Amaciamento e funcionamento motor DLE 30cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

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Leandro Hendges
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Amaciamento e funcionamento motor DLE 30cc

Mensagempor Leandro Hendges » 14 Jul 2011 20:17

Boa Noite Pessoal,


Procurei por város tópicos, mas pouca coisa se fala sobre o amaciamento de motores a gasolina, então gostaria de algumas dicas para quem está iniciando com esses motores, no meu caso um DLE 30cc.

Gostaria de saber sobre como realizar a partida, é necessário puxar combustível como no glow?

Pelo que li no manual dele as agulhas de alta e baixa já vem pré reguladas, é isso mesmo, se não, qual a medida (voltas) em cada uma delas?

Em relação ao consumo, um tanque de 14oz para um aero de 7 a 8kg daria um tempo médio de voo de quanto tempo?


Desde já agradeço,
Leandro Hendges
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alvaronit
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Mensagempor alvaronit » 14 Jul 2011 21:22

Leandro,

Tenho um motor destes, ainda está amaciando, aliás o amaciamento mesmo leva várias horas de funcionamento.


"Gostaria de saber sobre como realizar a partida, é necessário puxar combustível como no glow?"

O motor tem bomba de combustivel. O que voce vai fazer na primeira partida do dia é acionar o afogador no carburador, e bater na hélice até o motor dar um estouro, como se fosse pegar. Depois disso voce volta o carburador na posição fixa (tem um click) e novamente bate na helice para o motor pegar.


"Pelo que li no manual dele as agulhas de alta e baixa já vem pré reguladas, é isso mesmo, se não, qual a medida (voltas) em cada uma delas?"

Normalmente é 1 volta e meia em cada agulha. Deixe como veio de fábrica. Será preciso ajustar as agulhas para voar, dependendo do rendimento talvez o motor fique muito gordo ou pobre, e isso pode apagar o motor nos primeiros vôos.


"Em relação ao consumo, um tanque de 14oz para um aero de 7 a 8kg daria um tempo médio de voo de quanto tempo? "

Para lá de 20 a 30 minutos - rode o primeiro tanque no chão, com as asas colocadas, nunca acelere mais do que meio-motor - alterne em marcha-lenta e meia-marcha, vá fazendo estes ciclos no chao, 1 tanque inteiro - verá que vai durar mais do que 20 ou 30 minutos.

O meu DLE30, primeiro tanque, ficou 45 minutos ligado no chao.

O assunto é extenso, leia muito, procure ajuda de quem conhece motores gasolina.

abraços.
Alvaro Carneiro
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RPaschoal
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Mensagempor RPaschoal » 14 Jul 2011 21:50

vou aprender tamen !

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Leandro Hendges
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Mensagempor Leandro Hendges » 14 Jul 2011 22:05

[quote:282fea77a3="alvaronit"]Leandro,

Tenho um motor destes, ainda está amaciando, aliás o amaciamento mesmo leva várias horas de funcionamento.


"Gostaria de saber sobre como realizar a partida, é necessário puxar combustível como no glow?"

O motor tem bomba de combustivel. O que voce vai fazer na primeira partida do dia é acionar o afogador no carburador, e bater na hélice até o motor dar um estouro, como se fosse pegar. Depois disso voce volta o carburador na posição fixa (tem um click) e novamente bate na helice para o motor pegar.


"Pelo que li no manual dele as agulhas de alta e baixa já vem pré reguladas, é isso mesmo, se não, qual a medida (voltas) em cada uma delas?"

Normalmente é 1 volta e meia em cada agulha. Deixe como veio de fábrica. Será preciso ajustar as agulhas para voar, dependendo do rendimento talvez o motor fique muito gordo ou pobre, e isso pode apagar o motor nos primeiros vôos.


