Qual gasolina usar?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

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Lolato
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Qual gasolina usar?

Mensagempor Lolato » 31 Mai 2011 22:46

Olá pessoal , já lí alguns posts aqui no e-voo sobre qual gasolina usar.E tambem com relaçao a questao de tirar o alcool da Podium por exemplo.
Tenho usado a Podium , sem tirar o alcool e andei tendo problemas > abrí o carburador e a peneirinha tem um "pó" branco que é formado devido ao alcool (segundo um tecnico de carburador walbro).
Conversando com pessoal que voa bastante , encontrei tres solucoes :
1 . tirar o alcool da podium
2 . usar AVGAS (de aviao)
3 . continuar c/ a podium sem tirar o alcool , MAS "secar" o motor no final do dia de voo
Gostaria de saber a opniao de quem puder e tiver paciencia para me ajudar.
Obrigado e bons voos :)

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Everton de Castro
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Mensagempor Everton de Castro » 31 Mai 2011 23:01

Eu estou na AvGas e não tenho pretensão de usar outra.
Mas podes até fazer o que disse pra ver se fica legal, continuar usando e secar o tanque e o que tem no carburador e ver se tem resultados.

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Mensagempor Lolato » 31 Mai 2011 23:10

Obrigado Everton.
Em tempo : qual óleo vc tem usado e qual propoção?

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Mensagempor Everton de Castro » 31 Mai 2011 23:14

Estou no começo do amaciamento e usando a proporção recomendada que é 30:1. O óleo é o Motul 800, que mesmo sendo caro, compensa!
O meu é um velox 60 com 20cc DLE.
Qual teu aero e motor ?

marcio mangelli
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Mensagempor marcio mangelli » 01 Jun 2011 07:39

mais uma duvida aproveitando o topico do amigo.
A gasolina podium tem alcool???

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Mensagempor Abib » 01 Jun 2011 07:49

Sim, como qualquer outra gasolina automototiva vendida no Brasil..

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Mensagempor Lolato » 01 Jun 2011 09:31

Ola Everton , o meu e um DA 50cc num Yak 54 Carden , tambem amaciando.Estou usando 32:1 e oleo sthill (esqueci como escreve certo).
Mas vou passar p/ o Motul com 30:1 como vc.
Onde vc tem conseguido o Motul?
Obrigado

Ola Marcio , todas nossas gasolinas tem alcool , como ja te foi respondido.Para tirar o alcool vc adiciona agua que vai misturar com o alcool e ficar separado da gasolina.Dai vc remove essa porcao de agua/alcool.Mas com isso a gasolina final vai dar menos potencia.
Abs

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Mensagempor Dumaia » 01 Jun 2011 09:47

Lolato, estou usando em um Sbach 26% a V-power sem remover o alcool, com oleo Castrol semi-sintetico 30:1 ja tenho queimado ums 20 litros, to muito satisfeito com a V-Power! agora vou começar a usa o motul 800 e 40:1, lembrando quando não vou mais voar no dia retiro o conbustivel e dou partida pra queimar todo o combustivel que posa ter no carburador.

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Mensagempor Everton de Castro » 01 Jun 2011 12:41

Lolato, eu comprei numa casa de peças para motocross profissional. Ficou por R$ 76,00. Creio que em Sampa seja mais barato.

Eu ví o Dumaia fazendo o que ele disse, queimar o restante do combustível no sistema. Como ele já queimou 20litros, passou pra 40:1.

Dumaia, comprou o Motul ? Qualquer coisa fala que eu dou um jeito de comprar e enviar pra você.

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Mensagempor Lolato » 01 Jun 2011 22:36

Entao Everton e Dumaia , tem um amigo que já vem voando a muito tempo com podium e oléo náutico (TW3C ..?? alguma coisa assim) > disse que nao carboniza tanto qto o sthill.Mas ele faz oque o Dumaia falou : seca o tanque e dá partida pra queimar td , assim deixa o carb s/ o alcool da gas.
Vou usar o Motul , apesar de bem mais caro o preço acaba diluindo .. assim como o próprio óleo :-))
Estou pensando em usar a AvGas ou a Vpower.
abs

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Mensagempor Raí » 02 Jun 2011 00:18

Lolato

A V-power é uma gasolina comum, assim como a Supra, com 87 octanas.
A gasolina de maior octanagem no Brasil é a Podium da Petrobrás, com 95 octanas, adequado para nossos motores de aeromodelismo.

Pra mim, baseado no que aprendi, li e ouvi, a única vantagem da Avgás é o fato de não ter cheiro pela sua menor volatilidade. O que cá entre nós, pesa bastante à favor...quem tem aeros à gasolina sabe. Sua octanagem maior não interfere pois esbarramos na limitação do motor (taxa de compressão), principalmente nos gasers pequenos.

