Motor ASP .52 (manual em portugues existe?)

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Ricio
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Seg Nov 12, 2007 1:11 am
Localização: João Pessoa, PB

Motor ASP .52 (manual em portugues existe?)

Mensagem por Ricio »

[b:dc65dfb4cc]Pessoal [/b:dc65dfb4cc]estou com um motor novo aqui na caixa ASP. .52 pretendo usar ele em um tucano com envergadura de 1,54mts feito em fibra.
Gostaria de saber se existe algum manual desse motor em português. Caso negativo alguém poderia me dar um dica inicial de como amaciar esse motor corretamente? Tenho uma vela nova aqui A5 original ASP.

Outra pergutna importante. Uso combustivel caseirol 0% nitro com óleo 18% ricínio(mamona). Funciona de maravilha em um motor que tenho aqui OS 55AX. Nunca apagou, quando usava Wildcat cansou de morrer. Talvez foi conscidência de não ter regulado o motor corretamente. Inclusive esse meu OS morreu dezenas de vezes no inicio que foi mau amaciado. Por isso gostaria de obter ajuda dos amigos para que eu possa fazer o melhor amaciamento possível.

No amaciamento deve deixar só em lenta, ou ficar alternando acelerações?

Espero ajuda dos amigos mais experientes.

Muito obrigado a todos!

[i:dc65dfb4cc][b:dc65dfb4cc]Obs. Vi que já tinha um tópico do ASP .52 aberto, porém a dúvida do amigo e as devidas respostas, já era pra outro estágio de duvidas. Me desculpem se abri novo tópico já com dúvidas relacionadas. Porém a deste é mais especifica para o motor tirado da caixa. Há mais uma coisinha o meu motor é o ASP S52 AII (remote Needle Valve). [/b:dc65dfb4cc][/i:dc65dfb4cc]
Abraço a todos
admhi
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Ter Out 13, 2009 5:56 pm
Localização: maceio,al

Mensagem por admhi »

o asp, com combustivel caseiro é tranquilo,cara eu amaciei ele em voo, deixei ele meio gordo e botei pra voar, é ta uma belezaaa,
Avatar do usuário
chiuzuli
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 10:16 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por chiuzuli »

Ricio


Depois de comprar umas ASP .52 by hobbyking e ver que o mesmo vem com um papelzinho que de nada ajuda durante o amaciamento do mesmo, decidi procurar informações coerentes para fazer o break-in do mesmo. Conversei com o Caioect lá na pista, ele me disse que os motores ASP são dos mesmos fabricantes do MAGNUM, portanto os processos para o amaciamento eram similares.


Peguei o manual do Magnum XLS .52A que é o que mais se aproxima do ASP e traduzi (como consegui, pois não manjo muito de ingles) e estou disponibilizando para o pessoal que assim como eu, compraram um ASP e se depararam com a falta de informações que ele oferece.

Bom espero que possa ser util para vc!!!!

Abraços!


Manual: http://docs.google.com/leaf?id=0B5hUIm08dFWAYTlkNTExN2ItMjg1Zi00OTNmLTk3YmItMmFmYzcwNzI2ZDZj&hl=en
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Re: Motor ASP .52 (manual em portugues existe?)

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:e2835b6438="Ricio"][b:e2835b6438]Pessoal [/b:e2835b6438]estou com um motor novo aqui na caixa ASP. .52 pretendo usar ele em um tucano com envergadura de 1,54mts feito em fibra.
Gostaria de saber se existe algum manual desse motor em português. Caso negativo alguém poderia me dar um dica inicial de como amaciar esse motor corretamente? Tenho uma vela nova aqui A5 original ASP.

Outra pergutna importante. Uso combustivel caseirol 0% nitro com óleo 18% ricínio(mamona). Funciona de maravilha em um motor que tenho aqui OS 55AX. Nunca apagou, quando usava Wildcat cansou de morrer. Talvez foi conscidência de não ter regulado o motor corretamente. Inclusive esse meu OS morreu dezenas de vezes no inicio que foi mau amaciado. Por isso gostaria de obter ajuda dos amigos para que eu possa fazer o melhor amaciamento possível.