"Em relação ao consumo, um tanque de 14oz para um aero de 7 a 8kg daria um tempo médio de voo de quanto tempo? "

Para lá de 20 a 30 minutos - rode o primeiro tanque no chão, com as asas colocadas, nunca acelere mais do que meio-motor - alterne em marcha-lenta e meia-marcha, vá fazendo estes ciclos no chao, 1 tanque inteiro - verá que vai durar mais do que 20 ou 30 minutos.

O meu DLE30, primeiro tanque, ficou 45 minutos ligado no chao.

O assunto é extenso, leia muito, procure ajuda de quem conhece motores gasolina.

abraços.[/quote:282fea77a3]


Legal, obrigado pela ajuda...estou buscando bastante informações, lendo bastante, mas nada como as dicas de pessoas com experincia própria... Obrigado...
Leandro Hendges

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RPaschoal
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Mensagempor RPaschoal » 14 Jul 2011 23:24

entao o meu DLE 20cc com um tanque de 420cc chega voa umas 2 horas !!!! vou precisar de gelol pro pescoço !

alvaronit
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Mensagempor alvaronit » 15 Jul 2011 05:24

Quanto a regulagem, tenho feito desta forma e é assim que fazem as pessoas que conheço:

- Observe se a regulagem de fabrica está boa tanto na lenta quanto na transição de média para alta. O motor não deve morrer nem engasgar.

- Agulhas são sensiveis, abrir ou fechar 1/8 ou 1/10 de volta de cada vez.

- Cada vez que alterar as agulhas o resultado não é imediato, aguarde alguns segundos. O ideal é desligar o motor.

- Após 5 ou 6 vôos, checar a regulagem assim:

Com o auxilio de um tacometro, acelerar tudo e medir a RPM, ir fechando a agulha de alta até o giro cair em relação a medição anterior (ou seja, quando voce fecha demais e falta combustivel) - neste ponto voce abre a agulha um pouco deixando o motor com 200/300 rpm menor do que o pico de RPM atingido.

Feito isto partir para regular a lenta. Deixe o motor trabalhar na lenta por 30 segundos e acelere de repente, se o motor engazopar, ou seja, embolar e não morrer, feche um pouco a agulha de lenta até ter uma transição suave. Se ao contrário ele morrer, abra a agulha de lenta até ter uma transição suave.

O importante é ter o motor suave em todo o stick do acelerador. Não pense que voar muito gordo é bom, porque pode afogar/engasgar em vôo e consome muito combustivel, desgasta vela etc. O motor é feito para trabalhar REGULADO.


- A vela que vem é lixo, jogue fora. Há casos de vela que quebraram em vôo. Compre sempre a NGK original modelo CM6.

- A ignição aceita de 4.8 a 6.0v, não ligue packs de 6v nela, porque estes packs carregados dao 7.4 volts ou mais - e vai queimar a ignição. Eu mesmo só uso pack de 4.8 NI-MH. Maior voltagem nao vai melhorar a performance do motor.

- Lembre que os motores a gas tem muito torque, portanto em voo horizontal não usar toda aceleração. Nos meus aviões 90% do vôo é feito com menos de 50% de aceleração. Aconselho selar todas as superficies/dobradiças.

- Procure balancear a hélice - uma hélice balanceada vai diminuir a vibração do motor e consequentemente diminuir a vibração em cima do seu modelo, causando menos stress na estrutura. Um balanceador não é caro e compensa o investimento.
Alvaro Carneiro

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Mensagempor Everton de Castro » 15 Jul 2011 07:33

Alvaronit, essa explanação era tudo que eu queria. Obrigado.
Eu uso A123 2300 na ignição, sendo que antes me informei com o fabricante.
Comprei 3 velas dessas originais e fiz a caca de misturar todos os 5 litros de AVGAS e como demoro a voar, perdi a mistura. Uso AVGAS + 30:1 de Motul 800.

Rpascoal, eu também tenho um DLE 20cc e posso dizer o mesmo que voce, um tanque de 380ml eu vôo quase 20 min e ele desce 1 dedo e um tiquin do tanque.
Dou por visto os 15cc.

