Após o voo, secar ou não o combustivel do motor.
- M A R C E L O
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Após o voo, secar ou não o combustivel do motor.
Claro, todos sabemos que o ideal, após cada voo é guardar o motor com After Run, porém, nem sempre temos ele disponivel.
Na pista onde voo, sempre vejo os colegas, após o dia de voo, secando o motor, ou seja, dando a partida sem a mangueira de combustivel, apenas para acabar de queimar o combustivel que ainda está no motor. Aí surge a questão.
Será que é necessário fazer esse prcedimento? Não é melhor que o motor fique lubrificado enquanto parado, ou é melhor que ele fique seco ? Claro que esse intervalo de parada é de uma semana para outra, pois só voo nos fins de semana.
Alguem com experiencia poderia sanar minha duvida ?
Desde já agradeço.
Abraços;
Marcelo.
Na pista onde voo, sempre vejo os colegas, após o dia de voo, secando o motor, ou seja, dando a partida sem a mangueira de combustivel, apenas para acabar de queimar o combustivel que ainda está no motor. Aí surge a questão.
Será que é necessário fazer esse prcedimento? Não é melhor que o motor fique lubrificado enquanto parado, ou é melhor que ele fique seco ? Claro que esse intervalo de parada é de uma semana para outra, pois só voo nos fins de semana.
Alguem com experiencia poderia sanar minha duvida ?
Desde já agradeço.
Abraços;
Marcelo.
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- claudiorfernandes
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- Raí
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Eu já sou extremamente a favor de usar o tal do clone do WD, o SuperLub da Loctite.
O WD é mais um desingrepante do que lubrificante, tem em torno de 25% de óleo. Ou seja, em pouco tempo o filme protetor já é perdido.
Já o SuperLub tem o dobro da porcentagem do peso em óleo, o que o torna muito mais eficiente..e ainda, mais barato que o WD!
After-run = Marvel
Eu uso desde os bons tempos de automodelismo levado à sério. Claro, nesse intervalinho que você quer mesmo, Marcelo...7 dias.
Se for pra passar de 1 mês, desmonte a criança e use Mobil.
Na prática é difícil desmontar todo aero que não pretende voar nos próximos 30 dias...até porque isso não se prevê. Mas 3 gotinhas de after-run e uma girada semanal não mata ninguém.
E se tratando de "queimar" o combustível remanescente, é o ideal sim. O intuito de lubrificar, seja com After-run, WD ou outro qualquer, é justamente proteger as partes metálicas dos nossos motores do nitro, o grande vilão da história. Deixar uma coleção de nitro dentro da câmara é uma prato cheio.
O que tomo como certo e aplico nos meus aeros ouvia no automodelismo dos grandes feras da preparação, Kenedi, Tio etc. Esses manjam.
Abração!
O WD é mais um desingrepante do que lubrificante, tem em torno de 25% de óleo. Ou seja, em pouco tempo o filme protetor já é perdido.
Já o SuperLub tem o dobro da porcentagem do peso em óleo, o que o torna muito mais eficiente..e ainda, mais barato que o WD!
After-run = Marvel
Eu uso desde os bons tempos de automodelismo levado à sério. Claro, nesse intervalinho que você quer mesmo, Marcelo...7 dias.
Se for pra passar de 1 mês, desmonte a criança e use Mobil.
Na prática é difícil desmontar todo aero que não pretende voar nos próximos 30 dias...até porque isso não se prevê. Mas 3 gotinhas de after-run e uma girada semanal não mata ninguém.
E se tratando de "queimar" o combustível remanescente, é o ideal sim. O intuito de lubrificar, seja com After-run, WD ou outro qualquer, é justamente proteger as partes metálicas dos nossos motores do nitro, o grande vilão da história. Deixar uma coleção de nitro dentro da câmara é uma prato cheio.
O que tomo como certo e aplico nos meus aeros ouvia no automodelismo dos grandes feras da preparação, Kenedi, Tio etc. Esses manjam.
Abração!
Blue skies!
#Team FUTABA!
