A reforma do StarFenix
- guitng
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- Registrado em: Seg Jul 07, 2008 5:10 pm
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A reforma do StarFenix
Colegas do E-voo,
Venho por meio deste tópico relatar detalhadamente a reforma completa do meu Starflyer que por confiar em servos chineses foi destruido depois de uma queda durante uma aproximação a 40 metros de altura.
Sábado passado fui para a pista muito contente depois de ter trabalhado bastante na montagem do meu primeiro modelo glow, que comprei reformado pela bagatela de 200 reais.
Como podem observar na foto abaixo, o modelo estava bonito, entelagem nova, asa do starflyer antigo toda em balsa reforçada e equipado com meu novo motor ASP 52, receptor AR500 (Usado com meu DX5) Ubec com lipo de 1300 e 4 servos HXT5010 que lamentei ter colocado.
[img:c53b09f1b3]http://img52.imageshack.us/img52/6268/starflyer.jpg[/img:c53b09f1b3]
Foto do Starflyer no dia em que foi pra pista.
Depois da decolagem o instrutor me passou o comando, fiz alguns cirulos e oitos sobre a pista, algumas subidas verticais para manter o motor "desafogado" pois a mistura estava rica por ser o primeiro voo.
Logo em seguida meu instrutor disse "Guilherme, vc já voa! (Voo elétricos a algum tempo) Então sugeriu que fizessemos uma aproximação para que eu me acostumasse com a pista, abri a curva pra esquerda bem alto e longe da pista e vim virando para a direita e diminuindo a altitude para alinhar... quando me assustei o avião nao quis mais cabrar e travou "picado" no susto ele disse "Cabra!!! E eu respondi "Estou cabrando!!!"
Assumiu os controles e mesmo assim foi inevitável pelo fato de ter ocorrido falha mecanica no meu profundor que não saia da posição picando.
Resultado, uma lenha feia!
- Fuzelagem partida ao meio no mesmo local da última reforma (Ufa!)
- Asa partida ao meio e totalmente danificada.
- Profundor esquerdo partido.
- Leme arrancado
O ubec amassou, o receptor rachou a caixa de acrílico, os servos foram arrancados da mesa e quebraram onde são parafusados, tanque foi lançado a metros, motor ficou enterrado. A lipo saiu sem nenhum arranhão pq embalei bem! hehehe...
Na hora fui ate o local da queda e o morador já havia recolhido os pedaços, catei tudo e fui embora com meia asa e meia fuzelagem sem a intenção de reformar. Mas ai me veio a vontade de colocar ele no ar denovo e analisando melhor, decidi que não seria vencido assim! (Imagem abaixo)
[img:c53b09f1b3]http://img38.imageshack.us/img38/3690/dscf1751o.jpg[/img:c53b09f1b3]
Hoje cedo comprei duas chapinhas de compensado leve de 4mm por 6 reais e desenhei uma nova frente seguindo as linahs do que sobrou da original, para meu espanto consegui que ficasse muito mais forte e mais leve do que a antiga que era feita com duas camadas de balsa. (Imagem abaixo)
[img:c53b09f1b3]http://img814.imageshack.us/img814/917/dscf1752a.jpg[/img:c53b09f1b3]
Aproveitei o embalo e colei todo o conjunto de cauda com a boa e velha cola de madeira. O profundor colei inserindo cola nas fibras então acho que vai ficar muito forte, descartei a necessidade de fazer um novo a colagem ficou perfeita e o alinhamento também. O leme também aproveitei mas tive que refazer as pequenas peças de acabamento lateral com da fuzelagem. Pra isso usei balsa da asa que está irrecuperável. (Imagem abaixo)
[img:c53b09f1b3]http://img829.imageshack.us/img829/3448/dscf1753.jpg[/img:c53b09f1b3]
Pretendo retirar um perfil inteiro da asa e replicar usando isopor P3 e longarina de cedrinho, laminar com madeira, além de entelar tudo com vinil, e faço questão de colar um adesivo com o novo nome desse avião, StarFenix pois aos poucos está voltando das cinzas!
Sugestões e comentários serão bem vindas!
Devo muito do que aprendi aos colegas desse fórum!
Obrigado!
Venho por meio deste tópico relatar detalhadamente a reforma completa do meu Starflyer que por confiar em servos chineses foi destruido depois de uma queda durante uma aproximação a 40 metros de altura.
Sábado passado fui para a pista muito contente depois de ter trabalhado bastante na montagem do meu primeiro modelo glow, que comprei reformado pela bagatela de 200 reais.
Como podem observar na foto abaixo, o modelo estava bonito, entelagem nova, asa do starflyer antigo toda em balsa reforçada e equipado com meu novo motor ASP 52, receptor AR500 (Usado com meu DX5) Ubec com lipo de 1300 e 4 servos HXT5010 que lamentei ter colocado.
[img:c53b09f1b3]http://img52.imageshack.us/img52/6268/starflyer.jpg[/img:c53b09f1b3]
Foto do Starflyer no dia em que foi pra pista.
