Amaciando motor LEO .46

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
warfire
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Sáb Jun 05, 2010 1:48 am
Localização: MG BELO HORIZONTE

Mensagem por warfire »

Amigos meu motor leo .46 ta apagando sera q pode ser a vela? Foi assim quando comprei um calmato asa baixa coloquei nele um super tigre 45, amaciei o motor e fiz 2 voos apenas, logo depois comprei um skybird e nele coloquei um motor leo .46 como o motor não veio com a vela tirei a vela do super tigre e coloquei nele,amaciei e fui pro voo, sabado passado o motor calou pela segunda vez até quebrei o aero por nao ter conseguido trazer para pouso.Pode ser vela?
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Acho que já é o segundo com o mesmo problema. O motor apagando em voo.
Avatar do usuário
warfire
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Sáb Jun 05, 2010 1:48 am
Localização: MG BELO HORIZONTE

Mensagem por warfire »

E amigo vou fazer o seguinte um conhecido meu que entende muito de aero me disse para trocar a vela ,ele ja voo muito com leo e disse ser um exelente motor "30 anos de aeromodelismo como é que duvida?" .Segundo ele a vela que amacia o motor não pode ser usada para voo então vou fazer esse teste e colocar uma vela nova e voar no sabado que vem pra ver no que dá.
Avatar do usuário
Luiz Guarnieri
membro
Mensagens: 97
Registrado em: Qua Nov 03, 2004 10:52 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Luiz Guarnieri »

Bom, não conheço esse motor, mas não deve ser tão diferente dos outros.

A coisa a ser feita é torcar o combustivel, seu aero e a dor de cabeça valem a economia?
Feito isso vou te passar o passo a passo da regulagem da agulha, se isso não funcionar, seu motor tem algo de errado.

-Feche toda a agulha de alta, agora abra 3 voltas e meia.
-Agora ligue o motor, claro que vai estar gordo, pois é essa intensão mesmo.
-Vá fechado dente a dente gradativamente, até alcançar a rotação máxima.
-Alcançando isso, volte 2 dentes, pronto a agulha de alta está regulada.

Agora a agulha de baixa, ela tem um macete, vou tentar te passar isso.
Voce vai precisar de uma chave de fenda bem fina e longa, cuidado com a hélice.

-Abra a agulha o máximo possivel.
-Ligue o motor, com o acelerador +-1/3 acelerado.
OBS. caso o motor não pegue feche 1/2 volta a agulha de baixa.
-Tente novamente, e qdo pegar voce vai de fato regular.
- O som do funcionamento deve ficar embaralhado, é normal.
-Coloque a chave de fenda no parafuso e vá fechando, aos poucos.
-Voce vai notar que a rotação vai aumentar e o funcionamento vão ficando mais "liso".
-Depois disso o motor vai começar a ficar diferente, volte um pouco até ele afinar novamente, esse é o ponto.
-Por prevenção, não deixe ele no extremo, volte um pouco, mas muito pouco mesmo.

Isso deve resolver seu problema, voce pode testar deixando o motor na marcha lente por uns 20 segundos e acelerar derepente, ele tem que responder sem morrer.

Caso isso não funcione, ai pode ser que não seja o motor, mas ai nos vamos entrar em outro detalhes.
Vá postando aqui para a gente tentar ajudar.
Avatar do usuário
Luiz Guarnieri
membro
Mensagens: 97
Registrado em: Qua Nov 03, 2004 10:52 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Luiz Guarnieri »

[quote:619946cf35="warfire"]E amigo vou fazer o seguinte um conhecido meu que entende muito de aero me disse para trocar a vela ,ele ja voo muito com leo e disse ser um exelente motor "30 anos de aeromodelismo como é que duvida?" .Segundo ele a vela que amacia o motor não pode ser usada para voo então vou fazer esse teste e colocar uma vela nova e voar no sabado que vem pra ver no que dá.[/quote:619946cf35]

Esquece isso, eu voei com motor nacional e olha que nem ele precisava de fazer essa troca que esse senhor disse para voce, acho que é um daqueles mitos do aero.
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Isso é meio mito. Se a vela estiver impregnada, com resíduos do motor, ou foi danificada no amaciamento, sim, faz sentido ser trocada.

Por outro lado, estou voando com a mesma vela que fiz o amaciamento. Sem problema algum, sem perda de rendimento...
Avatar do usuário
Luiz Guarnieri
membro
Mensagens: 97
Registrado em: Qua Nov 03, 2004 10:52 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Luiz Guarnieri »

Exato, a vela só tem que ser trocada quando:

-Está com excesso de carbonização.
-Desgastada, com o tempo de uso ela não acende completamente.
-Mal uso (deixar o NI na vela por muito tempo).
-Qdo queima, essa não precisaria nem escrever.
-Defeito, vazamento.

No mais manda bala com a mesma vela.
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Bom galera, finalmente consegui regular o motor que hj fez diversos voos sem apagar nenhuma vez.

Vou colocar aqui o procedimento que usei para fazer a regulagem:

1- Regulei a agulha de alta com 3 voltas
2- Abri a agulha de baixa com 1 volta e meia

Nesse momento o motor não estava pegando e fui abrindo cada vez mais a agulha de baixa.

Quando finalmente o motor pegou passei a regular a agulha de alta para maior rotação e depois fechei dois dentes.

Comecei então a abrir mais a agulha de baixa até que a aceleração ficasse mais rápida até o ponto dele não morrer mais.

Decolando com o aero percebi várias vezes que ele desregulava a agulha de alta então pousava fazia uma nova regulagem na alta e decolava. Após 3 decolagens o motor começou a estabilizar.

Pronto, está voando liso agora.

Gostaria de agradecer a todos a ajuda aqui prestada, bons voos a todos.
Avatar do usuário
warfire
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Sáb Jun 05, 2010 1:48 am
Localização: MG BELO HORIZONTE

Mensagem por warfire »

Amigos uma dúvida, o motor leo .46 tem anel de segmento?
daniel.gonzaga
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Qua Nov 10, 2010 7:12 pm
Localização: Alfenas, MG

Mensagem por daniel.gonzaga »

Olá comprei um motor Leo e o meu esta pior que o de vocês, não consigo regular a alta sempre morre quando estou quase acertando o ponto (com a aceleração no talo), o que pode ser? Esse motor tem que trabalhar mais gordo?
Responder