Amaciamento e funcionamento motor DLE 30cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Caveira Special Paint
membro
Mensagens: 996
Registrado em: Seg Out 24, 2011 4:22 pm
Localização: São Paulo - Capital

Mensagem por Caveira Special Paint »

os motores são muito parecidos e tem pouca diferença. O 30 tem 3.7HP e 0 35 tem 4.1HP.... isso é cerca de 10%.

eu acho que a helice ideal pro DLE30 é uma 18x10 ou 19x8... acho que vc vai cobrir qq tipo de aero se ficar nessas...

Eu uso uma mistura unica, tanto pra amaciar como pra voar... coloco 33ml de óleo pra 1L de gasolina. Uso gasolina pódium com óleo de motor de popa - marítimo, porque tem mais detergente e nao deixa formar aquela borra no carburador, nem aquele po branco...

um dos meus DLE55 tem cerca de 200 vôos e NUNCA formou borra nem esse pó...


se nao aloprar nos 20 primeiros voos e voar ligeriamente mais gordo, seu motor vai amaciar corretamente e vai durar muito...

abraços e boa sorte!!
Moiado
membro
Mensagens: 287
Registrado em: Dom Mai 29, 2011 1:08 pm
Localização: Ibiá, MG

Mensagem por Moiado »

[quote:22d387d04d="Caveira Special Paint"] ...

eu acho que a helice ideal pro DLE30 é uma 18x10 ou 19x8... acho que vc vai cobrir qq tipo de aero se ficar nessas... [/quote:22d387d04d] O meu motor é o DLE35...
Avatar do usuário
Luiz Roberio
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 10:10 am
Localização: Vitória da Conquista - Bahia

Mensagem por Luiz Roberio »

Caveira,Obrigado pelas dicas, estou guardando todas.
Também gostaria de saber qual é este óleo Náutico que você usa e como consegui-lo.
Grato.
Avatar do usuário
mhzanotti
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Sex Set 21, 2012 4:15 pm
Localização: PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO!

Mensagem por mhzanotti »

pode usar oleo nautico quick silver, muito bom oleo
Avatar do usuário
Caveira Special Paint
membro
Mensagens: 996
Registrado em: Seg Out 24, 2011 4:22 pm
Localização: São Paulo - Capital

Mensagem por Caveira Special Paint »

Luiz, eu usava o Quick Silver como o Mhmanzotti comentou.
Muito bom, mas de um tempo pra cá eu estou com dificuldade pra encontrar...

então mudei pro Envirude Johnson Xd30. é um óleo vermelho, deixa até um cheiro bom rsrss...

Custa cerca de R$23,00 o litro e encontra em casa náutica!
me adaptei muito bem com esse óleo e gasola pódium!


http://media.marine-products.com/media/catalog/product/cache/1/image/650x650/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/j/o/johnson_evinrude_xd_30_2-cycle_oil_quart_0764348.jpg

forte abraço
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Bom dia pessoal, meu DLE 20cc começou a bater biela.. perguntei a um amigo e ele disse que é normal isto que todos os DLE fazem isto, até o 111cc faz etc...
Gostaria de saber do pessoal que voa a mais tempo com estes motores se é normal mesmo, etc.. Parece que para resolver o problema é necessário trocar o Girabrequim e a biela, não sei se trocar somente a biela resolve isto. Nos motores maiores, tipo o 55, o girabrequim já vem fixo na biela.

Neste video mostro em meu motor o sintoma:
[yt]nr1Djd5OUHI[/yt]

Após abrir o motor fiz um video mostrando a folga dentro do motor, não é no rolamento do pistão, é na biela.
[yt]bT5ggcMNh7o[/yt]


Neste video é apresentado o detalhe do problema em um DLE 55:
[yt]3vN9qJtkfBo[/yt]
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

[quote:a6aa4e31c8="alissongc2000"]Bom dia pessoal, meu DLE 20cc começou a bater biela.. perguntei a um amigo e ele disse que é normal isto que todos os DLE fazem isto, até o 111cc faz etc...
Gostaria de saber do pessoal que voa a mais tempo com estes motores se é normal mesmo, etc.. Parece que para resolver o problema é necessário trocar o Girabrequim e a biela, não sei se trocar somente a biela resolve isto. Nos motores maiores, tipo o 55, o girabrequim já vem fixo na biela.