BRA 16.169
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- The Borba
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Eu uso combustível sem nitro ( caseirol ) mas mesmo assim sempre esgoto o tanque, queimo o combustível do motor e aplico Afte Run. Como diz o ditado: "Melhor previnir do que remediar".
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
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- LaercioLMB
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[quote:4a76668d8e="The Borba"]Eu uso combustível sem nitro ( caseirol ) mas mesmo assim sempre esgoto o tanque, queimo o combustível do motor e aplico Afte Run. Como diz o ditado: "Melhor previnir do que remediar".[/quote:4a76668d8e]
Não é o nitro que seca dentro do motor, é o óleo e sendo assim, não importa se usa combustível com ou sem nitro, é obrigado a secar o combustível depois que terminar o dia de voo, para que o óleo restante não seque e vire uma goma dentro do motor.
Não é o nitro que seca dentro do motor, é o óleo e sendo assim, não importa se usa combustível com ou sem nitro, é obrigado a secar o combustível depois que terminar o dia de voo, para que o óleo restante não seque e vire uma goma dentro do motor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- claudiorfernandes
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- The Borba
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[quote:edf8b3bb17="LaercioLMB"][quote:edf8b3bb17="The Borba"]Eu uso combustível sem nitro ( caseirol ) mas mesmo assim sempre esgoto o tanque, queimo o combustível do motor e aplico Afte Run. Como diz o ditado: "Melhor previnir do que remediar".[/quote:edf8b3bb17]
Não é o nitro que seca dentro do motor, é o óleo e sendo assim, não importa se usa combustível com ou sem nitro, é obrigado a secar o combustível depois que terminar o dia de voo, para que o óleo restante não seque e vire uma goma dentro do motor.[/quote:edf8b3bb17]
Concordo, mas tu concorda que o nitro retém bastante umidade e sendo assim acaba corroendo partes internas do motor também? Digo, porque tive um motor, na época eu usava combustível nitrado, e nunca queimei o combustível restante e muito menos coloquei After Rum, aí um dia precisou ser aberto por motivo de uma lenha e estava cheio de corrosão em peças internas.
Não é o nitro que seca dentro do motor, é o óleo e sendo assim, não importa se usa combustível com ou sem nitro, é obrigado a secar o combustível depois que terminar o dia de voo, para que o óleo restante não seque e vire uma goma dentro do motor.[/quote:edf8b3bb17]
Concordo, mas tu concorda que o nitro retém bastante umidade e sendo assim acaba corroendo partes internas do motor também? Digo, porque tive um motor, na época eu usava combustível nitrado, e nunca queimei o combustível restante e muito menos coloquei After Rum, aí um dia precisou ser aberto por motivo de uma lenha e estava cheio de corrosão em peças internas.
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
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Bom dia,
Tenho um Motor OS 46LA, Ele ficou parado por 4 Anos no Sky King sem Uso.
Quando fui usá-lo Regulei a Alta apenas e o mesmo pegou na seunda tentativa,Porém ficou algus segundos sem responder ao Radio funcionando em alta velocidade e após alguns segundos já respondeu. Uso-o até hoje e nunca sequei o motor pra guardá-lo. O mesmo tá funcionando com Combustível Caseiro há um ano e nunca tive Problemas. Esse negócio de Usar isso ou Aquilo é pura começão de Dinheiro. Esses motores são muito simples pra muito LeroLero.
Tenho um Motor OS 46LA, Ele ficou parado por 4 Anos no Sky King sem Uso.
Quando fui usá-lo Regulei a Alta apenas e o mesmo pegou na seunda tentativa,Porém ficou algus segundos sem responder ao Radio funcionando em alta velocidade e após alguns segundos já respondeu. Uso-o até hoje e nunca sequei o motor pra guardá-lo. O mesmo tá funcionando com Combustível Caseiro há um ano e nunca tive Problemas. Esse negócio de Usar isso ou Aquilo é pura começão de Dinheiro. Esses motores são muito simples pra muito LeroLero.
