Passo à passo de como ligar um motor glow 2T

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:fb7651e86e="betocastrucci"]
Ou típico deixar o TX de pezinho do lado do modelo enquanto dá aquela carburada, e quando o danado teima em cair de "boca", adivinhem o que acontece, o stick do acelerador deveria abaixar para acelerar...
[/quote:fb7651e86e]

Então você entende porque eu fiz isto aqui semana retrasada :

http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=111132&highlight=

:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:e974ea1239="claudiorfernandes"][quote:e974ea1239="betocastrucci"]
Ou típico deixar o TX de pezinho do lado do modelo enquanto dá aquela carburada, e quando o danado teima em cair de "boca", adivinhem o que acontece, o stick do acelerador deveria abaixar para acelerar...
[/quote:e974ea1239]

Então você entende porque eu fiz isto aqui semana retrasada :

http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=111132&highlight=

:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D[/quote:e974ea1239]

Não tinha visto esse seu tópico, gostei do projeto!
Beto
Avatar do usuário
paulorunai
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Ter Mai 31, 2011 7:17 pm
Localização: Unaí - MG

Re: Passo à passo de como ligar um motor glow 2T

Mensagem por paulorunai »

[quote:0c35151a06="Aerocado"][quote:0c35151a06="claudiorfernandes"][quote:0c35151a06="Aerocado"] o máximo que vai acontecer é levar um peteleco da hélice.[/quote:0c35151a06]

Eu vi um cara sofrer um corte feio no dedo com um coice de motor SEM O NI-START.... Ele foi apenas acertar a posição da hélice ANTES de conectar o aquecedor. O motor 46 estava quente e com combustível (tinha acabado de apagar), e ao levar a hélice próximo ao PMS o motor detonou e o coice arrancou uma lasca do dedo do sujeito... "peteleco" só se for de um Cox 0.049...[/quote:0c35151a06]

Bom, pra usar os dedos tem que saber no mínimo um pouco de como as coisas funcionam, ao ajeitar a hélice jamais se deixa a hélice solta, faça como no vídeo, agarre a hélice ao fazer isso, e aproveite para dar uma volta completa e ver se o motor dá sinal. Digo novamente que se feito da maneira correta não trará problemas.

Eu uso o starter elétrico para dar partida, mas quando o motor está quente uso os dedos ou uma chave de fenda. Mas já entortei uma agulha por bater com a chave de fenda.

Só acho que muita gente faz tempestade em copo d'água, se a revista mais antiga referente à modelismo divulga algo dessa forma, posso dizer com toda certeza de que não vou dar ouvidos à alguns "modelistas" sensacionalistas.

Enfim, vou encerrar minha participação neste tópico, retirem o que acharem de bom, inclusive nesse site existem muitos how to's interressantes. Recomendo!!![/quote:0c35151a06]


Bom vamos lá.
So tecnico em seguraça do trabalho(quem nao sabe o q um tec.seg.trabalho faz, pesquisa no google) e em hipotese alguma, NÃO LIGE O AERO COM A MÃO, vc pode ate ter 60 anos no aeromodelismo, e nunca ter acontecido nada, mas meu amigo, ja vi trabalhadores experientes, com + de 30 anos de experiencia, cometer erros basicos de segurança.
Um exemplo claro disso:
Uma vez um mecanico com 18 anos de experiencia na area, tava fazendo a manuntenção em uma caminhonete, daquelas antigas, que na frente do radiador tem aquela helice enorme, bom ate ai normal, o cara trocou a helice danificada do radiador e colocou uma zero bala, apos aperta o parafuso, ele colocou a ferramenta usada em cima da bateria e pediu ao seu companheiro para da a partida no veiculo, a fim de verificar se o defeito ja tinha sido sanado, mas com o vibrar do motor, a ferramenta, caiu da bateria, e pegou na helice.
Legal né?
Ah o resultado ja ia me esquecendo, com o choque entre a helice e a ferramenta, um pedaço da mesma veio a partir e perfurar o cranio do cidadão, e se alojando no cerebro, tenho morte de imediato.
Agora eu te pergunto, SERIA NECESSARIO O CARA TER QUE ESPERAR 18 ANOS, PARA DESCOBRIR QUE TUDO QUE ELE TINHA FEITO ATE ALI, TAVA ERRADO?
Ou uma medida simples, se ele tivesse colocado a ferramenta no seu devido lugar(caixa de ferramentas), concerteza ele teria muitos niver pela frente.
As vezes a esperiencia so existe, para que quando no final de tudo, agente ver, q ainda não sabia nada.


Voltando aos aeros, mesmo com a luva eu acho arriscado, a nao ser que vc usa aquelas luvas que os açougueiros usa, de malha de ferro, que custam bem caro, mas mesmo assim eu não aconselho, o ideal e um stater eletrico mesmo, ate o bastão tem seus riscos.
Bom esta e minha opinião e fica ai a dica.
SEGURANÇA ACIMA DE TUDO, E SEMPRE.
Abraços galera.

Paulo Ricardo
TsT
-----------
Paulo Ricardo
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Paulo, a luva de açougueiro só evita o corte. Não a fratura dos ossos.....
Mas o que me deixa mais espantado é a TEIMA.....
Eu trabalhei numa oficina mecânica quando garoto, e havia um funcionário que insistia em usar capas de rolamento como calços na prensa hidráulica, mesmo depois que eu o havia alertado para o risco de o aço estilhaçar nessas condições , e ele sempre me chamava da covarde, e dizia "que é, tem medo de morrer ???" e ria... E saía da prensa e ia usar a escova de aço rotativa sem os óculos...
Anos depois passei pela oficina... E deparei com esse cara cego de um olho... Consternado, perguntei o que havia acontecido... Adivinhemmmmm...
Uma capa de rolamento usada como calço estourou na prensa...
Avatar do usuário
paulorunai
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Ter Mai 31, 2011 7:17 pm
Localização: Unaí - MG

Mensagem por paulorunai »

[quote:f6207717d0="claudiorfernandes"]Paulo, a luva de açougueiro só evita o corte. Não a fratura dos ossos.....
Mas o que me deixa mais espantado é a TEIMA.....
Eu trabalhei numa oficina mecânica quando garoto, e havia um funcionário que insistia em usar capas de rolamento como calços na prensa hidráulica, mesmo depois que eu o havia alertado para o risco de o aço estilhaçar nessas condições , e ele sempre me chamava da covarde, e dizia "que é, tem medo de morrer ???" e ria... E saía da prensa e ia usar a escova de aço rotativa sem os óculos...
Anos depois passei pela oficina... E deparei com esse cara cego de um olho... Consternado, perguntei o que havia acontecido... Adivinhemmmmm...
Uma capa de rolamento usada como calço estourou na prensa...[/quote:f6207717d0]

E sim, a teimosia de algumas pessoas, e a principal causa de acidentes, e quando eles ocorrem, eles aindam colocam a culpa no equipamento. :(
Ai eu so lamento. :?
t+

Paulo Ricardo
-----------
Paulo Ricardo
Avatar do usuário
Emannuell
membro
Mensagens: 2067
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 7:33 pm
Localização: Pato Branco - PR
Contato:

Mensagem por Emannuell »

Daria para fazer um video destes, tranquilamente em pt.br ;
Como este e muitas outras dicas, seria bem legal;
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Toda hélice sem proteção (tipo uma grade em volta por exemplo) é um risco enorme em potencial. Na verdade nossos aeromodelos são um risco enorme que vão desde os materiais utilizados na construção (colas, tintas e solventes, pó de fibra de carbono, de fibra de vidro, ...), combustivel (deve fazer um bem danado os vapores de metanol com nitrometano), o sistema de rádio controle (uma via só, sujeito a todo tipo de interferência), baterias (podem explodir) e o motor (hélice, queimaduras). Dá um dia de aula de como não se deve fazer num curso de NR-12 facinho.
Então o ideal é ficar no video game duma vez, o único problema afora algum transtorno psicológico é ter uma LER em alguma parte do corpo.
E o pessoal aqui está se apegando demais nos perigos de dar partida do motor, sendo que a meu ver os riscos depois que o motor pegou são muito maiores.
Não estou incentivando ninguém a usar seus dedos na partida, longe de mim. Acho que todos deveriam usar o bastão (em ingles chicken stick...) ou melhor ainda o starter elétrico. Se o cara gosta de arriscar tomar uma pancada no dedo num contragolpe, faz parte da adrenalina da brincadeira. Se ele se machucar, já sabe que não pode chorar, a culpa foi dele mesmo. É como dizer a um piloto de corridas sobre os riscos de acidente....
Avatar do usuário
paulorunai
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Ter Mai 31, 2011 7:17 pm
Localização: Unaí - MG

Mensagem por paulorunai »

[quote:fde2a3d9dc="betocastrucci"]Toda hélice sem proteção (tipo uma grade em volta por exemplo) é um risco enorme em potencial. Na verdade nossos aeromodelos são um risco enorme que vão desde os materiais utilizados na construção (colas, tintas e solventes, pó de fibra de carbono, de fibra de vidro, ...), combustivel (deve fazer um bem danado os vapores de metanol com nitrometano), o sistema de rádio controle (uma via só, sujeito a todo tipo de interferência), baterias (podem explodir) e o motor (hélice, queimaduras). Dá um dia de aula de como não se deve fazer num curso de NR-12 facinho.
Então o ideal é ficar no video game duma vez, o único problema afora algum transtorno psicológico é ter uma LER em alguma parte do corpo.
E o pessoal aqui está se apegando demais nos perigos de dar partida do motor, sendo que a meu ver os riscos depois que o motor pegou são muito maiores.
Não estou incentivando ninguém a usar seus dedos na partida, longe de mim. Acho que todos deveriam usar o bastão (em ingles chicken stick...) ou melhor ainda o starter elétrico. Se o cara gosta de arriscar tomar uma pancada no dedo num contragolpe, faz parte da adrenalina da brincadeira. Se ele se machucar, já sabe que não pode chorar, a culpa foi dele mesmo. É como dizer a um piloto de corridas sobre os riscos de acidente....[/quote:fde2a3d9dc]

hauhauhauhau

tudo que o amigo ai de cima falou, e a + pura verdade.
Se quando eu fou da algum curso da nr12 (segura em maquinas e equipamentos), e tiver algum alulo aeromodelista, o teste de aprendizado que vou da pra ele, é pedir, para ele fazer todo o procedimento, de partida de aero, hehehe
Talvez, apos tee aprendido os procedimentos, ele ate consiga executar todo o procedimento de segurança, mas se fosse outro aeromodelista qualquer, concerteza, se bincar, nao fazia nem pelo nemos 1 passo correto.

Quanto aos video games, para nao da LER (lesão por esforço repetitivo) é so nao ficar muito tempo, jogando, ou no simulador, um procedimento simples que evita este tipo de aborrecimento, é tipo a cada 1 hora, pausa o game, ou o simulador e vai na coizinha, banheiro, ou seja se movimente, da uma alongada, fica uns 10 minutos longe do simulador, e depois, volte a vogar novamente, e um procedimento simples, mas que evita muta dor de cabeça, pricipalmente para os novatos no hobby como eu, as vezes um novato depois de algum tempo sem intervalo no simulador, vai perdendo, digamos o ritimo da coisa, tipo comeca a lenha um aero atras do outro, começa ficar bravo, chinga, as vezes ate quebra o equipamento, hehehe, ja viisto acontecer.

Outro coisa que a meu ponto de vista, quebra qualquer regra de segurança, e a regulaçao do motor, ou seja, na nr12 fala NEHUM, LEIA BEM,NEHUM EQUIPAMENTO OU MAQUINA, NAO PODE SER FEITO QUALQUER AJUSTE OU MANUTENCÃO, EM FUNCIONAMENTO, ou seja todo tipo de manutençáo deve ser feito, com o equipamento todo inoperante, para evitar a partida do motor acidentalmente e evitar a que a pessoa que executa o serviço, sofra algum dano.

Hehehe, ou nunca vi regularem um motor de aeromodelo desligado, e sempre motpr a todo vapor, e os dedos la nas agulhas.

Bom era isto que queria passar prara vcs.
Hehe
Ai vcs me pergunta, AQUI É UM FORUM DE AEROMODELOS, PQ VC TA FALANDO DE SEGURANÇA?
SIMPLES.
PORQUE SEGURANÇA TEM QUE HAVER EM TODO LUGAR.

Abraços
t+
Paulo Ricardo
-----------
Paulo Ricardo
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Motores pequenos eu só ligo com bastão, agora os motores grandes não tem jeito tem que ser na mão mesmo, o negocio é não colocar a mão na helice e sim apoiar a mão sobre ela. Assim quando o motor pega você não tem risco, ou pelo menos minimiza muito.
Avatar do usuário
leandrop
membro
Mensagens: 652
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 9:31 pm
Localização: Teresina / Piauí

Mensagem por leandrop »

Melhor forma de ligar um motor é com o starter: não oferece risco soa dedos, não deixa a helice com marcas do bastão e não há motor que não ligue com um bom starter! Na vedade eu usava, pois hoje todos os meus motores são elétricos!
Responder