Motor DLE 30cc falhando (pipocando)
- Leandro Hendges
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Motor DLE 30cc falhando (pipocando)
Boa noite pessoal,
Recentemente montei meu primeiro aero a gasolina, utilizei o motor DLE 30cc, com bateria de 4,8v 1450mha na ignição, fiz todo procedimento de amaciamento da forma que manda o manual, parti para os primeiros voos e até o quarto voo estava tudo norma, sem abusar do acelerador nunca passando de meia aceleração, acontece que ao realizar um hammerhead ao entrar no mergulho sem motor na retomada o motor começou a falhar bastante (pipocando), consegui pousar e no chão continuou a mesma coisa...
Pensei em algumas possibilidades e comecei a conferir:
No dia anterior ao voo tive que fazer um furo na fuselagem próximo ao motor, tive cuidado para retirar as fagulhas de madeira...mas nunca se sabe...pode acontecer de ao bicar o aero ter caido alguma fagulha dentro do carburador, causando as falhas??
Não tenho ainda as velas NGK CM6, amanhã devem chegar e vou testar, dizem que a vela que vem no DLE não presta...pode ser isso?
Pensei que talvez fosse a bateria da ignição, mas carreguei ela hoje e o problema continua...
Alguém tem uma dica...???
Abraço,
Recentemente montei meu primeiro aero a gasolina, utilizei o motor DLE 30cc, com bateria de 4,8v 1450mha na ignição, fiz todo procedimento de amaciamento da forma que manda o manual, parti para os primeiros voos e até o quarto voo estava tudo norma, sem abusar do acelerador nunca passando de meia aceleração, acontece que ao realizar um hammerhead ao entrar no mergulho sem motor na retomada o motor começou a falhar bastante (pipocando), consegui pousar e no chão continuou a mesma coisa...
Pensei em algumas possibilidades e comecei a conferir:
No dia anterior ao voo tive que fazer um furo na fuselagem próximo ao motor, tive cuidado para retirar as fagulhas de madeira...mas nunca se sabe...pode acontecer de ao bicar o aero ter caido alguma fagulha dentro do carburador, causando as falhas??
Não tenho ainda as velas NGK CM6, amanhã devem chegar e vou testar, dizem que a vela que vem no DLE não presta...pode ser isso?
Pensei que talvez fosse a bateria da ignição, mas carreguei ela hoje e o problema continua...
Alguém tem uma dica...???
Abraço,
Leandro Hendges
Palotina PR
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- tio cenoura
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Leandro,
Coloca a vela decenter e testa.
Mas é normal pipocar - especialmente com o muffler dele original. Eu tenho um motor igual, já rodou umas 3 horas de voo, e ele pipoca bastante com 40% do motor para baixo - mas não apaga. Tem um colega de pista que tem o mesmo motor e outro DLE-55 e é a mesma coisa.
Quando voce instalar a vela nova, regule o motor faça uns voos e retire a vela para olhar o elemento se tiver castanho/marrom é porque a queima está eficiente, bem regulado. Se estiver com pigmentos brancos é porque está pobre, tem que abrir a agulha, se estiver preto é porque está rico tem que fechar a agulha. O ideal é o elemento da vela apresentar coloração marrom/castanho.
E veja na saída do escape ou se tem sujeira preta no avião, se tiver borra preta é o motor muito rico/gordo, tá queimando óleo demais. Neste caso é fechar um pouco.
Mas espere a vela nova.
abraços
Coloca a vela decenter e testa.
Mas é normal pipocar - especialmente com o muffler dele original. Eu tenho um motor igual, já rodou umas 3 horas de voo, e ele pipoca bastante com 40% do motor para baixo - mas não apaga. Tem um colega de pista que tem o mesmo motor e outro DLE-55 e é a mesma coisa.
Quando voce instalar a vela nova, regule o motor faça uns voos e retire a vela para olhar o elemento se tiver castanho/marrom é porque a queima está eficiente, bem regulado. Se estiver com pigmentos brancos é porque está pobre, tem que abrir a agulha, se estiver preto é porque está rico tem que fechar a agulha. O ideal é o elemento da vela apresentar coloração marrom/castanho.
E veja na saída do escape ou se tem sujeira preta no avião, se tiver borra preta é o motor muito rico/gordo, tá queimando óleo demais. Neste caso é fechar um pouco.
Mas espere a vela nova.
abraços
Alvaro Carneiro
-- Viva o dia de hoje como se fosse o último, pois um dia será.
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- Leandro Hendges
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[quote:6b04f175a0="LEANDRO HENDGES"]Olá,
Bom chegaram as velas NGK CM6, acabei de fazer o teste...e era isso mesmo...
Estou sem tacometro para fazer a regulagem...pelo som do motor percebi que é bem dificil...existe outra maneira de regular sem utilizar um tacometro...???
Abraço,[/quote:6b04f175a0]
há quem use termometro... mas não acho uma medição precisa - tem gente que vai apertando agulha até atingir o máximo de temperatura, depois abre um pouco.
outros vao numa de regular pelo ouvido...
enfim, o mais preciso mesmo é a matemática, e para isso um tacometro é necessário.
Bom chegaram as velas NGK CM6, acabei de fazer o teste...e era isso mesmo...
Estou sem tacometro para fazer a regulagem...pelo som do motor percebi que é bem dificil...existe outra maneira de regular sem utilizar um tacometro...???
Abraço,[/quote:6b04f175a0]
há quem use termometro... mas não acho uma medição precisa - tem gente que vai apertando agulha até atingir o máximo de temperatura, depois abre um pouco.
outros vao numa de regular pelo ouvido...
enfim, o mais preciso mesmo é a matemática, e para isso um tacometro é necessário.
Alvaro Carneiro
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- Everton de Castro
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Esse negocio de vela to achando q vcs ai estão com pouca sorte ou agente aqui ta com bastante, tenho 2 motores a gasolina um DLE30cc e um RCGF20cc ambos com as velas originais e os motores funcionando um certinho, e não são só os meus não dos meus amigos de pista aqui tb usam as vela originais e todos funcionando perfeito, olha que são mais de 10 aeros, sobre motor pipocando ele pipoca se tiver muito gordo ou com tempo atrasado.
- Leandro Hendges
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- Registrado em: Seg Fev 07, 2011 10:04 am
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