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Mensagempor Leandro Hendges » 15 Jul 2011 11:32

Vale moçada...estão me ajudando bastante...
Leandro Hendges

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Mensagempor marciomc » 16 Out 2012 15:21

Pessoal,
Estou montando um aero com um DLE 30cc e li no manual que para amaciar e nos primeiros vôos o ideal é usar uma hélice mais fraca. Como vocês fazem?

Vou colocar uma Xoar 18x8 no extra 300 30cc da AW. É a menor hélice recomendada para o DLE30 no manual. O que vocês acham?

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Mensagempor marciomc » 16 Out 2012 21:18

Lendo melhor vi que a hélice recomendada é essa mesma 18x8 (break in). Depois pode-se passar para uma 18x10 entre outras.

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Mensagempor Drzinho » 17 Out 2012 15:10

Bom, estou no mesmo barco que você, busquei neste feriado na Gaba meu DLE 30cc

Estou amaciando ele em bancada, pois manual fala 10 horas para amaciar... TENHA VONTADE!

Logo, estou rodando 30 minutos, a 4000rpm e dando umas buffadas tempo em tempo, para nao sujar a vela.


Para amaciar, é recomendado 18*8 depois creio que uma 19*8 seja a melhor rendimento.

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Mensagempor Caveira Special Paint » 17 Out 2012 15:27

a melhor coisa pra amaciar o motor é VOAR até cansa... chega uma hora que amacia... rsrs!!

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Dumaia
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Mensagempor Dumaia » 17 Out 2012 17:19

bom pessoal, ja tenho alguma certa experiência em motores a gasolina e o que posso falar e que nos meus motores queimo 01 tanque no chão com o motor no aero mesmo e as asas no lugar pra melhorar a vibração procure usar hélices 100% balanceadas isso vai ajudar bastante, depois de queimar o 1º tanque no chão ja boto logo pra voar faço uns 10 vôos sem passar de 50% e sem manobras , vc vai perceber que o motor vai se soltando a medida que ele for soltando vc vai regulando as agulhas, ha 02 ferramentas que acho fundamenteis sempre estou com elas quando vou voar (Aparelho pra verificar a temperatura e o tacômetro pode ser usado um que fique direto no aero da marca rc-exel).

bons voos!!!

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marciomc
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Mensagempor marciomc » 17 Out 2012 21:31

Valeu Dumaia e Caveira vou seguir suas dicas!

Com relação à hélice para o DLE 30cc, alguma recomendação específica? Uma 18x8 bem balanceada está de bom tamanho?

Valeu!

Drzinho
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Mensagempor Drzinho » 18 Out 2012 14:33

Marciomc 18x8 é a mais recomendada para amaciar, depois vai para uma 19*8 jc que vai ficar feliz.

reginaldoasa
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Mensagempor reginaldoasa » 18 Out 2012 16:08

vou simplesmente relatar como amaciei meus motores ( dle 20, 30 e 55cc)...
dle 30, helice 18x8, 1 tanque chão, mistura 30:1, 50% de aceleração...
20 voos, pianinho, voando maior parte do tempo a 50%, sem exigir muito...
depois desse voos, só alegria, meto o dedo a 100%... snaps, torkroll, faca, etc...
o 30 e 0 55 nunca apagaram... o 20 apagou umas 3 vezes, limpei o carbura e zerou...

Abs...

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marciomc
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Mensagempor marciomc » 18 Out 2012 16:53

Boa!!! Valeu pessoal!
Quando chegar a hora de amaciar o meu relato os resultados.

Abs,
Marcio

giovanisbruzzi
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Mensagempor giovanisbruzzi » 24 Out 2012 23:03

[quote:97e34b84f5="reginaldoasa"]vou simplesmente relatar como amaciei meus motores ( dle 20, 30 e 55cc)...
dle 30, helice 18x8, 1 tanque chão, mistura 30:1, 50% de aceleração...
20 voos, pianinho, voando maior parte do tempo a 50%, sem exigir muito...
depois desse voos, só alegria, meto o dedo a 100%... snaps, torkroll, faca, etc...
o 30 e 0 55 nunca apagaram... o 20 apagou umas 3 vezes, limpei o carbura e zerou...

