P-51 mustang SALVAT

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

Moderador: Paulinho

RFS
membro

Mensagempor RFS » 16 Dez 2011 10:59

[quote:b0c506a0be="fernandocpv"] ... Logo no iniciar da corrida para a decolagem, o P-51 alinha o ângulo do seu bordo de ataque com o solo, fazendo sua calda levantar e perder o comando de leme, por isso a importância de se alinha na pista logo no começo da corrida.

...

Os trem de pouso são muito eficientes, reduzindo a velocidade do aero para o aprendizado, além de deixar o modelo mais bonito esteticamente. O lado negativo? Geram um arrasto assustador. Se fosse utilizado o sistema de treino PTS, unido com a ineficiência da hélice e o freio aerodinâmico, provavelmente o aero mal sairia do chão.
.[/quote:b0c506a0be]

Então... é isso que acontece

velinhoveio
membro

Mensagempor velinhoveio » 16 Dez 2011 12:57

Boa tarde pessoal, acabei de receber o fascículo 58...não sei quanto a vocês mas, acho que encontraremos alguma dificuldade em colocar os parafusos para fixação da asa à fuselagem, pois, se o radiador de ar for colado na asa, a profundidade da fixação poderá causar muita dificuldade em encaixar os parafusos em seus respectivos furos. Se alguém tiver alguma idéia, favor postar.
Abraços e boa montagem.

rce001
membro

Mensagempor rce001 » 16 Dez 2011 16:16

Olá velinhoveio, poderia relacionar o que veio com o fascículo 58?

Brisolla
membro

Mensagempor Brisolla » 16 Dez 2011 18:15

[quote:467d050b9b="velinhoveio"]Boa tarde pessoal, acabei de receber o fascículo 58...não sei quanto a vocês mas, acho que encontraremos alguma dificuldade em colocar os parafusos para fixação da asa à fuselagem, pois, se o radiador de ar for colado na asa, a profundidade da fixação poderá causar muita dificuldade em encaixar os parafusos em seus respectivos furos. Se alguém tiver alguma idéia, favor postar.
Abraços e boa montagem.[/quote:467d050b9b]

bom eu coloquei uma arruela de borracha no parafuso para não danificar a asa quando apertar, em relação ao encaixe o meu ficou bom...

fernandocpv
membro

Mensagempor fernandocpv » 16 Dez 2011 18:29

Segue relação dos últimos fascículos:
58 ACOPLAMENTO MOTOR
59 CABEÇOTE DO MOTOR E VELA DE IGNIÇÃO
60 TAMPA DO CARTER
61 CARBURADOR
62 COLETOR DE ESCAPE DO MOTOR
63 SILENCIOSO DO MOTOR
64 PARAFUSOS E JUNTAS DE FIXAÇÃO
65 CARENAGEM DO MOTOR
66 PILOTO
67 ADESIVOS DE DECORAÇÃO DO MOTOR E DO COCKPIT
68 CARENAGEM DO COCKPIT
69 ADESIVOS DE DECORAÇÃO
70 ADESIVOS DE DECORAÇÃO E DA MARCA DO AEROMODELO E SUMÁRIOS.

ftoledo
membro

Mensagempor ftoledo » 16 Dez 2011 23:27

Velhinho,
Quanto aos parafusos de nailon de fixacao das asas na fuselagem, o fato é que vc nunca precisa retira-los da asa e de seus respectivos furos ao separar a asa da fuselagem..Explico, para separar a asa e a fuselagem, comece desaparafusando ambos parafusos, pouco a pouco, ate que sentira que a asa está solta.
Isso no meu aviao se dá quando o parafuso esta aproximadamente no meio...Portanto, nao ha necessidade de retira-los completamente.

Montei agora tambem o pistao/biela no virabrequim e a camisa.
Dica pra colocar a camisa - alem de lubrificar com WD40, ela nao entra facil..Nem deixando meia-hora no freezer...Use um taquinho de madeira macia como protecao e va batendo com um martelo..Assim entrou facil, o pistao desceu como previsto e ficou perfeito. Somente atençao para alinhar antes de coloca-la...
abraço a todos.
Como vcs montaram?'

wk
membro

Mensagempor wk » 17 Dez 2011 05:38

[quote:2877e6df7b="RFS"]Acho até engraçado.
No começo da coleção houve um "quebra pau" em uns tópicos aqui (até trancaram o tópico).
Disseram horrores sobre a SALVAT e a coleção... mesmo assim continuei.
Estou no n. 58 também... e está lindo d+.
Não me arrependi nem um pouco.

