Passo à passo de como ligar um motor glow 2T

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

Moderador: Paulinho

Aerocado
membro

Passo à passo de como ligar um motor glow 2T

Mensagempor Aerocado » 13 Jun 2011 13:15

Bem interressante. E mostra como é fácil para quem não conhece.

Quanto à ligar com os dedos, porque eu sei que um monte de gente vai berrar. Se seguir esses passos e deixar o acelerador no MÍNIMO, o máximo que vai acontecer é levar um peteleco da hélice. Eu aprendi a ligar os motores dessa forma quando tinha 11 anos e nunca me machuquei :D

http://www.modelairplanenews.com/videos/how-tos/

Ronaldo 2T
membro

Mensagempor Ronaldo 2T » 13 Jun 2011 17:43

Muito bom o video , tem algo em portugues ja que meu ingles é pessimo !?

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 13 Jun 2011 17:58

É... só que TODOS os fabricantes de motor dizem para NÃO USAR OS DEDOS...

RafaelMq
membro

Mensagempor RafaelMq » 13 Jun 2011 18:15

O procedimento esta correto....

Porem se eu fosse voce tiratia logo esse video daqui, pois tem uma falha enorme em tudo isso.

O cara da partida na mao... e isso com certeza nao esta correto (segundo as normas da Cobra, e de intuição).

O Correto seria usar o Dedo de borracha.

marcio mangelli
membro

Mensagempor marcio mangelli » 13 Jun 2011 22:48

Cara pode ser ate seguro, mais não me arrisco não !!!! ja vi na pista pessoas que na hora que colocam o start o motor explode e a helice gira sozinho, vi isto acontecer por duas vezes apenas mais de qualquer forma e um risco que acho desnecessario, um pedaço de cabo de vassoura com uma proteção e tão baratinho rsrsrs

claudiorfoi
membro

Re: Passo à passo de como ligar um motor glow 2T

Mensagempor claudiorfoi » 13 Jun 2011 22:53

[quote:7efe896693="Aerocado"] o máximo que vai acontecer é levar um peteleco da hélice.[/quote:7efe896693]

Eu vi um cara sofrer um corte feio no dedo com um coice de motor SEM O NI-START.... Ele foi apenas acertar a posição da hélice ANTES de conectar o aquecedor. O motor 46 estava quente e com combustível (tinha acabado de apagar), e ao levar a hélice próximo ao PMS o motor detonou e o coice arrancou uma lasca do dedo do sujeito... "peteleco" só se for de um Cox 0.049...

marcio mangelli
membro

Mensagempor marcio mangelli » 13 Jun 2011 22:56

Claudio sera que foi isto que aconteceu quando eu vi tambem ???? pode ser em !!!! sempre fiquei pensando no que poderia ter acontecido.

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 13 Jun 2011 23:13

Marcio, se o motor estiver aquecido e o cilindro cheio de mistura correta, qualquer desequilíbrio no sistema pode causar a detonação, como por exemplo o aumento de temperatura causado pela compressão. Leia algo sobre "ponto de fulgor" e vai entender melhor....

Aerocado
membro

Re: Passo à passo de como ligar um motor glow 2T

Mensagempor Aerocado » 13 Jun 2011 23:45

[quote:d05945f601="claudiorfernandes"][quote:d05945f601="Aerocado"] o máximo que vai acontecer é levar um peteleco da hélice.[/quote:d05945f601]

Eu vi um cara sofrer um corte feio no dedo com um coice de motor SEM O NI-START.... Ele foi apenas acertar a posição da hélice ANTES de conectar o aquecedor. O motor 46 estava quente e com combustível (tinha acabado de apagar), e ao levar a hélice próximo ao PMS o motor detonou e o coice arrancou uma lasca do dedo do sujeito... "peteleco" só se for de um Cox 0.049...[/quote:d05945f601]

Bom, pra usar os dedos tem que saber no mínimo um pouco de como as coisas funcionam, ao ajeitar a hélice jamais se deixa a hélice solta, faça como no vídeo, agarre a hélice ao fazer isso, e aproveite para dar uma volta completa e ver se o motor dá sinal. Digo novamente que se feito da maneira correta não trará problemas.

Eu uso o starter elétrico para dar partida, mas quando o motor está quente uso os dedos ou uma chave de fenda. Mas já entortei uma agulha por bater com a chave de fenda.

