regulagem do motor ASP .52

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
erivialle
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Jul 06, 2013 9:00 pm
Localização: primavera sp

asp .52 afogando durante o voo

Mensagem por erivialle »

Eu tenho um asp .52, no solo regula bem, mesmo com o nariz pra cima, mas quando decolo depois de uns 3 minutos, ele afoga e tenho que pousar sem motor, nunca tinha voado e tive que fazer 4 pousos sem motor na grama, mas sem danos, ja vi mangueiras do tanque pescador e tudo, estou usando vela hk n.5, alguém pode me ajudar?
em busca de voos perfeitos
Avatar do usuário
Giuliano MO
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 5:53 pm
Localização: Pelotas -RS
Contato:

Mensagem por Giuliano MO »

Depois de anos e anos no aeromodelismo retornei agora com material bem basicão que é pra não atrair olho gordo e tb não bater tentação de vender as coisas qdo me fazem oferta.
Mas então, escolhi um Pastinha stick e esse motor ASP .52!
Baita motor, já tive outros .52 igual, .46 além de diversas marcas e modelos tb!
Esse motor é facinho regular só que qdo mexer na agulha de baixa (ar) tem que ser de pouco em pouco, mas pouco mesmo, tipo 1/8 de volta, aí vai lá testa tudo, tem q ter paciência.
O meu era novinho, queimei um tanque depois ajustei a lenta e 5minutos tava no ponto.
Sempre vai ter gente com mil dicas de regulagem mas eu sempre gosto de manter a agulha de alta bem regulada, nego as vezes afina demais e isso acaba afetando na lenta, o cara vai lá afina até tirar suco do motor, baixa pra lenta espera 10segundos pra acelerar no talo denovo e testar e as vezes a resposta do motor te engana se a agulha de alta estiver mal, aí tu mexe mexe na de baixa e fica apanhando!!!
Se não tem ouvido pra coisa usa um contagiros, vai fechando até atingir o máximo rpm tu descobre isso qdo continuar fechandoa a gulha e o giro cair, aí volta até ele atingir a máxima denovo e eu gosto de baixar uns 500rpm até pouco mais do máximo, tento sempre deixar gordinho mas de modo a me dar potência em máximo sem ficar xôxo!

hélices?? to usando e gosot muito da 11X7 pra esse motor!!
mandei vir uma 12X6 Jxf de nylon pra ver como fica mas a 11x7 sempre ficou déz!

Velas??? Estava com OS#8 que é ótima pra esse motor mas queimou pq era antiguinha aí a única que tinha nova era uma Hobbyking #5, podem usar sem medo não mudou nadinha!!mandei vir mais 2 de reserva!

Outra coisa que eu faço, sempre ajusto a agulha de alta a cada dia de vôo, essa de se vangloriar que o cara ficou um ano sem mexer na agulha de alta e por isso o motor é excelente é coisa de manicaca, qdo vê o motor tá se acabando com mistura pobre e o cara feliz por isso!!!!
Giuliano MO
"Voar é preciso"
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:23f80aa1b3="Giuliano MO"]Depois de anos e anos no aeromodelismo retornei agora com material bem basicão que é pra não atrair olho gordo e tb não bater tentação de vender as coisas qdo me fazem oferta.
Mas então, escolhi um Pastinha stick e esse motor ASP .52!
Baita motor, já tive outros .52 igual, .46 além de diversas marcas e modelos tb!
Esse motor é facinho regular só que qdo mexer na agulha de baixa (ar) tem que ser de pouco em pouco, mas pouco mesmo, tipo 1/8 de volta, aí vai lá testa tudo, tem q ter paciência.
O meu era novinho, queimei um tanque depois ajustei a lenta e 5minutos tava no ponto.
Sempre vai ter gente com mil dicas de regulagem mas eu sempre gosto de manter a agulha de alta bem regulada, nego as vezes afina demais e isso acaba afetando na lenta, o cara vai lá afina até tirar suco do motor, baixa pra lenta espera 10segundos pra acelerar no talo denovo e testar e as vezes a resposta do motor te engana se a agulha de alta estiver mal, aí tu mexe mexe na de baixa e fica apanhando!!!
Se não tem ouvido pra coisa usa um contagiros, vai fechando até atingir o máximo rpm tu descobre isso qdo continuar fechandoa a gulha e o giro cair, aí volta até ele atingir a máxima denovo e eu gosto de baixar uns 500rpm até pouco mais do máximo, tento sempre deixar gordinho mas de modo a me dar potência em máximo sem ficar xôxo!

hélices?? to usando e gosot muito da 11X7 pra esse motor!!
mandei vir uma 12X6 Jxf de nylon pra ver como fica mas a 11x7 sempre ficou déz!

Velas??? Estava com OS#8 que é ótima pra esse motor mas queimou pq era antiguinha aí a única que tinha nova era uma Hobbyking #5, podem usar sem medo não mudou nadinha!!mandei vir mais 2 de reserva!

