Amaciamento e funcionamento motor DLE 30cc
Moderador: Paulinho
- Leandro Hendges
- membro
- Mensagens: 217
- Registrado em: 07 Fev 2011 10:04
- Localização: Palotina, PR
Amaciamento e funcionamento motor DLE 30cc
Boa Noite Pessoal,
Procurei por város tópicos, mas pouca coisa se fala sobre o amaciamento de motores a gasolina, então gostaria de algumas dicas para quem está iniciando com esses motores, no meu caso um DLE 30cc.
Gostaria de saber sobre como realizar a partida, é necessário puxar combustível como no glow?
Pelo que li no manual dele as agulhas de alta e baixa já vem pré reguladas, é isso mesmo, se não, qual a medida (voltas) em cada uma delas?
Em relação ao consumo, um tanque de 14oz para um aero de 7 a 8kg daria um tempo médio de voo de quanto tempo?
Desde já agradeço,
Procurei por város tópicos, mas pouca coisa se fala sobre o amaciamento de motores a gasolina, então gostaria de algumas dicas para quem está iniciando com esses motores, no meu caso um DLE 30cc.
Gostaria de saber sobre como realizar a partida, é necessário puxar combustível como no glow?
Pelo que li no manual dele as agulhas de alta e baixa já vem pré reguladas, é isso mesmo, se não, qual a medida (voltas) em cada uma delas?
Em relação ao consumo, um tanque de 14oz para um aero de 7 a 8kg daria um tempo médio de voo de quanto tempo?
Desde já agradeço,
Leandro Hendges
Palotina PR
Palotina PR
Leandro,
Tenho um motor destes, ainda está amaciando, aliás o amaciamento mesmo leva várias horas de funcionamento.
"Gostaria de saber sobre como realizar a partida, é necessário puxar combustível como no glow?"
O motor tem bomba de combustivel. O que voce vai fazer na primeira partida do dia é acionar o afogador no carburador, e bater na hélice até o motor dar um estouro, como se fosse pegar. Depois disso voce volta o carburador na posição fixa (tem um click) e novamente bate na helice para o motor pegar.
"Pelo que li no manual dele as agulhas de alta e baixa já vem pré reguladas, é isso mesmo, se não, qual a medida (voltas) em cada uma delas?"
Normalmente é 1 volta e meia em cada agulha. Deixe como veio de fábrica. Será preciso ajustar as agulhas para voar, dependendo do rendimento talvez o motor fique muito gordo ou pobre, e isso pode apagar o motor nos primeiros vôos.
"Em relação ao consumo, um tanque de 14oz para um aero de 7 a 8kg daria um tempo médio de voo de quanto tempo? "
Para lá de 20 a 30 minutos - rode o primeiro tanque no chão, com as asas colocadas, nunca acelere mais do que meio-motor - alterne em marcha-lenta e meia-marcha, vá fazendo estes ciclos no chao, 1 tanque inteiro - verá que vai durar mais do que 20 ou 30 minutos.
O meu DLE30, primeiro tanque, ficou 45 minutos ligado no chao.
O assunto é extenso, leia muito, procure ajuda de quem conhece motores gasolina.
abraços.
Tenho um motor destes, ainda está amaciando, aliás o amaciamento mesmo leva várias horas de funcionamento.
"Gostaria de saber sobre como realizar a partida, é necessário puxar combustível como no glow?"
O motor tem bomba de combustivel. O que voce vai fazer na primeira partida do dia é acionar o afogador no carburador, e bater na hélice até o motor dar um estouro, como se fosse pegar. Depois disso voce volta o carburador na posição fixa (tem um click) e novamente bate na helice para o motor pegar.
"Pelo que li no manual dele as agulhas de alta e baixa já vem pré reguladas, é isso mesmo, se não, qual a medida (voltas) em cada uma delas?"
Normalmente é 1 volta e meia em cada agulha. Deixe como veio de fábrica. Será preciso ajustar as agulhas para voar, dependendo do rendimento talvez o motor fique muito gordo ou pobre, e isso pode apagar o motor nos primeiros vôos.