Depois da decolagem o instrutor me passou o comando, fiz alguns cirulos e oitos sobre a pista, algumas subidas verticais para manter o motor "desafogado" pois a mistura estava rica por ser o primeiro voo.
Logo em seguida meu instrutor disse "Guilherme, vc já voa! (Voo elétricos a algum tempo) Então sugeriu que fizessemos uma aproximação para que eu me acostumasse com a pista, abri a curva pra esquerda bem alto e longe da pista e vim virando para a direita e diminuindo a altitude para alinhar... quando me assustei o avião nao quis mais cabrar e travou "picado" no susto ele disse "Cabra!!! E eu respondi "Estou cabrando!!!"
Assumiu os controles e mesmo assim foi inevitável pelo fato de ter ocorrido falha mecanica no meu profundor que não saia da posição picando.
Resultado, uma lenha feia!
- Fuzelagem partida ao meio no mesmo local da última reforma (Ufa!)
- Asa partida ao meio e totalmente danificada.
- Profundor esquerdo partido.
- Leme arrancado
O ubec amassou, o receptor rachou a caixa de acrílico, os servos foram arrancados da mesa e quebraram onde são parafusados, tanque foi lançado a metros, motor ficou enterrado. A lipo saiu sem nenhum arranhão pq embalei bem! hehehe...
Na hora fui ate o local da queda e o morador já havia recolhido os pedaços, catei tudo e fui embora com meia asa e meia fuzelagem sem a intenção de reformar. Mas ai me veio a vontade de colocar ele no ar denovo e analisando melhor, decidi que não seria vencido assim! (Imagem abaixo)
[img:c53b09f1b3]http://img38.imageshack.us/img38/3690/dscf1751o.jpg[/img:c53b09f1b3]
Hoje cedo comprei duas chapinhas de compensado leve de 4mm por 6 reais e desenhei uma nova frente seguindo as linahs do que sobrou da original, para meu espanto consegui que ficasse muito mais forte e mais leve do que a antiga que era feita com duas camadas de balsa. (Imagem abaixo)
[img:c53b09f1b3]http://img814.imageshack.us/img814/917/dscf1752a.jpg[/img:c53b09f1b3]
Aproveitei o embalo e colei todo o conjunto de cauda com a boa e velha cola de madeira. O profundor colei inserindo cola nas fibras então acho que vai ficar muito forte, descartei a necessidade de fazer um novo a colagem ficou perfeita e o alinhamento também. O leme também aproveitei mas tive que refazer as pequenas peças de acabamento lateral com da fuzelagem. Pra isso usei balsa da asa que está irrecuperável. (Imagem abaixo)
[img:c53b09f1b3]http://img829.imageshack.us/img829/3448/dscf1753.jpg[/img:c53b09f1b3]
Pretendo retirar um perfil inteiro da asa e replicar usando isopor P3 e longarina de cedrinho, laminar com madeira, além de entelar tudo com vinil, e faço questão de colar um adesivo com o novo nome desse avião, StarFenix pois aos poucos está voltando das cinzas!
Sugestões e comentários serão bem vindas!
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Obrigado!
Guilherme Teixeira
- Luiz Phelipe
- membro
- Mensagens: 2182
- Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
- Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19
Uma dica, se for chapear a asa, não precisa por longarina, o chapeamento por si só já é absurdamente resistente, eu chapeei a asa do meu 25% e esta rigida de mais.
Amigo, sinto muito por sua perda, outra dica, nas emendas do estabilizador faça uma laminação com tecido de fibra de vidro e epoxy 45min, de forma que evite que ele tenha fadiga em voo.
Amigo, sinto muito por sua perda, outra dica, nas emendas do estabilizador faça uma laminação com tecido de fibra de vidro e epoxy 45min, de forma que evite que ele tenha fadiga em voo.
- guitng
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- Registrado em: Seg Jul 07, 2008 5:10 pm
- Localização: Belo Horizonte / MG / 26 anos
[quote:65d126c426="eing20ver"]Uma dica, se for chapear a asa, não precisa por longarina, o chapeamento por si só já é absurdamente resistente, eu chapeei a asa do meu 25% e esta rigida de mais.
Amigo, sinto muito por sua perda, outra dica, nas emendas do estabilizador faça uma laminação com tecido de fibra de vidro e epoxy 45min, de forma que evite que ele tenha fadiga em voo.[/quote:65d126c426]
Você mesmo que chapeou? Usou balsa ou algum outro laminado?
Bem lembrado sobre a possibilidade de fadiga do profundor! Vou providenciar manta de fibra para o reforço e fazer na junção do leme também!
Obrigado pelas dicas!
Amigo, sinto muito por sua perda, outra dica, nas emendas do estabilizador faça uma laminação com tecido de fibra de vidro e epoxy 45min, de forma que evite que ele tenha fadiga em voo.[/quote:65d126c426]
Você mesmo que chapeou? Usou balsa ou algum outro laminado?
Bem lembrado sobre a possibilidade de fadiga do profundor! Vou providenciar manta de fibra para o reforço e fazer na junção do leme também!
Obrigado pelas dicas!
