modelistas de minha cidade? Fui paciente! Minha manha é a seguinte: Eu tentava fazer 20 pousos retinhos na pista, quando eu errava eu começava tudo denovo, ou seja, do 1. Do mesmo jeito eu fiz com os demais. Se vc conseguir fazer um oito no ar é pq vc já está bem encaminhado. Já o caso do oito cubano, quando vc conseguir fazer, pode montar seu modelo e ir voar.


O principal é: Ser Afoito!
Uma pessoa afoita é uma pessoa atrevida, que não tem medo, que encara tudo na boa! Ou seja: Fique com calma e não tenha medo e vá com vontade, vá num dia calmo, sem muito vento, com bom humor, num ótimo dia, num dia que não tenha tido muitos problemas.

Vc vai dizer que é maluquisse minha, mas treine no simulador mais ou menos umas 2 horas seguidas e no dia seguinte não treine no simulador, e quando for a tarde, numa hora que o sol não atrapalhe, voe! Não vá pro simulador no dia de voar!

Avatar do usuário
Roberto Denadai
membro
Mensagens: 710
Registrado em: 26 Set 2008 18:46
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor Roberto Denadai » 03 Jan 2013 23:33

Voar avião é muito fácil, em especial um treinador

Se tá mandando bem no simulador, creio que não terá tantos problemas com seu aero, até porque ele é um treinador

Mas, o aero tem que estar bem regulado

abs

ricardosette
membro
Mensagens: 246
Registrado em: 29 Ago 2012 15:23
Localização: aguas da prata sao paulo

Mensagempor ricardosette » 04 Jan 2013 08:54

também é bom pedir para alguém trimar ele antes, ja aproveita e pega o radio como aero bemmm alto,

Avatar do usuário
Rasec
membro
Mensagens: 30
Registrado em: 09 Jul 2015 19:01
Localização: Campo Grande

Re: AeroFly versus vida real?

Mensagempor Rasec » 11 Jan 2016 00:56

Afinal qual é a eficácia em porcentagem do uso do simulador?
Sou iniciante tb e já fiz algumas aulas com o instrutor, realmente pouso é Phoda com o perdão da palavra. Eu faço uso do simulador periodicamente mas na pista confesso que da frio na barriga heheheheh. Aos mais experientes reforço a pergunta, qual a eficácia em porcentagem o simulador ajuda?

Obs**

Saca ai a foto do destemido, é um pastão com os .46LA, o rádio é um futaba T6J


Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13413
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: AeroFly versus vida real?

Mensagempor LaercioLMB » 11 Jan 2016 07:56

Ao contrário do que muitos falam, simulador ajuda sim e muito. O problema são das pessoas que usam o simulador deixando o modelo cair o tempo todo com a ideia de que caiu, vem outro modelo inteirinho na hora.
Use o simulador com a mesma ideia em que usaria o seu modelo, ou seja, fazendo o máximo possível para não cair, pois aeromodelo não foi feito para cair e não dê ouvidos aqueles que dizem se cair, faz outro, isso é desculpa de quem nunca aprendeu a pilotar e pelo jeito, nunca vai aprender.
Não fique trocando de modelos no simulador, isso não te ajuda a pilotar um modelo, pois cada um tem um jeito diferente de pilotar, principalmente pousar.
Muita autoconfiança também é responsável por muitos aeromodelos no chão e por tanto, jamais decole um modelo com eu sou o bom na cabeça, pois só será o bom em derrubar modelos, mais nada.
Jogar aeromodelo para cima qualquer um consegue, pilotar realmente são poucos e mais um detalhe, aprenda a usar o leme, pois voar sem leme é não saber pilotar um modelo, pois se soubesse, usaria o leme com facilidade.
O leme é fundamental para manobras em baixa velocidade e o maior problema de estol de ponta de asa são aqueles que tentam usar os ailerons em baixa velocidade, principalmente no pouso, pois nunca aprenderam a usar o leme e acham que não precisa e se não precisasse, nenhum avião teria leme.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 01 Mar 2012 13:56
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: AeroFly versus vida real?

Mensagempor Douglas Lenz » 11 Jan 2016 22:47

Rasec

Concordo em 98,4%com o que o Laércio falou, hehehe. Na verdade não vejo simulador com bons olhos, não com os olhos que muitos o veem.

Acho que simulador é uma ótima ferramenta para ti ter uma ideia VAGA, repito, VAGA do voo real de um aeromodelo. Partimos do simples faro que o Laércio já comentou, no simulador basta dar reset e tu já está voando de novo. No real não !

Bom, mas sendo direto na pergunta que fizeste, na MINHA opinião, acho que a eficácia do simulador é de 20%. Usando como exemplo, um cara que já usou simulador muitas horas e vai voar real pela primeira vez tem 20% mais facilidade (noção de comandos) do que um que nunca voou simulador e vai voar pela primeira vez.