"Em relação ao consumo, um tanque de 14oz para um aero de 7 a 8kg daria um tempo médio de voo de quanto tempo? "
Para lá de 20 a 30 minutos - rode o primeiro tanque no chão, com as asas colocadas, nunca acelere mais do que meio-motor - alterne em marcha-lenta e meia-marcha, vá fazendo estes ciclos no chao, 1 tanque inteiro - verá que vai durar mais do que 20 ou 30 minutos.
O meu DLE30, primeiro tanque, ficou 45 minutos ligado no chao.
O assunto é extenso, leia muito, procure ajuda de quem conhece motores gasolina.
abraços.
Alvaro Carneiro
-- Viva o dia de hoje como se fosse o último, pois um dia será.
-- Viva o dia de hoje como se fosse o último, pois um dia será.
- Leandro Hendges
- membro
- Mensagens: 217
- Registrado em: 07 Fev 2011 10:04
- Localização: Palotina, PR
[quote:282fea77a3="alvaronit"]Leandro,
Tenho um motor destes, ainda está amaciando, aliás o amaciamento mesmo leva várias horas de funcionamento.
"Gostaria de saber sobre como realizar a partida, é necessário puxar combustível como no glow?"
O motor tem bomba de combustivel. O que voce vai fazer na primeira partida do dia é acionar o afogador no carburador, e bater na hélice até o motor dar um estouro, como se fosse pegar. Depois disso voce volta o carburador na posição fixa (tem um click) e novamente bate na helice para o motor pegar.
"Pelo que li no manual dele as agulhas de alta e baixa já vem pré reguladas, é isso mesmo, se não, qual a medida (voltas) em cada uma delas?"
Normalmente é 1 volta e meia em cada agulha. Deixe como veio de fábrica. Será preciso ajustar as agulhas para voar, dependendo do rendimento talvez o motor fique muito gordo ou pobre, e isso pode apagar o motor nos primeiros vôos.
"Em relação ao consumo, um tanque de 14oz para um aero de 7 a 8kg daria um tempo médio de voo de quanto tempo? "
Para lá de 20 a 30 minutos - rode o primeiro tanque no chão, com as asas colocadas, nunca acelere mais do que meio-motor - alterne em marcha-lenta e meia-marcha, vá fazendo estes ciclos no chao, 1 tanque inteiro - verá que vai durar mais do que 20 ou 30 minutos.
O meu DLE30, primeiro tanque, ficou 45 minutos ligado no chao.
O assunto é extenso, leia muito, procure ajuda de quem conhece motores gasolina.
abraços.[/quote:282fea77a3]
Legal, obrigado pela ajuda...estou buscando bastante informações, lendo bastante, mas nada como as dicas de pessoas com experincia própria... Obrigado...
Tenho um motor destes, ainda está amaciando, aliás o amaciamento mesmo leva várias horas de funcionamento.
"Gostaria de saber sobre como realizar a partida, é necessário puxar combustível como no glow?"
O motor tem bomba de combustivel. O que voce vai fazer na primeira partida do dia é acionar o afogador no carburador, e bater na hélice até o motor dar um estouro, como se fosse pegar. Depois disso voce volta o carburador na posição fixa (tem um click) e novamente bate na helice para o motor pegar.
"Pelo que li no manual dele as agulhas de alta e baixa já vem pré reguladas, é isso mesmo, se não, qual a medida (voltas) em cada uma delas?"
Normalmente é 1 volta e meia em cada agulha. Deixe como veio de fábrica. Será preciso ajustar as agulhas para voar, dependendo do rendimento talvez o motor fique muito gordo ou pobre, e isso pode apagar o motor nos primeiros vôos.
