Radio 2.4 no simulador

Vamos falar de simuladores e jogos ORIGINAIS, interfaces e cabos trainer, lembrando que aqui não se fala de jogos e simuladores PIRATAS.
William_RG
membro
Mensagens: 110
Registrado em: Dom Set 16, 2007 5:22 pm
Localização: Rio Grande, RS

Radio 2.4 no simulador

Mensagem por William_RG »

Pessoal,

Sei que esta duvida ja deve ter sido muito tratada aqui, porem nao encontrei topicos com conclusões concretas sobre o assunto, então ai vai minha duvida:

Utilizar o radio 2.4 ligado pela saída de trainer ao simulador pode causar danos ao radio ?

Sou dá época do FM, onde retirávamos o cristal, porem nos sistemas 2.4 não sei como funciona.

Obrigado!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

A antena é curta o que não irá te atrapalhar em nada.
Os FM se retirava o cristal para não ter que ficar com aquela baita antena toda esticada dentro de casa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Mensagem por Piradrone »

Tem veterano que jura que usar o rádio no simulador detona o rádio, pois ele fica transmitindo por várias horas ininterruptamente, enquanto em uso normal, ele fica transmitindo por alguns minutos de cada vez, e a médio/longo prazo isso "fadiga" o estágio de potência do rádio, fazendo o aero cair inexplicavelmente.

Eu particularmente não acredito em dano algum ao rádio, mesmo porque as potências envolvidas são da ordem de décimos de watt, ou mesmo menos. Mas em todo caso, se o rádio tiver ajuste de potência de saída (o meu walkera tem) bastaria deixá-lo na menor potência possível, para não judiar do transmissor.
William_RG
membro
Mensagens: 110
Registrado em: Dom Set 16, 2007 5:22 pm
Localização: Rio Grande, RS

Mensagem por William_RG »

Minha duvida era essa sobre o "desgaste" do estagio de transmissão do radio. Porem tambem acredito ser mito. Vou consultar o fabricante e ver o que eles dizem.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

O que danifica um rádio é pegar ele pela antena com o rádio ligado, isso gera uma onda estacionária na saída RF do rádio que certamente acaba danificando o rádio.
Isso vale para qualquer tipo de transmissor, jamais se coloca a mão na antena com o rádio ligado, pois se tiver 100% de estacionária, babaus saída RF.
Rádios que foram projetados para trabalharem com 9,6V e é colocado neles mais de 12V (baterias Li-Po com carga total), esses sim se ficarem ligados por muito tempo, logo o circuito irá danificar por trabalhar com tensão acima do limite e aí, não importa se é um rádio 2.4 GHz ou um 72 MHz sem o cristal, vai queimar do mesmo jeito por estar trabalhando com tensão acima do limite.
É o mau uso de um rádio que o faz queimar (óbvio, a baixa qualidade dele também) e não ficar ligado por muito tempo.

PS: Os rádios que trabalham com tensões de 9,6V se forrem submetidos a trabalhar com mais de 12V, se usados somente nos tempos de voo, só irão levar um pouco mais de tempo para dar pau, mas isso não os isentará de não dar problemas por trabalharem sobre carregados.

Pelos rádios usarem 8 células de 1,2V e serem do mesmo tamanho de uma pilha AA, não significa que por serem do mesmo tamanho, se possa usar neles pilhas de 1,5V cada, pois o fabricante foi claro ao especificar baterias Ni-Cd de 1,2V cada e não pilhas comuns de 1,5V cada
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Mensagem por Piradrone »

Acredito que os estágios de potência dos rádios não são alimentados diretamente pela tensão da bateria, e sim por um circuito estabilizador, justamente para não haver variação da potência de saída (e consequentemente alcance) conforme a bateria se desgasta.

Digo isso pela experiência que tenho em eletronica de quase 30 anos, mas como não conheço a arquitetura dos rádios de hoje em dia, não posso afirmar com certeza.

Em todo caso, tenho um wattímetro de RF e farei alguns testes com o meu rádio para tirar essa dúvida.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:4053cda5a6="Piradrone"]Acredito que os estágios de potência dos rádios não são alimentados diretamente pela tensão da bateria, e sim por um circuito estabilizador, justamente para não haver variação da potência de saída (e consequentemente alcance) conforme a bateria se desgasta.

Digo isso pela experiência que tenho em eletronica de quase 30 anos, mas como não conheço a arquitetura dos rádios de hoje em dia, não posso afirmar com certeza.

Em todo caso, tenho um wattímetro de RF e farei alguns testes com o meu rádio para tirar essa dúvida.[/quote:4053cda5a6]

Então imagine dessa forma;
Se o rádio é feito para trabalhar com uma tensão de 9,6V e os reguladores obviamente foram feitos para trabalharem nessa tensão e os circuitos da etapa RF que são alimentados por esses reguladores obviamente irão trabalhar com uma tensão um pouco menor.
Pronto, vendo isso, ao colocarmos os reguladores em trabalho acima do limite, hora ou outra eles irão apresentar problemas e deixar de regular a tensão de forma correta e poder entregar uma tensão maior a etapa RF que por sua vez, irá passar a trabalhar sobrecarregada e vir a dar problemas.
Acredito que agora se possa interpretar melhor a situação de sobre carga de alimentação em um rádio que foi feito para trabalhar com 9,6V e é imposto a trabalhar com uma tensão acima de 12V.
Ahh, mas é pouca coisa!!!!
Sim, parece ser pouca coisa e eu também pensei assim quando liguei uma fonte de 20V em um note para fonte de 19V.
Ahhh, mas é só 1V a mais!!
Mas foi o suficiente para queimar a placa que alimenta a placa mãe e recarrega a bateria do note, pois não deu 20 minutos de trabalho para eu sentir o cheiro de queimado no note.
REsumindo, 1V a mais o meu note parou de ser alimentado por fonte externa, somente pela bateria até ela não ter mais carga para alimentar o note e babaus, não tive nem como recarregar mais a bateria, tive que comprar outra placa.
A plaquinha é essa abaixo representada na foto.
Apenas 1V a mais foi o suficiente para mandar ela pro espaço da bolacha.
Anexos
placa alimentação note.jpg
placa alimentação note.jpg (22.69 KiB) Exibido 10029 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Re: Radio 2.4 no simulador

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

Eu tenho um hitec aurora 9 e quando ligp ele, me pergunta se desejo transmitir ou nao. Aciono o NAO e uso a orta trainer pra jogar no aimulador.

Essa questao de tensao, normalmente circuitos eletronicos tem contradores de voltagem para chip e perifericos etc. voce deve atentar pra voltagem de entrada no radio pra nao queimr o circuito principal. Dentro da faixa de voltagem recomendada (que nao é fixa) nao há danos pra componentes
Responder