- LaercioLMB
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[quote:ebb30c61a3="The Borba"][quote:ebb30c61a3="LaercioLMB"][quote:ebb30c61a3="The Borba"]Eu uso combustível sem nitro ( caseirol ) mas mesmo assim sempre esgoto o tanque, queimo o combustível do motor e aplico Afte Run. Como diz o ditado: "Melhor previnir do que remediar".[/quote:ebb30c61a3]
Não é o nitro que seca dentro do motor, é o óleo e sendo assim, não importa se usa combustível com ou sem nitro, é obrigado a secar o combustível depois que terminar o dia de voo, para que o óleo restante não seque e vire uma goma dentro do motor.[/quote:ebb30c61a3]
Concordo, mas tu concorda que o nitro retém bastante umidade e sendo assim acaba corroendo partes internas do motor também? Digo, porque tive um motor, na época eu usava combustível nitrado, e nunca queimei o combustível restante e muito menos coloquei After Rum, aí um dia precisou ser aberto por motivo de uma lenha e estava cheio de corrosão em peças internas.[/quote:ebb30c61a3]
A corrosão vai iniciar de qualquer jeito se não for colocado um óleo para proteger.
Não é o nitro que seca dentro do motor, é o óleo e sendo assim, não importa se usa combustível com ou sem nitro, é obrigado a secar o combustível depois que terminar o dia de voo, para que o óleo restante não seque e vire uma goma dentro do motor.[/quote:ebb30c61a3]
Concordo, mas tu concorda que o nitro retém bastante umidade e sendo assim acaba corroendo partes internas do motor também? Digo, porque tive um motor, na época eu usava combustível nitrado, e nunca queimei o combustível restante e muito menos coloquei After Rum, aí um dia precisou ser aberto por motivo de uma lenha e estava cheio de corrosão em peças internas.[/quote:ebb30c61a3]
A corrosão vai iniciar de qualquer jeito se não for colocado um óleo para proteger.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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[quote:401213a11a="Paulo Vitor"]Bom dia,
Tenho um Motor OS 46LA, Ele ficou parado por 4 Anos no Sky King sem Uso.
Quando fui usá-lo Regulei a Alta apenas e o mesmo pegou na seunda tentativa,Porém ficou algus segundos sem responder ao Radio funcionando em alta velocidade e após alguns segundos já respondeu. Uso-o até hoje e nunca sequei o motor pra guardá-lo. O mesmo tá funcionando com Combustível Caseiro há um ano e nunca tive Problemas. Esse negócio de Usar isso ou Aquilo é pura começão de Dinheiro. Esses motores são muito simples pra muito LeroLero.[/quote:401213a11a]
o motor que vc usa e de bucha experimenta fazer isto em um motor rolamentado utilizando combustivel nitrado e vc vai perceber quase que imediatamente oxidação dos rolamentos . acho que o afterum neutraliza a ação de oxidação que o nitro tem, sempre usei e sempre vou usar, voo a 9 anos e estou no terceiro vidro de afterrum acho muito barato para parar de usar
, 10 reais um vidro que da pra usar mais de 2 anos voando quase todo final de semana!!!!!! barato uma das coisas mais baratas deste nosso esporte.
Tenho um Motor OS 46LA, Ele ficou parado por 4 Anos no Sky King sem Uso.
Quando fui usá-lo Regulei a Alta apenas e o mesmo pegou na seunda tentativa,Porém ficou algus segundos sem responder ao Radio funcionando em alta velocidade e após alguns segundos já respondeu. Uso-o até hoje e nunca sequei o motor pra guardá-lo. O mesmo tá funcionando com Combustível Caseiro há um ano e nunca tive Problemas. Esse negócio de Usar isso ou Aquilo é pura começão de Dinheiro. Esses motores são muito simples pra muito LeroLero.[/quote:401213a11a]
o motor que vc usa e de bucha experimenta fazer isto em um motor rolamentado utilizando combustivel nitrado e vc vai perceber quase que imediatamente oxidação dos rolamentos . acho que o afterum neutraliza a ação de oxidação que o nitro tem, sempre usei e sempre vou usar, voo a 9 anos e estou no terceiro vidro de afterrum acho muito barato para parar de usar
, 10 reais um vidro que da pra usar mais de 2 anos voando quase todo final de semana!!!!!! barato uma das coisas mais baratas deste nosso esporte.