Amaciando motor LEO .46

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Amaciando motor LEO .46

Mensagem por flumauricio »

Caros amigos foristas.

Comprei recentemente um motor LEO .46 e já li em alguns tópicos aqui que este motor deve ser bem amaciado para não haver problemas no futuro.

Vou utiliza-lo em um treinador básico.

Acontece que o manual que veio nele está muito apagado e infelizmente não consigo lê nada.

Gostaria de saber se alguem sabe o procedimento correto de amaciar este motor recomendado pelo fabricante.

Agradeço a ajuda
Avatar do usuário
Luiz Guarnieri
membro
Mensagens: 97
Registrado em: Qua Nov 03, 2004 10:52 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Luiz Guarnieri »

Mauricio, não tem segredo pois são todos semelhantes.

Vou te passar o que faria se o motor fosse meu, esse procedimento é para ser feito na pista, com calma ok.

Fique num lugar onde não atrapalhe os colegas e tb não corra risco, se tiver um árvore ou cerca isso te ajudará.
Tanque cheio, pegue um extensor que se usa em motos, passe pelo profundor e de a volta na árvore ou cerca.
Caso não tenha, coloque 2 caixas de campo, uma de cada lado do estabilizador horizontal, assim o aero não sairá do lugar.
Local seguro, então vamos amaciar o motor, feche toda a agulha de alta e abra de 3 a 4 voltas, com isso o motor vai trabalhar bem rico, esse é o segredo.
O ideal é ter um starter para faze-lo pegar, com esse procedimento 3 tanques em meio acelerador ou com 75% acionado.
Vai melar tudo, mas vale a pena.

Depois terá que regular a baixa e a alta, isso voce já sabe?
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Bom pessoal...

já fiz o amaciamento do meu motor mas acho que estou com dificuldades de fazer a regulagem da agulha.

Adotei o seguinte procedimento:

1- Liguei o motor e regulei a agulha de maxima para maior rotação e diminui 2 dentes.

2- Acelerei o motor e regulei a agulha de baixa para menor tempo de aceleração até a máxima rotação.

Acontece que o motor de vez enquando está morrendo em voo e não sei qual o motivo.

Alguem poderia dar alguma sugestão, o combustivel que estou usando é o caseiro.
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

esta usando vela A3 pelo visto, tente com A8.

Deve estar apagando por estar muito pobre, o motor esquenta muito e apaga.

Ou esta gordíssimo que afoga e apaga tambem.

Que hélice esta usando? acho que uma 11x6 ficaria legal, pois não deixará o motor com muita rotação, o que ajuda a não esquentar mais o motor.
Stewart#7
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Sex Ago 15, 2008 1:51 pm
Localização: Joinville

Mensagem por Stewart#7 »

Amigo seguinte:

Para amaciar seu motor, liga ele (claro), você só vai mexer em uma regulagem durante esse processo e todos os outros, que é a agulha (mistura ar+combustivel)
A agulha no seu motor creio que seja direto no carburador,
Bom você deixara com 1 volta e 3/4, então acelere o motor sem medo até o fim e engorde ele ou seja abra mais a agulha de 2 voltas para mais (vai ficar entre 2 voltas à 3 voltas), abra de modo em que o motor ficará todo acelerado porém estará gordo, com som estranho batendo, e notará que ele não aquecerá tanto.
Pode deixar ele o primiero tanque todo assim acelerador no máximo e bem gordo.
O segundo tanque procede da mesma forma.
O terceiro tanque fará isso, mais a cada 50 segundo você aperta a mangueira de combustivel cortando o combustivel, assimele aumentará o giro e vai querer morrer, quando aumentar o giro e querer morrer ai solta.
A cada 50 segundo ou 1minuto faz isso até o final do terceiro tanque.

Lembrando após cada tanque deixa ele esfriar um pouco.

Depois desses três tanques não tem segredo, regule a agulha em 2 voltas e vai baixando até ficar bem limpoo som, com força também e sem aquecer muito. A regulagem de vôo ficará mais ou menos entre 1 volte e meia até 1 volta e 3/4 quase 2.
Stewart#7
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Sex Ago 15, 2008 1:51 pm
Localização: Joinville

Mensagem por Stewart#7 »

[quote:ca44bc2498="rgil"]esta usando vela A3 pelo visto, tente com A8.

Deve estar apagando por estar muito pobre, o motor esquenta muito e apaga.

Ou esta gordíssimo que afoga e apaga tambem.

Que hélice esta usando?[/quote:ca44bc2498]





Quanto o motor esquenta é pq esta pobre, agulha fechada, ja se estiver gordo não aquecerá.
Porém trablha praticamente afogado, sem força.
_________________
| Jato KYOSHO | Sequence F3A l Yak 54 l Spektrum DX7™ l
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

Stewart#7 eu tambem regulo os meus assim.
acelero 100% e deixo bem gordo a ponto do motor quase querer apagar, isso garante excesso de combustível e óleo pra lubrificar, e o mais importante, o motor não esquenta durante o amaciamento.
de nada adianta gastar 5 tanques de combustível se o motor trabalhar quente, pois com o motor quente o cabeçote dilata e acaba que não existe atrito necessário para o
amaciamento.
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

[quote:e3819665a3="rgil"]esta usando vela A3 pelo visto, tente com A8.

Deve estar apagando por estar muito pobre, o motor esquenta muito e apaga.

Ou esta gordíssimo que afoga e apaga tambem.

Que hélice esta usando? acho que uma 11x6 ficaria legal, pois não deixará o motor com muita rotação, o que ajuda a não esquentar mais o motor.[/quote:e3819665a3]

Bom... estou usando vela OS 8 e helice 11x5 que recomenda o manual. Acrrdito não ser isso
Stewart#7
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Sex Ago 15, 2008 1:51 pm
Localização: Joinville

Mensagem por Stewart#7 »

Amigo que combustivel caseiro?
Amigo, sabe sobre o ni-starter né? Muita gente começa a ter problema, motor apaga, fica ruim de pegar, pq? Por que queimam ou ferram a vela ai fica uma encrenca para pegar....
Isso acontece com frequência e com velas novas,sabe como?
Basta deixar o Ni na vela sem girar o motor.
Sempre que utilizar o ni (aquecedor de vela) coloque apenas na hora que for dar a partida, nunca deixe ele ali em cima parado tipo, esta tentando fazer pegar, ai não pega vc sai ''rapidinho'' para pegar umaferramenta ou algo e deixa ele ali em cima.

Não que seja a causa, mas por mais nova que seja a vela se vocêé daqueles que esquecem por mais de 5 segundos o NI na vela sem girar o motor, sua vela pode estar comprometida, ai o motor pega, as vezes morre do nada :~~~

E veja a regulagem da agulha, como falei você trabalhará entre 1 volta e meia e no máximo 2 voltas.
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Sobre o ni-stater não o deixo mais de 5s sem o motor sem funcionar, tenho cuidado nisso.

Acredito que seja o helice que deve estar esquentando o motor. Não tenho nenhum termometro para medir a temparatura mas no manual do motor recomenda helices 11x5 ou 10x5, irei utilizar a 10x5 para ve se melhora

O motor morre somente com o aero lá em cima e geralmente depois de uns 10min de funcionamento com ele voando. O segundo voo que esse tempo diminui.
Responder