Neste video mostro em meu motor o sintoma:
[yt]nr1Djd5OUHI[/yt]

Após abrir o motor fiz um video mostrando a folga dentro do motor, não é no rolamento do pistão, é na biela.
[yt]bT5ggcMNh7o[/yt]


Neste video é apresentado o detalhe do problema em um DLE 55:
[yt]3vN9qJtkfBo[/yt][/quote:a6aa4e31c8]


Hoje como está o funcionamento do motor?
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

[quote:990e88f430="alissongc2000"]Vou te falar o que está escrito no manual, mas também tenho pouca experiência em motores GAS...
No manual diz que para amaciar usar uma óleo mineral na proporção 30:1 ou seja, 33ml de óleo para cada litro de GAS.
Fala que de preferência usar gasolina com 93 de octanas, mas que gasolina com 87 também irá funcionar.
Ai diz que depois de amaciado pode passar para um óleo sintetico.

Até onde entendi é que o óleo sintetico justamente queima melhor e sobra menos sujeira dentro do motor, e também parece que pode ser usado em uma proporção menor do que o óleo mineral.

Assim, acredito que se você usar nesta proporção o óleo mineral pode usar sim sem problemas.. depois passa para o sintético.[/quote:990e88f430]


Uma informação importante que não vi ninguém comentar e consta no manual dos motores DLE. O óleo deve ser do tipo "sem cinzas". Nenhum óleo mineral atende esta especificação, já os semissintéticos em sua grande maioria contem baixo teor de cinzas e os sintéticos são totalmente livres de cinzas. Esse componente é o principal responsável pela carbonização de vela e peças de motores 2T. Quanto maior a performance do motor maior será a carbonização caso o óleo contenha cinzas.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
Godoy.Teles
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Out 15, 2012 11:34 pm
Localização: Alta Floresta/MT

Mensagem por Godoy.Teles »

Sempre quis comprar um motor 30cc, mas com o dólar a esse preço complica importar.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:35b4200eb8="Thalles Santiago"][quote:35b4200eb8="alissongc2000"]Bom dia pessoal, meu DLE 20cc começou a bater biela.. perguntei a um amigo e ele disse que é normal isto que todos os DLE fazem isto, até o 111cc faz etc...
Gostaria de saber do pessoal que voa a mais tempo com estes motores se é normal mesmo, etc.. Parece que para resolver o problema é necessário trocar o Girabrequim e a biela, não sei se trocar somente a biela resolve isto. Nos motores maiores, tipo o 55, o girabrequim já vem fixo na biela.

Neste video mostro em meu motor o sintoma:
[yt]nr1Djd5OUHI[/yt]

Após abrir o motor fiz um video mostrando a folga dentro do motor, não é no rolamento do pistão, é na biela.
[yt]bT5ggcMNh7o[/yt]


Neste video é apresentado o detalhe do problema em um DLE 55:
[yt]3vN9qJtkfBo[/yt][/quote:35b4200eb8]


Hoje como está o funcionamento do motor?[/quote:35b4200eb8]

Thalles, o motor pifou!! ...

Porque o problema demonstrado era o rolamento que vai no girabrequim, entre o girabrequim e a biela, ele tinha uma folga, para resolver o problema, somente trocando o girabrequim, pois este rolamento é "prensado" no girabrequim e não se encontra para comprar, somente existe o rolamento que vai no pino do pistão para comprar, eu inclusive comprei... errado, pensando que era o tal do rolamento, mas não é... de qualquer forma agora que quebrou tentei retirar o rolamento do girabrequim e acredito que não vai dar muito certo ou ficar bom fazer tal serviço.

O Fato que o rolamento tinha uma folga/desgaste grande e acabou quebrando e devido a um pedacinho do rolamento (não foi um rolete, foi um pedacinho da malha, sei lá como chama, que segura os roletes) entrar entre o pistão e a camisa... arruinou meu motor.. fez um estrago grande na camisa e no pistão.. como o rolamento do girabrequim também quebrou, para arrumar agora tem que trocar muita coisa.. pelo menos: Girabrequim, Pistão, anel, camisa.. fazendo as contas acho que não vai compensar. Vou comprar outro motor e ver se vendo as peças deste ou guardo para reposição, etc...

Se alguém tiver com um motor apresentando o mesmo sintoma, aconselho abrir o motor, para constatar que é o rolamento do girabrequim, e neste caso, trocar o girabrequim, pois mesmo sendo uma peça cara, compensa e muito trocar ele do que sofrer com as consequências.

Abraço
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Responder