"Em relação ao consumo, um tanque de 14oz para um aero de 7 a 8kg daria um tempo médio de voo de quanto tempo? "
Para lá de 20 a 30 minutos - rode o primeiro tanque no chão, com as asas colocadas, nunca acelere mais do que meio-motor - alterne em marcha-lenta e meia-marcha, vá fazendo estes ciclos no chao, 1 tanque inteiro - verá que vai durar mais do que 20 ou 30 minutos.
O meu DLE30, primeiro tanque, ficou 45 minutos ligado no chao.
O assunto é extenso, leia muito, procure ajuda de quem conhece motores gasolina.
abraços.[/quote:282fea77a3]
Legal, obrigado pela ajuda...estou buscando bastante informações, lendo bastante, mas nada como as dicas de pessoas com experincia própria... Obrigado...
Leandro Hendges
Palotina PR
Palotina PR
Quanto a regulagem, tenho feito desta forma e é assim que fazem as pessoas que conheço:
- Observe se a regulagem de fabrica está boa tanto na lenta quanto na transição de média para alta. O motor não deve morrer nem engasgar.
- Agulhas são sensiveis, abrir ou fechar 1/8 ou 1/10 de volta de cada vez.
- Cada vez que alterar as agulhas o resultado não é imediato, aguarde alguns segundos. O ideal é desligar o motor.
- Após 5 ou 6 vôos, checar a regulagem assim:
Com o auxilio de um tacometro, acelerar tudo e medir a RPM, ir fechando a agulha de alta até o giro cair em relação a medição anterior (ou seja, quando voce fecha demais e falta combustivel) - neste ponto voce abre a agulha um pouco deixando o motor com 200/300 rpm menor do que o pico de RPM atingido.
Feito isto partir para regular a lenta. Deixe o motor trabalhar na lenta por 30 segundos e acelere de repente, se o motor engazopar, ou seja, embolar e não morrer, feche um pouco a agulha de lenta até ter uma transição suave. Se ao contrário ele morrer, abra a agulha de lenta até ter uma transição suave.
O importante é ter o motor suave em todo o stick do acelerador. Não pense que voar muito gordo é bom, porque pode afogar/engasgar em vôo e consome muito combustivel, desgasta vela etc. O motor é feito para trabalhar REGULADO.
- A vela que vem é lixo, jogue fora. Há casos de vela que quebraram em vôo. Compre sempre a NGK original modelo CM6.
- A ignição aceita de 4.8 a 6.0v, não ligue packs de 6v nela, porque estes packs carregados dao 7.4 volts ou mais - e vai queimar a ignição. Eu mesmo só uso pack de 4.8 NI-MH. Maior voltagem nao vai melhorar a performance do motor.
- Lembre que os motores a gas tem muito torque, portanto em voo horizontal não usar toda aceleração. Nos meus aviões 90% do vôo é feito com menos de 50% de aceleração. Aconselho selar todas as superficies/dobradiças.
- Procure balancear a hélice - uma hélice balanceada vai diminuir a vibração do motor e consequentemente diminuir a vibração em cima do seu modelo, causando menos stress na estrutura. Um balanceador não é caro e compensa o investimento.
- Observe se a regulagem de fabrica está boa tanto na lenta quanto na transição de média para alta. O motor não deve morrer nem engasgar.
- Agulhas são sensiveis, abrir ou fechar 1/8 ou 1/10 de volta de cada vez.
- Cada vez que alterar as agulhas o resultado não é imediato, aguarde alguns segundos. O ideal é desligar o motor.
- Após 5 ou 6 vôos, checar a regulagem assim:
Com o auxilio de um tacometro, acelerar tudo e medir a RPM, ir fechando a agulha de alta até o giro cair em relação a medição anterior (ou seja, quando voce fecha demais e falta combustivel) - neste ponto voce abre a agulha um pouco deixando o motor com 200/300 rpm menor do que o pico de RPM atingido.
Feito isto partir para regular a lenta. Deixe o motor trabalhar na lenta por 30 segundos e acelere de repente, se o motor engazopar, ou seja, embolar e não morrer, feche um pouco a agulha de lenta até ter uma transição suave. Se ao contrário ele morrer, abra a agulha de lenta até ter uma transição suave.