No amaciamento deve deixar só em lenta, ou ficar alternando acelerações?

Espero ajuda dos amigos mais experientes.

Muito obrigado a todos!

[i:e2835b6438][b:e2835b6438]Obs. Vi que já tinha um tópico do ASP .52 aberto, porém a dúvida do amigo e as devidas respostas, já era pra outro estágio de duvidas. Me desculpem se abri novo tópico já com dúvidas relacionadas. Porém a deste é mais especifica para o motor tirado da caixa. Há mais uma coisinha o meu motor é o ASP S52 AII (remote Needle Valve). [/b:e2835b6438][/i:e2835b6438][/quote:e2835b6438]

Alcancei a regulagem ideal do meu motor ASP 52, o fato do seu ser remoto vai mudar apenas a forma de comandar as agulhas mas a abertura será a mesma. Faz isso daqui. Fecha tudo, agulha de alta e de ar, o stop deixa regulado para abrir a entrada apenas um "beiço de pulga", ai você vai abrir a agulha de combustivel em 1,5 voltas e a do ar em 1 volta. Abre o acelerador um pouquinho (10%) e funciona o motor, confere a alta dele (acerta a alta rotação primeiro) , se tiver boa, reduz o acelerador ao minimo e vai fechando a agulha da mistura de ar até acertar a baixa. A regulagem ideal dela é entre 1 volta e 1/2 (meia) volta. Ai pode mudar de motor pra motor de acordo com a sensibilidade dele. Eu acertei a alta, fui fechando o acelerador e a medida que ele começava ficar ruim eu parava no primeiro ponto do acelerador acima e dava uma mechidinha na agulha da mistura pra permitir eu fechar ainda mais o acelerador sem ele apagar. Quando a lenta dele estiver quase boa, ai é só regular o quanto da passagem de ar do acelerador está aberta, porque a lenta é definida pela mistura e pela entrada de ar. Na lenta ideal o acelerador vai estár quase todo fechado mesmo (uns 95 a 98% da entrada de ar)
retepfilho
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Sex Fev 11, 2011 9:41 pm
Localização: Salvador BA

Mensagem por retepfilho »

Queima um tanque gordão dando umas apertadas de uns 5 segundos na agulha
Depois bota pra voar gordo
Depois do terceiro tanque afina e vai pro abraço
Ricio
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Seg Nov 12, 2007 1:11 am
Localização: João Pessoa, PB

Mensagem por Ricio »

Valeu pessoal. Obrigado a todos os companheiros pelas dicas.
Astor
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Set 26, 2011 4:59 pm
Localização: Parobé - RS

Mensagem por Astor »

Aproveitando o tópico.

Recebi hoje um ASP S52A remote needle.

Gostaria de saber de alguém que já usa este motor, qual a maneira
correta de fixar a agulha.
Não há nenhuma foto ou instrução no manual (que por sinal é muito resumido).
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Re: Motor ASP .52 (manual em portugues existe?)

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:82375e91b9="Ricio"][b:82375e91b9]Pessoal [/b:82375e91b9]estou com um motor novo aqui na caixa ASP. .52 pretendo usar ele em um tucano com envergadura de 1,54mts feito em fibra.
Gostaria de saber se existe algum manual desse motor em português. Caso negativo alguém poderia me dar um dica inicial de como amaciar esse motor corretamente? Tenho uma vela nova aqui A5 original ASP.

Outra pergutna importante. Uso combustivel caseirol 0% nitro com óleo 18% ricínio(mamona). Funciona de maravilha em um motor que tenho aqui OS 55AX. Nunca apagou, quando usava Wildcat cansou de morrer. Talvez foi conscidência de não ter regulado o motor corretamente. Inclusive esse meu OS morreu dezenas de vezes no inicio que foi mau amaciado. Por isso gostaria de obter ajuda dos amigos para que eu possa fazer o melhor amaciamento possível.

