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Amaciamento e funcionamento motor DLE 30cc

Enviado: Qui Jul 14, 2011 8:17 pm
por Leandro Hendges
Boa Noite Pessoal,


Procurei por város tópicos, mas pouca coisa se fala sobre o amaciamento de motores a gasolina, então gostaria de algumas dicas para quem está iniciando com esses motores, no meu caso um DLE 30cc.

Gostaria de saber sobre como realizar a partida, é necessário puxar combustível como no glow?

Pelo que li no manual dele as agulhas de alta e baixa já vem pré reguladas, é isso mesmo, se não, qual a medida (voltas) em cada uma delas?

Em relação ao consumo, um tanque de 14oz para um aero de 7 a 8kg daria um tempo médio de voo de quanto tempo?


Desde já agradeço,

Enviado: Qui Jul 14, 2011 9:22 pm
por alvaronit
Leandro,

Tenho um motor destes, ainda está amaciando, aliás o amaciamento mesmo leva várias horas de funcionamento.


"Gostaria de saber sobre como realizar a partida, é necessário puxar combustível como no glow?"

O motor tem bomba de combustivel. O que voce vai fazer na primeira partida do dia é acionar o afogador no carburador, e bater na hélice até o motor dar um estouro, como se fosse pegar. Depois disso voce volta o carburador na posição fixa (tem um click) e novamente bate na helice para o motor pegar.


"Pelo que li no manual dele as agulhas de alta e baixa já vem pré reguladas, é isso mesmo, se não, qual a medida (voltas) em cada uma delas?"

Normalmente é 1 volta e meia em cada agulha. Deixe como veio de fábrica. Será preciso ajustar as agulhas para voar, dependendo do rendimento talvez o motor fique muito gordo ou pobre, e isso pode apagar o motor nos primeiros vôos.


"Em relação ao consumo, um tanque de 14oz para um aero de 7 a 8kg daria um tempo médio de voo de quanto tempo? "

Para lá de 20 a 30 minutos - rode o primeiro tanque no chão, com as asas colocadas, nunca acelere mais do que meio-motor - alterne em marcha-lenta e meia-marcha, vá fazendo estes ciclos no chao, 1 tanque inteiro - verá que vai durar mais do que 20 ou 30 minutos.

O meu DLE30, primeiro tanque, ficou 45 minutos ligado no chao.

O assunto é extenso, leia muito, procure ajuda de quem conhece motores gasolina.

abraços.

Enviado: Qui Jul 14, 2011 9:50 pm
por RPaschoal
vou aprender tamen !

Enviado: Qui Jul 14, 2011 10:05 pm
por Leandro Hendges
[quote:282fea77a3="alvaronit"]Leandro,

Tenho um motor destes, ainda está amaciando, aliás o amaciamento mesmo leva várias horas de funcionamento.


"Gostaria de saber sobre como realizar a partida, é necessário puxar combustível como no glow?"

O motor tem bomba de combustivel. O que voce vai fazer na primeira partida do dia é acionar o afogador no carburador, e bater na hélice até o motor dar um estouro, como se fosse pegar. Depois disso voce volta o carburador na posição fixa (tem um click) e novamente bate na helice para o motor pegar.


"Pelo que li no manual dele as agulhas de alta e baixa já vem pré reguladas, é isso mesmo, se não, qual a medida (voltas) em cada uma delas?"

Normalmente é 1 volta e meia em cada agulha. Deixe como veio de fábrica. Será preciso ajustar as agulhas para voar, dependendo do rendimento talvez o motor fique muito gordo ou pobre, e isso pode apagar o motor nos primeiros vôos.


"Em relação ao consumo, um tanque de 14oz para um aero de 7 a 8kg daria um tempo médio de voo de quanto tempo? "

Para lá de 20 a 30 minutos - rode o primeiro tanque no chão, com as asas colocadas, nunca acelere mais do que meio-motor - alterne em marcha-lenta e meia-marcha, vá fazendo estes ciclos no chao, 1 tanque inteiro - verá que vai durar mais do que 20 ou 30 minutos.

O meu DLE30, primeiro tanque, ficou 45 minutos ligado no chao.

