Motor DLE 30cc falhando (pipocando)

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Leandro Hendges
membro
Mensagens: 217
Registrado em: Seg Fev 07, 2011 10:04 am
Localização: Palotina, PR

Motor DLE 30cc falhando (pipocando)

Mensagem por Leandro Hendges »

Boa noite pessoal,


Recentemente montei meu primeiro aero a gasolina, utilizei o motor DLE 30cc, com bateria de 4,8v 1450mha na ignição, fiz todo procedimento de amaciamento da forma que manda o manual, parti para os primeiros voos e até o quarto voo estava tudo norma, sem abusar do acelerador nunca passando de meia aceleração, acontece que ao realizar um hammerhead ao entrar no mergulho sem motor na retomada o motor começou a falhar bastante (pipocando), consegui pousar e no chão continuou a mesma coisa...

Pensei em algumas possibilidades e comecei a conferir:

No dia anterior ao voo tive que fazer um furo na fuselagem próximo ao motor, tive cuidado para retirar as fagulhas de madeira...mas nunca se sabe...pode acontecer de ao bicar o aero ter caido alguma fagulha dentro do carburador, causando as falhas??

Não tenho ainda as velas NGK CM6, amanhã devem chegar e vou testar, dizem que a vela que vem no DLE não presta...pode ser isso?

Pensei que talvez fosse a bateria da ignição, mas carreguei ela hoje e o problema continua...

Alguém tem uma dica...???

Abraço,
Leandro Hendges
Palotina PR
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

90% de certeza de ser a vela, essa vela que vem nele é um lixo, dura uns 5 tanuques e começa essa encheção de saco, motor pipoca, não da lenta e por ai vai
Avatar do usuário
tio cenoura
membro
Mensagens: 966
Registrado em: Qui Mar 25, 2010 8:49 pm
Localização: Floripa-SC

Mensagem por tio cenoura »

tambem acho que pode ser vela...
..ou alguma coisa no cdi né..
pode ser carburador.. por via das duvidas, olha a peneirinha.
abç
alvaronit
membro
Mensagens: 533
Registrado em: Sex Mar 10, 2006 10:26 am
Localização: Aveiro/Portugal

Mensagem por alvaronit »

Leandro,

Coloca a vela decenter e testa.

Mas é normal pipocar - especialmente com o muffler dele original. Eu tenho um motor igual, já rodou umas 3 horas de voo, e ele pipoca bastante com 40% do motor para baixo - mas não apaga. Tem um colega de pista que tem o mesmo motor e outro DLE-55 e é a mesma coisa.

Quando voce instalar a vela nova, regule o motor faça uns voos e retire a vela para olhar o elemento se tiver castanho/marrom é porque a queima está eficiente, bem regulado. Se estiver com pigmentos brancos é porque está pobre, tem que abrir a agulha, se estiver preto é porque está rico tem que fechar a agulha. O ideal é o elemento da vela apresentar coloração marrom/castanho.

E veja na saída do escape ou se tem sujeira preta no avião, se tiver borra preta é o motor muito rico/gordo, tá queimando óleo demais. Neste caso é fechar um pouco.

Mas espere a vela nova.

abraços
Alvaro Carneiro
-- Viva o dia de hoje como se fosse o último, pois um dia será.
Avatar do usuário
Leandro Hendges
membro
Mensagens: 217
Registrado em: Seg Fev 07, 2011 10:04 am
Localização: Palotina, PR

Mensagem por Leandro Hendges »

Olá,


Bom chegaram as velas NGK CM6, acabei de fazer o teste...e era isso mesmo...


Estou sem tacometro para fazer a regulagem...pelo som do motor percebi que é bem dificil...existe outra maneira de regular sem utilizar um tacometro...???

Abraço,
Leandro Hendges
Palotina PR
alvaronit
membro
Mensagens: 533
Registrado em: Sex Mar 10, 2006 10:26 am
Localização: Aveiro/Portugal

Mensagem por alvaronit »

[quote:6b04f175a0="LEANDRO HENDGES"]Olá,


Bom chegaram as velas NGK CM6, acabei de fazer o teste...e era isso mesmo...


Estou sem tacometro para fazer a regulagem...pelo som do motor percebi que é bem dificil...existe outra maneira de regular sem utilizar um tacometro...???

Abraço,[/quote:6b04f175a0]


há quem use termometro... mas não acho uma medição precisa - tem gente que vai apertando agulha até atingir o máximo de temperatura, depois abre um pouco.

outros vao numa de regular pelo ouvido...

enfim, o mais preciso mesmo é a matemática, e para isso um tacometro é necessário.
Alvaro Carneiro
-- Viva o dia de hoje como se fosse o último, pois um dia será.
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

O meu está com essa mesma pipocadeira, vou trocar a vela pra ver. Ainda está com a original, e tenho 3 NGK CM-6 aqui.
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

Sempre que compro um motor novo, pego a(s) vela(s) que vem nele e jogo fora. Pra não ficar tentado a usá-la(s), pois não são confiáveis. NGK CM-6 e mesmo assim, limpando-a a cada 15 dias e trocando, por nova, à cada 100/120 dias. É barato demais pra arriscar uma queda por isso.
Avatar do usuário
Dumaia
membro
Mensagens: 624
Registrado em: Qui Ago 21, 2008 10:21 pm
Localização: Assú/RN

Mensagem por Dumaia »

Esse negocio de vela to achando q vcs ai estão com pouca sorte ou agente aqui ta com bastante, tenho 2 motores a gasolina um DLE30cc e um RCGF20cc ambos com as velas originais e os motores funcionando um certinho, e não são só os meus não dos meus amigos de pista aqui tb usam as vela originais e todos funcionando perfeito, olha que são mais de 10 aeros, sobre motor pipocando ele pipoca se tiver muito gordo ou com tempo atrasado.
Avatar do usuário
Leandro Hendges
membro
Mensagens: 217
Registrado em: Seg Fev 07, 2011 10:04 am
Localização: Palotina, PR

Mensagem por Leandro Hendges »

Pois é...mas para min com a vela NGK ficou legal...agora, ainda pipoca um pouco quando entre a miníma e 1/3 de aceleração, percebi ainda alguns pinginhos pretos no aero próximo a saida do escape...vou fechar um pouquinho para ver no que da...


Abraço,
Leandro Hendges
Palotina PR
Responder