No amaciamento deve deixar só em lenta, ou ficar alternando acelerações?

Espero ajuda dos amigos mais experientes.

Muito obrigado a todos!

[i:82375e91b9][b:82375e91b9]Obs. Vi que já tinha um tópico do ASP .52 aberto, porém a dúvida do amigo e as devidas respostas, já era pra outro estágio de duvidas. Me desculpem se abri novo tópico já com dúvidas relacionadas. Porém a deste é mais especifica para o motor tirado da caixa. Há mais uma coisinha o meu motor é o ASP S52 AII (remote Needle Valve). [/b:82375e91b9][/i:82375e91b9][/quote:82375e91b9]

cara, tenho um ASP .52, também. Abre 1 volta e meia da agulha de combustivel e o parafuso da mistura deve estar entre 2/3 e 3/4 de volta. Poe o motor pra funcionar, confere se ele tá com a passagem de alta pra media e baixa boa, se nao tiver corrige no parafuso da mistura. Na hora que chegar numa passagem +/-, deixa o motor queimar pelo menos um tanque com uma rotação media, por um bom tempo, depois dá algumas puxadas de segundos da media pra alta e da media pra lenta. Depois de alguns tanques vai ser normal se tiver que corrigir um pouco o parafuso da mistura até achar a passagem das rotaçoes ideal. É normal também após o amaciamento a vela ficar ruim, entao se o motor estiver ruim pra ligar pode saber que ta na hora de trocar a vela. Troca ela e é só alegria depois. Só vai mecher na regulagem se tiver uma alteração muito intensa de temperatura ou clima (umidade e pressao do ar)
Avatar do usuário
Eldon Pinheiro
membro
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Nov 14, 2010 9:43 pm
Localização: São João del Rei/MG
Contato:

Mensagem por Eldon Pinheiro »

[quote:5d6a1511dd="Astor"]Aproveitando o tópico.

Recebi hoje um ASP S52A remote needle.

Gostaria de saber de alguém que já usa este motor, qual a maneira
correta de fixar a agulha.
Não há nenhuma foto ou instrução no manual (que por sinal é muito resumido).[/quote:5d6a1511dd]

A remote needle é fixada na tampa traseira do motor, retire os dois parafusos superiores, posicione a remote needle e depois parafuse com os parafusos mais longos.
Eldon Pinheiro
Sem voar, mudei de cidade :(
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

[quote:d439ad0398="chiuzuli"]Ricio


Depois de comprar umas ASP .52 by hobbyking e ver que o mesmo vem com um papelzinho que de nada ajuda durante o amaciamento do mesmo, decidi procurar informações coerentes para fazer o break-in do mesmo. Conversei com o Caioect lá na pista, ele me disse que os motores ASP são dos mesmos fabricantes do MAGNUM, portanto os processos para o amaciamento eram similares.


Peguei o manual do Magnum XLS .52A que é o que mais se aproxima do ASP e traduzi (como consegui, pois não manjo muito de ingles) e estou disponibilizando para o pessoal que assim como eu, compraram um ASP e se depararam com a falta de informações que ele oferece.

Bom espero que possa ser util para vc!!!!

Abraços!


Manual: http://docs.google.com/leaf?id=0B5hUIm08dFWAYTlkNTExN2ItMjg1Zi00OTNmLTk3YmItMmFmYzcwNzI2ZDZj&hl=en[/quote:d439ad0398]Ôpa, valeu!! Boa iniciativa, esse manual tem bastante informação, principalmente com relação à caraqcterística dos motores ABC de "travarem" no ponto morto superior quando não amaciados, já vi relatos aqui no fórum de gente que recebeu o motor e desmontou pensando que estivesse com defeito, foi bom.
Brigadão!!
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141
Responder