Após o voo, secar ou não o combustivel do motor.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
M A R C E L O
membro
Mensagens: 243
Registrado em: Sáb Dez 26, 2009 10:52 am
Localização: Americana, SP
Contato:

Após o voo, secar ou não o combustivel do motor.

Mensagem por M A R C E L O »

Claro, todos sabemos que o ideal, após cada voo é guardar o motor com After Run, porém, nem sempre temos ele disponivel.

Na pista onde voo, sempre vejo os colegas, após o dia de voo, secando o motor, ou seja, dando a partida sem a mangueira de combustivel, apenas para acabar de queimar o combustivel que ainda está no motor. Aí surge a questão.
Será que é necessário fazer esse prcedimento? Não é melhor que o motor fique lubrificado enquanto parado, ou é melhor que ele fique seco ? Claro que esse intervalo de parada é de uma semana para outra, pois só voo nos fins de semana.

Alguem com experiencia poderia sanar minha duvida ?

Desde já agradeço.

Abraços;

Marcelo.
Amigos Barbarenses e Modelistas | Piper Clipped Wing | Turnigy 2.4 ghz.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

A OS e a Supertigre dão em seus manuais instruções claras e precisas de NUNCA deixar combustível sem queimar dentro do motor.
O after run é extremamente recomendado também, mas pode ser usado óleo fino (tipo óleo "singer", usado em máquinas de costura) ou o WD 40 (mesmo, não os "clones" dele) .
Avatar do usuário
Raí
membro
Mensagens: 382
Registrado em: Seg Jan 11, 2010 5:35 pm
Localização: Campinas / Bragança Paulista - SP

Mensagem por Raí »

Eu já sou extremamente a favor de usar o tal do clone do WD, o SuperLub da Loctite.

O WD é mais um desingrepante do que lubrificante, tem em torno de 25% de óleo. Ou seja, em pouco tempo o filme protetor já é perdido.

Já o SuperLub tem o dobro da porcentagem do peso em óleo, o que o torna muito mais eficiente..e ainda, mais barato que o WD!

After-run = Marvel
Eu uso desde os bons tempos de automodelismo levado à sério. Claro, nesse intervalinho que você quer mesmo, Marcelo...7 dias.

Se for pra passar de 1 mês, desmonte a criança e use Mobil.
Na prática é difícil desmontar todo aero que não pretende voar nos próximos 30 dias...até porque isso não se prevê. Mas 3 gotinhas de after-run e uma girada semanal não mata ninguém.

E se tratando de "queimar" o combustível remanescente, é o ideal sim. O intuito de lubrificar, seja com After-run, WD ou outro qualquer, é justamente proteger as partes metálicas dos nossos motores do nitro, o grande vilão da história. Deixar uma coleção de nitro dentro da câmara é uma prato cheio.

O que tomo como certo e aplico nos meus aeros ouvia no automodelismo dos grandes feras da preparação, Kenedi, Tio etc. Esses manjam.

Abração!
Blue skies!
#Team FUTABA!
BRA 16.169
Avatar do usuário
The Borba
membro
Mensagens: 875
Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
Contato:

Mensagem por The Borba »

Eu uso combustível sem nitro ( caseirol ) mas mesmo assim sempre esgoto o tanque, queimo o combustível do motor e aplico Afte Run. Como diz o ditado: "Melhor previnir do que remediar".
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:4a76668d8e="The Borba"]Eu uso combustível sem nitro ( caseirol ) mas mesmo assim sempre esgoto o tanque, queimo o combustível do motor e aplico Afte Run. Como diz o ditado: "Melhor previnir do que remediar".[/quote:4a76668d8e]

Não é o nitro que seca dentro do motor, é o óleo e sendo assim, não importa se usa combustível com ou sem nitro, é obrigado a secar o combustível depois que terminar o dia de voo, para que o óleo restante não seque e vire uma goma dentro do motor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

A recomendação do WD me foi passada por e-mail pela egenharia da OS engines...
Avatar do usuário
The Borba
membro
Mensagens: 875
Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
Contato:

Mensagem por The Borba »