O importante é ter o motor suave em todo o stick do acelerador. Não pense que voar muito gordo é bom, porque pode afogar/engasgar em vôo e consome muito combustivel, desgasta vela etc. O motor é feito para trabalhar REGULADO.
- A vela que vem é lixo, jogue fora. Há casos de vela que quebraram em vôo. Compre sempre a NGK original modelo CM6.
- A ignição aceita de 4.8 a 6.0v, não ligue packs de 6v nela, porque estes packs carregados dao 7.4 volts ou mais - e vai queimar a ignição. Eu mesmo só uso pack de 4.8 NI-MH. Maior voltagem nao vai melhorar a performance do motor.
- Lembre que os motores a gas tem muito torque, portanto em voo horizontal não usar toda aceleração. Nos meus aviões 90% do vôo é feito com menos de 50% de aceleração. Aconselho selar todas as superficies/dobradiças.
- Procure balancear a hélice - uma hélice balanceada vai diminuir a vibração do motor e consequentemente diminuir a vibração em cima do seu modelo, causando menos stress na estrutura. Um balanceador não é caro e compensa o investimento.
Alvaro Carneiro
-- Viva o dia de hoje como se fosse o último, pois um dia será.
-- Viva o dia de hoje como se fosse o último, pois um dia será.
- Everton de Castro
- membro
- Mensagens: 1982
- Registrado em: 28 Mar 2009 23:34
- Localização: Iguatu - CE
Alvaronit, essa explanação era tudo que eu queria. Obrigado.
Eu uso A123 2300 na ignição, sendo que antes me informei com o fabricante.
Comprei 3 velas dessas originais e fiz a caca de misturar todos os 5 litros de AVGAS e como demoro a voar, perdi a mistura. Uso AVGAS + 30:1 de Motul 800.
Rpascoal, eu também tenho um DLE 20cc e posso dizer o mesmo que voce, um tanque de 380ml eu vôo quase 20 min e ele desce 1 dedo e um tiquin do tanque.
Dou por visto os 15cc.
Eu uso A123 2300 na ignição, sendo que antes me informei com o fabricante.
Comprei 3 velas dessas originais e fiz a caca de misturar todos os 5 litros de AVGAS e como demoro a voar, perdi a mistura. Uso AVGAS + 30:1 de Motul 800.
Rpascoal, eu também tenho um DLE 20cc e posso dizer o mesmo que voce, um tanque de 380ml eu vôo quase 20 min e ele desce 1 dedo e um tiquin do tanque.
Dou por visto os 15cc.
- Leandro Hendges
- membro
- Mensagens: 217
- Registrado em: 07 Fev 2011 10:04
- Localização: Palotina, PR
Bom, estou no mesmo barco que você, busquei neste feriado na Gaba meu DLE 30cc
Estou amaciando ele em bancada, pois manual fala 10 horas para amaciar... TENHA VONTADE!
Logo, estou rodando 30 minutos, a 4000rpm e dando umas buffadas tempo em tempo, para nao sujar a vela.
Para amaciar, é recomendado 18*8 depois creio que uma 19*8 seja a melhor rendimento.
Estou amaciando ele em bancada, pois manual fala 10 horas para amaciar... TENHA VONTADE!
Logo, estou rodando 30 minutos, a 4000rpm e dando umas buffadas tempo em tempo, para nao sujar a vela.
Para amaciar, é recomendado 18*8 depois creio que uma 19*8 seja a melhor rendimento.