Só acho que muita gente faz tempestade em copo d'água, se a revista mais antiga referente à modelismo divulga algo dessa forma, posso dizer com toda certeza de que não vou dar ouvidos à alguns "modelistas" sensacionalistas.

Enfim, vou encerrar minha participação neste tópico, retirem o que acharem de bom, inclusive nesse site existem muitos how to's interressantes. Recomendo!!!

betocastrucci
membro

Mensagempor betocastrucci » 14 Jun 2011 07:26

Mesmo com muita experiência, uma hora alguma coisa dá errado e lá se foi uma fatia do seu dedo. Já consegui me cortar trocando a hélice do motor, aprendi que tenho que lixar o fio da hélice antes de por a mão :D :D :D :D
Eu usava um pedaço de mangueira mais rigido, mas concordo que o risco de entortar uma agulha é grande, então passei a usar aquelas luvas de tecido grosso branco com pontinhos pretos de borracha que se encontra em lojas de material de construção e são muito baratas, deu a partida no motor, tira a luva para voar.

Aerocado
membro

Mensagempor Aerocado » 14 Jun 2011 08:30

[quote:58c87e927f="betocastrucci"]Mesmo com muita experiência, uma hora alguma coisa dá errado e lá se foi uma fatia do seu dedo. Já consegui me cortar trocando a hélice do motor, aprendi que tenho que lixar o fio da hélice antes de por a mão :D :D :D :D
Eu usava um pedaço de mangueira mais rigido, mas concordo que o risco de entortar uma agulha é grande, então passei a usar aquelas luvas de tecido grosso branco com pontinhos pretos de borracha que se encontra em lojas de material de construção e são muito baratas, deu a partida no motor, tira a luva para voar.[/quote:58c87e927f]

Isso, a idéia da luva é ótima! Eu não digo que o perigo não existe, mas pra mim, ligar o motor glow é quase um ritual, não deixo ninguém chegar perto, não uso casaco grosso e PRINCIPALMENTE, quando coloco o glow starter no motor, já o trato como se estivesse ligado, sem ficar brincando com a hélice ou levando-a de um lado para o outro com a ponta dos dedos.

Para alguns pode parecer besteira, mas um agulha torta dá uma dor de cabeça do cão.

wk
membro

Mensagempor wk » 14 Jun 2011 09:14

Bom depois que o mister USA,desligou a camera e foi voar olha o que aconteceu.
aconcelho a girar a helice com um pedaço de cano pvc,toquinho,pauzinho,chave de fenda,bastão próprio vendido em casa e aero,até um galho de árvore serve.se voce não tem medo de girar a hélice igual ao mister USA veja o video

http://www.youtube.com/watch?v=tzXyYX7hZvw&feature=youtu.be

Aerocado
membro

Mensagempor Aerocado » 14 Jun 2011 09:18

[quote:1bdf2c7e96="willykolho"]Bom depois que o mister USA,desligou a camera e foi voar olha o que aconteceu.
aconcelho a girar a helice com um pedaço de cano pvc,toquinho,pauzinho,chave de fenda,bastão próprio vendido em casa e aero,até um galho de árvore serve.se voce não tem medo de girar a hélice igual ao mister USA veja o video

http://www.youtube.com/watch?v=tzXyYX7hZvw&feature=youtu.be[/quote:1bdf2c7e96]

Pull cord? Tem alguma diferença aí não tem? E antes de fazer refência à uma nacionalidade tenha certeza, pelo sotaque está mais para o inglês da Inglaterra.

Se ligar o motor com o carburador aberto e sem segurar não tem bastão que te proteja.

wk
membro

Mensagempor wk » 14 Jun 2011 09:39

Não estou mencionando de um modo pejorativo a nacionalidade do mister USA, a nacionalidade pode ser japonesa, coreana, alemã,russa,inglesa, africana,até tupi,ou xaiane, só me espressei neste tópico por achar uma irresponsabilidade aconselhar novatos ou veteranos a girar a hélice sem proteção com as mão nuas e com ni starter no lugar, depois que acontecer o acidente é só entrar para a estatistica é mais um para ficar com sequela nas mãos,podendo até ter que parar com o hobby.
[quote:981a77a08b="Aerocado"][quote:981a77a08b="willykolho"]Bom depois que o mister USA,desligou a camera e foi voar olha o que aconteceu.

http://www.youtube.com/watch?v=tzXyYX7hZvw&feature=youtu.be[/quote:981a77a08b]

Pull cord? Tem alguma diferença aí não tem? E antes de fazer refência à uma nacionalidade tenha certeza, pelo sotaque está mais para o inglês da Inglaterra.

Se ligar o motor com o carburador aberto e sem segurar não tem bastão que te proteja.[/quote:981a77a08b]

desordeiro
membro

Mensagempor desordeiro » 14 Jun 2011 11:46

[quote:e7cbc0b1f5="Aerocado"][quote:e7cbc0b1f5="betocastrucci"]Mesmo com muita experiência, uma hora alguma coisa dá errado e lá se foi uma fatia do seu dedo. Já consegui me cortar trocando a hélice do motor, aprendi que tenho que lixar o fio da hélice antes de por a mão :D :D :D :D
Eu usava um pedaço de mangueira mais rigido, mas concordo que o risco de entortar uma agulha é grande, então passei a usar aquelas luvas de tecido grosso branco com pontinhos pretos de borracha que se encontra em lojas de material de construção e são muito baratas, deu a partida no motor, tira a luva para voar.[/quote:e7cbc0b1f5]

Isso, a idéia da luva é ótima! Eu não digo que o perigo não existe, mas pra mim, ligar o motor glow é quase um ritual, não deixo ninguém chegar perto, não uso casaco grosso e PRINCIPALMENTE, quando coloco o glow starter no motor, já o trato como se estivesse ligado, sem ficar brincando com a hélice ou levando-a de um lado para o outro com a ponta dos dedos.

Para alguns pode parecer besteira, mas um agulha torta dá uma dor de cabeça do cão.[/quote:e7cbc0b1f5]

Pense que é mais fácil trocar uma agulha do motor, do que passar uma cirurgia por horas para recuperar os dedos.. sem contar a fisioterapia para voltar os movimentos.. isso se ainda der tempo para isso..

A mão é sua, se quiser correr o risco tudo bem... mas não poderá reclamar depois do ocorrido... é melhor perde uma agulha do motor que 1 dedo ( ou vários) .. mas vai da consciência de cada 1

mkbuss
membro

Mensagempor mkbuss » 14 Jun 2011 12:27

bom... eu prefiro muito mais usar o bastão de madeira com a borracha na ponta pra não danificar a hélice, do que usar o dedo...
uns 8 ou 9 anos atrás, eu dava aula pra um amigo, num treinador, chamdo Big Lift... era com motor OS 61 e o motor era carenado... ou seja, regulagem da agulha dele era feita com chave de fenda... até que um belo dia, eu regulando, a chave escapou da mão, e como reflexo natural, a gente vai pra pegar a chave... resultado? dedo na hélice girando, um corte em um dos dedos... por sorte, nada demais... mas depois disso, ganhei um P medo de ficar me arriscando assim... agora, só uso bastão pra ligar o motor, e evito ter de usar chaves pra regulagem de agulha...
não custa nada a gente preservar as mãos...
MAYKON BUSS

Aerocado
membro

Mensagempor Aerocado » 14 Jun 2011 13:13

Então usem uma luva! De material resistente, couro ou tecido grosso :D

http://www.youtube.com/watch?v=izV-upKI-rw&feature=related

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 14 Jun 2011 17:40

Basta olhas as seções de manuais dos fabricantes.. TODOS dizem para NÁO USAR OS DEDOS....

betocastrucci
membro

Mensagempor betocastrucci » 14 Jun 2011 18:01

Eu acho que o maior problema não é exatamente na hora de bater na hélice para fazer o motor pegar, não que não seja perigoso, mas sim depois que o motor acabou de pegar.
Soube de vários casos que o cara enfiou a mão pela frente da hélice para regular a agulha, acho que como a hélice ficou "invisivel", ele se esqueceu que ela estava lá rodando a alta rotação.
A outra modalidade é esquecer de segurar o modelo e nem preciso dizer o resto.
Ou típico deixar o TX de pezinho do lado do modelo enquanto dá aquela carburada, e quando o danado teima em cair de "boca", adivinhem o que acontece, o stick do acelerador deveria abaixar para acelerar...
Na verdade o treco é bem perigoso, e mesmo com elétrico dá suas besteiras também. Outro dia em casa testando um modelo elétrico pequeno para ver se estava tudo em ordem, percebi que estava na memória errada do TX, e esperto, resolvi mudar de memória sem desligar a bateria do modelo. Quando a memória passou da 2 para a 3 (a correta era a 4), a memória 3 era para um planador e o canal do motor não estava no modo reverso, resultado, ligou o motor a toda. Por sorte só quebrou a hélice.

Andresec
membro

Mensagempor Andresec » 14 Jun 2011 19:08

Eu tive 4 cortes na barriga mexendo em um elétrico na bancada, esbarrei no stick do acelerador e tchan, tchan, tchan e tchan, foi melhor que prestobarba.

Leonardo M.T.
membro

Mensagempor Leonardo M.T. » 14 Jun 2011 19:51

Buenas, depois de 25 anos de glow digo com CERTEZA.

[b:2c9aa66f5a]DEDO NUNCA[/b:2c9aa66f5a]. uma época eu era muito seguro com um glow 2T e dava só um peteleco nele e pronto, pegava só com a polpa do dedo na face anterior da hélice e pronto. Eu também pensava saber o que fazia. Até que um dia o peteleco veio CONTRA o meu dedo e abri ele no meio.
[u:2c9aa66f5a]Acho o uso de luvas bastante perigoso, pois tira a sensibilidade da mão e o impacto será pouco absorvido se a hélice der contra.[/u:2c9aa66f5a] Quem já levou um contra no dedo sabe como é.
Bastão, mangueira ou qualquer coisa do tipo é seguro.
O STARTER elétrico ainda é o método mais seguro.

Leonardo M.T.
membro

Mensagempor Leonardo M.T. » 14 Jun 2011 19:56

[quote:e7212c0443="mkbuss"]bom... eu prefiro muito mais usar o bastão de madeira com a borracha na ponta pra não danificar a hélice, do que usar o dedo...
uns 8 ou 9 anos atrás, eu dava aula pra um amigo, num treinador, chamdo Big Lift... era com motor OS 61 e o motor era carenado... ou seja, regulagem da agulha dele era feita com chave de fenda... até que um belo dia, eu regulando, a chave escapou da mão, e como reflexo natural, a gente vai pra pegar a chave... resultado? dedo na hélice girando, um corte em um dos dedos... por sorte, nada demais... mas depois disso, ganhei um P medo de ficar me arriscando assim... agora, só uso bastão pra ligar o motor, e evito ter de usar chaves pra regulagem de agulha...
não custa nada a gente preservar as mãos...[/quote:e7212c0443]

Nunca use chaves para regular com o motor ligado.
Se o modelo é carenado o correto é pensar uma extensão para a agulha.
Para regular a lenta desligue o motor SEMPRE.

Leonardo M.T.
membro

Mensagempor Leonardo M.T. » 14 Jun 2011 19:59

[quote:6e9598acc4="Aerocado"]Então usem uma luva! De material resistente, couro ou tecido grosso :D

http://www.youtube.com/watch?v=izV-upKI-rw&feature=related[/quote:6e9598acc4]

Nem vi o vídeo mas discordo FRONTALMENTE de sua opinião.

Aerocado
membro

Mensagempor Aerocado » 14 Jun 2011 20:11

Bom, claro que cada um vai fazer da forma que achar mais seguro, ainda assim o vídeo mostra todos os passos necessários para se ligar um motor glow. E foi um dos melhores vídeos que já vi sobre o assunto.

A maior dica que posso dar é usar o starter elétrico! Eliminina muitas dores de cabeça nos dias de bira do motor também.

mkbuss
membro

Mensagempor mkbuss » 14 Jun 2011 20:45

[quote:199778ffee="Leonardo M.T."]Nunca use chaves para regular com o motor ligado.
Se o modelo é carenado o correto é pensar uma extensão para a agulha.
Para regular a lenta desligue o motor SEMPRE.[/quote:199778ffee]

hj eu já sei disso tudo... com meus 25 anos, já passei por algumas coisas no aeromodelismo, mas nos meus 16 anos, com pouco experiência, a gente acaba fazendo cagada mesmo e aprendendo... sabia mais voar do que ligar motor e regular...
hoje em dia, segurança em primeiro lugar!
MAYKON BUSS

Voltar para “Aviões com motor a combustão”