Dicas do que percebi durante as montagens:

1) [u:2877e6df7b]Nunca montar as peças dos fascículos assim que chegam[/u:2877e6df7b]. É preciso ler o fascículo posterior (2º ou 3º à frente). O atraso neste caso é salutar. Isso se deve porque como as peças se encaixam é preciso ter a peça subsequente para vc não ter que desmanchar tudo (como no caso aí, da fixação do motor). O motor, por exemplo, estou esperando chegar todas as peças para daí "ler os fascículos" e montar.

2) [u:2877e6df7b]LER CUIDADOSAMENTE OS FASCÍCULOS[/u:2877e6df7b], inclusive os anteriores. Por exemplo, têm dicas de montagem e acabamento no começo da coleção.

3) [u:2877e6df7b]A entelagem[/u:2877e6df7b] é tranquila, basta ter coragem para começar. Esse material de cor metálica não é monokote, parece ser melhor de trabalhar, mas é um pouco mais frágil. Daí, porque, acho, que a SALVAT mandou material de sobra. Aqui sobrou um rolo quase todo. Já entelei o meu. Preparei antes com uma massa para tapar os buracos e corrigir as imperfeições. Esta massa comprei aqui na loja de aero, mas tem várias massas alternativas, inclusive, o fascículo n. 8 ensina a fazer sua própria massa. [u:2877e6df7b]SE VC AINDA NÃO COMEÇOU A FAZER A ENTELAGEM[/u:2877e6df7b], recomendo a massa e lixa, muita lixa (com cuidado para não devastar a madeira), principalmente nas emendas transversais da asa, é quase impossível escondê-las, depois da entelagem aparecem muito. Se você percebeu, o fascículo da entelagem determina que vc deve trabalhar com duas temperaturas (100º e 120º C), mas recomenda apenas o ferro. É isso mesmo, primeiro vc fixa os cantos com o ferro a 100º esticando o material o mais razoável possível. Mas daí inove: "não passe o ferro em toda a asa como manda o fascículo (isso vai deixar marcas do ferro na entelagem), passe apenas nos cantos". Depois com o soprador (pode ser o secador de cabelo da patroa) a 120º ou 130º C (controle a distância entre o soprador e a superfície) vá passando em toda a superfície e vc verá que o material esticará e não deixará bolhas nem marcas.

4)[u:2877e6df7b]As plantas[/u:2877e6df7b] estão em escala menor que a real... cuidado!!! Apesar disso, na dúvida, devem ser sempre consultadas.

5) [u:2877e6df7b]O ângulo do diedro[/u:2877e6df7b] é 167°, está na planta.

6) Achei estranho também, quando montei o [u:2877e6df7b]trem de pouso[/u:2877e6df7b]. As rodas convergem para um ângulo que dificulta o deslocamento do avião (ficam para dentro). Como sou adepto da teoria de que tudo tem uma explicação, fui atrás dela e em uma observação cuidadosa, descobri que se vc levantar a cauda (porque é nessa posição que ele decolará e aterrissará) as rodas deixarão de ter ângulo convergente ente si e passarão a convergir para o solo e na medida em que o modelo vai perdendo velocidade, as rodas voltam a convergir e o modelo freia. De qualquer forma, ainda assim, não fica perfeito. Confesso que tenho uma atração quase incontrolável de "desentortar" as varetas do trem de pouso, mas vou esperar até o fim da construção e início dos testes de voo para ver se isso vai atrapalhar mesmo.

7) CUIDADO!!! Achei o [u:2877e6df7b]encaixe anterior da asa muito frágil[/u:2877e6df7b]. Já vi modelo despencar ao abrir as asas. E meu receio é o encaixe se soltar em pleno voo, seria um desastre. Não sei ainda o que vou fazer ali, mas não vou arriscar e colocar o modelo no ar com o encaixe daquele jeito. Se alguém tiver uma ideia, será bem vinda.[/quote:2877e6df7b]

é mesmo,más o pessoal falou em questão do valor final,eu mesmo dei palpite em questão do valor, pois com este vc compra um avião montado e com radio de melhor qualidade, é coisa de aeromodelista veio de casa, que já tem a esperiência de comprar em lojas e até mesmo de fora, sem cair na receita federal, se fosse comigo eu não estaria nem ai, quando comecei no aeromodelismo, meu irmão falou "para que comprar um aviãozinho que custa R$ 3000 eu compraria uma moto" más gosto e vontade não se discute, nem a emoção de montar um kit e depois de voar, senti que foi você quem construiu, bola pra frente e que se dane os curiosos que estão de fora.

joenck
membro

Mensagempor joenck » 17 Dez 2011 09:11

Bom dia pessoal!

Acabei de pegar o 58 e jah montei tb. Foi MUITO facil! Fiquei ate preocupado! :)

encaixar a biela foi facil e a camisa tb. Eu testei colocar a misa sem lubrificante pra ver se estava muito apertado e para minha surpresa entrou como uma luva! mas para evitar arranhoes pinguei umas gotas de oleo lubrificante de maquina de costua e entrou empurrando com o dedo apenas e sem fazer força.

