interferencia no hitec aurora 9

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
ivanroberto
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Seg Abr 04, 2011 8:21 am
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por ivanroberto »

Pessoal,

Eu já tinha postado este relato em um outro tópico aqui no forum http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1037689#1037689
Mas resolvi fechar lá e postar aqui também. Caso algum de vcs já leram peço desculpas, para os outros que ainda não viram se puderem dar alguma dica ou compartilhar algum relato, seria de grande proveito para mim.
Lá no outro tópico o pessoal foi muito prestativo e tivemos relatos muito parecidos e outros semelhantes, mas sem nenhuma solução ou maneira de replicar o problema.

Acredito fortemente que não se trata de interferência, mas talvez aqui o assunto seja mais semelhante ao da minha ocorrência.

#####################################################

"Hoje aconteceu uma coisa muito estranha com meu Aurora num TRex 450 Pro, assim que fui fazer meu primeiro vôo o Heli subiu e ouvi uns dois ou três bips vindos ou do receptor ou do módulo TX (não sei de qual veio, pois foi baixo) e então os comandos ficaram muito estrahos, desci o heli o mais rápido possível e percebi que todos os servos estavão com movimentos picados (tipo quadro a quadro e lento), simplesmente desliguei o TX e liguei novamente e tudo voltou ao normal. Obs.: Não cheguei a desligar o receptor, somente o Aurora.

Já tinha feito varios vôos na parte da manhã deste mesmo dia e estava normal.
Notei que o problema aconteceu logo no primeiro vôo da parte da tarde. Tinha acabado de carregar a bateria do TX e as minhas 7 do Heli.

Estou com os últimos firmwares instalados no TX (v1.08 ) e no modulo TX (v3.01), o receptor é um Otpma 6, e não estou usando o modo SCAN, conforme recomenda o manual .

Detalhe importante: estava voando num cidade do interior que não pega celular, não tem rede WIFI perto, minha antena estava para cima (90º em relação ao solo) a do Heli também estava assim, estava a menos de 2 metros do heli quando eu tinha pousado e o problema persistia.

Outro detalhe importante é que nunca tinha ouvido esses bips depois que o Heli já estava voando.

O setup do Heli é o seguinte:
Heli TRex 450 Pro
Servos originais Align (3 x DS410M e 1 x DS520)
Gyro GP750 Align
Receptor Optima 6 alimentado pela SPC direto na bateria de 3S
ESC Castle ICE 50
Bateria Turning nano 3S 2200mAh 45C
Motor 450M original do kit
Depois de desligar e ligar o TX, voei 5 baterias sem nenhum problema (mas morrendo de medo de acontecer de novo)

Tenho meu Aurora a quase 1 ano e nunca tinha acontecido isso, atualizei os firmwares deles a bastente tempo (assim que saiu).

Pergunto: Alguém já passou por alguma coisa parecida??

Obrigado a todos"
#####################################################
Avatar do usuário
marovi
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Ter Ago 16, 2011 12:08 pm

Mensagem por marovi »

Eu tb estou tendo problema semelhante (Extra 260 / SPE 26 gas) - apenas não cai pois todos viram os comandos ficarem malucos logo após a partida e eu cancelei o vôo. Agora, o Rx estava a mais de 40cm da ignição, o regulador de voltagem a 25cm, os fios das baterias não cruzavam e tampouco os fios do servo do profundor. As antenas estavam a 90º, estando em direções opostas a ignição, ficando ainda mais afastadas.
No dia anterior, um colega de pista caiu com um Extra 260/50cc - usava o equipamento Rd similar: perdeu controle e foi de nariz no solo pátrio - perda total! Estou percebendo muitos fatos semelhantes e começo a ficar inseguro quanto ao uso desse esquipamento com motores gasolina. Se alguém souber a saída segura para isto, gostaria de saber. Grato
marovi
Avatar do usuário
muriloralf
membro
Mensagens: 111
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 7:51 am
Localização: Guaratinguetá, SP
Contato:

Mensagem por muriloralf »

Ontem, sexta feira, estive voando com meu Wingman elétrico e notei por umas 4 vezes a perda de sinal no aurora 9... como estava voando relativamente estável após uns 2 segundos o rádio retomava os comandos e nada aconteceu de mais grave. Pra não dizer que estou maluco, um colega mais experiente (KEMP), também usuário do e-voo, percebeu a perda de sinal quando pilotou o meu avião. Nunca tive problemas desse tipo! Foi o primeiro vôo com o avião depois da atualização do software do rádio, transmissor e receptor. Já havia feito um voo com o trex mas em um espaço pequeno sem problemas.