Nada substitui um atencioso e bom instrutor, melhor ainda se ele não usar cabo trainer. Isso mesmo NÃO USAR CABO TRAINER !!

Explico, eu tive o privilégio de aprender a voar com dois grandes instrutores aqui do RS, Sr. Carlos Torresan e Sr. Rui Brum ambos não usavam cano trainer. Sem o uso do cabo trainer o aluno aprende a corrigir o erro que fez, com o uso do cabo trainer, tu erra, o instrutor solta o botão corrige e teu erro e te entrega o aero alinhadinho de novo. Ou seja, tu errou e não aprendeu a corrigir.

E SIM isso faz muita diferença.

Não estou dizendo que é errado usar cabo trainer, pelo contrário, é normal e todo mundo usa, mas aprender sem cabo, com o instrutor corrigindo teu erro com o teu dedo no stick é completamente diferente. Infelizmente hoje, pouquíssimos ensinam assim.

Mas voltando ao simulador, tu já deve ter notado e por isso fez esta pergunta no fórum, tu já deve ter percebido que o simulador não te ajuda muito no voo real, cada volta, cada decolagem, cada pouso... todos são diferentes um do outro.

Bom, está é só a minha opinião, cada um terá a sua e a mais importante é a conclusão que TU chegará sobre este assunto, baseado na tua vivência
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz

Avatar do usuário
Rasec
membro
Mensagens: 30
Registrado em: 09 Jul 2015 19:01
Localização: Campo Grande

Re: AeroFly versus vida real?

Mensagempor Rasec » 11 Jan 2016 23:40

Douglas Lenz escreveu:Rasec

Concordo em 98,4%com o que o Laércio falou, hehehe. Na verdade não vejo simulador com bons olhos, não com os olhos que muitos o veem.

Acho que simulador é uma ótima ferramenta para ti ter uma ideia VAGA, repito, VAGA do voo real de um aeromodelo. Partimos do simples faro que o Laércio já comentou, no simulador basta dar reset e tu já está voando de novo. No real não !

Bom, mas sendo direto na pergunta que fizeste, na MINHA opinião, acho que a eficácia do simulador é de 20%. Usando como exemplo, um cara que já usou simulador muitas horas e vai voar real pela primeira vez tem 20% mais facilidade (noção de comandos) do que um que nunca voou simulador e vai voar pela primeira vez.

Nada substitui um atencioso e bom instrutor, melhor ainda se ele não usar cabo trainer. Isso mesmo NÃO USAR CABO TRAINER !!

Explico, eu tive o privilégio de aprender a voar com dois grandes instrutores aqui do RS, Sr. Carlos Torresan e Sr. Rui Brum ambos não usavam cano trainer. Sem o uso do cabo trainer o aluno aprende a corrigir o erro que fez, com o uso do cabo trainer, tu erra, o instrutor solta o botão corrige e teu erro e te entrega o aero alinhadinho de novo. Ou seja, tu errou e não aprendeu a corrigir.

E SIM isso faz muita diferença.

Não estou dizendo que é errado usar cabo trainer, pelo contrário, é normal e todo mundo usa, mas aprender sem cabo, com o instrutor corrigindo teu erro com o teu dedo no stick é completamente diferente. Infelizmente hoje, pouquíssimos ensinam assim.

Mas voltando ao simulador, tu já deve ter notado e por isso fez esta pergunta no fórum, tu já deve ter percebido que o simulador não te ajuda muito no voo real, cada volta, cada decolagem, cada pouso... todos são diferentes um do outro.

Bom, está é só a minha opinião, cada um terá a sua e a mais importante é a conclusão que TU chegará sobre este assunto, baseado na tua vivência



Exatamente isso, no simulador é uma coisa na pista real é outra. Eu estou aprendendo com o cabo treinador quando faço a minha cagadas ele assume hehehehe. Vou pedir pra ele da próxima vez tentar sem o cabo, vamos ver no que dá. Bem voltando ao simulador, eu stb imaginei isso que falou, entre 20 a 30% . O simulador acredito ser bom para soltar o dedo, deixar ele "mais mole" ou melhor menos tenso.
Obs** : Voar com vento é complicado, a briga é grande o tempo todo e se descuidar já eras. Mas é isso, cada dia aprendendo mais, em breve quero pegar um treinador todo em balsa, valeu!
Editado pela última vez por Rasec em 12 Jan 2016 16:54, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 01 Mar 2012 13:56
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: AeroFly versus vida real?

Mensagempor Douglas Lenz » 12 Jan 2016 00:25

Isso ai !! Não desiste!

A cada voo tu fica mais tranquilo e vai evoluindo.
Abração do meu tamanho!!

Respeitosamente

Douglas Lenz


Voltar para “Simuladores, jogos (ORIGINAIS), interfaces e cabos trainer”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes