Motor Evolution .46 , duvidas na regulagem

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

Motor EVO usa agua como combustivel? kkkkkkkk... quanto ao caseirol eu uso sem medo, motor da lenta sim ( ou eu tenho muita sorte) as retomadas são normais e a potencia até hj eu não vi diferença. Uso caseirol com 20% de oleo e o motor dura uma eternidade. Aqui na pista Voam OS 55AX, Thunder Tiger pro 46( foi meu por 2 anos e está 100% ainda), jba 46 OS 46AX, EVO 61, ASP52, tudo no caseirol e sem problemas.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:1f6d84d7e8="magnoudia"]Motor EVO usa agua como combustivel? kkkkkkkk... quanto ao caseirol eu uso sem medo, motor da lenta sim ( ou eu tenho muita sorte) as retomadas são normais e a potencia até hj eu não vi diferença. Uso caseirol com 20% de oleo e o motor dura uma eternidade. Aqui na pista Voam OS 55AX, Thunder Tiger pro 46( foi meu por 2 anos e está 100% ainda), jba 46 OS 46AX, EVO 61, ASP52, tudo no caseirol e sem problemas.[/quote:1f6d84d7e8]

Continue assim e terá motor a vida toda.
Combustível nitrado é somente para competição, pois a capacidade de refrigeração do combustível nitrado é muito grande e isso faz com que a camisa do motor, dilate menos do que o pistão o que causa um desgaste mais rápido do conjunto camisa / pistão.
É muito bom ouvir (ler) um aeromodelista falando que usa combustível sem nitro e que está satisfeito com isso. Se vais voar escala e ou está aprendendo, não necessita de nitro no combustível, agora se vai particiapr de competições, onde aceleração e retomada de velocidades são fundamentais, aí sim o combustível nitrado é muito melhor, ms a vida útil do motor cai muito.
Um motor que sempre trabalhou sem nitro, aceitará perfeitamente trbalhar com nitro, mas um motor que sempre trabalhou com nitro, nunca irá ter uma boa regulagem se trabalhar sem nitro.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
marcio mangelli
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Ago 31, 2010 7:53 pm

Mensagem por marcio mangelli »

Laercio, então não e bom o uso do combustivel nitrado para voos de fim de semana?? no manual do meu motor OS, fala que devo usar combustivel com baixa porcentagem de nitro 5 a 10% mais fala enfaticamente para usar o nitrometano.Cara sinceramente não estou entendendo mais nada em relação a este assunto. Pelo que eu sei o nitrometano não ajuda no resfriamento do motor e sim na "produção de oxigenio " aumento de oxigenio na queima do combustivel, sera que eu estou entendendo tudo errado???
wk
membro
Mensagens: 189
Registrado em: Qua Dez 23, 2009 8:36 am

Mensagem por wk »

[quote:f8ea3bfbcf="marcio mangelli"]Laercio, então não e bom o uso do combustivel nitrado para voos de fim de semana?? no manual do meu motor OS, fala que devo usar combustivel com baixa porcentagem de nitro 5 a 10% mais fala enfaticamente para usar o nitrometano.Cara sinceramente não estou entendendo mais nada em relação a este assunto. Pelo que eu sei o nitrometano não ajuda no resfriamento do motor e sim na "produção de oxigenio " aumento de oxigenio na queima do combustivel, sera que eu estou entendendo tudo errado???[/quote:f8ea3bfbcf]

Colega!,acha que discutir com ou sem nitro cada um tem sua experiência tem, tem por ai mais de 500mil tópicos, eu sou daqueles que segue o manual do motor, acha que os engenheiros fazem milhares de testes com o modelo que vão lançar incluirndo combura, fazem o "manual", e descrevem a melhor forma de usar, ai vem a galera e fala que não precisa usar nitro então PRÁ QUE MANUAL, agora se o manual descreve que 0 a 10% de nitro e 18% óleo blz se for descrito de no minimo 10%e 18 a 20% de óleo por EX., vem me dizer que não precisam quando novo funciona até com água depois do desgaste é que faz a direrença, depois fala que a marca não presta.Querem inventar, ou estou lendo errado ou a fábria adora pagar salários altissímos para os engenheiros ou adora desperdiçar papel e tempo de nós lendo o bendito livrinho. podem me xingar achar ruim más é minha opnião.
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Cada um voa do jeito que quiser... não tem nego voando heli com uma pá só no rotor principal?

Então... O que dirá do combusta... Tá com dúvida do heli? Procura no YT!
marcio mangelli
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Ago 31, 2010 7:53 pm

Mensagem por marcio mangelli »

[quote:5368795df9="willykolho"][quote:5368795df9="marcio mangelli"]Laercio, então não e bom o uso do combustivel nitrado para voos de fim de semana?? no manual do meu motor OS, fala que devo usar combustivel com baixa porcentagem de nitro 5 a 10% mais fala enfaticamente para usar o nitrometano.Cara sinceramente não estou entendendo mais nada em relação a este assunto. Pelo que eu sei o nitrometano não ajuda no resfriamento do motor e sim na "produção de oxigenio " aumento de oxigenio na queima do combustivel, sera que eu estou entendendo tudo errado???[/quote:5368795df9]

Colega!,acha que discutir com ou sem nitro cada um tem sua experiência tem, tem por ai mais de 500mil tópicos, eu sou daqueles que segue o manual do motor, acha que os engenheiros fazem milhares de testes com o modelo que vão lançar incluirndo combura, fazem o "manual", e descrevem a melhor forma de usar, ai vem a galera e fala que não precisa usar nitro então PRÁ QUE MANUAL, agora se o manual descreve que 0 a 10% de nitro e 18% óleo blz se for descrito de no minimo 10%e 18 a 20% de óleo por EX., vem me dizer que não precisam quando novo funciona até com água depois do desgaste é que faz a direrença, depois fala que a marca não presta.Querem inventar, ou estou lendo errado ou a fábria adora pagar salários altissímos para os engenheiros ou adora desperdiçar papel e tempo de nós lendo o bendito livrinho. podem me xingar achar ruim más é minha opnião.[/quote:5368795df9]


Willy não estou querendo discutir e sim saber !!!!! o porêm e que fico sabendo de certas coisas de axismo e fico sem saber o correto, voo com combustivel industrializado desde que me conheço como aeromodelista e ja vi alguns motores "morrerem" usando combustivel industrializado e com manutenção rigorosamente bem feita e como manda o figurino, so queria saber uma explicação melhor do amigo que postou que o nitro pode ser prejudicial ao motor para poder entender melhor do assunto. assim saber o que estou fazendo.
Campanha para respostas educadas !!!!!! Eu apoio!!!!!!
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Pense num carro normal, rodando com combustível dos postos. Se você quer aumentar a potência, coloca um turbo ou supercharger para superalimentar. Correto?

Nos motores 2 tempos, não temos como colocar os mesmos pois os motores não possuem válvulas. Neste caso, para superalimentar, aumentar a taxa de admissão de oxigênio, é acrescentado nitrometano ao combustível.

Este, quando começa a ser queimado na câmara de combustão do motor, libera moléculas de oxigênio. Superalimentando o motor, quimicamente.

Ok?

Por outro lado, com o motor parado com combustível, o nitrometano em temperatura e pressão ambientes se decompôem, gerando as tais moléculas de oxigênio. Estas vão aderir internamente ao seu motor, deixando-o oxidado. Prova disso é você fazer a comparação de um motor que foi aplicado after-run após cada dia de uso com um que nunca foi feita esta manutenção.

Tecnicamente, um motor que sempre rodou com caseirol tende a ter menos oxidação que um motor que rodou com combustível nitrado. Levando a uma maior durabilidade dos rolamentos e componentes internos.

Só que, nem sempre isso é verdade, pois se o motor for mal carburado, vai ter menor vida útil. Por isso o pessoal sempre recomenda, em caso de usar caseirol, procure pelos componentes mais puros o máximo possível.

