regulagem do motor ASP .52

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

regulagem do motor ASP .52

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

estou apanhando muito para regular meu ASP .52, gostaria de saber de quem tem e que já conseguiu colocar ele no ponto, qual a proporção de cada agulha se alcançou a melhor regulagem?

Eu com 1 e 1/2 de combustivel aberto, até consegui regulagem razoavel entre 1 e 2 voltas de ar mas não consegui firmar a lenta. Achei a lenta mas ficou muito instavel.
Avatar do usuário
jere
membro
Mensagens: 219
Registrado em: Qua Ago 05, 2009 1:24 pm

Mensagem por jere »

olha aki
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=107128&highlight=[/url]
abraços
tomahawk st ninjaaa..
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

ja amaciou o motor? motor novo costuma fikr com a lenta meio ruim até queimar uns 3 ou 4 tanques.
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:aa7529baf4="magnoudia"]ja amaciou o motor? motor novo costuma fikr com a lenta meio ruim até queimar uns 3 ou 4 tanques.[/quote:aa7529baf4]

já queimei meio galão aproximado
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

o segredo desse motor é colocar vela A8, helice de 11" e regular a lenta de forma que
ela não apague nas retomadas depois de ficarem na lenta por volta de 1 minuto.
se na retomada pipocar mas ganhar rotação, deve estar muito rico, então feche pouca coisa e tente denovo, se apagar bruscamento, é por que deu falta, então abra um pouco e tente denovo, até que voce fique na lenta por 1 minuto +- e acelere com tudo e o motor retome firme a rotação. a regulagem da alta é igual qualquer outro motor.
Avatar do usuário
Grina GT
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Qui Abr 14, 2011 10:40 am
Localização: Itatiba - SP
Contato:

Verifique a vela

Mensagem por Grina GT »

Verifique a vela... Este motor geralmente apresenta boa lenta...
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Re: Verifique a vela

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:1de2622b28="Grina GT"]Verifique a vela... Este motor geralmente apresenta boa lenta...[/quote:1de2622b28]

a vela está incandescendo bem.
o mais proximo que consegui foi uma baixa rotação, mas ele perde o vigor. O som do motor fica mais abafado. Ai é só tirar o starter que ele apaga. Se eu fecho o ar um pouco ele melhora o som. Tenho percebido que ele de vez em quando liga invertido, a helice soprando em vez de puxar o ar. O que pode ser?
dvirgolin
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Sex Fev 02, 2007 4:33 pm

asp 52

Mensagem por dvirgolin »

cara eu tenho um motor desse e adoro esse motor pois ele é economico e leve.
o meu deu bastante problema na regulagem antes do amaciamento.
sugiro que voce regule a alta primeiro depois venha diminuindo a rotação e vá fechando a agulha, pois as agulhas dele é bem mais fechada em relação a regulagem de outros motores.
para dar partida puxe pouco combustivel se nao ele já engasopa de cara.
Diego Virgolin
dx7 - Funtana
Avatar do usuário
Grina GT
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Qui Abr 14, 2011 10:40 am
Localização: Itatiba - SP
Contato:

Mensagem por Grina GT »

dica do Virgolin e mto boa...

Faça por partes.
Eu no inicio enquanto buscava o acerto do motor, eu decolava e subia tudo o que podia para realizar testes com muita altura, pois caso apagasse eu tinha altura e condições de fazer um pouso tranquilo.

Depois de acertado o motor não mais apresenta problema com uma lenta melhor que todos OS que tive.

Este motor não apaga por bobeira. Comecei recentemente e ter problemas de apagar motor, e fiz uma revisão completa no avião, e descobri que a mangueira da pressurização estava rachada. Após a troca da mangueira o motor voltou a ser um relógio.

Verifique se não esta tendo alguma entrada de ar falsa. Enfim, faça uma analise cuidadosa não só do motor, o problema pode ser mais simples do que vc imagina.
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:84d950f378="Grina GT"]dica do Virgolin e mto boa...

Faça por partes.
Eu no inicio enquanto buscava o acerto do motor, eu decolava e subia tudo o que podia para realizar testes com muita altura, pois caso apagasse eu tinha altura e condições de fazer um pouso tranquilo.

Depois de acertado o motor não mais apresenta problema com uma lenta melhor que todos OS que tive.

Este motor não apaga por bobeira. Comecei recentemente e ter problemas de apagar motor, e fiz uma revisão completa no avião, e descobri que a mangueira da pressurização estava rachada. Após a troca da mangueira o motor voltou a ser um relógio.

Verifique se não esta tendo alguma entrada de ar falsa. Enfim, faça uma analise cuidadosa não só do motor, o problema pode ser mais simples do que vc imagina.[/quote:84d950f378]

O motor é novo, nao levantou voo ainda, está em fase de regulagem inicial. Não consegui fazer o acerto dele. Quanto à mangueira rachada, ela rachou dentro do tanque comigo duas vezes, eu lixei a peça onde fica presa e aparentemente resolveu.

Acho que não estou acertando na mistura inicial. Até acho que acertei a regulagem da alta algumas vezes mas ai quando vou fechando o acelerador para regular a baixa, ele morre antes de chegar na rotação ideal. Eu to começando com 1 e 1/2 volta da agulha de combustível e apenas 1/2 de ar. A regulagem melhorzinha que alcancei foi entre 1/2 e 1 volta. A vela é ASP original que veio com o motor e tá acendendo bem.
Responder