Amaciamento e funcionamento motor DLE 30cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

Moderador: Paulinho

Avatar do usuário
Caveira Special Paint
membro
Mensagens: 996
Registrado em: 24 Out 2011 16:22
Localização: São Paulo - Capital

Mensagempor Caveira Special Paint » 19 Ago 2014 14:42

os motores são muito parecidos e tem pouca diferença. O 30 tem 3.7HP e 0 35 tem 4.1HP.... isso é cerca de 10%.

eu acho que a helice ideal pro DLE30 é uma 18x10 ou 19x8... acho que vc vai cobrir qq tipo de aero se ficar nessas...

Eu uso uma mistura unica, tanto pra amaciar como pra voar... coloco 33ml de óleo pra 1L de gasolina. Uso gasolina pódium com óleo de motor de popa - marítimo, porque tem mais detergente e nao deixa formar aquela borra no carburador, nem aquele po branco...

um dos meus DLE55 tem cerca de 200 vôos e NUNCA formou borra nem esse pó...


se nao aloprar nos 20 primeiros voos e voar ligeriamente mais gordo, seu motor vai amaciar corretamente e vai durar muito...

abraços e boa sorte!!

Moiado
membro
Mensagens: 285
Registrado em: 29 Mai 2011 13:08
Localização: Ibiá, MG

Mensagempor Moiado » 19 Ago 2014 19:15

[quote:22d387d04d="Caveira Special Paint"] ...

eu acho que a helice ideal pro DLE30 é uma 18x10 ou 19x8... acho que vc vai cobrir qq tipo de aero se ficar nessas... [/quote:22d387d04d] O meu motor é o DLE35...

Avatar do usuário
Luiz Roberio
membro
Mensagens: 202
Registrado em: 16 Ago 2009 10:10
Localização: Vitória da Conquista - Bahia

Mensagempor Luiz Roberio » 19 Ago 2014 21:18

Caveira,Obrigado pelas dicas, estou guardando todas.
Também gostaria de saber qual é este óleo Náutico que você usa e como consegui-lo.
Grato.

Avatar do usuário
mhzanotti
membro
Mensagens: 57
Registrado em: 21 Set 2012 16:15
Localização: PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO!

Mensagempor mhzanotti » 19 Ago 2014 23:01

pode usar oleo nautico quick silver, muito bom oleo

Avatar do usuário
Caveira Special Paint
membro
Mensagens: 996
Registrado em: 24 Out 2011 16:22
Localização: São Paulo - Capital

Mensagempor Caveira Special Paint » 20 Ago 2014 10:56

Luiz, eu usava o Quick Silver como o Mhmanzotti comentou.
Muito bom, mas de um tempo pra cá eu estou com dificuldade pra encontrar...

então mudei pro Envirude Johnson Xd30. é um óleo vermelho, deixa até um cheiro bom rsrss...

Custa cerca de R$23,00 o litro e encontra em casa náutica!
me adaptei muito bem com esse óleo e gasola pódium!


http://media.marine-products.com/media/catalog/product/cache/1/image/650x650/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/j/o/johnson_evinrude_xd_30_2-cycle_oil_quart_0764348.jpg

forte abraço

Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: 05 Mar 2010 22:13
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagempor alissongc2000 » 15 Set 2014 09:36

Bom dia pessoal, meu DLE 20cc começou a bater biela.. perguntei a um amigo e ele disse que é normal isto que todos os DLE fazem isto, até o 111cc faz etc...
Gostaria de saber do pessoal que voa a mais tempo com estes motores se é normal mesmo, etc.. Parece que para resolver o problema é necessário trocar o Girabrequim e a biela, não sei se trocar somente a biela resolve isto. Nos motores maiores, tipo o 55, o girabrequim já vem fixo na biela.

