Waco Biplane 90" - Dicas

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Re: Como construir esse aeromodelo?

Mensagempor rafael_reali » 03 Ago 2016 13:56

Fico feliz com sua ajuda Laércio. Até o momento tem me guiado para que eu realize a montagem com segurança e sem precisar refazer nada. Um obrigado especial.

Bem, eu ganhei um pedaço de compensado naval de 6mm de um amigo. Ele usa para construção de aviões experimentais em casa e o compensado vai na parede de fogo. Apesar de aceitar como um presente acabei achando o compensado pesadinho.


Fui no comércio aqui da minha cidade e eles tem compensados de 6mm de madeira Paricá. Você ou alguém que esteja acompanhando sabe se é um bom material para usar nesse "modelão" aqui? Não me deram uma amostra para que eu pudesse "ver com as mãos" e fazer uma análise e comparação com outros que já vi por ai.
A chapa sai por $50,00 mas eu já sei de antemão que sobrará muito pra ficar aqui guardado.

Pra não perder a viagem, mais uma foto. Agora colando o suporte da asa inferior. Feito essa parte inicio a montagem da estrutura do trem de pouso (e a necessidade do compensado)
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Re: Como construir esse aeromodelo?

Mensagempor LaercioLMB » 03 Ago 2016 18:48

Eu não conheço muito sobre compensados, pois só uso o lipeply da midwest quando preciso de compensado para um aeromodelo. É um pouco mais caro, mas é bem leve se comparado aos mais leves que tem no mercado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Como construir esse aeromodelo?

Mensagempor rafael_reali » 04 Ago 2016 18:32

Boa noite. Vamos que vamos!

A estrutura do trem de pouso já poderia estar colando, mas após pensar muito, achei prudente gastar algum tempo preparando algumas fotos em busca de má interpretações minhas.

Estou nessa parte:


Após recortar as partes eu ponteei as peças com CA somente para fazer as fotos:


A foto abaixo tem a peça chamada na planta de "1/4 PLY L.G. MOUNT", que é o quadro que suportará o trem de pouso. Como o único compensado que eu disponho é pesadinho (e muito duro) achei por bem fazer esses furos de alívio. Cabe ai alguma ajuda para saber se terei possíveis problemas de estrutura.
Também pretendo aliviar a peça "3B" com furos.

Também na foto abaixo eu destaquei a peça "3BA" em como ela passa na medida de 1/4 para dentro do frame. Espero ter interpretado corretamente a planta:


Aqui uma visão de cima. O toquinho marcado com vários X's será retirado. Não está na planta:


Sei que há uma certa dedicação na resposta por parte dos amigos que ajudam pois é preciso ficar fazendo um paralelo com a planta, mas a ajuda é extremamente valorizada pois sem ela eu nem planta teria.
O Epoxi já está aguardando, caso não tenha erros é só "bater" a cola e fixar tudo. Kkkkk

Abraços!
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Re: Como construir esse aeromodelo?

Mensagempor rafael_reali » 08 Ago 2016 14:03

Olá pessoal. Para fazer o suporte para a asa superior um toquinho quadrado de ½ polegada é indicado na planta e pelo que eu entendi ele atravessa a fuselagem do avião transversalmente. Se eu entendi bem, vou ter de fazer um furo no compensado que reveste a fuselagem por dentro para encaixar esse toquinho.
Podem confirmar isso para mim?

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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagempor rafael_reali » 11 Set 2016 12:04

Salve turma.
A planta não diz nada quanto a maneira de fixar o conjunto estabilizador horizontal + vertical, se deve ser colado ou parafusado. Pergunto, o que é mais comum nas construções de um aeromodelo desse porte?


Agora outra questão que provavelmente pode parar o projeto (pelo menos por um bom tempo) é essa longarina em "caixa".

Primeiro pelo fato de não se encontrar por aqui compensado de 1/16 (1,58mm) e segundo, se eu encontrar, será confeccionar essa longarina completamente reta e fazer a colagem das 4 peças completamente nivelada e esquadrejada. Se essa longarina fosse apenas um sarrafo eu tirava fácil aqui na serra, mas não é e portanto a dias que penso em construi-la de outro modo.

Dicas?
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagempor rafael_reali » 02 Set 2019 01:24

Salve pessoal. Dando uma ressuscitada nesse tópico pois voltei a trabalhar no aeromodelo. Não tinha experiência nesse tipo de planta e hoje eu sei que me enganei quando pensei que era simples. É um volume de trabalho muito grande.