Antes que alguém pergunte: toda a eletronica do avião está posicionada na frente do avião e o receptor na parte de trás. O receptor é um optima 7.

Uma outra situação que presenciei em relação ao meu rádio: Estava configurando um clone 450 com o receptor optima 9 e percebi um dos servos do aileron se movimentando repetidamente sem nenhum comando... já esta situação aconteceu antes da atualização... inclusive foi o que me motivou a atualizá-lo. Não testei depois da atualização, mas caso aconteça novamente irei gravar pra mostrar!

Tenho o maior cuidado com o rádio, ele tem um case para ser guardado, o rádio não tem sequer um arranhão.... Já vôo com ele há uns 6 meses e não havia tido problemas até então. Agora me digam, o que eu faço?
T-REX 100/450S/550FBL - F-117 EDF - P-47 E - P-51 E -HITEC A9
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:856692b76a="muriloralf"]Ontem, sexta feira, estive voando com meu Wingman elétrico e notei por umas 4 vezes a perda de sinal no aurora 9... como estava voando relativamente estável após uns 2 segundos o rádio retomava os comandos e nada aconteceu de mais grave. Pra não dizer que estou maluco, um colega mais experiente (KEMP), também usuário do e-voo, percebeu a perda de sinal quando pilotou o meu avião. Nunca tive problemas desse tipo! Foi o primeiro vôo com o avião depois da atualização do software do rádio, transmissor e receptor. Já havia feito um voo com o trex mas em um espaço pequeno sem problemas.

Antes que alguém pergunte: toda a eletronica do avião está posicionada na frente do avião e o receptor na parte de trás. O receptor é um optima 7.

Uma outra situação que presenciei em relação ao meu rádio: Estava configurando um clone 450 com o receptor optima 9 e percebi um dos servos do aileron se movimentando repetidamente sem nenhum comando... já esta situação aconteceu antes da atualização... inclusive foi o que me motivou a atualizá-lo. Não testei depois da atualização, mas caso aconteça novamente irei gravar pra mostrar!

Tenho o maior cuidado com o rádio, ele tem um case para ser guardado, o rádio não tem sequer um arranhão.... Já vôo com ele há uns 6 meses e não havia tido problemas até então. Agora me digam, o que eu faço?[/quote:856692b76a]

Já falei... Venda e compre um futabinha. Já viu alguém reclamar dele na pista? hehe
Espero que consiga solucionar a pane.
Até mais
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

[quote:68356e1454="Kemp"][quote:68356e1454="muriloralf"]Ontem, sexta feira, estive voando com meu Wingman elétrico e notei por umas 4 vezes a perda de sinal no aurora 9... como estava voando relativamente estável após uns 2 segundos o rádio retomava os comandos e nada aconteceu de mais grave. Pra não dizer que estou maluco, um colega mais experiente (KEMP), também usuário do e-voo, percebeu a perda de sinal quando pilotou o meu avião. Nunca tive problemas desse tipo! Foi o primeiro vôo com o avião depois da atualização do software do rádio, transmissor e receptor. Já havia feito um voo com o trex mas em um espaço pequeno sem problemas.

Antes que alguém pergunte: toda a eletronica do avião está posicionada na frente do avião e o receptor na parte de trás. O receptor é um optima 7.

Uma outra situação que presenciei em relação ao meu rádio: Estava configurando um clone 450 com o receptor optima 9 e percebi um dos servos do aileron se movimentando repetidamente sem nenhum comando... já esta situação aconteceu antes da atualização... inclusive foi o que me motivou a atualizá-lo. Não testei depois da atualização, mas caso aconteça novamente irei gravar pra mostrar!

Tenho o maior cuidado com o rádio, ele tem um case para ser guardado, o rádio não tem sequer um arranhão.... Já vôo com ele há uns 6 meses e não havia tido problemas até então. Agora me digam, o que eu faço?[/quote:68356e1454]

Já falei... Venda e compre um futabinha. Já viu alguém reclamar dele na pista? hehe
Espero que consiga solucionar a pane.
Até mais[/quote:68356e1454]

Vende e compra um JR 8)
Piper Mirrage "My Way"
"KEEP FLYING"
BRA 5273
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