Grande abraço a todos!

Joenck

RFS
membro

Mensagempor RFS » 17 Dez 2011 11:25

[quote:e181321ceb="willykolho"] é mesmo,más o pessoal falou em questão do valor final,eu mesmo dei palpite em questão do valor, pois com este vc compra um avião montado e com radio de melhor qualidade, é coisa de aeromodelista veio de casa, que já tem a esperiência de comprar em lojas e até mesmo de fora, sem cair na receita federal, se fosse comigo eu não estaria nem ai, quando comecei no aeromodelismo, meu irmão falou "para que comprar um aviãozinho que custa R$ 3000 eu compraria uma moto" más gosto e vontade não se discute, nem a emoção de montar um kit e depois de voar, senti que foi você quem construiu, bola pra frente e que se dane os curiosos que estão de fora.[/quote:e181321ceb]

Pois é Willy.. e não é bem assim não...

Esse avião aqui, por exemplo:

http://www.planetahobby.com.br/p-51dmustang60arf65-hangar9.html

Mas requer motor, 9 servos, braços e extensões.

Modelo: R$ 1.238,00
Motor: R$ 470,00 a 800,00
Servos: de R$ 500 a 600,00

No mínimo, já passou dos 2.200,00

Pelas minhas contas, a coleção saiu p. mim por R$ 2.304,00 (32,00 x 72), pois já tenho o rádio.

O que perdi: o modelo do link tem flaps e trem de pouso retrátil.
O que ganhei: o prazer da montagem e o conhecimento.

Mas, então, continuemos com o assunto do forum: "A construção"

Brisolla
membro

Mensagempor Brisolla » 17 Dez 2011 13:01

acabei de receber a n58 5 n 59

[img:efa416ff67]http://i700.photobucket.com/albums/ww8/brisolla22/P17-12-11_114301.jpg[/img:efa416ff67]

joenck
membro

Mensagempor joenck » 17 Dez 2011 16:30

Oi Brisolla!

Banca boa heim! :) Na minha soh entregam na segunda.

Quem pode pode! :)

Voce nao vai montar por partes? vai esperar tudo?

Abracao!

fernandocpv
membro

Mensagempor fernandocpv » 17 Dez 2011 17:33

Não sei qual é a vela que vem no fascículo mas a vela ideal para motores .46 é

VELA A3

ftoledo
membro

Mensagempor ftoledo » 17 Dez 2011 18:30

Bacana Brisolla e Joenck!!

Ja estamos na reta final do motor entao!!
Legal que ja recebeu a tampa do cabecote e a vela..Na banca onde encomendo tambem vem somente nas segundas-feiras.

Entrou facil entao a camisa Joenck? No meu precisou de uma "força" com o taco de madeira... Entrou bem justo. Deve variar entao dependendo da usinagem. Ja instalou Brisolla?

Quanto ao virabrequim de voces, esta movimentando?
Conforme o fasciculo, o pistao nao deve chegar ao PMS...e entao, como sera dada a partida?
Porque do modo que se encontra, o virabrequim quase na movimenta...
como esta o de voces?
Talvez o pessoal que ja montou alguns motores possa nos ajudar...
abraço.

Brisolla
membro

Mensagempor Brisolla » 17 Dez 2011 19:38

[quote:7de7f77c1b="joenck"]Oi Brisolla!

Banca boa heim! :) Na minha soh entregam na segunda.

Quem pode pode! :)

Voce nao vai montar por partes? vai esperar tudo?

Abracao![/quote:7de7f77c1b]

Boa Joenck, vou ter que esperar tudo porque ainda estou sem a n°56 veio a n°58 e a n°59 hj mais nada da 56...

Brisolla
membro

Mensagempor Brisolla » 17 Dez 2011 19:46

[quote:0a8108d14a="fernandocpv"]Não sei qual é a vela que vem no fascículo mas a vela ideal para motores .46 é

VELA A3[/quote:0a8108d14a]

Boa Fernandocpv, não sei como diferenciar as velas, a que veio na tampa tem 2 marcas, TT e R2 sera que é o tipo na revista não fala nada vlw...

OBS: eu li que para montar a biela no virabrequim tem um lado certo, um orifício por onde passa o óleo na biela que lado que monta isso? o orifício para o lado do virabrequim ou para o lado de fora no broco do motor? vlw...

Brisolla
membro

Mensagempor Brisolla » 17 Dez 2011 19:48

[quote:265be6d1a2="ftoledo"]Bacana Brisolla e Joenck!!

Ja estamos na reta final do motor entao!!
Legal que ja recebeu a tampa do cabecote e a vela..Na banca onde encomendo tambem vem somente nas segundas-feiras.