Hoje trabalhei no encape do montante da asa superior:


Uma dúvida agora é como fixar o conjunto profundor + leme. Não quero colar. Torna-lo removível talvez seja mais interessante.
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagempor LaercioLMB » 02 Set 2019 19:32

Mas vale a pena cada segundo investido
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagempor rafael_reali » 02 Set 2019 21:14

Com certeza! Quero ver coragem pra voar depois. Kkk.
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagempor rafael_reali » 09 Out 2019 23:28

Pessoal, de acordo com as últimas fotos, qual a faixa de peso que o modelo deve ter do jeito que está? Não tenho essa informação ainda.
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagempor LaercioLMB » 10 Out 2019 06:02

Não tem uma regra de peso durante uma construção, somente peso final. Só é interessante que o peso em gramas não ultrapasse a envergadura em milímetros. No seu caso por ser um biplano,esse peso máximo pode ser 75% da soma da envergadura das duas asas.
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagempor rafael_reali » 10 Out 2019 12:23

Obrigado.
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagempor rafael_reali » 10 Out 2019 12:35

Para fazer a conta a envergadura tem que estar em dm², correto?
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagempor LaercioLMB » 10 Out 2019 23:02

Se for para calcular carga alar sim. Eu somente uso como referência a envergadura mesmo.
Exemplo.
Tenho um aeromodelo de 1200 mm de envergadura e o peso dele é de 1125 g e voa muito bem. Se ele tivesse ultrapassado 1200 g, o voo seria mais crítico, pois exigiria muito mais velocidade para ele decolar e o tempo de voo seria muito baixo. O peso ideal para um elétrico seria de 900 g, mas os glow sempre pesaram muito mais e nunca tiveram problemas com voos. Veja um glow com 1450 mm de envergadura que geralmente pesa pouco mais de 2500 g e voa muito bem.
O mito de um elétrico ter que ser muito leve, veio de quando os primeiros elétricos surgiram com baterias Ni Cd, motorzinho de CDrom, onde as baterias pesavam muito e o motor era fraco,o que obrigava a construção do modelo ser o mais leve possível, se não, não voava.
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagempor rafael_reali » 10 Out 2019 23:12

A conta que estou fazendo é a seguinte, sem precisão (por hora):
Asa medindo 228cm de envergadura x 36cm de corda = 8.208cm²

Como são duas asas tenho: 8.208cm x 2 = 16.416cm² de área de asa.
Em decímetro este número é de 1.641dm²

Até aqui o aeromodelo está pesando cerca de 5.300g

Portanto 5300/1641 = 3.229 de carga alar (não sei qual unidade de medida usar aqui).

Existe a possibilidade de aliviar ainda mais as nervuras.
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagempor LaercioLMB » 11 Out 2019 06:35

Tá bom peso, pois é um modelo com mais de 2 metros de envergadura.

O problema está mais no material que está sendo usado. Se estiver usando balsa da Tevel, pior ainda.
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagempor rafael_reali » 12 Out 2019 11:50

Não usei balsa nas nervuras pois não tinha. Usei compensado leve de 3mm.
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagempor LaercioLMB » 13 Out 2019 09:08

Não tem compensado leve kkkkkkkkkkkk Temos sim um compensado de melhor qualidade para uso no aeromodelismo, mas de leve não tem nada.
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagempor rafael_reali » 13 Out 2019 10:54

Usei um compensado de Paricá, madeira muito branca e mais leve que o compensado naval.
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagempor LaercioLMB » 14 Out 2019 07:05

rafael_reali escreveu:Usei um compensado de Paricá, madeira muito branca e mais leve que o compensado naval.


De fato, é boa madeira. Agora faça uma nervura com esse compensado e faça uma nervura com balsa Midwest. Pese cada uma delas e multiplique o peso pelo número de nervuras e verá a diferença de peso. Só para você ter uma ideia, eu estou (ainda) fazendo um biplano na escala 1:8 e estava usando balsa da Tevel, especial ainda por cima. Faltou uma medida e para não esperar, comprei uma da Midwest aqui na cidade. Me arrependi até o último fio de cabelo (que ainda me resta) por ter iniciado a construção com balsa da Tevel. A Midwest é a metade do peso da Tevel.
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagempor rafael_reali » 14 Out 2019 09:18

Entendi. Por aqui não vende essas coisas.
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagempor LaercioLMB » 15 Out 2019 18:20

Tem internet para isso. Procure na big field. É aqui no Brasil.
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagempor rafael_reali » 10 Nov 2019 17:52

Olá pessoal.

Estou montando o suporte para o servo, na asa. A planta sugere que o servo seja montado "deitado". Porém, não sei como eu poderia parafusar e desparafusar ele, já que ficaria entre as nervuras e assim não teria acesso aos parafusos. Esta maneira é comum? Sei que assim ficaria interessante pois somente uma ponta da cruzerta ficaria exposta, mas diante desta dificuldade estou mais inclinado em fixar ele "em pé" mesmo.

Alguém tem alguma imagem do servo montado como na planta?

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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagempor LaercioLMB » 10 Nov 2019 22:13

Faça uma mesa parafusada na asa entre as nervuras por baixo da asa e nessa mesa, coloque o suporte de fixação do servo de modo que ele fique deitado. Dessa forma, ao desaparafusar a mesa por baixo da asa, sairá junto com o servo.
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagempor rafael_reali » 10 Nov 2019 23:36

Entendi, Laércio.
Valeu.
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