Minha opinião é que para motores menores, use a Podium com Motul. Se estiver pensando num 100cc, Avgás. Se não tiver um espaço ventilado destinado aos aeros, opte por Avgás.
Não tire o álcool da Podium. Ele é justamente um dos fatores que proporcionam a maior octanagem. Além disso, estará acrescentando um monte de flúor ao teu combustível. A limpeza da tela é inevitável, porém não ocorre com tanta frequência. Fique tranquilo.

Abraços!
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Mensagempor Abib » 02 Jun 2011 08:52

É isso aí..

Muita gente acha que usando a Podium vai ter mais potência pelo fato dela possuir uma maior octanagem, mas não entendem que a maior octanagem apenas evita a auto detonação do combustível..

Mas se um motor tem uma taxa de compressão para combustíveis de 87 octanas, não vai ter nenhuma melhora de desempenho usando pódium pelo fato de possuir 95 octanas..

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Mensagempor Dumaia » 02 Jun 2011 10:33

Raí

V-Power 91 octanas, Podium 98 Octanas, ambas, portanto tem maior poder calorífico, sendo consideradas premium, possuindo maior octanagem que a comum (87/88 octanas).

Uso preferencialmente V-Power, se não tiver, vou de Podium, se não tiver por perto, uso comum, nunca aditivada.

Aditiva é gasolina comum com detergente...

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Mensagempor LAJ1945 » 02 Jun 2011 10:36

Lolato

Use a V-power que voce ficara satisfeito. Ela é plenamente utilizada pelo pessoal da Aeronobre, exigindo pouquissima manutenção ao longo do tempo. Experimente!

Abraços

Luiz Antonio

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Mensagempor Abib » 02 Jun 2011 10:38

[quote:b1218a32bc="Dumaia"]V-Power 91 octanas, Podium 98 Octanas, ambas, portanto tem maior poder calorífico[/quote:b1218a32bc]

Eu entendi errado ou você disse que o fato de ter maior octanagem aumenta o poder calorífico da gasolina?
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.

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Mensagempor Dumaia » 02 Jun 2011 10:51

Pra entenderem melhor:

Sem dúvida alguma é a gasolina que possui um maior poder calorífico e portanto gera mais força que os outros combustíveis.

O poder calorífico do alcool é de apenas 60% do poder da gasolina.

Poder calorífico é a quantidade de energia contida num combustível.

Infelizmente nossa gasolina já vem "batizada" com 23% de álcool o que por si só reduz seu desempenho.

Isso faz com que nossa "pobre" gasolina tenha uma octanagem de apenas 85/90 octanas, enquanto alcool tem em torno de 100/110 octanas.

Uma gasolina de 100 octanas geraria muito mais potência que o alcool de mesma octanagem justamente pela diferença do poder calorífico.

É comum as pessoas acharem que o álcool gera mais energia do que a gasolina. Mas isso é um equívoco provocado pelo fato dos motores a álcool serem mais potentes que sua versão a gasolina.

Não é o combustível, mas as diferenças mecânicas entre os motores que geram essa vantagem de potência para o motor a álcool.

Na realidade, o álcool resiste a uma taxa de compressão bem maior por ter maior octanagem), mas precisa de uma maior quantidade de combustível (por ter menor poder calorífico).
Por isso os motores a alcool acabam sendo mais potentes e menos econômicos que a versão a gasolina. Mas repito, o alcool gera menos energia que a gasolina.

Diesel e gnv são menos energéticos e só são usados como combustível (assim como o álcool) em razão dos problemas crônicos da gasolina (escassez, custo elevado, e alta emissão de poluentes)

Resumindo, a gasolina tem mais energia, mas na prática um carro a álcool acaba sendo mais potente.

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Mensagempor Abib » 02 Jun 2011 11:01

O PC do Alcool é de 30kJ/g.. O PCS da gasolina é de 47kJ/g

Mas entre as gasolinas em sí quase não há mudanças..

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Mensagempor Raí » 02 Jun 2011 11:16

Dumaia

Até onde eu sei, a V-power não é premium.
Fui entrar no google e no primeiro site:
http://www.carrobonito.com/2009/09/04/quais-os-tipos-de-gasolina-de-alta-octanagem-no-brasil-premium-podium-e-shell-v-power-tem-alta-octanagem/

Eu achava que estava certo, mas agora vou procurar saber melhor hahaha.

Abraços!

[quote:f06301ef34="LAJ1945"]pessoal da Aeronobre[/quote:f06301ef34]
Um dia tenho que conhecer esses caras! hehe
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Mensagempor Bakker » 02 Jun 2011 13:12

A v-power é uma gasolina comum com 87 octanas, não tem 91!!