Abs...[/quote:97e34b84f5]


Amigo, vou amaciar um dle 30 v2. a mistura como faço??
30 ml de oleo para um litro de gas, depois que amaciar uns 25 ml por litro é isso?? comprei oleo motul 800
obrigado

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Wellington_BH
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Mensagempor Wellington_BH » 25 Out 2012 07:41

[quote:2315f49487="reginaldoasa"]opa... esqueci de mencionar que apos os 20 primeiros voos, mudo a mistura para 20:1... e claro regulo a agulha com ajuda do tacômetro... abs...[/quote:2315f49487]

Nossa! Depois de amaciar, você aumenta a porcentagem de óleo na mistura? Não seria o contrário?
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein

Drzinho
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Mensagempor Drzinho » 25 Out 2012 15:48

[quote:3840263a87="giovanisbruzzi"][quote:3840263a87="reginaldoasa"]vou simplesmente relatar como amaciei meus motores ( dle 20, 30 e 55cc)...
dle 30, helice 18x8, 1 tanque chão, mistura 30:1, 50% de aceleração...
20 voos, pianinho, voando maior parte do tempo a 50%, sem exigir muito...
depois desse voos, só alegria, meto o dedo a 100%... snaps, torkroll, faca, etc...
o 30 e 0 55 nunca apagaram... o 20 apagou umas 3 vezes, limpei o carbura e zerou...

Abs...[/quote:3840263a87]


Amigo, vou amaciar um dle 30 v2. a mistura como faço??
30 ml de oleo para um litro de gas, depois que amaciar uns 25 ml por litro é isso?? comprei oleo motul 800
obrigado[/quote:3840263a87]


30ml por Litro?


NAO MISTURA AS COISAS

Vamos la.

Na escola o . (ponto) é multiplicação : (dois pontos é divisão)
Logo para cada 30 partes de uma quantidade, 1 parte é de Oleo.


Então se vai usar 1l serao 1000ml/30ml, a cada 1l, 33.3ml de oleo.

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Luiz Roberio
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Mensagempor Luiz Roberio » 25 Out 2012 16:06

Como você está usando Motul 800 (o melhor óleo) depois de amaciado a proporção é esta mesma, para cada litro de gasolina 25ml de óleo ; ou seja 40/1.
É assim que eu uso.

Drzinho
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Mensagempor Drzinho » 25 Out 2012 17:53

Luiz Sthil nao é melhor?

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Luiz Roberio
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Mensagempor Luiz Roberio » 26 Out 2012 13:40

Tem alguns que usam Stihl sempre, porém o indicado è usar Stihl (mineral) durante o amaciamento e posteriormente passar para um òleo 100% sintético (O Motul 800 é sintético e talvez o melhor óleo para se usar em aeromodelos a gasolina.

Drzinho
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Mensagempor Drzinho » 26 Out 2012 15:21

HUmmm, legal, vou terminar as 10hras de amaciamento, e passar para um sintético.

giovanisbruzzi
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Mensagempor giovanisbruzzi » 28 Out 2012 15:31

obrigado pela ajuda pessoal,

Após pesquisas estou usando o seguinte para amaciar 30cc DLE v2!

Para amaciar oleo Sthil 8017h mineral (motoserra) mistura 25:1 ( 40ml oleo para 1 litro de gas podium). 2 litros aproximadamente 6 horas. já solta bem o motor.

Depois oleo Motul 800 sintético (moto) mistura 33:1 ( 30ml oleo para 1 litro de gas podium) talvez diminua ainda mais a mistura depende dos primeiros voos até 40:1 (25 ml para 1 litro de gas podium)

uso vela de iridium!
Queimei o primeiro tanque ontem, o motor pegou facil!!!! SHOW DE BOLA!

obrigado a todos

yak 54 30cc dle V2


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