OS 55AX BE Dúvidas
OS 55AX BE Dúvidas
Olá, tenho este motor e já apanhei bastante pra regular, mas até que enfim consegui
fazer voos sem o mesmo apagar, agora to tranquilo, mas o que me incomoda é que
ele esquenta muito, mesmo estando gordinho. moro no centro oeste, aqui 35 gaus é normal, será que se eu retirar aquele abafador de dentro do escapamento eu conseguirei reduzir a temperatura? quais seriam os efeitos colaterais?
Ja vi tópicos a respeito mas com glow, e esse BE é bem diferente, se alguem com mais experiencia puder opinar ficarei grato.
fazer voos sem o mesmo apagar, agora to tranquilo, mas o que me incomoda é que
ele esquenta muito, mesmo estando gordinho. moro no centro oeste, aqui 35 gaus é normal, será que se eu retirar aquele abafador de dentro do escapamento eu conseguirei reduzir a temperatura? quais seriam os efeitos colaterais?
Ja vi tópicos a respeito mas com glow, e esse BE é bem diferente, se alguem com mais experiencia puder opinar ficarei grato.
- Everton de Castro
- membro
- Mensagens: 1982
- Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
- Localização: Iguatu - CE
Amigo, se no Glow não é recomendado tirar, creio que nele também não
Tirar o cone é moda que a galera inventa. Se agora que voce conseguiu regular e está voando bem sem apagar, pra que retirar o cone ?
Eu tenho um 55BE e diga-se de passagem, foi amaciado e regulado como manda o manual, e sabe quantas vezes ele apagou no ar ? Só a vez que a vela tava ruinzinha e precisou trocar. Ele esquenta mesmo, claro que não exessivamente. Como está medindo a temperatura ?
Tirar o cone é moda que a galera inventa. Se agora que voce conseguiu regular e está voando bem sem apagar, pra que retirar o cone ?
Eu tenho um 55BE e diga-se de passagem, foi amaciado e regulado como manda o manual, e sabe quantas vezes ele apagou no ar ? Só a vez que a vela tava ruinzinha e precisou trocar. Ele esquenta mesmo, claro que não exessivamente. Como está medindo a temperatura ?
[quote:ab4ec344e6="Everton de Castro"]Amigo, se no Glow não é recomendado tirar, creio que nele também não
Tirar o cone é moda que a galera inventa. Se agora que voce conseguiu regular e está voando bem sem apagar, pra que retirar o cone ?
Eu tenho um 55BE e diga-se de passagem, foi amaciado e regulado como manda o manual, e sabe quantas vezes ele apagou no ar ? Só a vez que a vela tava ruinzinha e precisou trocar. Ele esquenta mesmo, claro que não exessivamente. Como está medindo a temperatura ?[/quote:ab4ec344e6]
Estou medindo a temperatura no dedo mesmo... rsrsr... a ultima vez que encostei o
dedo no motor, ficou ardendo uns 10m meu dedo de tão quente o motor... rsrs
e percebo em voos que depois de uns 6 minutos de voos, o motor começa a ficar xocho.
Comprei o avião e motor tudo usado, o pior foi que o dono era novato e o maldito nem amaciou com devia, mas pagar 800 pila num extra 300s da phoenix + 55ax-be com servo s3004 e tudo acho que valeu a pena.
Esse fds eu testei uma APC sport 13x6, acho que foi a hélice que mais combinou com o conjunto, e agora até que o motor se comportou bem, é que faço voos 3D e tals, e meu acelerador fica quase o tempo todo de 3/4 acima... pena que não pendura na hélice, ja testei APC 13X4W mas tambem não pendurou...
Tirar o cone é moda que a galera inventa. Se agora que voce conseguiu regular e está voando bem sem apagar, pra que retirar o cone ?
Eu tenho um 55BE e diga-se de passagem, foi amaciado e regulado como manda o manual, e sabe quantas vezes ele apagou no ar ? Só a vez que a vela tava ruinzinha e precisou trocar. Ele esquenta mesmo, claro que não exessivamente. Como está medindo a temperatura ?[/quote:ab4ec344e6]
Estou medindo a temperatura no dedo mesmo... rsrsr... a ultima vez que encostei o
dedo no motor, ficou ardendo uns 10m meu dedo de tão quente o motor... rsrs
e percebo em voos que depois de uns 6 minutos de voos, o motor começa a ficar xocho.
Comprei o avião e motor tudo usado, o pior foi que o dono era novato e o maldito nem amaciou com devia, mas pagar 800 pila num extra 300s da phoenix + 55ax-be com servo s3004 e tudo acho que valeu a pena.
Esse fds eu testei uma APC sport 13x6, acho que foi a hélice que mais combinou com o conjunto, e agora até que o motor se comportou bem, é que faço voos 3D e tals, e meu acelerador fica quase o tempo todo de 3/4 acima... pena que não pendura na hélice, ja testei APC 13X4W mas tambem não pendurou...
- Everton de Castro
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Temperatura dos motores Ax-be
Pessoal, estou vendo vcs comentarem que os motores Ax-Be trabalham um pouco mais quente, alguém já mediu a temperatura de funcionamento destes motores?
Abçs
Nilo Melo
Nilo Melo
Tenho um 55 ax e o meu nao esquenta tanto assim nao! Não medi com termometro mais o meu trabalha bem regulado e um pouco gordo. Ele trabalha na mesma temperatura do que um cb 46 que eu tenho, quando pouso com 1 mim que estou no chao com ele desligado já se pode tocar no cabeçote/descarga sem a preocupaçao de se queimar. Detalhe: no meu sempre usei a helice 12 x 6 voo esporte.
Boa Dica para BE
Pessoal, achei um site MUITO interessante sobre motores BE: http://www.bioetanolfuel.com.br/
Lá tem várias dicas sobre temperatura, RPM, combustível. Lá também fala o pq o BE roda um pouco mais quente, tem haver com poder de explosão do álcool ser maior do que o metanol, mas roda em RPM menor. Lá fala também de regular pelo RPM usar um tacômetro e não só pelo barulho.
Ah, tem os manuais em PORTUGUÊS, vale a pena dar um olhada.
Lá tem várias dicas sobre temperatura, RPM, combustível. Lá também fala o pq o BE roda um pouco mais quente, tem haver com poder de explosão do álcool ser maior do que o metanol, mas roda em RPM menor. Lá fala também de regular pelo RPM usar um tacômetro e não só pelo barulho.
Ah, tem os manuais em PORTUGUÊS, vale a pena dar um olhada.
Abçs
Nilo Melo
Nilo Melo
- rafael_reali
- membro
- Mensagens: 433
- Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
- Localização: Bauru-SP
Sim, o tipo de combustível do BE influencia na temperatura e a falta do nitrometano também influencia, pois nos glows com nitrometano, a troca de calor com o meio ambiente é melhor.
Se a engenharia do motor decidiu que tinha que por um cone no scape, quem somos nós para tira-lo?
Uso hélice 12x6 até 12x8 puxando pastinhas Artal.
O meu motor também por vezes muda a regulagem em voo, sabe Deus porque!!!
Porém os apagões acabaram quando enriqueci a mistura e troque a vela que aqui rodou 1 ano (3 galões e meio).
Se a engenharia do motor decidiu que tinha que por um cone no scape, quem somos nós para tira-lo?
Uso hélice 12x6 até 12x8 puxando pastinhas Artal.
O meu motor também por vezes muda a regulagem em voo, sabe Deus porque!!!
Porém os apagões acabaram quando enriqueci a mistura e troque a vela que aqui rodou 1 ano (3 galões e meio).