Projeto: pedal de leme caseiro.

Vamos falar de simuladores e jogos ORIGINAIS, interfaces e cabos trainer, lembrando que aqui não se fala de jogos e simuladores PIRATAS.
Avatar do usuário
Pakito
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 6:16 pm
Localização: Americana-SP

Projeto: pedal de leme caseiro.

Mensagem por Pakito »

Olá pessoal! Ultimamente decidi retornar ao meu abandonado Flight Simulator X e me deparei com um problema: meu joystick (Logitech Attack 3) não possui o controle de leme!!!
Enfim, visto isso me deparei com a oportunidade de criar um pedal de leme caseiro!
Pesquisando um pouco sobre o assunto achei alguns vídeos no Youtube que mostram pedais feitos por vários usuários. Com isso saí pela minha casa procurando vítimas para se tornarem o pedal, encontrei um mouse de bola e com botão de rolagem. Fiquei muito feliz, pois era exatamente o que eu queria, algum controle com 3 eixos (leme e freios direito e esquerdo)! Mas infelizmente, aqui no e-voo fui avisado que o mesmo não serviria para meu propósito. Com isso me vi forçado a procurar por outra vítima. Foi então que eu fui a uma loja de jogos e comprei um joystick USB semelhante ao controle do Playstation 2. Hoje mesmo testei se ele funcionaria em conjunto com o meu Attack 3 e vi que a mistura não só é possível, como torna a experiência da pilotagem muito melhor, afinal fazer curvas só no aileron é um saco!
Agora basta definir os eixos e eu irei trocar os potenciômetros do controle por potenciômetros LINEARES de 20k, que serão instalados no pedal de madeira que eu irei fabricar!
O que eu comprei até agora:
- Joystick USB
- Par de corrediças de gaveta telescópicas (para os pedais deslizarem em cima)
- 4 potenciômetros LINEARES de 20k

Gostaria de algumas sugestões de vocês, para minha construção e também para alguma utilidade dos botões que irão sobrar, o que vocês sugerem?
Aqui alguns vídeos para ilustrar o que eu quero fazer (não postei fotos ainda pois não estou achando minha câmera :lol: ):

[yt]qMvkllxJS3M[/yt]
[yt]q5D3kGvDvqo[/yt]
[yt]CeGm-cHoYl8[/yt]


Abraços.
Piada ruim do século:
- Porquê aeromodelos feitos com Balsa e Amor duram pela eternidade? - Porque eles são EMBALSAMADOS!!! kkkkkkkkk
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Mensagem por brunobragantine »

os botoes do joystick que sobraram eu usei para trem de pouso e varias funçoes do MCP de um 737 quase montei um home cockpit do 737 800 usando sistemas de placas FSBUS essas placas sao otimas da para configurar potenciometros chaves liga desliga e LEDs e displays como os da altitude velocidade.
vale a pena dar uma pesquisada sobre essas placas
Avatar do usuário
Pakito
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 6:16 pm
Localização: Americana-SP

Mensagem por Pakito »

Caraca, muito interessante mesmo esse esquema das placas FSBUS, mas para mim seria um projeto futuro e mais demorado, pois tenho limitações em tempo e dinheiro hehehe
Mas que eu tenho muita vontade de ter um home cockpit, eu tenho MUITA vontade! Mas um simples mesmo, com pouca aviônica, semelhante a um painel de piper j3, gosto muito do voo deste avião!
Será que um arduíno ou mesmo algum módulo da FSBUS dariam conta de movimentarem servos que simulariam os ponteiros da aviônica? Seriam cerca de 7 ou 8 servos... E outro módulo para os trims e talvez uma alavanca de acelerador... hahaha
Nossa, to vendo que com tempo esse meu projeto vai longe!

EDIT:
funcionando com servo:
[yt]GFi2xn00q54[/yt]
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Mensagem por brunobragantine »

para movimentar os ponteiros voce ira precisar da placa primcipal que é a COM e ligar nela outra placa que nao me lembro o nome acho que é FS SERVO da uma olhada pra comferir.o bom desse sistema é que se voce precisa de mais servos do que a placa oferece é so fazer outra placa e ligar na principal.

eu tambem tive que escolher ou o home cockpit ou aeromodelismo fui para os aeros mas esse projeto das placas fs bus ainda me assombram.kkkk
Avatar do usuário
Pakito
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 6:16 pm
Localização: Americana-SP

Mensagem por Pakito »

Esse FSBUS com certeza entrou na minha lista de projetos futuros!
Mas agora, voltando ao pedal de leme, comprei a vítima aqui na minha cidade, me custou R$ 32,00 e é esse aqui:
[img:7aeee8a2a4]http://img28.imageshack.us/img28/310/2gus.jpg[/img:7aeee8a2a4]

Como podem ver ele possui LEDs e motores para vibração...
Nessa hora peço ajuda de vocês que entendem de eletro-eletrônica! Gostaria de remover essas coisas, tanto os LEDs quanto os motores e lhes pergunto: [u:7aeee8a2a4]Posso simplesmente removê-los ou devo substituí-los por resistores ou algo do tipo?[/u:7aeee8a2a4]
Aqui algumas fotos com destaque para os LEDs e os motores:
[img:7aeee8a2a4]http://img51.imageshack.us/img51/5016/60cr.jpg[/img:7aeee8a2a4]
[img:7aeee8a2a4]http://img27.imageshack.us/img27/241/2nye.jpg[/img:7aeee8a2a4]

E aqui os potenciômetros que vou substituir:
[img:7aeee8a2a4]http://img35.imageshack.us/img35/9489/gy1d.jpg[/img:7aeee8a2a4]

Posso simplesmente soldar os novos potenciômetros (na realidade seus fios ali) ou seria melhor eu remover esses que estão ali e soldar os fios dos novos?
Já vi casos em que deu certo simplesmente soldar novos potenciômetros ali, sem remover os originais...

Abraços.
Avatar do usuário
mauriciokami
membro
Mensagens: 158
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 8:29 am

Mensagem por mauriciokami »

cara pode mandar ver no alicate aí nos leds e motores, nao trará nenhum problema futuro, MAS CORTE COM O CONTROLE DESLIGADO DO USB E NAO DEIXE REBARBA DE CURTO.
quanto aos potenciometros eu simplismente retirei os originais, pois em testes achei que sem ficou melhor pois quando voce deixa os dois ligados ao diminuir toda resistencia do pot, o original vai entrar em ação, e nao deixará o pot atuar com com todo seu "potencial"

espero ter ajudado

MUITO BACANA SEU PEDAL
.:!!!..FLY SIMULATION..!!!:.
Avatar do usuário
Pakito
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 6:16 pm
Localização: Americana-SP

Mensagem por Pakito »

Valeu, Maurício! Segui sua dica e removi os potenciômetros originais...
No processo acabei perdendo um eixo :( mas tudo bem, eu só precisava de três mesmo auhauhauhaa
Agora estou meio empacado na falta de grana, pois precisarei comprar algumas peças e quero usar pedais de verdade, que encontrei por 100 Dilmas o par... Então, assim que eu tiver algum progresso, passo para vocês aqui...
:D
Piada ruim do século:
- Porquê aeromodelos feitos com Balsa e Amor duram pela eternidade? - Porque eles são EMBALSAMADOS!!! kkkkkkkkk
Avatar do usuário
mauriciokami
membro
Mensagens: 158
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 8:29 am

Mensagem por mauriciokami »

onde vc conseguiu esse pedal?100 reais?como assim?originais de aeronaves reais?....como consigo um par desse?
.:!!!..FLY SIMULATION..!!!:.
Responder