O assunto é extenso, leia muito, procure ajuda de quem conhece motores gasolina.

abraços.[/quote:282fea77a3]


Legal, obrigado pela ajuda...estou buscando bastante informações, lendo bastante, mas nada como as dicas de pessoas com experincia própria... Obrigado...

Enviado: Qui Jul 14, 2011 11:24 pm
por RPaschoal
entao o meu DLE 20cc com um tanque de 420cc chega voa umas 2 horas !!!! vou precisar de gelol pro pescoço !

Enviado: Sex Jul 15, 2011 5:24 am
por alvaronit
Quanto a regulagem, tenho feito desta forma e é assim que fazem as pessoas que conheço:

- Observe se a regulagem de fabrica está boa tanto na lenta quanto na transição de média para alta. O motor não deve morrer nem engasgar.

- Agulhas são sensiveis, abrir ou fechar 1/8 ou 1/10 de volta de cada vez.

- Cada vez que alterar as agulhas o resultado não é imediato, aguarde alguns segundos. O ideal é desligar o motor.

- Após 5 ou 6 vôos, checar a regulagem assim:

Com o auxilio de um tacometro, acelerar tudo e medir a RPM, ir fechando a agulha de alta até o giro cair em relação a medição anterior (ou seja, quando voce fecha demais e falta combustivel) - neste ponto voce abre a agulha um pouco deixando o motor com 200/300 rpm menor do que o pico de RPM atingido.

Feito isto partir para regular a lenta. Deixe o motor trabalhar na lenta por 30 segundos e acelere de repente, se o motor engazopar, ou seja, embolar e não morrer, feche um pouco a agulha de lenta até ter uma transição suave. Se ao contrário ele morrer, abra a agulha de lenta até ter uma transição suave.

O importante é ter o motor suave em todo o stick do acelerador. Não pense que voar muito gordo é bom, porque pode afogar/engasgar em vôo e consome muito combustivel, desgasta vela etc. O motor é feito para trabalhar REGULADO.


- A vela que vem é lixo, jogue fora. Há casos de vela que quebraram em vôo. Compre sempre a NGK original modelo CM6.

- A ignição aceita de 4.8 a 6.0v, não ligue packs de 6v nela, porque estes packs carregados dao 7.4 volts ou mais - e vai queimar a ignição. Eu mesmo só uso pack de 4.8 NI-MH. Maior voltagem nao vai melhorar a performance do motor.

- Lembre que os motores a gas tem muito torque, portanto em voo horizontal não usar toda aceleração. Nos meus aviões 90% do vôo é feito com menos de 50% de aceleração. Aconselho selar todas as superficies/dobradiças.

- Procure balancear a hélice - uma hélice balanceada vai diminuir a vibração do motor e consequentemente diminuir a vibração em cima do seu modelo, causando menos stress na estrutura. Um balanceador não é caro e compensa o investimento.

Enviado: Sex Jul 15, 2011 7:33 am
por Everton de Castro
Alvaronit, essa explanação era tudo que eu queria. Obrigado.
Eu uso A123 2300 na ignição, sendo que antes me informei com o fabricante.
Comprei 3 velas dessas originais e fiz a caca de misturar todos os 5 litros de AVGAS e como demoro a voar, perdi a mistura. Uso AVGAS + 30:1 de Motul 800.

Rpascoal, eu também tenho um DLE 20cc e posso dizer o mesmo que voce, um tanque de 380ml eu vôo quase 20 min e ele desce 1 dedo e um tiquin do tanque.
Dou por visto os 15cc.

Enviado: Sex Jul 15, 2011 11:32 am
por Leandro Hendges
Vale moçada...estão me ajudando bastante...

Enviado: Ter Out 16, 2012 3:21 pm
por marciomc
Pessoal,
Estou montando um aero com um DLE 30cc e li no manual que para amaciar e nos primeiros vôos o ideal é usar uma hélice mais fraca. Como vocês fazem?

Vou colocar uma Xoar 18x8 no extra 300 30cc da AW. É a menor hélice recomendada para o DLE30 no manual. O que vocês acham?

Enviado: Ter Out 16, 2012 9:18 pm
por marciomc
Lendo melhor vi que a hélice recomendada é essa mesma 18x8 (break in). Depois pode-se passar para uma 18x10 entre outras.