- Caveira Special Paint
- membro
- Mensagens: 996
- Registrado em: 24 Out 2011 16:22
- Localização: São Paulo - Capital
bom pessoal, ja tenho alguma certa experiência em motores a gasolina e o que posso falar e que nos meus motores queimo 01 tanque no chão com o motor no aero mesmo e as asas no lugar pra melhorar a vibração procure usar hélices 100% balanceadas isso vai ajudar bastante, depois de queimar o 1º tanque no chão ja boto logo pra voar faço uns 10 vôos sem passar de 50% e sem manobras , vc vai perceber que o motor vai se soltando a medida que ele for soltando vc vai regulando as agulhas, ha 02 ferramentas que acho fundamenteis sempre estou com elas quando vou voar (Aparelho pra verificar a temperatura e o tacômetro pode ser usado um que fique direto no aero da marca rc-exel).
bons voos!!!
bons voos!!!
-
- membro
- Mensagens: 191
- Registrado em: 15 Dez 2011 15:36
- Localização: Sumare - SP
vou simplesmente relatar como amaciei meus motores ( dle 20, 30 e 55cc)...
dle 30, helice 18x8, 1 tanque chão, mistura 30:1, 50% de aceleração...
20 voos, pianinho, voando maior parte do tempo a 50%, sem exigir muito...
depois desse voos, só alegria, meto o dedo a 100%... snaps, torkroll, faca, etc...
o 30 e 0 55 nunca apagaram... o 20 apagou umas 3 vezes, limpei o carbura e zerou...
Abs...
dle 30, helice 18x8, 1 tanque chão, mistura 30:1, 50% de aceleração...
20 voos, pianinho, voando maior parte do tempo a 50%, sem exigir muito...
depois desse voos, só alegria, meto o dedo a 100%... snaps, torkroll, faca, etc...
o 30 e 0 55 nunca apagaram... o 20 apagou umas 3 vezes, limpei o carbura e zerou...
Abs...
-
- membro
- Mensagens: 11
- Registrado em: 04 Out 2012 13:37
- Localização: Carazinho, RS
[quote:97e34b84f5="reginaldoasa"]vou simplesmente relatar como amaciei meus motores ( dle 20, 30 e 55cc)...
dle 30, helice 18x8, 1 tanque chão, mistura 30:1, 50% de aceleração...
20 voos, pianinho, voando maior parte do tempo a 50%, sem exigir muito...
depois desse voos, só alegria, meto o dedo a 100%... snaps, torkroll, faca, etc...
o 30 e 0 55 nunca apagaram... o 20 apagou umas 3 vezes, limpei o carbura e zerou...
Abs...[/quote:97e34b84f5]
Amigo, vou amaciar um dle 30 v2. a mistura como faço??
30 ml de oleo para um litro de gas, depois que amaciar uns 25 ml por litro é isso?? comprei oleo motul 800
obrigado
dle 30, helice 18x8, 1 tanque chão, mistura 30:1, 50% de aceleração...
20 voos, pianinho, voando maior parte do tempo a 50%, sem exigir muito...
depois desse voos, só alegria, meto o dedo a 100%... snaps, torkroll, faca, etc...
o 30 e 0 55 nunca apagaram... o 20 apagou umas 3 vezes, limpei o carbura e zerou...
Abs...[/quote:97e34b84f5]
Amigo, vou amaciar um dle 30 v2. a mistura como faço??
30 ml de oleo para um litro de gas, depois que amaciar uns 25 ml por litro é isso?? comprei oleo motul 800
obrigado
- Wellington_BH
- membro
- Mensagens: 280
- Registrado em: 10 Jun 2011 18:11
- Localização: BH - MG
[quote:2315f49487="reginaldoasa"]opa... esqueci de mencionar que apos os 20 primeiros voos, mudo a mistura para 20:1... e claro regulo a agulha com ajuda do tacômetro... abs...[/quote:2315f49487]
Nossa! Depois de amaciar, você aumenta a porcentagem de óleo na mistura? Não seria o contrário?
Nossa! Depois de amaciar, você aumenta a porcentagem de óleo na mistura? Não seria o contrário?
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein
Albert Einstein
[quote:3840263a87="giovanisbruzzi"][quote:3840263a87="reginaldoasa"]vou simplesmente relatar como amaciei meus motores ( dle 20, 30 e 55cc)...
dle 30, helice 18x8, 1 tanque chão, mistura 30:1, 50% de aceleração...