Entrou facil entao a camisa Joenck? No meu precisou de uma "força" com o taco de madeira... Entrou bem justo. Deve variar entao dependendo da usinagem. Ja instalou Brisolla?

Quanto ao virabrequim de voces, esta movimentando?
Conforme o fasciculo, o pistao nao deve chegar ao PMS...e entao, como sera dada a partida?
Porque do modo que se encontra, o virabrequim quase na movimenta...
como esta o de voces?
Talvez o pessoal que ja montou alguns motores possa nos ajudar...
abraço.[/quote:265be6d1a2]

Boa ftoledo, nem vou instalar enquanto não vier a n°56 pra mim, nem tem como vlw...

ftoledo
membro

Mensagempor ftoledo » 17 Dez 2011 20:18

Ae Brisolla,

Entendi..q mal cara..espero que consiga logo esse virabrequim...
O jornaleiro tem q correr atras disso pra vc...

Pelo que entendi, o orificio deve ficar para o lado da helice, lado roscado do virabrequim..montei assim..
falow.
Boa sorte ae! espero que logo monte o seu motor tb!
grande abraço.

joenck
membro

Mensagempor joenck » 18 Dez 2011 00:46

Oi pessoal, segue abaixo dois links de um video no youtube sobre o motor, o cara desmonta e monta de novo. Bem interessante e pode ajudar a responder algumas de nossas perguntas.

[url]http://www.youtube.com/watch?v=TuzEco3EDUM&feature=relmfu[/url]

[url]http://www.youtube.com/watch?v=OLSoXPLGzOI&feature=relmfu[/url]

Grande abraço!

velinhoveio
membro

Mensagempor velinhoveio » 19 Dez 2011 08:27

Olá Rce001

O que veio no fascículo 58 foi a camisa do pistão, o pistão e a biela (montados).
Foi muito fácil a montagem das peças até agora, não encontrei dificuldade nenhuma.
A única observação e quando a posição da biela, o furo de lubricação da mesma, deverá ficar para a parte roscada do virabrequim, ou seja, para o lado da frente do motor. No fascículo vem tudo explicado, sem problemas.
Um forte abraço à todos.

fernandocpv
membro

Mensagempor fernandocpv » 19 Dez 2011 11:37

Que eu saiba VELA R2 é pro motor THUNDER TIGER GP-42 e também é utilizada em automodelos, tenho tres motores OS.46, OS.55 e um GP-42 TT, SEMPRE USEI VELAS OS. A3 e A8 e nunca tive problemas.

ftoledo
membro

Mensagempor ftoledo » 19 Dez 2011 19:59

Montado cabecote hoje...
A vela ja veio rosqueada, foi simples, so colocar a arruela e apertar os 6 parafusos..
Quanto a vela..É sempre bom saber porq logo talvez precisemos comprar uma nova...
Mas certeza que deve ter vindo no kit a vela correta...
Levando a vela usada na loja de aero, o pessoal geralmente conhece?
Grande abraço,
valeu pelas dicas fernandocpv.

fernandocpv
membro

Mensagempor fernandocpv » 19 Dez 2011 22:22

Em sua caixa de campo SEMPRE LEVAR VELAS SOBRESSALENTES E HÉLICES, entre outros equipamentos que mais tarde passarei uma lista completa de uma boa caixa de campo.

prpaulo
membro

Parabéns

Mensagempor prpaulo » 20 Dez 2011 23:22

Que legal ver vcs com o motor quase pronto. Aqui em Recife distribuição está atrasada. Não recebemos a 45 ainda.

fernandocpv
membro

Mensagempor fernandocpv » 21 Dez 2011 00:16

Mantenha o motor protegido enquanto estiver aberto, guarde em local que não pegue poeira e umidade, principalmente peças internas.

wk
membro

Mensagempor wk » 21 Dez 2011 01:54

[quote:3974973863="ftoledo"]Montado cabecote hoje...
A vela ja veio rosqueada, foi simples, so colocar a arruela e apertar os 6 parafusos..
Quanto a vela..É sempre bom saber porq logo talvez precisemos comprar uma nova...
Mas certeza que deve ter vindo no kit a vela correta...
Levando a vela usada na loja de aero, o pessoal geralmente conhece?
Grande abraço,
valeu pelas dicas fernandocpv.[/quote:3974973863]

E ai blz o motor ajá está quase pronto heim!!! legal,em questão de vela eu sempre usei A8 nos meus motores .46 e nunca tive problemas tanto faz A3 ou A8.com o tempo você vai perceber qual é a melhor ou se não tem diferença blz.
OBS: NÃO FIQUE RODANDO O MOTOR COM A MÃO,isto pode causar desgaste na camisa e ou piston.

Voltar para “Aviões com motor a combustão”