Sensibilidade do braço do acelerador - DLE35RA

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

Moderador: Paulinho

Moiado
membro
Mensagens: 277
Registrado em: 29 Mai 2011 13:08
Localização: Ibiá, MG

Sensibilidade do braço do acelerador - DLE35RA

Mensagempor Moiado » 09 Out 2017 12:08

Pessoal, bom dia.
Sou marinheiro de primeira viagem nos motores a gasolina. Estou amaciando um DLE35RA e a regulagem do motor está perfeita, apresentando uma transição bem suave alta/baixa.
Só que estou com dificuldade para configurar o link do acelerador...
Definí os end points acompanhando os limites do braço de comando do acelerador. Só que, quando o braço não está nem na metade do lance total, o motor já está com aceleração máxima. Então quando o braço do acelerador ultrapassa este ponto não há mais nenhum efeito na aceleração pois ela já estava no máximo. Como consequência, quando o stick do acelerador do rádio é movido menos da metade, a rotação do motor já está total. D/R não ajudou no problema porque qualquer pequeno movimento no braço do acelerador há uma resposta correspodente muito grande na aceleração...
Será que não estou percebendo algo que seria óbvio para um expert?!

Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: 24 Nov 2008 11:38
Localização: Curitiba Parana

Re: Sensibilidade do braço do acelerador - DLE35RA

Mensagempor Gilberto_CWB » 09 Out 2017 12:59

Tem que observar os próprios braços do servo e do acelerador, no motor. Se colocarmos a linkagem no furo mais externo do braço do servo e no mais interno do motor, teremos o maior amplitude ( o que deve ser seu problema). Procure colocar a linkagem ao contrário, usando o furo mais próximo ao eixo do servo e o mais afastado do eixo do motor. Aí teremos a deflexão mínima possível, que combinada com os acertos no rádio, deverão deixar os ajustes satisfatórios.
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.

Avatar do usuário
queiroga
membro
Mensagens: 288
Registrado em: 19 Abr 2006 13:39
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Sensibilidade do braço do acelerador - DLE35RA

Mensagempor queiroga » 09 Out 2017 13:21

além do que o gilberto citou....olhe as configurações do rádio, End point, dual rate, exponencial....

tudo tem que estar zerado....

no gasolina eu ajusto o acelerador pelo mínimo, junto ao batente e depois ajusto a alta. com a parte mecanica ok...pequenos ajustes no end point devem resolver.

tenho um DLE20 e outro 55, sem q dificuldade para este ajuste.

abs!
[]'s
Queiroga

Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 20
Registrado em: 04 Mai 2010 17:08
Localização: Belo Horizonte,MG

Re: Sensibilidade do braço do acelerador - DLE35RA

Mensagempor Caiego » 09 Out 2017 15:06

Eu costumo fazer igual aos colegas, todavia, observo a faixa de RPM para ver se a meio acelerador está igual à metade do RPM.
"Contrate o caráter. Treine as habilidades."
Peter Schutz.

Moiado
membro
Mensagens: 277
Registrado em: 29 Mai 2011 13:08
Localização: Ibiá, MG

Re: Sensibilidade do braço do acelerador - DLE35RA

Mensagempor Moiado » 09 Out 2017 15:08

queiroga escreveu:além do que o gilberto citou....olhe as configurações do rádio, End point, dual rate, exponencial....

tudo tem que estar zerado....

no gasolina eu ajusto o acelerador pelo mínimo, junto ao batente e depois ajusto a alta. com a parte mecanica ok...pequenos ajustes no end point devem resolver.

tenho um DLE20 e outro 55, sem q dificuldade para este ajuste.

abs!

O braço do acelerador do DLE é assim mesmo? Ele não usa toda sua amplitude pois quando o motor atinge a rotação máxima o braço não se moveu nem 50%...
Obrigado pelas suas dicas e do Gilberto. Mas só queria ter certeza de que não há algo errado com o braço de aceleração do meu motor...

Moiado
membro
Mensagens: 277
Registrado em: 29 Mai 2011 13:08
Localização: Ibiá, MG

Re: Sensibilidade do braço do acelerador - DLE35RA

Mensagempor Moiado » 09 Out 2017 15:11

Caiego escreveu:Eu costumo fazer igual aos colegas, todavia, observo a faixa de RPM para ver se a meio acelerador está igual à metade do RPM.

Isso mesmo, Caiego. Estou tendo o cuidado de observar isso também.

Alexaoliveira
membro
Mensagens: 127
Registrado em: 21 Set 2011 17:21
Localização: Sorocaba

Re: Sensibilidade do braço do acelerador - DLE35RA

Mensagempor Alexaoliveira » 12 Out 2017 06:44

Não sei se vc usa, mas eu uso o exponencial de 10% na aceleração, depois que comecei a usar o pouso ficou muito melhor, Antes eu dava 1 toquinho no acelerador e ele acelerava bastante, com exponencial ficou mais suave. E os braco do servo do acelerador eu coloquei bem próximo da engrenagem do servo, mas mesmo assim ele alcança 100% de aceleração antes de dar o curso inteiro. Já acostumei ahaha. Tb estou usando aquela chave que deixa o aero acelerado durante o voo, uns 3% ou 4% não tenho certeza. E o que não pode falta, e eu não sabia até quebrar umas 2 hélices é o Corta Motor, Eu coloquei no lugar da chave treiner, caso eu bata sem querer nela em voo ele não mata o motor, Só segurando ela por alguns segundos.
"Quem disse que o tempo era o melhor remédio para as dores do mundo!Desconhecia o poder do abraço de um filho..."

Heliophar
membro
Mensagens: 123
Registrado em: 05 Mai 2010 14:00
Localização: Campo Grande, MS

Re: Sensibilidade do braço do acelerador - DLE35RA

Mensagempor Heliophar » 21 Out 2017 08:41

Amigo, se entendi bem o motor atinge a rotação máxima quando o braço do carburador está na metade certo? Ou seja, quando a BORBOLETA do carburador está na metade, ele atinge a máxima rotacao? Se for isso, mexer nas configurações de servo farão apenas o motor atingir a rpm máxima quando o comando do radio estiver no maximo disfarçando o problema pois no motor ele continuará a meio curso. Se entendi bem o seu problema, isso é regulagem de agulha de alta.


Voltar para “Aviões com motor a combustão”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes