interferencia no hitec aurora 9

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
cassius
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Fev 13, 2011 8:40 pm
Localização: rio verde, go

interferencia no hitec aurora 9

Mensagem por cassius »

Boa tarde a todos...
Acabei de lenhar um warbird com motor saito fg 36 (gasolina). Este voava com radio hitec aurora 9, tendo tambem instalado uma bomba de fumaça sullivan. Durante o terceiro voo o aviao simplesmente ficou fora de controle indo ao chao. No momento nao havia outros avioes e/ou radios ligados. Apos a queda, verifiquei ambas as baterias (ignição e receptor). Estavam perfeitas. O que pode ter ocorrido? interferencia da ignição no receptor? ou a bomba de fumaça? Ela estava desligada quando ocorreu a tragedia!
Por favor, alguem poderia me ajudar? Estou muito temeroso de montar outro modelo...
Obrigado!
Avatar do usuário
Augusto Pizarro
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1367
Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
Localização: RJ
Contato:

Mensagem por Augusto Pizarro »

Como estavam instaladas as antenas do receptor dentro do modelo?
Estavam longe das massas de metal do modelo?
Longe da ignição ou outro dispositivo que pudesse gerar interferencia?
Estavam posicionadas a 90º uma da outra?
Como estava a antena do seu radio? Apontada para o modelo na hora da queda ou paralela a ele?
E o principal, vc fez o teste de distancia antes de voar seu modelo?

Não tenho nada haver com a Hitec, mas estas perguntas acima servem para todas as outras marcas de radio.

Vi uma queda no clube por perda de comando na hora do pouso na semana passada com um Futaba, que nada tinha haver com o radio. O piloto estava com a antena do radio voltada para a esquerda totalmente paralela ao horizonte, o modelo quando perdeu o comando estava a baixa altitude (1M) a direita do piloto ou seja totalmente no ponto cego de transmissão do radio. Já muita gente usar a antena do radio nesta posição, na hora do pouso esta posição é meio crítica.

Augusto Pizarro
www.asaseletricas.com.br
Nos voamos o que vendemos.
HYPERION - AIRTRONICS - E-MAX - HET
CASTLE CREATIONS - MULTIPLEX
Miltonsantos
membro
Mensagens: 54
Registrado em: Sáb Dez 26, 2009 9:40 pm
Localização: São José dos Campos - SP - 25

Mensagem por Miltonsantos »

Pode ser interferência da ignição. É sempre recomendado colocar o CDI o mais longe possível do receptor, assim como não cruzar a fiação das baterias com dos servos e demais elementos da parte elétrica.

Pode ser a bateria também, qual tipo de bateria você estava usando? Se só tinha 2 baterias, a bomba de fumaça estava em paralelo com qual bateria ( rx ou ignição )?

Verificou se não foi linkagem solta?
Avatar do usuário
cassius
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Fev 13, 2011 8:40 pm
Localização: rio verde, go

Mensagem por cassius »

Caro Augusto
As antenas estavam dentro da cabine do piloto, longe de qualquer metal, porem estavam juntas, e nao a 90 graus uma da outra... seria esta a causa?
A antena do radio estava dobrada em 90 graus, apontando para cima...
E nao, nao fiz o teste de distancia... confesso! porem o aviao perdeu o sinal bem proximo da pista, e como estava no terceiro voo, ja tinha voado muito mais distante sem problemas.
A igniçao estava instalada sob a carenagem do motor, logo atras do mesmo, e as antenas ficavam cerca de 20 a 25 cm da mesma...
Esta distancia e o fato das antenas estarem juntas poderiam ter causado a pane?
Obrigado novamente...
Avatar do usuário
cassius
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Fev 13, 2011 8:40 pm
Localização: rio verde, go

Mensagem por cassius »

Caro milton...
acho que foi ignição mesmo... como respondi ao augusto, a distancia entre ela e o receptor nao passou de 25 cm.
As baterias sao de NiMH com 2000 mA cada.
Havia uma bateria exclusiva para a bomba, eu é que nao achei relevante comentar...
Com certeza havia cabo de bateria junto com de servos... nem imaginava que isso pudesse causar interferencia... (amadorismo)
Enquanto a linkagem esta tudo perfeito!
Valeu... ja me sinto mais motivado a reconstruir tudo
Obrigado...
Avatar do usuário
Augusto Pizarro
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1367
Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
Localização: RJ
Contato:

Mensagem por Augusto Pizarro »

Caro Cassius,

a verdadeira causa nunca saberemos, mas estas antenas não foram feitas para ficarem paralelas. Não fazer teste de distancia é um crime com modelos grandes e pesados. Deveria ter sido feito e quando modelo esta longe deve-se po-lo em diversas posições posiveis para ver se da interferencia e de preferencia com o motor ligado, vc precisa de 3 pessoas para isto. Todo manual de radio 2.4Ghz fala isto e somente poucos fazem estes testes.

Augusto Pizarro
www.asaseletricas.com.br
Avatar do usuário
leandrop
membro
Mensagens: 652
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 9:31 pm
Localização: Teresina / Piauí

Mensagem por leandrop »

[quote:649dea0de8="cassius"]Caro Augusto
As antenas estavam dentro da cabine do piloto, longe de qualquer metal, porem estavam juntas, e nao a 90 graus uma da outra... seria esta a causa?
A antena do radio estava dobrada em 90 graus, apontando para cima...
E nao, nao fiz o teste de distancia... confesso! porem o aviao perdeu o sinal bem proximo da pista, e como estava no terceiro voo, ja tinha voado muito mais distante sem problemas.
A igniçao estava instalada sob a carenagem do motor, logo atras do mesmo, e as antenas ficavam cerca de 20 a 25 cm da mesma...
Esta distancia e o fato das antenas estarem juntas poderiam ter causado a pane?
Obrigado novamente...[/quote:649dea0de8]

Até onde eu sei, os receptores 2.4 da Hitec só tem uma antena. O meu é assim.
Teresina - Piauí

cep 64045770
Avatar do usuário
wallacemartins
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Qui Jul 07, 2005 12:47 pm
Localização: Barretos
Contato:

Mensagem por wallacemartins »

[quote:9a3c554ebf="leandrop"][quote:9a3c554ebf="cassius"]Caro Augusto
As antenas estavam dentro da cabine do piloto, longe de qualquer metal, porem estavam juntas, e nao a 90 graus uma da outra... seria esta a causa?
A antena do radio estava dobrada em 90 graus, apontando para cima...
E nao, nao fiz o teste de distancia... confesso! porem o aviao perdeu o sinal bem proximo da pista, e como estava no terceiro voo, ja tinha voado muito mais distante sem problemas.
A igniçao estava instalada sob a carenagem do motor, logo atras do mesmo, e as antenas ficavam cerca de 20 a 25 cm da mesma...
Esta distancia e o fato das antenas estarem juntas poderiam ter causado a pane?
Obrigado novamente...[/quote:9a3c554ebf]

Até onde eu sei, os receptores 2.4 da Hitec só tem uma antena. O meu é assim.[/quote:9a3c554ebf]

O de 9CH tem duas antenas... os de 6 e 7 canais somente uma antena!
Sua assinatura é contra as regras do e-voo!
Avatar do usuário
Marcelo Galli
membro
Mensagens: 818
Registrado em: Seg Jun 12, 2006 10:58 pm
Localização: Penápolis,SP 41

ignição saito

Mensagem por Marcelo Galli »

Acho dificil a igniçãoi saito dar problemas o motor apago antes da lenha ?? o maior perigo da ignição é a vela queimar e dai gera um campo um tanto forte que pode ate vir derrubar mas como o motor para de girar ela ja corta (no maximo acredito um susto no rx) acrecentando o tempo do radio e rx se falar novamente.

abçs
1º eu entendi... momento bixo no coro,hora cordeiro...o 2º um ser desprezivel....agora tem o 3º
Avatar do usuário
cassius
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Fev 13, 2011 8:40 pm
Localização: rio verde, go

Mensagem por cassius »

marcelo, o aviao caiu de motor cheio... aileron, profundor e leme ficaram doidos e... lenha!!!
acho que foi o lance das antenas juntinhas... vivendo e aprendendo... da pior forma possivel... rsrsrsrs
espero que estas postagens sirvam de aviso para outros amadores como eu... sempre façam o teste de distancia...
Abraços
Responder