Neste video mostro em meu motor o sintoma:
[yt]nr1Djd5OUHI[/yt]

Após abrir o motor fiz um video mostrando a folga dentro do motor, não é no rolamento do pistão, é na biela.
[yt]bT5ggcMNh7o[/yt]


Neste video é apresentado o detalhe do problema em um DLE 55:
[yt]3vN9qJtkfBo[/yt]

Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: 04 Jun 2014 13:29
Localização: Salvador-BA

Mensagempor Thalles Santiago » 22 Out 2014 12:55

[quote:a6aa4e31c8="alissongc2000"]Bom dia pessoal, meu DLE 20cc começou a bater biela.. perguntei a um amigo e ele disse que é normal isto que todos os DLE fazem isto, até o 111cc faz etc...
Gostaria de saber do pessoal que voa a mais tempo com estes motores se é normal mesmo, etc.. Parece que para resolver o problema é necessário trocar o Girabrequim e a biela, não sei se trocar somente a biela resolve isto. Nos motores maiores, tipo o 55, o girabrequim já vem fixo na biela.

Neste video mostro em meu motor o sintoma:
[yt]nr1Djd5OUHI[/yt]

Após abrir o motor fiz um video mostrando a folga dentro do motor, não é no rolamento do pistão, é na biela.
[yt]bT5ggcMNh7o[/yt]


Neste video é apresentado o detalhe do problema em um DLE 55:
[yt]3vN9qJtkfBo[/yt][/quote:a6aa4e31c8]


Hoje como está o funcionamento do motor?
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."

Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: 04 Jun 2014 13:29
Localização: Salvador-BA

Mensagempor Thalles Santiago » 23 Out 2014 08:31

[quote:990e88f430="alissongc2000"]Vou te falar o que está escrito no manual, mas também tenho pouca experiência em motores GAS...
No manual diz que para amaciar usar uma óleo mineral na proporção 30:1 ou seja, 33ml de óleo para cada litro de GAS.
Fala que de preferência usar gasolina com 93 de octanas, mas que gasolina com 87 também irá funcionar.
Ai diz que depois de amaciado pode passar para um óleo sintetico.

Até onde entendi é que o óleo sintetico justamente queima melhor e sobra menos sujeira dentro do motor, e também parece que pode ser usado em uma proporção menor do que o óleo mineral.

Assim, acredito que se você usar nesta proporção o óleo mineral pode usar sim sem problemas.. depois passa para o sintético.[/quote:990e88f430]


Uma informação importante que não vi ninguém comentar e consta no manual dos motores DLE. O óleo deve ser do tipo "sem cinzas". Nenhum óleo mineral atende esta especificação, já os semissintéticos em sua grande maioria contem baixo teor de cinzas e os sintéticos são totalmente livres de cinzas. Esse componente é o principal responsável pela carbonização de vela e peças de motores 2T. Quanto maior a performance do motor maior será a carbonização caso o óleo contenha cinzas.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."

Avatar do usuário
Godoy.Teles
membro
Mensagens: 26
Registrado em: 15 Out 2012 23:34
Localização: Alta Floresta/MT

Mensagempor Godoy.Teles » 23 Out 2014 08:43

Sempre quis comprar um motor 30cc, mas com o dólar a esse preço complica importar.

Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: 05 Mar 2010 22:13
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagempor alissongc2000 » 24 Out 2014 11:42

[quote:35b4200eb8="Thalles Santiago"][quote:35b4200eb8="alissongc2000"]Bom dia pessoal, meu DLE 20cc começou a bater biela.. perguntei a um amigo e ele disse que é normal isto que todos os DLE fazem isto, até o 111cc faz etc...
Gostaria de saber do pessoal que voa a mais tempo com estes motores se é normal mesmo, etc.. Parece que para resolver o problema é necessário trocar o Girabrequim e a biela, não sei se trocar somente a biela resolve isto. Nos motores maiores, tipo o 55, o girabrequim já vem fixo na biela.

Neste video mostro em meu motor o sintoma:
[yt]nr1Djd5OUHI[/yt]

Após abrir o motor fiz um video mostrando a folga dentro do motor, não é no rolamento do pistão, é na biela.
[yt]bT5ggcMNh7o[/yt]


Neste video é apresentado o detalhe do problema em um DLE 55:
[yt]3vN9qJtkfBo[/yt][/quote:35b4200eb8]


Hoje como está o funcionamento do motor?[/quote:35b4200eb8]

Thalles, o motor pifou!! ...

