Página 1 de 5

Passo à passo de como ligar um motor glow 2T

Enviado: Seg Jun 13, 2011 1:15 pm
por Aerocado
Bem interressante. E mostra como é fácil para quem não conhece.

Quanto à ligar com os dedos, porque eu sei que um monte de gente vai berrar. Se seguir esses passos e deixar o acelerador no MÍNIMO, o máximo que vai acontecer é levar um peteleco da hélice. Eu aprendi a ligar os motores dessa forma quando tinha 11 anos e nunca me machuquei :D

http://www.modelairplanenews.com/videos/how-tos/

Enviado: Seg Jun 13, 2011 5:43 pm
por Ronaldo 2T
Muito bom o video , tem algo em portugues ja que meu ingles é pessimo !?

Enviado: Seg Jun 13, 2011 5:58 pm
por claudiorfernandes
É... só que TODOS os fabricantes de motor dizem para NÃO USAR OS DEDOS...

Enviado: Seg Jun 13, 2011 6:15 pm
por RafaelMq
O procedimento esta correto....

Porem se eu fosse voce tiratia logo esse video daqui, pois tem uma falha enorme em tudo isso.

O cara da partida na mao... e isso com certeza nao esta correto (segundo as normas da Cobra, e de intuição).

O Correto seria usar o Dedo de borracha.

Enviado: Seg Jun 13, 2011 10:48 pm
por marcio mangelli
Cara pode ser ate seguro, mais não me arrisco não !!!! ja vi na pista pessoas que na hora que colocam o start o motor explode e a helice gira sozinho, vi isto acontecer por duas vezes apenas mais de qualquer forma e um risco que acho desnecessario, um pedaço de cabo de vassoura com uma proteção e tão baratinho rsrsrs

Re: Passo à passo de como ligar um motor glow 2T

Enviado: Seg Jun 13, 2011 10:53 pm
por claudiorfernandes
[quote:7efe896693="Aerocado"] o máximo que vai acontecer é levar um peteleco da hélice.[/quote:7efe896693]

Eu vi um cara sofrer um corte feio no dedo com um coice de motor SEM O NI-START.... Ele foi apenas acertar a posição da hélice ANTES de conectar o aquecedor. O motor 46 estava quente e com combustível (tinha acabado de apagar), e ao levar a hélice próximo ao PMS o motor detonou e o coice arrancou uma lasca do dedo do sujeito... "peteleco" só se for de um Cox 0.049...

Enviado: Seg Jun 13, 2011 10:56 pm
por marcio mangelli
Claudio sera que foi isto que aconteceu quando eu vi tambem ???? pode ser em !!!! sempre fiquei pensando no que poderia ter acontecido.

Enviado: Seg Jun 13, 2011 11:13 pm
por claudiorfernandes
Marcio, se o motor estiver aquecido e o cilindro cheio de mistura correta, qualquer desequilíbrio no sistema pode causar a detonação, como por exemplo o aumento de temperatura causado pela compressão. Leia algo sobre "ponto de fulgor" e vai entender melhor....

Re: Passo à passo de como ligar um motor glow 2T

Enviado: Seg Jun 13, 2011 11:45 pm
por Aerocado
[quote:d05945f601="claudiorfernandes"][quote:d05945f601="Aerocado"] o máximo que vai acontecer é levar um peteleco da hélice.[/quote:d05945f601]

Eu vi um cara sofrer um corte feio no dedo com um coice de motor SEM O NI-START.... Ele foi apenas acertar a posição da hélice ANTES de conectar o aquecedor. O motor 46 estava quente e com combustível (tinha acabado de apagar), e ao levar a hélice próximo ao PMS o motor detonou e o coice arrancou uma lasca do dedo do sujeito... "peteleco" só se for de um Cox 0.049...[/quote:d05945f601]

Bom, pra usar os dedos tem que saber no mínimo um pouco de como as coisas funcionam, ao ajeitar a hélice jamais se deixa a hélice solta, faça como no vídeo, agarre a hélice ao fazer isso, e aproveite para dar uma volta completa e ver se o motor dá sinal. Digo novamente que se feito da maneira correta não trará problemas.

Eu uso o starter elétrico para dar partida, mas quando o motor está quente uso os dedos ou uma chave de fenda. Mas já entortei uma agulha por bater com a chave de fenda.

Só acho que muita gente faz tempestade em copo d'água, se a revista mais antiga referente à modelismo divulga algo dessa forma, posso dizer com toda certeza de que não vou dar ouvidos à alguns "modelistas" sensacionalistas.

Enfim, vou encerrar minha participação neste tópico, retirem o que acharem de bom, inclusive nesse site existem muitos how to's interressantes. Recomendo!!!

Enviado: Ter Jun 14, 2011 7:26 am
por betocastrucci
Mesmo com muita experiência, uma hora alguma coisa dá errado e lá se foi uma fatia do seu dedo. Já consegui me cortar trocando a hélice do motor, aprendi que tenho que lixar o fio da hélice antes de por a mão :D :D :D :D
Eu usava um pedaço de mangueira mais rigido, mas concordo que o risco de entortar uma agulha é grande, então passei a usar aquelas luvas de tecido grosso branco com pontinhos pretos de borracha que se encontra em lojas de material de construção e são muito baratas, deu a partida no motor, tira a luva para voar.