Não uso gasolina com alcool, tiro o alcool da podium que tem 95 octanas. Vai cair a octanagem ? sim, mas é bem melhor que sofrer com o ressecamento das mangueiras e das membranas do carburador.

No manual do ZENOAH, que usa carburador walbro, tem bem grande: Não use alcool!!

Então, vou continuar tirando o alcool da gasolina com água destilada.

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Mensagempor A_Almeida » 02 Jun 2011 13:35

Gasolina aditivada em motor 2t trava, digo isso porque tenho lancha e motor de popa 2t e é expressamente proibido abastecer com gasolina aditivada pois os detergentes adicionados na gasolina diminuem a eficiencia do óleo 2t e já vi cabaço travando motor de jet ski por causa disso, agora se o motor for 4t não tem problema, por isso cuidado com a gasolina v-power.

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Mensagempor Raí » 02 Jun 2011 15:18

Exato, Almeida. Não há Johnson, Mercury que aguente ao efeito dispersivo dos detergentes. Depois vem aquele papo de turista de marina que trocar O-rings é normal.

No aeromodelismo não sei se as conseqüências são as mesmas, assim como nas motos...mas aditivada a gente sabe que não é a mais indicada. O que era para limpar os bicos acaba tornando a lubrificação falha em juntas, rolamentos, etc.

Abração!
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Mensagempor Pedroni » 04 Jun 2011 18:06

- Peço licença para dar um "pitaco" ai....

- Gasolina no Brasil por Lei Federal tem a adição de 25% de alcool anidro, ou seja hidatado. A gasolina dita aditivada contem um teor muito baixo de aditivos que poderiam causar danos reais ao motor. Todos os aeromodelistas sabem que o oleo utilizado na preparação de combustivel caseiro é o de "ricino"; este tipo de oleo é perfeitamente "soluvel" no alcool. O que causa a "quebra" dos motores de popa não é o aditivo presente na gasolina, (e vejam, nos EUA, as gasolinas também tem aditivos) e sim a falta de 25% (maneira grosseira) de lubrificação, visto que o teor de alcool presente não "carrega" esta fração de oleo.

- Quanto ao uso para o uso em nossos motores, sugiro que se pague um pouco a mais e utilize a AvGas, (de cor azul) com um oleo de qualidade, agora, quem chiar do preço do oleo, deve levar uma palmada no trazeiro. O custo e diretamente proporcional a durabilidade do motor.; Assim como tem muito dono de lancha e jet que nem liga pra conta do buteco da marina, mas na ora da manutenção do motor do barco....


@braço a todos.

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Mensagempor hmattar » 04 Jun 2011 20:36

Pedroni, eu acabo misturando avgas com vpower por 1 motivo.
Todos os manuais de motor a gasolina falam pra nao usar combustivel com chumbo, coisa que o avgas tem!
Eu nunca usei avgas puro. Queria ouvir de alguem que tenha usado por muito tempo se teve algum problema?

So vi amigos ate hoje com problema com podium, que gera uma gosma branca no carburador.

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Mensagempor Pedroni » 04 Jun 2011 21:42

Esta gosma branca e oriunda da oxidação causada pelo alcool. Está presente em todos os nossos tipos de gasolina., Quanto ao uso de gasolina com chumbo, o dano maior é causado ao meio ambiente e a nós mesmos. Gostaria de saber quais são as modificações nas peças, (vejam bem nas peças) dos motores aeronauticos para utilizar esta gasolina "chumbada". Acredito no que tange a desgaste de peças e quebra não deva ser. Em motores de barcos (sou tecnico na area e tenho oficina) ofereço aos meus clientes a opção de um kit de AvGas para o uso quando se for parar o motor por muito tempo, ou seja, é utilizada a gasolina Azul no ultimo funcionamento do motor, desta maneira, injetores, bombas e demais peças que ficam em contato com o combustivel deixam de sofrer os danos causados pelo alcool e a tal borra não acontece.

@braço
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Vitor Dias
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Mensagempor Vitor Dias » 04 Jun 2011 23:52

Ola amigos, não tenho nenhum avião com motor a gas, os meus são todos eletricos. Mas corri de motocross muitos anos com motos importadas. Essas motos são fabricadas para usar gasolinas de alta octanagem, naquela epoca não havia Podium então eu usava AVGAS misturada com gasolina normal.
Vamos ao ponto, como o Adib falou os motores de aeromodelo são de baixa taxa de compressão então a Podium não vai fazer nenhuma diferença em termos de desempenho, mas sim na durabilidade e na menor frequencia de manutenção por ser uma gasolina de melhor qualidade. A AVGAS seria melhor ainda mas nada vai adiantar no desempenho então não vale a pena pelo custo, além de poluir muito.
Quanto ao óleo o MOTUL 800 é o melhor, minha segunda opção é o MOTOREX sintético. (não sei se ainda tem no Brasil)


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