Baterias Life

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

Moderador: Paulinho

dasf2008
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Baterias Life

Mensagempor dasf2008 » 22 Ago 2011 21:31

Gente,

Tenho visto muitas pessoas aqui comprando baterias de NiCd, NiMH, Lipo com BEQ, etc. Gostaria aqui de dar meu testemunho.

Depois que eu descobri as baterias Life da Hobbico, agora nos meus aeros e rádios só entram elas.

As baterias são fenomenais. Leves, mais seguras que as Lipo, entram direto no receptor sem BEQ, e para o rádio, são melhores que as LIPO pois, como a de três células funciona a 9.9V, você nem precisa esquentar que está empurrando voltagem demais.

Nos receptores, ela fica fixa no 6.6 V, quando você liga o aero.

5 a 6 voos, num avião 60 com 6 servos, gasta da ordem de 200mA/h. Ou seja, uma bateria de 2100mA/h tem carga para um mês (voando só aos fins de semana).

Troquei todas as baterias em meus aviões por Life, incluindo os muito pequenos. Até nos carrinhos tem uma de 1100mA/h que cabe exatamente no compartimento das 4 AA.

Elas estão a venda na Hobbyking e na Tower. Prefiro as da tower para os aviões maiores. Mas tenho usado as da Hobbyking sem problemas também.

Segue aqui o link das disponíveis na tower.

http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/WTI0095P?FVSEARCH=life&search=Go

Aguardo seus comentários.

Demétrio

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Ricardo Kruger
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Mensagempor Ricardo Kruger » 23 Ago 2011 10:31

Demétrio

Estou de acordo com vc. As baterias LiFe são muito superiores em confiabilidade e durabilidade. Também troquei as NiCd, NiMH, Lipo dos meus aviões por LiFe 2100mA/h da Hobbico, adquiridas na Tower Hobbies.

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Augusto Pizarro
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Mensagempor Augusto Pizarro » 23 Ago 2011 16:25

A Hyperion tem uma linha de baterias Li-Fe, inlcusive com uma específica para substituir as NI-.. de radio TX, que tem embutido internamente um circuito que possibilita a carga direta dentro do radio por um arregador burro de parede,:

http://www.asaseletricas.com.br/loja/index.php?cPath=6_80

Augusto Pizarro
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cuka
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Re: Baterias Life

Mensagempor cuka » 23 Ago 2011 17:11

[quote:25c79e18b0="dasf2008"]Gente,

Tenho visto muitas pessoas aqui comprando baterias de NiCd, NiMH, Lipo com BEQ, etc. Gostaria aqui de dar meu testemunho.

Depois que eu descobri as baterias Life da Hobbico, agora nos meus aeros e rádios só entram elas.

As baterias são fenomenais. Leves, mais seguras que as Lipo, entram direto no receptor sem BEQ, e para o rádio, são melhores que as LIPO pois, como a de três células funciona a 9.9V, você nem precisa esquentar que está empurrando voltagem demais.

Nos receptores, ela fica fixa no 6.6 V, quando você liga o aero.

5 a 6 voos, num avião 60 com 6 servos, gasta da ordem de 200mA/h. Ou seja, uma bateria de 2100mA/h tem carga para um mês (voando só aos fins de semana).

Troquei todas as baterias em meus aviões por Life, incluindo os muito pequenos. Até nos carrinhos tem uma de 1100mA/h que cabe exatamente no compartimento das 4 AA.

Elas estão a venda na Hobbyking e na Tower. Prefiro as da tower para os aviões maiores. Mas tenho usado as da Hobbyking sem problemas também.

Segue aqui o link das disponíveis na tower.

http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/WTI0095P?FVSEARCH=life&search=Go

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Demétrio[/quote:25c79e18b0]

Ola... como assim fixa nos 6.6v? Quando carrega ela não da mais que 6.6v?

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tio cenoura
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Mensagempor tio cenoura » 23 Ago 2011 17:44

life da mais de 6,6... carregadas, chegam a 7,2 se não me engano...
o que em teoria danifica ou diminui a vida útil dos servos.
a não ser que as da "hobbico" sejam diferentes das vendidas na HK.

agora essas da hyperion são interessantes...

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Dumaia
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Mensagempor Dumaia » 23 Ago 2011 18:25

Realmente elas chegam a 7.2v mais e por pouquíssimo tempo logo elas caem pra 6.6v q e o nominal e todo equipamento eletrônico tem uma certa tolerância de voltagem a mais.

dasf2008
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Mensagempor dasf2008 » 23 Ago 2011 19:41

Eu tenho este pequeno voltímetro, diga-se de passagem, um must para quem está nesse hobby, e ele fica mostrando "real-time" a voltagem que está entrando no receptor.

http://www.sdshobby.net/super-18s-digital-voltage-monitor-for-receiver-37v30v-p-2151.html

Quando você carrega a Life, ela dá 3,6V por célula (7.2V para a 2S). Mas quando você liga uma carga nela, esta voltagem cai para 3.3V. Sendo assim, você sempre terá 6.6V na life para receptor e 9.9V na life para rádio (transmissor). Nem um décimo de volt a mais, nem a menos (Quando carregada).

Daniel Oliveira Teixeira
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Re: Baterias Life

Mensagempor Daniel Oliveira Teixeira » 23 Ago 2011 20:26

[quote:5c25d9e166="dasf2008"]Gente,

Tenho visto muitas pessoas aqui comprando baterias de NiCd, NiMH, Lipo com BEQ, etc. Gostaria aqui de dar meu testemunho.

Depois que eu descobri as baterias Life da Hobbico, agora nos meus aeros e rádios só entram elas.

As baterias são fenomenais. Leves, mais seguras que as Lipo, entram direto no receptor sem BEQ, e para o rádio, são melhores que as LIPO pois, como a de três células funciona a 9.9V, você nem precisa esquentar que está empurrando voltagem demais.

Nos receptores, ela fica fixa no 6.6 V, quando você liga o aero.

5 a 6 voos, num avião 60 com 6 servos, gasta da ordem de 200mA/h. Ou seja, uma bateria de 2100mA/h tem carga para um mês (voando só aos fins de semana).

Troquei todas as baterias em meus aviões por Life, incluindo os muito pequenos. Até nos carrinhos tem uma de 1100mA/h que cabe exatamente no compartimento das 4 AA.

Elas estão a venda na Hobbyking e na Tower. Prefiro as da tower para os aviões maiores. Mas tenho usado as da Hobbyking sem problemas também.

Segue aqui o link das disponíveis na tower.

http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/WTI0095P?FVSEARCH=life&search=Go

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Demétrio[/quote:5c25d9e166]

não vá confiando em tudo que se diz por ai. Meu manual de rádio/receptor e servos manda que os servos sejam alimentados com 4,8v a 6v. Se os alimenta constante com 6,6v eles irão funcionar sim, mas o risco de queima por sobrecarga de corrente é muito alta e, levando em conta que se usar um servo de ótima qualidade, este não é barato para se queimar assim. Gastei R$30 no Mercado Livre e comprei um bec que permite regular a tensao em 5v ou 6v, medi pela telemetria do receptor e na verdade deu 5,3v e 6,3v, então mantenho-o na configuracao 5,3v, que não fica com tensao baixa nem arrisca queimar os servos desnecessariamente. Alguns se queixam de avarias nos servos, que eles ficam "loucos", excesso de corrente pode começar a fritar eles e gerar isso depois de algum tempo. Achei ruim de colocá-lo só por ter uma "parafernalha" a mais pra arriscar dar defeito, mas antes com ela que sem ela.

dasf2008
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Mensagempor dasf2008 » 23 Ago 2011 21:30

Daniel,
Eu creio que os 6,6V da Life são seguros por diversas razões. A primeira é que as baterias tradicionais, de NiCD e NiMH, quando cheias, podem chegar a 1,35V por célula. Ou seja, num pack tradicional de 5 células, você não tem 6v mas sim 6.75. Não é a toa que vemos nossos rádios Futaba, com a bateria original, dando 11V, o que dá 1.37V por célula.

Eu fiz um teste um dia destes. Pequem um testador de servos daqueles que ficam acionando o servo no curso inteiro dele, e coloquei um servo Futaba 3010 que havia quebrado um pedaço da caixa em uma lenha. Coloquei um par de sapatos amarrado no servo e cancei de esperar e nada aconteceu. O servo esquentou bastante, mas ficou funcionando por várias horas. E usei uma Lipo, de 7,2 V.

Ou seja, acho que dá para confiar.

Até agora, pelo menos, não tive problema algum.

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warfire
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Mensagempor warfire » 23 Ago 2011 23:48

Amigos eu uso bateria life desde quando comecei a voar glow, nunca tive problema algum e quem me indicou já usava já , bem pelo meu testemunho eu indico muito, não usa bec então é menos uma coisa pra dar problema.

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tio cenoura
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Mensagempor tio cenoura » 24 Ago 2011 09:14

essa discussão é antiga...
eu tenho 2 pack de life pra tx e ainda naõ usei com a ligação direta.
bom, mas acho que vou alimentar um aero diretamente para pelo menos poder dizer que ja usei assim...
mas vou fazê-lo num aero que tenha 2 servos em ailerons e profundores..
vai que queima um, tem o outro pra pousar, ou controlar a queda.. hehuahuahu

outra coisa...

life direto no cdi tem problema será?

valew pessoas

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Ricardo Kruger
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Mensagempor Ricardo Kruger » 24 Ago 2011 11:45

[quote:7fd37a7709="tio cenoura"]essa discussão é antiga...
eu tenho 2 pack de life pra tx e ainda naõ usei com a ligação direta.
bom, mas acho que vou alimentar um aero diretamente para pelo menos poder dizer que ja usei assim...
mas vou fazê-lo num aero que tenha 2 servos em ailerons e profundores..
vai que queima um, tem o outro pra pousar, ou controlar a queda.. hehuahuahu

outra coisa...

life direto no cdi tem problema será?

valew pessoas[/quote:7fd37a7709]

Pode usar LiFe sem traumas de queimar servos. Se queimarem certamente será por outro motivo, nunca por sobrecarga. As LiFe estabilizam-se em 3.3 por célula. Basta aguardar alguns minutos após a carga, porém evite utilizar LiFe direto no CDI.

Abs,
Ricardo

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Mensagempor Everton de Castro » 24 Ago 2011 12:37

Essa tema é o mesmo de usar Avgas ou de posto. Sempre fazem polêmica.
Usar Life no Rx ? Pode se os servos aceitarem 6v. Alguns só aceitam 4,8.
Usar Life no CDI ? PODE TAMBÉM. Maaaaas.. mais uma vez, ele tem que aceitar 6v, como não é o caso dos Zenoah.
Eu tenho um Velox 60 com DLE 20cc, LIFE no RX e LIFE no CDI e é só alegria.
Meus aeros Glow e de alguns amigos são todos com Life (montadas por mim) no RX, e nunca tive um problema sequer, aliás só alegria.
Pra usar life em helis por exemplo, necessitaria apenas de um StepDown para o servo de cauda e Gyro.

Daniel Oliveira Teixeira
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Mensagempor Daniel Oliveira Teixeira » 24 Ago 2011 20:26

[quote:93319ce409="dasf2008"]Daniel,
Eu creio que os 6,6V da Life são seguros por diversas razões. A primeira é que as baterias tradicionais, de NiCD e NiMH, quando cheias, podem chegar a 1,35V por célula. Ou seja, num pack tradicional de 5 células, você não tem 6v mas sim 6.75. Não é a toa que vemos nossos rádios Futaba, com a bateria original, dando 11V, o que dá 1.37V por célula.

Eu fiz um teste um dia destes. Pequem um testador de servos daqueles que ficam acionando o servo no curso inteiro dele, e coloquei um servo Futaba 3010 que havia quebrado um pedaço da caixa em uma lenha. Coloquei um par de sapatos amarrado no servo e cancei de esperar e nada aconteceu. O servo esquentou bastante, mas ficou funcionando por várias horas. E usei uma Lipo, de 7,2 V.

Ou seja, acho que dá para confiar.

Até agora, pelo menos, não tive problema algum.[/quote:93319ce409]

Cara, tenho um Radio Aurora 9, que veio com um pack para receptor de 4 celulas que quando carregadas, nunca excederam 5,6v. Li no manual com muita atenção que a alimentação dos servos não deve exceder 6v e que caso seja necessário uma bateria maior para o receptor, pode usar a porta SPC. Vai da coragem de cada um. Só que o manual do meu rádio recomenda NAO usar bateria com mais de 6v para os servos. Se a bateria é estável e por longo tempo em 6,6v o risco de dano aos servos é grande. Vai fazer os servos trabalharem sempre no limite.

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jdomes
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Mensagempor jdomes » 26 Ago 2011 14:17

[quote:232f1b4399="Everton de Castro"]Pra usar life em helis por exemplo, necessitaria apenas de um StepDown para o servo de cauda e Gyro.[/quote:232f1b4399]

Como seria esse step down? Você usa LiFe em helis 250 ou 450?

Henrique Fernandes
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Mensagempor Henrique Fernandes » 18 Fev 2013 14:58

Era tudo o que eu queria ler. rsrsrs :lol:
Henrique Fernandes

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brunoagrimensor
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Mensagempor brunoagrimensor » 12 Mai 2014 22:25

quando recarregar a life? quantos v por celula ?

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mhzanotti
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Mensagempor mhzanotti » 12 Mai 2014 23:03

[quote:56b086b198="brunoagrimensor"]quando recarregar a life? quantos v por celula ?[/quote:56b086b198]

3,3V por celula

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Mensagempor brunoagrimensor » 13 Mai 2014 06:28

[quote:4a02da4149="mhzanotti"][quote:4a02da4149="brunoagrimensor"]quando recarregar a life? quantos v por celula ?[/quote:4a02da4149]

3,3V por celula[/quote:4a02da4149]

Então tem alguma coisa que eu não to entendendo. Se a life cai a voltagem pra 6,6 muito rápido, e eu tenho que carregar a 3,3 então não sobrou tempo nenhum de vôo.
Tractor 45 - Extra 260 30cc

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tio cenoura
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Mensagempor tio cenoura » 13 Mai 2014 08:39

Desde a criação do tópico (2011) usei life direto.
Realmente nunca mais perdi aeros por causa de baterias.
Pra ajudar sempre um redundância. 2 baterias pequenas de 700mh ou 1100 e duas chaves liga desl. Independentes pro rx.
Também sempre 2 servos no profundor.
Nunca mais derrubei aero por causas eletrônicas.

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Mensagempor fernando muraishi » 13 Mai 2014 09:34

Falou tudo TIO,a redundância é indispensável , sempre usei life em meus aviões, mas uma bateria somente,ate que um dia voando um gasolina com life de 1450mah nova,com 10 voos ela do nada morreu!!sempre carregava a no máximo 0.9 mah e perdi o aero devido ao defeito.estou mudando e colocando duas em todos meus aeros.

Jacimar
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Mensagempor Jacimar » 13 Mai 2014 09:55

[quote:5c03625ddb="tio cenoura"]Desde a criação do tópico (2011) usei life direto.
Realmente nunca mais perdi aeros por causa de baterias.
Pra ajudar sempre um redundância. 2 baterias pequenas de 700mh ou 1100 e duas chaves liga desl. Independentes pro rx.
Também sempre 2 servos no profundor.
Nunca mais derrubei aero por causas eletrônicas.[/quote:5c03625ddb]

Bom dia prezados ! Tio cenoura, desculpe fugir um pouco do assunto mas como é feita a instalação de 2 servos ? e se um travar ? o outro consegue empurrá-lo ? obrigado !

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Mac2
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Mensagempor Mac2 » 13 Mai 2014 12:55

[quote:bfeb4c388d="mhzanotti"][quote:bfeb4c388d="brunoagrimensor"]quando recarregar a life? quantos v por celula ?[/quote:bfeb4c388d]

3,3V por celula[/quote:bfeb4c388d]

???????

Essa é a tensão nominal da Life.

Nas especificações das celulas A123 o limite fica em 2,0V por celula, mas por segurança, deixe uma margem maior, pois perto desta faixa, a tensão cai muito rápido. Nos testes que fiz, uma boa prática seria colocar o corte (ou recarga) quando as celulas atingirem 2,6V

Abs

Marco Aurelio
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Mensagempor brunoagrimensor » 13 Mai 2014 13:22

[quote:ad7fc7d045="Mac2"][quote:ad7fc7d045="mhzanotti"][quote:ad7fc7d045="brunoagrimensor"]quando recarregar a life? quantos v por celula ?[/quote:ad7fc7d045]

3,3V por celula[/quote:ad7fc7d045]

???????

Essa é a tensão nominal da Life.

Nas especificações das celulas A123 o limite fica em 2,0V por celula, mas por segurança, deixe uma margem maior, pois perto desta faixa, a tensão cai muito rápido. Nos testes que fiz, uma boa prática seria colocar o corte (ou recarga) quando as celulas atingirem 2,6V

Abs

Marco Aurelio[/quote:ad7fc7d045]

boa dica
Tractor 45 - Extra 260 30cc

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Mensagempor Mac2 » 13 Mai 2014 13:34

[quote:11ebf59b5a="brunoagrimensor"][quote:11ebf59b5a="Mac2"][quote:11ebf59b5a="mhzanotti"][quote:11ebf59b5a="brunoagrimensor"]quando recarregar a life? quantos v por celula ?[/quote:11ebf59b5a]

3,3V por celula[/quote:11ebf59b5a]

???????

Essa é a tensão nominal da Life.

Nas especificações das celulas A123 o limite fica em 2,0V por celula, mas por segurança, deixe uma margem maior, pois perto desta faixa, a tensão cai muito rápido. Nos testes que fiz, uma boa prática seria colocar o corte (ou recarga) quando as celulas atingirem 2,6V

Abs

Marco Aurelio[/quote:11ebf59b5a]

boa dica[/quote:11ebf59b5a]
Para o caso específico da Hobbico, utilizem a recomendação é não deixar passar de 2.5 V por célula. Está descrito no manual do pack:

[code:1:11ebf59b5a]The voltage of each LiFe cell in the battery pack should
not be drawn below 2.5V. Drawing the voltage below this
can cause permanent damage to the pack or make the
battery non-recognizable by the charger. A 2-cell LiFe battery
with a nominal voltage of 6.6V should not be discharged
below 5.0V.[/code:1:11ebf59b5a]

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001


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