[quote:edf8b3bb17="LaercioLMB"][quote:edf8b3bb17="The Borba"]Eu uso combustível sem nitro ( caseirol ) mas mesmo assim sempre esgoto o tanque, queimo o combustível do motor e aplico Afte Run. Como diz o ditado: "Melhor previnir do que remediar".[/quote:edf8b3bb17]

Não é o nitro que seca dentro do motor, é o óleo e sendo assim, não importa se usa combustível com ou sem nitro, é obrigado a secar o combustível depois que terminar o dia de voo, para que o óleo restante não seque e vire uma goma dentro do motor.[/quote:edf8b3bb17]

Concordo, mas tu concorda que o nitro retém bastante umidade e sendo assim acaba corroendo partes internas do motor também? Digo, porque tive um motor, na época eu usava combustível nitrado, e nunca queimei o combustível restante e muito menos coloquei After Rum, aí um dia precisou ser aberto por motivo de uma lenha e estava cheio de corrosão em peças internas.
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
Paulo Vitor
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Out 21, 2010 5:25 pm
Localização: Guarulhos- SP

Mensagem por Paulo Vitor »

Bom dia,
Tenho um Motor OS 46LA, Ele ficou parado por 4 Anos no Sky King sem Uso.
Quando fui usá-lo Regulei a Alta apenas e o mesmo pegou na seunda tentativa,Porém ficou algus segundos sem responder ao Radio funcionando em alta velocidade e após alguns segundos já respondeu. Uso-o até hoje e nunca sequei o motor pra guardá-lo. O mesmo tá funcionando com Combustível Caseiro há um ano e nunca tive Problemas. Esse negócio de Usar isso ou Aquilo é pura começão de Dinheiro. Esses motores são muito simples pra muito LeroLero.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:ebb30c61a3="The Borba"][quote:ebb30c61a3="LaercioLMB"][quote:ebb30c61a3="The Borba"]Eu uso combustível sem nitro ( caseirol ) mas mesmo assim sempre esgoto o tanque, queimo o combustível do motor e aplico Afte Run. Como diz o ditado: "Melhor previnir do que remediar".[/quote:ebb30c61a3]

Não é o nitro que seca dentro do motor, é o óleo e sendo assim, não importa se usa combustível com ou sem nitro, é obrigado a secar o combustível depois que terminar o dia de voo, para que o óleo restante não seque e vire uma goma dentro do motor.[/quote:ebb30c61a3]

Concordo, mas tu concorda que o nitro retém bastante umidade e sendo assim acaba corroendo partes internas do motor também? Digo, porque tive um motor, na época eu usava combustível nitrado, e nunca queimei o combustível restante e muito menos coloquei After Rum, aí um dia precisou ser aberto por motivo de uma lenha e estava cheio de corrosão em peças internas.[/quote:ebb30c61a3]


A corrosão vai iniciar de qualquer jeito se não for colocado um óleo para proteger.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
marcio mangelli
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Ago 31, 2010 7:53 pm

Mensagem por marcio mangelli »

[quote:401213a11a="Paulo Vitor"]Bom dia,
Tenho um Motor OS 46LA, Ele ficou parado por 4 Anos no Sky King sem Uso.
Quando fui usá-lo Regulei a Alta apenas e o mesmo pegou na seunda tentativa,Porém ficou algus segundos sem responder ao Radio funcionando em alta velocidade e após alguns segundos já respondeu. Uso-o até hoje e nunca sequei o motor pra guardá-lo. O mesmo tá funcionando com Combustível Caseiro há um ano e nunca tive Problemas. Esse negócio de Usar isso ou Aquilo é pura começão de Dinheiro. Esses motores são muito simples pra muito LeroLero.[/quote:401213a11a]
o motor que vc usa e de bucha experimenta fazer isto em um motor rolamentado utilizando combustivel nitrado e vc vai perceber quase que imediatamente oxidação dos rolamentos . acho que o afterum neutraliza a ação de oxidação que o nitro tem, sempre usei e sempre vou usar, voo a 9 anos e estou no terceiro vidro de afterrum acho muito barato para parar de usar
, 10 reais um vidro que da pra usar mais de 2 anos voando quase todo final de semana!!!!!! barato uma das coisas mais baratas deste nosso esporte.
Responder