Porque o problema demonstrado era o rolamento que vai no girabrequim, entre o girabrequim e a biela, ele tinha uma folga, para resolver o problema, somente trocando o girabrequim, pois este rolamento é "prensado" no girabrequim e não se encontra para comprar, somente existe o rolamento que vai no pino do pistão para comprar, eu inclusive comprei... errado, pensando que era o tal do rolamento, mas não é... de qualquer forma agora que quebrou tentei retirar o rolamento do girabrequim e acredito que não vai dar muito certo ou ficar bom fazer tal serviço.

O Fato que o rolamento tinha uma folga/desgaste grande e acabou quebrando e devido a um pedacinho do rolamento (não foi um rolete, foi um pedacinho da malha, sei lá como chama, que segura os roletes) entrar entre o pistão e a camisa... arruinou meu motor.. fez um estrago grande na camisa e no pistão.. como o rolamento do girabrequim também quebrou, para arrumar agora tem que trocar muita coisa.. pelo menos: Girabrequim, Pistão, anel, camisa.. fazendo as contas acho que não vai compensar. Vou comprar outro motor e ver se vendo as peças deste ou guardo para reposição, etc...

Se alguém tiver com um motor apresentando o mesmo sintoma, aconselho abrir o motor, para constatar que é o rolamento do girabrequim, e neste caso, trocar o girabrequim, pois mesmo sendo uma peça cara, compensa e muito trocar ele do que sofrer com as consequências.

Abraço
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)

Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: 04 Jun 2014 13:29
Localização: Salvador-BA

Mensagempor Thalles Santiago » 24 Out 2014 11:47

Vixe.


A galera que usa DLE a tempo tem o que a relatar?

Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: 05 Mar 2010 22:13
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagempor alissongc2000 » 24 Out 2014 11:49

[quote:9b3a40492e="Godoy.Teles"]Sempre quis comprar um motor 30cc, mas com o dólar a esse preço complica importar.[/quote:9b3a40492e]

Godoy, está muito caro mesmo, eu também estou precisando comprar outro motor, e não estou com coragem.. acredito que nesta época de eleições, etc.. o cenário econômico está muito conturbado e devido a isto e algumas outras coisas, o dólar disparou... Talvez seja melhor esperar mais um pouco agora para as coisas voltagem nos eixos..
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)

Alexaoliveira
membro
Mensagens: 127
Registrado em: 21 Set 2011 17:21
Localização: Sorocaba

Re: Amaciamento e funcionamento motor DLE 30cc

Mensagempor Alexaoliveira » 22 Fev 2015 00:21

Olá Aproveitando o topico. Estou Amaciando um dle 30cc v2. para dar partida so com starter. Faço da seguinte forma:
1° - Fecho o afogador
2° - giro a helice umas 5 vezes
3°- Abro totalmente o Afogador e uso o starter.
Por 2 vezes tive que tirar a vela ngk cm6 e vi que ela estava encharcada.
Mesmo assim demora um pouco para pegar. Depois de funcionando não apaga nem engasga.
Estou usando Vpower e Sthil 30:1.

Minha duvida é se tem tempo de afogamento e como faço. Obrigado desde já.
"Quem disse que o tempo era o melhor remédio para as dores do mundo!Desconhecia o poder do abraço de um filho..."

Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: 05 Mar 2010 22:13
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Re: Amaciamento e funcionamento motor DLE 30cc

Mensagempor alissongc2000 » 22 Fev 2015 09:07

Alex, o afogamento somente serve para puxar o combustível que está no tanque para o carburador, por isto que o procedimento é o seguinte, puxa(fecha) o afogador e bate a hélice até o motor dar sinal, você pode até deixar o acelerador no máximo, que irá facilitar a puxada, mas com o afogador puxado não irá pegar... e com o starter, talvez você não perceba o sinal, pois ele dá sinal de pegar, e já encharca a vela e ai não faz mais nada.

A melhora maneira que encontrei para secar a vela encharcada é um produto que chama "Limpa Contato Elétrico" ou algo assim, note que NÃO é WD40, White Lub, etc.. é o Limpa Contato. é melhor do que o maçarico, basta um spray na vela e você assopra a vela até ela secar, cerca de uns 15segundos e pronto pode botar devolta :D

Depois que o combustível já chegou ao carburador, ele não volta para o tanque rapidamente, ele demora mais de hora para voltar.. sendo assim, normalmente você irá puxar(fechar) o afogador somente na primeira partida. Se o combustível estiver retornando rápido para o tanque o reparo do carburador está estragado.