Já fiz alguns testes com combustível sem nitro. Para ter melhor o mesmo rendimento, é preciso se atentar a vários fatores, incluindo o uso de velas média-quentes, carburação, temperatura, limpeza...

Abraços.
marcio mangelli
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Ago 31, 2010 7:53 pm

Mensagem por marcio mangelli »

[quote:7ecc81590e="Gazo"]Pense num carro normal, rodando com combustível dos postos. Se você quer aumentar a potência, coloca um turbo ou supercharger para superalimentar. Correto?

Nos motores 2 tempos, não temos como colocar os mesmos pois os motores não possuem válvulas. Neste caso, para superalimentar, aumentar a taxa de admissão de oxigênio, é acrescentado nitrometano ao combustível.

Este, quando começa a ser queimado na câmara de combustão do motor, libera moléculas de oxigênio. Superalimentando o motor, quimicamente.

Ok?

Por outro lado, com o motor parado com combustível, o nitrometano em temperatura e pressão ambientes se decompôem, gerando as tais moléculas de oxigênio. Estas vão aderir internamente ao seu motor, deixando-o oxidado. Prova disso é você fazer a comparação de um motor que foi aplicado after-run após cada dia de uso com um que nunca foi feita esta manutenção.

Tecnicamente, um motor que sempre rodou com caseirol tende a ter menos oxidação que um motor que rodou com combustível nitrado. Levando a uma maior durabilidade dos rolamentos e componentes internos.

Só que, nem sempre isso é verdade, pois se o motor for mal carburado, vai ter menor vida útil. Por isso o pessoal sempre recomenda, em caso de usar caseirol, procure pelos componentes mais puros o máximo possível.

Já fiz alguns testes com combustível sem nitro. Para ter melhor o mesmo rendimento, é preciso se atentar a vários fatores, incluindo o uso de velas média-quentes, carburação, temperatura, limpeza...

Abraços.[/quote:7ecc81590e]
Gazo mais o metanol e autamente higroscopico (sorpção de agua ) neste caso tambem haveria a oxidação dos componentes se não for apicado o after rum, o que acho que o laercio quis dizer e que com o uso do nitrometano vc pode oferecer uma sobre alimentação ao motor como vc mesmo disse e assim explodir o giro para o qual o motor foi projetado. como exemplo podemos colocar a preparação de motores automobilisticos que rodam com nitrometano se vc não fizer um reforço nas peças como peças forjadas o motor acaba rapidinho devido a aumento absurdo da taxa de compreção e consequentemente comprometendo todo o conjunto, sera que e mais ou menos isto que ele quis dizer??
Campanha para respostas educadas !!!!!! Eu apoio!!!!!!
Avatar do usuário
jose bn
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 4:31 pm

Mensagem por jose bn »

Gazo , ri muito com o que você disse do instrutor. O pior que fui procurar o aviao na mata sozinho. Eu uso o combustivel caseirol sem nenhum problema. Só usei esse outro porque era o primeiro voo do aviao, mas sempre uso o caseirol no motor OS .46 e nunca tiva problemas. Isso é uma questão de gostos. O motor Evo que falei aqui é usado já, e comprei desse instrutor, ele foi soldado depois de uma violenta queda onde quebrou o scapp da cabeça do aviao (entendeu né ?) e foi soldado. Mas eu não vou mais usar ele. Eu vou me preparar e comprar um novo. Voltando ao combustivel, o nitro sim resfria o motor, mas usando o caseirol com uma porcetagem boa de oleo, não haverá riscos do motor esquentar.
marcio mangelli
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Ago 31, 2010 7:53 pm

Mensagem por marcio mangelli »

cara neste topico tem a opinião de algumas pessoas mais entendidas do que eu , mais lendo ele não cheguei a nenhuma conclusão a respeito da refrigeração ocasionada pelo nitrometano, da uma olhada la e ve se te esclarece alguma coisa pois eu estou na mesma ainda rsrsrs
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=15905&postdays=&postorder=asc&start=0
Responder