Guilherme Teixeira
- Luiz Phelipe
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- Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
- Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19
[quote:efef917105="guitng"][quote:efef917105="eing20ver"]Uma dica, se for chapear a asa, não precisa por longarina, o chapeamento por si só já é absurdamente resistente, eu chapeei a asa do meu 25% e esta rigida de mais.
Amigo, sinto muito por sua perda, outra dica, nas emendas do estabilizador faça uma laminação com tecido de fibra de vidro e epoxy 45min, de forma que evite que ele tenha fadiga em voo.[/quote:efef917105]
Você mesmo que chapeou? Usou balsa ou algum outro laminado?
Bem lembrado sobre a possibilidade de fadiga do profundor! Vou providenciar manta de fibra para o reforço e fazer na junção do leme também!
Obrigado pelas dicas![/quote:efef917105]
Exato, usei lamina de cedro 0.7mm e epoxy bicomponente 1h.
Procure por tecido e fibra de vidro, manta não tem resistencia e é muito pesada e grossa.
Amigo, sinto muito por sua perda, outra dica, nas emendas do estabilizador faça uma laminação com tecido de fibra de vidro e epoxy 45min, de forma que evite que ele tenha fadiga em voo.[/quote:efef917105]
Você mesmo que chapeou? Usou balsa ou algum outro laminado?
Bem lembrado sobre a possibilidade de fadiga do profundor! Vou providenciar manta de fibra para o reforço e fazer na junção do leme também!
Obrigado pelas dicas![/quote:efef917105]
Exato, usei lamina de cedro 0.7mm e epoxy bicomponente 1h.
Procure por tecido e fibra de vidro, manta não tem resistencia e é muito pesada e grossa.
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
Powered by: Turnigy9X Fr-sky Telemetry Er9x System and A123 System.
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- guitng
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[quote:fd999b9bcb="eing20ver"][quote:fd999b9bcb="guitng"][quote:fd999b9bcb="eing20ver"]Uma dica, se for chapear a asa, não precisa por longarina, o chapeamento por si só já é absurdamente resistente, eu chapeei a asa do meu 25% e esta rigida de mais.
Amigo, sinto muito por sua perda, outra dica, nas emendas do estabilizador faça uma laminação com tecido de fibra de vidro e epoxy 45min, de forma que evite que ele tenha fadiga em voo.[/quote:fd999b9bcb]
Você mesmo que chapeou? Usou balsa ou algum outro laminado?
Bem lembrado sobre a possibilidade de fadiga do profundor! Vou providenciar manta de fibra para o reforço e fazer na junção do leme também!
Obrigado pelas dicas![/quote:fd999b9bcb]
Exato, usei lamina de cedro 0.7mm e epoxy bicomponente 1h.
Procure por tecido e fibra de vidro, manta não tem resistencia e é muito pesada e grossa.[/quote:fd999b9bcb]
Bacana!
Laminados eu achei no lugar onde comprei a madeira ontem.
O tecido vou tentar comprar auqi em BH na Casa da Resina.
Obrigado!
Amigo, sinto muito por sua perda, outra dica, nas emendas do estabilizador faça uma laminação com tecido de fibra de vidro e epoxy 45min, de forma que evite que ele tenha fadiga em voo.[/quote:fd999b9bcb]
Você mesmo que chapeou? Usou balsa ou algum outro laminado?
Bem lembrado sobre a possibilidade de fadiga do profundor! Vou providenciar manta de fibra para o reforço e fazer na junção do leme também!
Obrigado pelas dicas![/quote:fd999b9bcb]
Exato, usei lamina de cedro 0.7mm e epoxy bicomponente 1h.
Procure por tecido e fibra de vidro, manta não tem resistencia e é muito pesada e grossa.[/quote:fd999b9bcb]
Bacana!
Laminados eu achei no lugar onde comprei a madeira ontem.
O tecido vou tentar comprar auqi em BH na Casa da Resina.
Obrigado!
Guilherme Teixeira
- guitng
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- Localização: Belo Horizonte / MG / 26 anos
[quote:82c8e569c8="Emannuell"]Modelo muito legal, voa super bem.
Reforma ele todos, troca toda entelagem. Servos que compensam são os 3003 e 3004 da futaba. Não saem tao caros (se comprado na gaba) e nao dão problemas.[/quote:82c8e569c8]
Realmente voou super bem, é um modelo ótimo para começar!
Vou tentar achar um servo confiável e com bom preço, os futaba realmente estão entre os primeiros da lista, mas os hitec custam cerca de 30 reais e são de qualidade também depois que terminar a construção eu pesquiso para compra-los.
Obrigado Emannuell!
Reforma ele todos, troca toda entelagem. Servos que compensam são os 3003 e 3004 da futaba. Não saem tao caros (se comprado na gaba) e nao dão problemas.[/quote:82c8e569c8]
Realmente voou super bem, é um modelo ótimo para começar!
Vou tentar achar um servo confiável e com bom preço, os futaba realmente estão entre os primeiros da lista, mas os hitec custam cerca de 30 reais e são de qualidade também depois que terminar a construção eu pesquiso para compra-los.
Obrigado Emannuell!
Guilherme Teixeira