Depois que der o sinal, abre o afogador, VOLTA O ACELERADOR PARA A POSICAO de marcha lenta e bate algumas vezes o motor pega, mesmo que o motor afogar, etc. não é mais necessário mexer com o afogador... se tiver medo e quiser usar o starter, pode usar, mas é bem rápido com o starter, tipo só uma reladinha..

Faça assim... feche o afogador, acelere no máximo, coloque a hélice na posição da compressão.. e bata com a mão, observando se o combustível sobe pela mangueira e chega ao carburador, vai fazendo isto até ele querer pegar.. pode ficar tranquilo que não vai pegar na sua mão não, basta você bater firme e continuar com a mão após a compressão ... tipo em linha reta e não acompanhando a hélice.. ou você pode contruir um bastão.. pega uma cabo de vassoura compra um pedaço de mangueira preta de construção na mesma medida e encapa nele. Sempre que der a batida, pegue no spinner e posicione novamente na posição da compressão, e vai fazendo assim.

Pronto depois disto abra o afogador e dê a partida. (Lembre-se sempre de voltar o acelerador para a marcha lenta)

Motores pequenos.. 15, 20, 30.. tem um segredinho na primeira partida do fds, é o seguinte, as vezes as palhetas as vezes "colam", devido ao resto de óleo que fica nelas e depois seca. Como a cc é baixa, gera pouca a força para descolar a palheta, neste caso, o melhor é usar o starter mesmo, mas sem puxar o afogador.. para que o ar consiga entrar facilmente pelo carburador e descolar as palhetas...
Deixe o afogador aberto.
Acelere um pouco e use o starter por alguns segundos..
Isto deve descolar as palhetas, observe se veio combustível para o carburador, provavelmente não..
Ai puxa o afogador e dá a partida normalmente, igual já expliquei.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)

Alexaoliveira
membro
Mensagens: 127
Registrado em: 21 Set 2011 17:21
Localização: Sorocaba

Re: Amaciamento e funcionamento motor DLE 30cc

Mensagempor Alexaoliveira » 22 Fev 2015 13:32

Obrigado Alisson. Vou fazer conforme sua dica. Depois posto o resultado. è o meu primeiro aero a combustão. por isso tantas duvidas. Obrigado.
"Quem disse que o tempo era o melhor remédio para as dores do mundo!Desconhecia o poder do abraço de um filho..."

Alexaoliveira
membro
Mensagens: 127
Registrado em: 21 Set 2011 17:21
Localização: Sorocaba

Re: Amaciamento e funcionamento motor DLE 30cc

Mensagempor Alexaoliveira » 05 Mar 2015 18:00

Olá fiz o procedimento que vc mencionou. Ficou mais facil pegar sim. Obrigado.
Mais uma coisa eu usava um turnigy para ligar ele nas primeira vez, agora coloquei um futaba 7c o radio que irei voar.

Aconteceu o seguinte:

Se eu desacelerar ele todo, ele morre. Resolvi mexendo no end point do radio. deixei com 93% dai não morre.
A aceleração me parece boa a transição e a lenta no tacometro mostra constante o rpm. Abri um pouco a agulha de baixa.

Só fiquei na duvida agora sobre se devo deixar o acelerador em 100% e continuar mexendo (abrindo) na agulha de baixa. Obrigado.
"Quem disse que o tempo era o melhor remédio para as dores do mundo!Desconhecia o poder do abraço de um filho..."

Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: 05 Mar 2010 22:13
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Re: Amaciamento e funcionamento motor DLE 30cc

Mensagempor alissongc2000 » 08 Mar 2015 10:19

Alguns rádios "centralizam" os servos em posições diferentes de outros radios. Notei isto quando fiz um upgrade no meu Turnigy 9x para o usar o ER9x, meus aeros ficaram todos destrimados, mas não somente isto, notei que a trimagem "física" ficou fora também, aquela trimagem que a gente faz no braço do servo, entendeu? Ou seja, por exemplo se o servo com todos os trim e sub-trim no ZERO, é normal o servo ficdar tipo um pouquinho para um dos lados na hora que vc coloca o braço do servo, vc já deve ter notado isto, ai no outro radio ou neste caso especifico no outro software do radio, ele fica tipo um pouquinho pro outro lado... Quando mudei para o Taranis notei a mesma coisa.

