motor saito gasolina 4 tempos 36 cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
cassius
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Fev 13, 2011 8:40 pm
Localização: rio verde, go

motor saito gasolina 4 tempos 36 cc

Mensagem por cassius »

Boa tarde!
Adquiri um saito gasolina 4 tempos (36 cc) o qual ja esta na bancada em fase de amaciamento. Tenho duvidas a respeito de um possivel sobreaquecimento do motor devido a algumas postagens que li. Gostaria de saber qual a temperatura limite de trabalho deste motor e qual helice causaria menor aquecimento e melhor rendimento. Atualmente estou usando uma 18/10. Uma 20/08 seria melhor???
Obrigado...
Avatar do usuário
leandrop
membro
Mensagens: 652
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 9:31 pm
Localização: Teresina / Piauí

Mensagem por leandrop »

Vc não tem o manual do motor?
Avatar do usuário
cassius
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Fev 13, 2011 8:40 pm
Localização: rio verde, go

Mensagem por cassius »

Caro leandro...
Tenho o manual sim... infelizmente, nao consta nele limites ou faixas de temperatura de trabalho do motor...
mas, valeu assim mesmo!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:ed820b5426="cassius"]Caro leandro...
Tenho o manual sim... infelizmente, nao consta nele limites ou faixas de temperatura de trabalho do motor...
mas, valeu assim mesmo!!![/quote:ed820b5426]

Em nenhum motor consta faixas de temperatura pois isso não tem como ser uma constante, muda de regiaão para região, de tipo de clima para tipo de clima, de altitute em relação ao nível do mar, de como estará montado no aeromodelo.
Não existe um modo aproximado de temperatura, se no manual manda usar hélice de 18" a 22", é por que o fabricante sabe o que o motor pode usar e a temperatura irá variar até pela mistura de combustível usada e pela regulagem do carburador.
Todo motor a combustão depois de ter voado alguns minutos, você não conseguirá enconstar a mão no motor e principalmente na mufla, afinal, é um motor a esplosão e isso não tem como mudar, vai esquentar sim.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
leandrop
membro
Mensagens: 652
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 9:31 pm
Localização: Teresina / Piauí

Mensagem por leandrop »

É isso aí! Compre um tacometro. No manual deve ter a rotação com cada helice. Siga esses dados.

Compre um tacometro!!!
Avatar do usuário
cassius
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Fev 13, 2011 8:40 pm
Localização: rio verde, go

Mensagem por cassius »

Caro laercio,
Muito obrigado pelos esclarecimentos. Ja estava com medo de queimar as juntas do meu motor. Em relacao ao tacometro, ja tenho e a faixa de rotacao esta em 7.500 rpm na bancada. (o manual orienta 7000 a 9000 rpm). Em voo esta rotacao deve aumentar um pouco, correto?
Avatar do usuário
Dumaia
membro
Mensagens: 624
Registrado em: Qui Ago 21, 2008 10:21 pm
Localização: Assú/RN

Mensagem por Dumaia »

Amigo usa a menor hélice que seu manual indicar outra coisa sua bancada e rígida? Se for não aconselho ligar em bancada rígida sem algum tipo de amortecimento vc pode danificar o motor em caso de uma hélice desbalanceada e sobre a temperatura ate 100graus e aceitável mais tomar cuidado, pois o motor em bancada esquenta mais prefiro amaciar em vôo mesmo mais a temperatura ideal deve estar em torno dos 85graus.
retepfilho
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Sex Fev 11, 2011 9:41 pm
Localização: Salvador BA

Mensagem por retepfilho »

quanto menor a helice maior o passo ... e vice versa.. uma coisa termina compensando a outra... ou vc terá mais torque ou mais rotação... Não tenho certeza mas creio que quanto mais torque menos temperatura... ou seja a galera aí pode até me corrigir.. mas se acha q tera problema com temperatura usar uma helice maior
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

[quote:1b5c90dbe9="LaercioLMB"][quote:1b5c90dbe9="cassius"]Caro leandro...
Tenho o manual sim... infelizmente, nao consta nele limites ou faixas de temperatura de trabalho do motor...
mas, valeu assim mesmo!!![/quote:1b5c90dbe9]

Em nenhum motor consta faixas de temperatura pois isso não tem como ser uma constante, muda de regiaão para região, de tipo de clima para tipo de clima, de altitute em relação ao nível do mar, de como estará montado no aeromodelo.
Não existe um modo aproximado de temperatura, se no manual manda usar hélice de 18" a 22", é por que o fabricante sabe o que o motor pode usar e a temperatura irá variar até pela mistura de combustível usada e pela regulagem do carburador.
Todo motor a combustão depois de ter voado alguns minutos, você não conseguirá enconstar a mão no motor e principalmente na mufla, afinal, é um motor a esplosão e isso não tem como mudar, vai esquentar sim.[/quote:1b5c90dbe9]

Poxa, agora entendi porque sempre que viajo com meu carro o motor aquece, é lógico, outro clima, outra região....consequentemente outra temperatura né.

Com todo o respeito Laercio mas essa doeu, lógico que exite temperatura de trabalho e lógico que na banca e não em vôo o motor aquece mais que o normal.
Avatar do usuário
Steka
membro
Mensagens: 985
Registrado em: Qui Jun 19, 2008 11:29 am
Localização: Cerquilho - SP
Contato:

Mensagem por Steka »

[quote:ad01f7b1f3="Nuno Alves Pereira"][quote:ad01f7b1f3="LaercioLMB"][quote:ad01f7b1f3="cassius"]Caro leandro...
Tenho o manual sim... infelizmente, nao consta nele limites ou faixas de temperatura de trabalho do motor...
mas, valeu assim mesmo!!![/quote:ad01f7b1f3]

Em nenhum motor consta faixas de temperatura pois isso não tem como ser uma constante, muda de regiaão para região, de tipo de clima para tipo de clima, de altitute em relação ao nível do mar, de como estará montado no aeromodelo.
Não existe um modo aproximado de temperatura, se no manual manda usar hélice de 18" a 22", é por que o fabricante sabe o que o motor pode usar e a temperatura irá variar até pela mistura de combustível usada e pela regulagem do carburador.
Todo motor a combustão depois de ter voado alguns minutos, você não conseguirá enconstar a mão no motor e principalmente na mufla, afinal, é um motor a esplosão e isso não tem como mudar, vai esquentar sim.[/quote:ad01f7b1f3]

Poxa, agora entendi porque sempre que viajo com meu carro o motor aquece, é lógico, outro clima, outra região....consequentemente outra temperatura né.

Com todo o respeito Laercio mas essa doeu, lógico que exite temperatura de trabalho e lógico que na banca e não em vôo o motor aquece mais que o normal.[/quote:ad01f7b1f3]

será que é porque o motor do seu carro é por refrigeração liquida e possui válvula termostática :roll: :roll:
>> :D A idéia é um Gato Não Cachorro, Vem Quando quer Não Quando Chama :D <<
Responder