Outra coisa que eu faço, sempre ajusto a agulha de alta a cada dia de vôo, essa de se vangloriar que o cara ficou um ano sem mexer na agulha de alta e por isso o motor é excelente é coisa de manicaca, qdo vê o motor tá se acabando com mistura pobre e o cara feliz por isso!!!![/quote:23f80aa1b3]

me ajuda saber disso porque eu tenho um .52 ASP que me dá muita dor de cabeça. Deixei ele 15 dias guardado e quando fui ligar parecia que tava todo fora do ponto. Moro sozinho e sem chance de outra pessoa ter fuçado. Quando guardo eu seco todo combustivel interior do motor funcionando-o sem mangueira, ponho oleo hobbico e guardo com carburador fechado. Mas mesmo assim ainda dá trabalho. O carburador dele é mto chato. Hoje tá perfeito e amanha não tá
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

O meu asp.52 não perdia regulagem, depois de gastar um tempinho e regular a agulha de baixa 1 ou 2 vezes, quando ia voar apenas regulava a agulha de alta e pronto.. Para regular a agulha de baixa, aprendi um outro macete, mas é meio perigoso... com o motor funcionando, deixa ele com 1/3 de aceleração e afina a agulha de baixa. Depois faça o teste de arrrancada, se afogar abre um pouco, etc.. logo vc pega o ouvido de afinar a agulha de baixa... nunca tinha feito assim, mas vi um cara fazer e gostei.. é muito pratico. Mas tem o perigo da helice! No caso, meu motor novo agora é OS e a agulha fica visivel, no ASP, a agulha fica meio escondida.
generaljoab
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Jul 23, 2013 3:25 pm
Localização: cruz, ceará

Mensagem por generaljoab »

é normal esse motor vazr combustivel pela base do hélice? o pinga que seca o tanque inteiro.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Não é normal não... vc retirou os rolamentos dele alguma vez ? pq se vc retirou sem aquecer o bloco pode ter dado folga no rolamento e acontecer isto.. ou pode ter algum rolamento com defeito e está passando combustivel nesta direção.. mas a principio não era para ocorrer.. vc tem certeza que é na base da helice, pois pode estar vazando pela base do carburador e escorrendo ali e vc está achando que é na base da helice.

Tente trocar o anel do carburador, e colocar um novo, ou pouca coisa mais grosso para ver se não resolve.

Pq a principio o combustivel cai do carburador, direto no furo que tem no eixo e vai para atrás, não teria como ele ir para a frente do eixo, somente para atrás.
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Re: asp .52 afogando durante o voo

Mensagem por Padero »

[quote:0cb2bd8da5="erivialle"]Eu tenho um asp .52, no solo regula bem, mesmo com o nariz pra cima, mas quando decolo depois de uns 3 minutos, ele afoga e tenho que pousar sem motor, nunca tinha voado e tive que fazer 4 pousos sem motor na grama, mas sem danos, ja vi mangueiras do tanque pescador e tudo, estou usando vela hk n.5, alguém pode me ajudar?[/quote:0cb2bd8da5]

O meu está com o mesmo problema. Uso vela O.S. #8, e o comportamento não se altera com diversas hélices. O combustível é Omega 10/18. Vou tentar deixar o motor mais afinado no solo e ver o que acontece.

Obs.: Troquei o abafador interno do escape por um cônico que tinha nos motores O.S. FX e deixei com o alongador. Vou testar e ver se altera alguma coisa.
Fernando Fávero - Aposentado por hora - Disposto a ajudar
"O importante é manter o número de pousos bem-sucedidos igual ao de decolagens."
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Aí pessoal fiz os testes com e sem o abafador interno do escape:

ASP 52 - Master 10x7 - Com abafador - Com alongador - 14.400 RPM
ASP 52 - Master 10x7 - Sem abafador - Com alongador - 15.100 RPM
ASP 52 - Master 10x7 - Sem abafador - Sem alongador - 14.200 RPM
ASP 52 - Master 10x7 - Com abafador - Sem alongador - 14.000 RPM

Combustível - Omega 10% de nitro e 18% de óleo. Vela HK #5
Gui199
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Dom Ago 04, 2013 7:27 pm
Localização: Divinopolis

Re: regulagem do motor ASP .52

Mensagem por Gui199 »

Recentemente comprei um Edge 540 e ele veio com um motor ASP .52 fiz 3 voos nele, e o motor apagou em voo nos dois últimos, então abri o motor todo para dar uma revisão e tentar solucionar o problema dele estar apagando, quando abri o motor o estado estava bom, aproveitei para limpar todas a peças e lubrificar.

Parti então para a regulagem, depois do motor aquecido,acelerei tudo e comecei a fechar a agulha de alta a partida de 2,5 voltas, e o que achei estranho é que quando eu vou fechando a agulha, o motor parece não responder, continua do mesma rotação (pelo ouvido, não estava usando tacômetro), no intervalo de 2 voltas e 1 volta na agulha, a rotação do motor parece permanecer inalterada. Somente quando fecho mais que 1 volta o motor parte rotação, ficou muito pobre.. a afinação do motor se deu com a agulha aberta quase 2 voltas, desse jeito quando levanto o nariz ele não cai a rotação, se fechar mais a agulha de alta, o aero nivelado funciona do mesmo jeito (como se tivesse aberto 2 voltas) mas quando levanto o nariz o rpm cai e ele ameaça a apagar.
A agulha de lenta regulei sem problemas, fiz o procedimento de deixar o motor na marcha lenta por 30 segundos e acelerar rápido, e mexer na agulha de 1/8 a 1/8 de volta ate que ele responda rápido sem pipocar.

O que estou achando estranho é que a agulha de alta ter que estar aberta quase 2 voltas para que o motor não falhe quando o nariz esta a 90º. Normalmente os motores que ja tive o pico de rpm acontece com 1 volta, 1 volta e pouco na agulha. E pelo ouvido não acho que a rotação desse ASP está atingindo o pico, segue link do video.
->Estou usando uma hélice JXF 11x7
->Vela trackstar n3 (Quente) - nova
->Combustível Byron 10/18
->Escape pitts de 2 saídas

https://youtu.be/bLB5FhoNm98

Estou desconfiando que esse carburador não esta bom, ja que o motor não responde gradualmente quando mexe na agulha de alta.
O que acham amigos?
Responder