OS 55AX BE Dúvidas

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

OS 55AX BE Dúvidas

Mensagem por rgil »

Olá, tenho este motor e já apanhei bastante pra regular, mas até que enfim consegui
fazer voos sem o mesmo apagar, agora to tranquilo, mas o que me incomoda é que
ele esquenta muito, mesmo estando gordinho. moro no centro oeste, aqui 35 gaus é normal, será que se eu retirar aquele abafador de dentro do escapamento eu conseguirei reduzir a temperatura? quais seriam os efeitos colaterais?

Ja vi tópicos a respeito mas com glow, e esse BE é bem diferente, se alguem com mais experiencia puder opinar ficarei grato.
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Amigo, se no Glow não é recomendado tirar, creio que nele também não
Tirar o cone é moda que a galera inventa. Se agora que voce conseguiu regular e está voando bem sem apagar, pra que retirar o cone ?
Eu tenho um 55BE e diga-se de passagem, foi amaciado e regulado como manda o manual, e sabe quantas vezes ele apagou no ar ? Só a vez que a vela tava ruinzinha e precisou trocar. Ele esquenta mesmo, claro que não exessivamente. Como está medindo a temperatura ?
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

[quote:ab4ec344e6="Everton de Castro"]Amigo, se no Glow não é recomendado tirar, creio que nele também não
Tirar o cone é moda que a galera inventa. Se agora que voce conseguiu regular e está voando bem sem apagar, pra que retirar o cone ?
Eu tenho um 55BE e diga-se de passagem, foi amaciado e regulado como manda o manual, e sabe quantas vezes ele apagou no ar ? Só a vez que a vela tava ruinzinha e precisou trocar. Ele esquenta mesmo, claro que não exessivamente. Como está medindo a temperatura ?[/quote:ab4ec344e6]
Estou medindo a temperatura no dedo mesmo... rsrsr... a ultima vez que encostei o
dedo no motor, ficou ardendo uns 10m meu dedo de tão quente o motor... rsrs
e percebo em voos que depois de uns 6 minutos de voos, o motor começa a ficar xocho.
Comprei o avião e motor tudo usado, o pior foi que o dono era novato e o maldito nem amaciou com devia, mas pagar 800 pila num extra 300s da phoenix + 55ax-be com servo s3004 e tudo acho que valeu a pena.
Esse fds eu testei uma APC sport 13x6, acho que foi a hélice que mais combinou com o conjunto, e agora até que o motor se comportou bem, é que faço voos 3D e tals, e meu acelerador fica quase o tempo todo de 3/4 acima... pena que não pendura na hélice, ja testei APC 13X4W mas tambem não pendurou...
cmteborba
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Seg Mar 15, 2010 5:54 pm
Localização: Curitiba

Mensagem por cmteborba »

e que hélice vc tava usando?? as minimas são 12x7 - 12x8 e as máximas 13x6 - 13x7 segundo o manual.
Avatar do usuário
leandrop
membro
Mensagens: 652
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 9:31 pm
Localização: Teresina / Piauí

Mensagem por leandrop »

3D com um 55BE só se o aero for muuuuuito leve...
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

rgil você já trocou a vela ? Troque ela e faça também uma limpeza no carburador tomando cuidado com as agulhas e com as borrachinhas.
Nilo
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Ter Ago 26, 2008 10:55 am
Localização: Campos, RJ

Temperatura dos motores Ax-be

Mensagem por Nilo »

Pessoal, estou vendo vcs comentarem que os motores Ax-Be trabalham um pouco mais quente, alguém já mediu a temperatura de funcionamento destes motores?
Abçs
Nilo Melo
Avatar do usuário
joaoseara
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Ter Mai 25, 2010 11:10 am
Localização: Itabuna-bahia

Mensagem por joaoseara »

Tenho um 55 ax e o meu nao esquenta tanto assim nao! Não medi com termometro mais o meu trabalha bem regulado e um pouco gordo. Ele trabalha na mesma temperatura do que um cb 46 que eu tenho, quando pouso com 1 mim que estou no chao com ele desligado já se pode tocar no cabeçote/descarga sem a preocupaçao de se queimar. Detalhe: no meu sempre usei a helice 12 x 6 voo esporte.
Nilo
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Ter Ago 26, 2008 10:55 am
Localização: Campos, RJ

Boa Dica para BE

Mensagem por Nilo »

Pessoal, achei um site MUITO interessante sobre motores BE: http://www.bioetanolfuel.com.br/

Lá tem várias dicas sobre temperatura, RPM, combustível. Lá também fala o pq o BE roda um pouco mais quente, tem haver com poder de explosão do álcool ser maior do que o metanol, mas roda em RPM menor. Lá fala também de regular pelo RPM usar um tacômetro e não só pelo barulho.
Ah, tem os manuais em PORTUGUÊS, vale a pena dar um olhada.
Abçs
Nilo Melo
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Mensagem por rafael_reali »

Sim, o tipo de combustível do BE influencia na temperatura e a falta do nitrometano também influencia, pois nos glows com nitrometano, a troca de calor com o meio ambiente é melhor.

Se a engenharia do motor decidiu que tinha que por um cone no scape, quem somos nós para tira-lo?

Uso hélice 12x6 até 12x8 puxando pastinhas Artal.

O meu motor também por vezes muda a regulagem em voo, sabe Deus porque!!!
Porém os apagões acabaram quando enriqueci a mistura e troque a vela que aqui rodou 1 ano (3 galões e meio).
Responder