20 voos, pianinho, voando maior parte do tempo a 50%, sem exigir muito...
depois desse voos, só alegria, meto o dedo a 100%... snaps, torkroll, faca, etc...
o 30 e 0 55 nunca apagaram... o 20 apagou umas 3 vezes, limpei o carbura e zerou...
Abs...[/quote:3840263a87]
Amigo, vou amaciar um dle 30 v2. a mistura como faço??
30 ml de oleo para um litro de gas, depois que amaciar uns 25 ml por litro é isso?? comprei oleo motul 800
obrigado[/quote:3840263a87]
30ml por Litro?
NAO MISTURA AS COISAS
Vamos la.
Na escola o . (ponto) é multiplicação : (dois pontos é divisão)
Logo para cada 30 partes de uma quantidade, 1 parte é de Oleo.
Então se vai usar 1l serao 1000ml/30ml, a cada 1l, 33.3ml de oleo.
dle 30, helice 18x8, 1 tanque chão, mistura 30:1, 50% de aceleração...
20 voos, pianinho, voando maior parte do tempo a 50%, sem exigir muito...
depois desse voos, só alegria, meto o dedo a 100%... snaps, torkroll, faca, etc...
o 30 e 0 55 nunca apagaram... o 20 apagou umas 3 vezes, limpei o carbura e zerou...
Abs...[/quote:3840263a87]
Amigo, vou amaciar um dle 30 v2. a mistura como faço??
30 ml de oleo para um litro de gas, depois que amaciar uns 25 ml por litro é isso?? comprei oleo motul 800
obrigado[/quote:3840263a87]
30ml por Litro?
NAO MISTURA AS COISAS
Vamos la.
Na escola o . (ponto) é multiplicação : (dois pontos é divisão)
Logo para cada 30 partes de uma quantidade, 1 parte é de Oleo.
Então se vai usar 1l serao 1000ml/30ml, a cada 1l, 33.3ml de oleo.
- Luiz Roberio
- membro
- Mensagens: 202
- Registrado em: 16 Ago 2009 10:10
- Localização: Vitória da Conquista - Bahia
- Luiz Roberio
- membro
- Mensagens: 202
- Registrado em: 16 Ago 2009 10:10
- Localização: Vitória da Conquista - Bahia
-
- membro
- Mensagens: 11
- Registrado em: 04 Out 2012 13:37
- Localização: Carazinho, RS
obrigado pela ajuda pessoal,
Após pesquisas estou usando o seguinte para amaciar 30cc DLE v2!
Para amaciar oleo Sthil 8017h mineral (motoserra) mistura 25:1 ( 40ml oleo para 1 litro de gas podium). 2 litros aproximadamente 6 horas. já solta bem o motor.
Depois oleo Motul 800 sintético (moto) mistura 33:1 ( 30ml oleo para 1 litro de gas podium) talvez diminua ainda mais a mistura depende dos primeiros voos até 40:1 (25 ml para 1 litro de gas podium)
uso vela de iridium!
Queimei o primeiro tanque ontem, o motor pegou facil!!!! SHOW DE BOLA!
obrigado a todos
yak 54 30cc dle V2
Após pesquisas estou usando o seguinte para amaciar 30cc DLE v2!
Para amaciar oleo Sthil 8017h mineral (motoserra) mistura 25:1 ( 40ml oleo para 1 litro de gas podium). 2 litros aproximadamente 6 horas. já solta bem o motor.
Depois oleo Motul 800 sintético (moto) mistura 33:1 ( 30ml oleo para 1 litro de gas podium) talvez diminua ainda mais a mistura depende dos primeiros voos até 40:1 (25 ml para 1 litro de gas podium)
uso vela de iridium!
Queimei o primeiro tanque ontem, o motor pegou facil!!!! SHOW DE BOLA!
obrigado a todos
yak 54 30cc dle V2
Voltar para “Aviões com motor a combustão”
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes