Regulagem aceleração DLE 20

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

Cara, voce de estar voando esse aero gasolina a mais de uma mês, sentiu algum problema com o rádio? tem nego ai com aero a gasolina caindo e dizendo que o rádio perdeu sinal. eu to voando o meu sem problemas até agora e voce? quais versões vc utiliza?
Darcyjr
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 12:25 pm
Localização: Jequié, Bahia

Mensagem por Darcyjr »

[quote:4b52e5e68c="rgil"]Cara, voce de estar voando esse aero gasolina a mais de uma mês, sentiu algum problema com o rádio? tem nego ai com aero a gasolina caindo e dizendo que o rádio perdeu sinal. eu to voando o meu sem problemas até agora e voce? quais versões vc utiliza?[/quote:4b52e5e68c]

Até agora não percebi nenhum problema de interferencia, não sei qual é a versao que está no radio, posso ver depois, mas ainda é a que veio, pois nao fiz nenhuma atualização.
Darcyjr
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 12:25 pm
Localização: Jequié, Bahia

Mensagem por Darcyjr »

[quote:a62e74f131="Wellington_BH"][quote:a62e74f131="Darcyjr"]Pessoal. Meu motor estava acelerando tudo com o stick no meio. Desmontei todo o carburador e modifiquei a tampa do diafragma onde tem um furinho para a entrada de ar. Parece que resolveu. O problema agora é outro, regulagem... não consigo regular de jeito nenhum, já botei a vela ngk, refiz todos os procedimentos e nada. O maior problema é que ele demora a desacelerar com o sitck em 0%, fica +/- uns 10s até cair a aceleração. Já estou pensando em comprar outro carburador do rcgf. Não sei mais o que fazer....[/quote:a62e74f131]

Oi Darcy, tudo bom? Até agora não consegui saber se seu problema é regulagem, defeito ou simplesmente um sentimento que você tem em relação ao motor. Esse DLE20 funciona redondinho. O motor a gasolina tem o comportamento mais parecido com um 4T. Ou seja, ele não apita como um glow 2T... porém as rotações aumentam sim do meio do stick pra cima, você precisa medir.
Quanto à regulagem, até acostumar com o comportamento do motor, pode parecer difícil, mas depois de pegar a "manha", saberá direitinho o sintoma e em qual parte do motor atuar.

Mas o que você fez com a tampa do diafragma?[/quote:a62e74f131]

a tampa do diafragma tem um orificio para passagem de ar, ele estava em uma posição oposta ao normal, só fiz inverter a tampa observando fotos de outros motores. Não sei exatamente se foi isso que resolveu o problema, mas a aceleração depois disso melhorou. O meu problema é que ele está demorando em retornar a lenta depois de um tempo na alta. Demora uns 10s. Mas acho que isso tem a ver com a regulagem das agulhas, só naó sei qual delas.
Avatar do usuário
Leandro Hendges
membro
Mensagens: 217
Registrado em: Seg Fev 07, 2011 10:04 am
Localização: Palotina, PR

Mensagem por Leandro Hendges »

O meu DLE 30cc também está com o mesmo problema, já fiz o que alguns colegas relataram: abrir um pouco a agulha LOW...porém ainda demora um pouco para cair a lenta mas nada que seja absurdo ao ponto de ficar dificil um pouso...a retomada esta boa...então deixei assim mesmo...
Leandro Hendges
Palotina PR
Darcyjr
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 12:25 pm
Localização: Jequié, Bahia

Leandro

Mensagem por Darcyjr »

Concordo com vc. acho que vou abrir um pouco a agulha de baixa pra dar uma melhorada, mas acho bem melhor ele ficar assim acelerado do que ficar apagando.
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

abrir a baixa? estranho, teoricamente teria que fechar. pois ele demorar para cair na lenta por que tem mais combustível do deveria pra queimar. tenta fechar pra ver oque acontece.
Avatar do usuário
Leandro Hendges
membro
Mensagens: 217
Registrado em: Seg Fev 07, 2011 10:04 am
Localização: Palotina, PR

Mensagem por Leandro Hendges »

Acho que tem que abrir, pois a LOw regula o quanto de combustivel vai para a camara de combustão...então teria que abrir para dar mais vazão ao combustivel que esta no carburador...
Leandro Hendges
Palotina PR
Avatar do usuário
Wellington_BH
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 6:11 pm
Localização: BH - MG

Mensagem por Wellington_BH »

Pessoal, tudo bom? Para regular o motor eu utilizo o procedimento abaixo. Já tinha visto esta descrição em inglês, mas achei na net traduzido. Atualmente tenho um DLE20 e um DA50R regulados assim, funciona muito bem.

"Ajuste as agulhas de baixa e alta conforme ponto inicial do manual (ou se não tiver, em algo como 1 a 1 1/2 volta).
Afogue até que o carburador esteja úmido.
Ligue o motor e deixe aquecer.

Vamos ajustar primeiro a de alta, que é mais fácil .
Vá para rotação total. Ajuste para máxima RPM.
Deixe assim por 1 minuto e veja se há modificações.
Se o motor abaixar, abra a agulha de baixa um pouquinho.
Se isto não funcionar você terá que ajustar a agulha dentro do carburador. Se a alta rotação está funcionando bem, reduza lentamente a rotação até que o motor comece a quatro tempar mantenha o carburador aí.

Ajuste a agulha de baixa até que o 4 T pare.
Abaixe um pouquinho mais a rotação até que o 4 T comece novamente, ajuste a agulha de baixa novamente.
Faça isto até chegar em marcha lenta.

Agora, da marcha lenta suba para a alta até que o motor engasgue ou hesite. Abra a agulha de alta, o suficiente apenas para parar de engasgar ou hesitar.

Se isto for feito certo, v. poderá colocar o carburador em qualquer posição e ele não vai quatro tempar e além do mais poderá ir de lenta até alta sem hesitação.

Obs: o motor quatro tempa quando está afogado e a ignição falha em um giro, disparando no seguinte, fazendo o barulho típico de um motor de 4 tempos."

Esta procedimento está na página da União Vinhedense de Aeromodelismo, e é o método que mais gostei porque fazendo assim sei onde tenho que atuar. Para acostumar com a reação do motor fiz muitos testes, fechando e abrindo as agulhas.
Depois dos ajustes é só voar tranquilo. Abraço.
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein
Avatar do usuário
Leandro Hendges
membro
Mensagens: 217
Registrado em: Seg Fev 07, 2011 10:04 am
Localização: Palotina, PR

Mensagem por Leandro Hendges »

[quote:dd3eaed116="Wellington_BH"]Pessoal, tudo bom? Para regular o motor eu utilizo o procedimento abaixo. Já tinha visto esta descrição em inglês, mas achei na net traduzido. Atualmente tenho um DLE20 e um DA50R regulados assim, funciona muito bem.

"Ajuste as agulhas de baixa e alta conforme ponto inicial do manual (ou se não tiver, em algo como 1 a 1 1/2 volta).
Afogue até que o carburador esteja úmido.
Ligue o motor e deixe aquecer.

Vamos ajustar primeiro a de alta, que é mais fácil .
Vá para rotação total. Ajuste para máxima RPM.
Deixe assim por 1 minuto e veja se há modificações.
Se o motor abaixar, abra a agulha de baixa um pouquinho.
Se isto não funcionar você terá que ajustar a agulha dentro do carburador. Se a alta rotação está funcionando bem, reduza lentamente a rotação até que o motor comece a quatro tempar mantenha o carburador aí.

Ajuste a agulha de baixa até que o 4 T pare.
Abaixe um pouquinho mais a rotação até que o 4 T comece novamente, ajuste a agulha de baixa novamente.
Faça isto até chegar em marcha lenta.

Agora, da marcha lenta suba para a alta até que o motor engasgue ou hesite. Abra a agulha de alta, o suficiente apenas para parar de engasgar ou hesitar.

Se isto for feito certo, v. poderá colocar o carburador em qualquer posição e ele não vai quatro tempar e além do mais poderá ir de lenta até alta sem hesitação.

Obs: o motor quatro tempa quando está afogado e a ignição falha em um giro, disparando no seguinte, fazendo o barulho típico de um motor de 4 tempos."

Esta procedimento está na página da União Vinhedense de Aeromodelismo, e é o método que mais gostei porque fazendo assim sei onde tenho que atuar. Para acostumar com a reação do motor fiz muitos testes, fechando e abrindo as agulhas.
Depois dos ajustes é só voar tranquilo. Abraço.[/quote:dd3eaed116]


Gostei...vou tentar...só uma dúvida: quando vc diz: Se o motor abaixar, abra a agulha de baixa um pouquinho...não seria a agulha de alta???

Abraço,
Leandro Hendges
Palotina PR
Geromel
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Set 01, 2015 12:51 pm
Localização: Bambui MG

Re: Regulagem aceleração DLE 20

Mensagem por Geromel »

Alguém já mexeu na regulagem da agulha do diafragma? Tô apanhando bastante do meu, kkkk
Responder