Tenho Aurora 9 com Optima 9, instalado em um Katana 50cc. Até agora não tive nenhuma surpresa desagradável, somente alegria. O rádio é super simples de configurar. A instalação não foi "perfeita", só preguei o receptor onde tinha um Fasst e pronto. Acho que a instalação básica, num aero à gasolina, foi bem feita na primeira vez e não incomoda em nada o Aurora. Lí o manual somente na parte ce configuração, nem prestei atenção no posicionamento da antena. Outra coisa, ainda estou com a primeira versão do firmware, acho melhor esperar outros aeros cairem e o pessoal consertar algumas bobagens que constumam vir com os "lançamentos" de soluções. É sempre assim.
Quanto à recomendação de se comprar outro rádio. Seria interessante um 12FG. Mas, mesmo assim seria um risco pois tudo cai. Aurora, Futaba, JR, spektrum e etc, nesse mundo de aeormodelismo nada é super confiável e nenhuma marca vale o esforço de uma defesa. Todas derrubam aeromodelos e vão continuar derrubando. O problema é o usuário agravar os defeitos. Antigamente quando um usuário me reportava um problema no seu micro a minha resposta era que esse problema era no BIOS (besta ignorante operando sistema), é claro que não dava o significa pra ele.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

BIOS...

:lol: :lol: :lol:

Boa!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
muriloralf
membro
Mensagens: 111
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 7:51 am
Localização: Guaratinguetá, SP
Contato:

Mensagem por muriloralf »

[quote:6bf124aa92="muriloralf"]Ontem, sexta feira, estive voando com meu Wingman elétrico e notei por umas 4 vezes a perda de sinal no aurora 9... como estava voando relativamente estável após uns 2 segundos o rádio retomava os comandos e nada aconteceu de mais grave. Pra não dizer que estou maluco, um colega mais experiente (KEMP), também usuário do e-voo, percebeu a perda de sinal quando pilotou o meu avião. Nunca tive problemas desse tipo! Foi o primeiro vôo com o avião depois da atualização do software do rádio, transmissor e receptor. Já havia feito um voo com o trex mas em um espaço pequeno sem problemas.

Antes que alguém pergunte: toda a eletronica do avião está posicionada na frente do avião e o receptor na parte de trás. O receptor é um optima 7.

Uma outra situação que presenciei em relação ao meu rádio: Estava configurando um clone 450 com o receptor optima 9 e percebi um dos servos do aileron se movimentando repetidamente sem nenhum comando... já esta situação aconteceu antes da atualização... inclusive foi o que me motivou a atualizá-lo. Não testei depois da atualização, mas caso aconteça novamente irei gravar pra mostrar!

Tenho o maior cuidado com o rádio, ele tem um case para ser guardado, o rádio não tem sequer um arranhão.... Já vôo com ele há uns 6 meses e não havia tido problemas até então. Agora me digam, o que eu faço?[/quote:6bf124aa92]

O primeiro caso, acredito já ter descoberto o possível problema. Hoje encontrei o fio da antena BODA danificado. Testarei o avião com outro receptor assim que for possível. Veja a foto!
Já o segundo caso ainda não voltei a mexer no clone (hk 450) mas pode ser o servo mesmo... No Trex está tudo funcionando normalmente. Já me sinto melhor. =D. Farei alguns testes durante a semana e postarei aqui.

[img:6bf124aa92]http://img818.imageshack.us/img818/470/bodaj.jpg[/img:6bf124aa92]
T-REX 100/450S/550FBL - F-117 EDF - P-47 E - P-51 E -HITEC A9
Avatar do usuário
Ademilson
membro
Mensagens: 102
Registrado em: Qui Dez 24, 2009 1:34 pm
Localização: Maringá - Paraná

Mensagem por Ademilson »

Haver pessoal, descartamos o poblema da atualizaçao a 1.8 e 3.01, PORQUE!!!!

Eu tenho uma Aurora 9, com um recpetor de 9 instalado em um Extra 50cc, e nem sabia que ja havia outra atualizaçao disponivel, ou seja continuo com a versao anterior, e tambem tenho poblemas de interferencias, mais as minhas estao somente atingindo os servos Hitec, tenho 3 futaba e um multiplex que nao se movem pra nada enquanto os servos Hitec 645HB ficam loucos quando o motor esta em funcionamento. Estou fazendo umas mudanças que me recomendaran ums amigos daqui, e claro o 1º que recomendam e CENTRALITA POWER BOX COM DUPLO RECEPTOR.

--------SERA QUE FUNCIONA------------------------------
antonionetofilho
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Ter Mai 20, 2008 9:55 pm
Localização: Manaus,Amazonas

Mensagem por antonionetofilho »

Bom eu tenho um Aurora 9, gosto muito de voar planadores com camera em altitude consideradas, e nunca tive problemas com esse radio, e faço voos em lugares com rede eletrica, condominios, planador nao tem muito espaço pra distanciar nada, e esse radio foi o sucessor do meu DX7 que tb nunca tive problemas.
Responder