Para regular a agulha de alta (H), faça assim, acelere ele a 100% ai vc mede com o tacometro, vai regulando ela até o valor subir ao máximo.. vc irá notar que se continuar apertando a rotação começara a cair.. e o motor começará a dar falta, neste ponto onde a rotação está na máxima, volte certa de 1/4 na agulha. Isto deve ficar bom. A regulagem da alta é somente isto, mas primeiro vc regula a baixa.
Ai vc volta na baixa, verifica se a lenta está boa, etc.. deixa o motor uns 30segundos na baixa e acelera de uma vez, ele tem que subir pra alta sem afogar.

A transição é o seguinte, se o motor afogar direto hora que você acelerar provavelmente a agulha de baixa (L) está muito fechada, abra um pouco ela, e refaça o teste, deixando os 30s na lenta.. se ao contrario ficar engasopando antes de subir o giro, talvez seja necessário fechar um pouco a agulha de baixa. Depois de fazer isto, volte a conferir a agulha de alta.. e depois se mexer na agulha de alta, volte e confira a transição novamente..
É meio chato, mas ao contrario do glow, no qual vc sempre tem que estar regulando, o motor a gasolina você regula e esquece, ele dificilmente perde a regulagem.

Outra coisa é que no motor a gasolina é legal fazer a configuração de idledown no rádio para deixar a lenta um pouco mais acelerada durante o voo, e somente acionar o idledown na hora que vir para o pouso.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)

Avatar do usuário
marcos kurtrock
membro
Mensagens: 275
Registrado em: 19 Set 2008 18:05
Localização: Livramento de Nossa Senhora - Bahia

Re: Amaciamento e funcionamento motor DLE 30cc

Mensagempor marcos kurtrock » 25 Abr 2015 14:57

ola pessoal, tudo bem?
estou começando com motor dle 30cc ja fiz uns 5 voos o aero modelo em questão é piper 1/4 scala, bom os voo foram bons ate que uma boa regulagem nunca apagou em voo, mas o que ta me incomodando e deixando chateado, ao q me parece ter haver com bateria do cdi, eu uso uma 2s life 6,6v 3000 mah, e direto sem back ou regulador... o que eu noto, como sem experiencia eu não sei precisar se o que acontece é exatamente isso, mas a questão é que com bateria totalmente carregada, liga facilmente e funciona bem, mas ai com pouco minutos de funcionamento uns 10 minutos, ou mesmo num voo de uns 10 minutos, ai o motor já passa apagar a já não pegar mais facilmente e se pega não segura, que pergunto a vocês, a algo errado sobre a questão bateria? vi no cdi deste motor que la marca que ele pega de 4,8 a 8, então parece q não estou usando uma bateria errada!!combustivel to usando gasolina comum com oleo sthill mineral proporção 30ml de oleo para 1l de gasolina!!
desde já agradeço
marcos freire

Avatar do usuário
marciomc
membro
Mensagens: 316
Registrado em: 10 Mai 2011 21:53
Localização: São Paulo, SP

Re: Amaciamento e funcionamento motor DLE 30cc

Mensagempor marciomc » 25 Abr 2015 18:48

Essa bateria é nova? Você já chegou a testar com outra bateria para ver como se comporta?
Keep flying...

Avatar do usuário
marcos kurtrock
membro
Mensagens: 275
Registrado em: 19 Set 2008 18:05
Localização: Livramento de Nossa Senhora - Bahia

Re: Amaciamento e funcionamento motor DLE 30cc

Mensagempor marcos kurtrock » 27 Abr 2015 19:14

ola brigado pelo toque, então a bateria é sim nova, poucos voo com ela, mas voltando a testar sábado , parece que ficou descartado essa parte da bateria, não conseguir ainda uma regulagem boa em lenta, mas tipo podemos testar por bastante tempo, sem o problema de não querer pegar, e eu suspeitando poder ser bateria... obrigado!!


Voltar para “Aviões com motor a combustão”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes