P-51 mustang SALVAT

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

Moderador: Paulinho

fernandocpv
membro
Mensagens: 69
Registrado em: 17 Nov 2011 22:52
Localização: Caçapava SP

Mensagempor fernandocpv » 11 Jan 2012 12:10

Esse motor .46 em alta gera aproximadamente 15000 RPM, se não me engano, na MINHA OPINIÃO continuo com o trava porcas e parafusos LOCTITE 242, tenho 3 motores e quanto mais vedados melhor rendimento e USAR SEMPRE um combustível de qualidade.

nemattos
membro
Mensagens: 49
Registrado em: 04 Jan 2012 08:29
Localização: São Paulo, SP

Mensagempor nemattos » 11 Jan 2012 12:51

No fascículo em que veio o bloco do motor, está escrito para inicialmente realizar uma limpeza interna usando um pouco de combustível para motor glow. Gostaria de saber se esta limpeza pode ser feita utilizando outro material, pois só pretendo comprar o combustível, quando for realmente voar (com este ou outro aeromodelo), para não arriscar contaminar o combustível com água (li em algum lugar que ele é altamente higroscópico).
Desde já agradeço.

Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: 07 Jul 2010 20:36
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagempor roberto.mazza » 11 Jan 2012 15:59

[quote:7af651a04b="nemattos"]No fascículo em que veio o bloco do motor, está escrito para inicialmente realizar uma limpeza interna usando um pouco de combustível para motor glow. Gostaria de saber se esta limpeza pode ser feita utilizando outro material, pois só pretendo comprar o combustível, quando for realmente voar (com este ou outro aeromodelo), para não arriscar contaminar o combustível com água (li em algum lugar que ele é altamente higroscópico).
Desde já agradeço.[/quote:7af651a04b]
pode limpar com alcool comum, só deixa evaporar a água depois, o alcool comum é hidratado. E passe um óleo qualquer depois de seco, pra não correr nenhum risco (WD 40, Oleo singer ou outro qualquer).
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141

fernandocpv
membro
Mensagens: 69
Registrado em: 17 Nov 2011 22:52
Localização: Caçapava SP

Mensagempor fernandocpv » 11 Jan 2012 18:29

Alcool de posto, um borrifador, e CAR 80.

[img:a78cd11a44]http://img836.imageshack.us/img836/815/car80.jpg[/img:a78cd11a44]

wk
membro
Mensagens: 189
Registrado em: 23 Dez 2009 08:36

Mensagempor wk » 12 Jan 2012 05:26

[quote:3cc924c228="nemattos"]No fascículo em que veio o bloco do motor, está escrito para inicialmente realizar uma limpeza interna usando um pouco de combustível para motor glow. Gostaria de saber se esta limpeza pode ser feita utilizando outro material, pois só pretendo comprar o combustível, quando for realmente voar (com este ou outro aeromodelo), para não arriscar contaminar o combustível com água (li em algum lugar que ele é altamente higroscópico).
Desde já agradeço.[/quote:3cc924c228]

Ola, vá na farmacia e compre alcool absoluto ele é 99,99% e NÃO contém agua, depois de evaporar passe óleo singer, NÃO passe wd-40, ou estes desengripante pode corroer seu motor, somente óleo, ou tbm pode comprar em casa de aeromodelismo "afterrun", que é o mais indcado, más preste atenção, já que você vai usar este motor daqui um tempo, não deixe cair óleo na agulha do carburador pois com o tempo sem uso poderá danificar o "O ring" e quando você for usar dar entrade de ar,e terá uma dificuldade em regula-lo.

Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: 07 Jul 2010 20:36
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagempor roberto.mazza » 12 Jan 2012 09:03

[quote:ada789437c="willykolho"][quote:ada789437c="nemattos"]No fascículo em que veio o bloco do motor, está escrito para inicialmente realizar uma limpeza interna usando um pouco de combustível para motor glow. Gostaria de saber se esta limpeza pode ser feita utilizando outro material, pois só pretendo comprar o combustível, quando for realmente voar (com este ou outro aeromodelo), para não arriscar contaminar o combustível com água (li em algum lugar que ele é altamente higroscópico).
Desde já agradeço.[/quote:ada789437c]

Ola, vá na farmacia e compre alcool absoluto ele é 99,99% e NÃO contém agua, depois de evaporar passe óleo singer, NÃO passe wd-40, ou estes desengripante pode corroer seu motor, somente óleo, ou tbm pode comprar em casa de aeromodelismo "afterrun", que é o mais indcado, más preste atenção, já que você vai usar este motor daqui um tempo, não deixe cair óleo na agulha do carburador pois com o tempo sem uso poderá danificar o "O ring" e quando você for usar dar entrade de ar,e terá uma dificuldade em regula-lo.[/quote:ada789437c]Não sabia que o WD 40 corroia o motor, mais uma pro caderninho.
Valeu.
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!

ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141

nemattos
membro
Mensagens: 49
Registrado em: 04 Jan 2012 08:29
Localização: São Paulo, SP

Mensagempor nemattos » 12 Jan 2012 09:30

Bom dia!
Encontro esse alcool em qualquer farmácia, ou somente em farmácia de manipulação?
pode ser o alcool isopropílico?
Consigo amaciar este motor fora do aeromodelo (em bancada)?
Grato.

wk
membro
Mensagens: 189
Registrado em: 23 Dez 2009 08:36

Mensagempor wk » 12 Jan 2012 15:39

[quote:b0b7aea85c="nemattos"]Bom dia!
Encontro esse alcool em qualquer farmácia, ou somente em farmácia de manipulação?
pode ser o alcool isopropílico?
Consigo amaciar este motor fora do aeromodelo (em bancada)?
Grato.[/quote:b0b7aea85c]

sim vc compra em farmacia comum, alcool isopropilico é a mesma coisa,e para amaciar você pode prender o motor e com a hélice apropriada fazer o amaciamento se o motor for um .46 usa a hélice 11X6 ha outra coisa não deixe o alccol umidecer a vela pois assim ja esta ocorrendo a reação no filamneto blz

Brisolla
membro
Mensagens: 124
Registrado em: 24 Nov 2010 18:41
Localização: botucatu, SP

Mensagempor Brisolla » 15 Jan 2012 09:20

peguei a n° 63 sabado ta completo o escapamento só falta agora por no motor, também complei o combústivel glow 10% nitro e 16% óleo da MK fuel, neste saite
http://www.jucaautomodelismo.com/categories/COMBUST%CDVEIS/
sera que é bom este saite ? vlw...

wk
membro
Mensagens: 189
Registrado em: 23 Dez 2009 08:36

Mensagempor wk » 16 Jan 2012 03:51

[quote:6453e294a1="Brisolla"]peguei a n° 63 sabado ta completo o escapamento só falta agora por no motor, também complei o combústivel glow 10% nitro e 16% óleo da MK fuel, neste saite
http://www.jucaautomodelismo.com/categories/COMBUST%CDVEIS/
sera que é bom este saite ? vlw...[/quote:6453e294a1]

BLZ! eu não conheço, más fora de BH só compro em site que tenha loja física, você mora em SP não é, ai tem uma de confiança http://www.bigfield.com.br/,e bom você ir ao campo de vôo e perguntar onde eles compram mais barato,fuja do "caseirol"

fernandocpv
membro
Mensagens: 69
Registrado em: 17 Nov 2011 22:52
Localização: Caçapava SP

Mensagempor fernandocpv » 16 Jan 2012 12:08

Combustível eu só uso dois tipos: WILDCAT e BYRON 10-16 ou 10-18.

Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: 07 Jul 2010 20:36
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagempor roberto.mazza » 16 Jan 2012 13:29

[quote:eca10a32b5="fernandocpv"]Realmente WD-40 JAMAIS......[b:eca10a32b5].(consulte aeromodelista experientes[/b:eca10a32b5]).[/quote:eca10a32b5]
essa doeu..... :cry:
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!

ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141

fernandocpv
membro
Mensagens: 69
Registrado em: 17 Nov 2011 22:52
Localização: Caçapava SP

Mensagempor fernandocpv » 16 Jan 2012 15:51

Me desculpe Roberto. Mazza, vou tirar o comentário do tópico.

Brisolla
membro
Mensagens: 124
Registrado em: 24 Nov 2010 18:41
Localização: botucatu, SP

Mensagempor Brisolla » 16 Jan 2012 19:33

[quote:6629c8cfff="fernandocpv"]Combustível eu só uso dois tipos: WILDCAT e BYRON 10-16 ou 10-18.[/quote:6629c8cfff]

qual a diferença? além do preço, este ai custa mais de 100 reais...

Avatar do usuário
rce001
membro
Mensagens: 253
Registrado em: 02 Ago 2009 03:43
Localização: Ubá - MG / 38

Mensagempor rce001 » 16 Jan 2012 20:24

Então galera, acho válido nós discutirmos preços e combustíveis agora que estamos terminando a montagem de nossos P51. Eu devo comprar esse aí debaixo, é uma loja perto de minha cidade (Fica em Juiz de Fora). O frete ficará por R$22,00.

[/img]
Anexos
wildcat.JPG
wildcat.JPG (30.1 KiB) Exibido 6998 vezes

fernandocpv
membro
Mensagens: 69
Registrado em: 17 Nov 2011 22:52
Localização: Caçapava SP

Mensagempor fernandocpv » 16 Jan 2012 21:16

No meu motor GP-42 uso BYRON 10-18 ( maior lubrificação, mais óleo, porém mais meleca tbm rsrsr). Já nos meus motores O.S. 46 e O.S.55 uso o WILDCAT 10-16 com menos óleo. Mas combustível é uma questão de escolha, todos são bons, uso o WILDCAT e BYRON porque nunca deu problema nos meus motores, e aqui nas pista a maioria dos eromodelistas usam tbm, então; vou continuar usando esses mesmos, embora sejam os mais caros. AEROMODELISMO NO BRASIL É UM HOBBY CARO infelizmente. Tem vezes que fico semanas sem voar porque NÃO TENHO DINHEIRO, fazer o que?

Avatar do usuário
Luiciano
membro
Mensagens: 12
Registrado em: 27 Dez 2011 01:03

Mensagempor Luiciano » 16 Jan 2012 21:35

Não consigo os fascículos 33,44 e o 51 alguem tem alguma dica,pois mando e-mail eles não respondem e ligo ninguém atende.
Desde já obrigado!

prpaulo
membro
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Dez 2011 16:27
Localização: Recife PÉ

Mensagempor prpaulo » 16 Jan 2012 22:22

rce001 - Mais uma vez obrigado. Tudo de bom!

wk
membro
Mensagens: 189
Registrado em: 23 Dez 2009 08:36

PARA A GALERA QUE ESTÁ MONTANDO

Mensagempor wk » 17 Jan 2012 13:11

Prestem atenção a ventilação do motor, se vocês deixarem como está na foto vai ter super aquecimento no motor e ele não vai durar nada, vocês vão ter que fazer mais aberturas, inicialmente cortando esta parte da frente que está endicado na foto e uma saída de ar no minimo,como a versão original do avião foi feito para ser usado motor refrigerado a água,este é um problema na versão de aeromodelo
[img:ffdd698f38]http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAEqbHBMpe7KgeWmdOVUOEuPBhdYioG3gANZWuV3zVjHG_-es4jxd1GbkN8mDUDvmVMQRcrVHalQn65myJbC_j-IAm1T1UJslfFD3kb6nrA8v085QaZMa1wvh.jpg[/img:ffdd698f38]

Brisolla
membro
Mensagens: 124
Registrado em: 24 Nov 2010 18:41
Localização: botucatu, SP

Mensagempor Brisolla » 17 Jan 2012 19:09

Vdd eu tinha reparado nisso já

fernandocpv
membro
Mensagens: 69
Registrado em: 17 Nov 2011 22:52
Localização: Caçapava SP

Mensagempor fernandocpv » 17 Jan 2012 21:23

Essa peça vem no fascículo 65 se não me engano. COWL P-51 MUSTANG, notem na foto que não está furada, os MUSTANGS que eu vi aqui na pista, ninmguém fez o furo para ventilação ou entrada de ar. Note a foto a peça original de um aero P-51, NÃO VEM FURADA de fábrica.
[img:cb00fabfc1]http://img848.imageshack.us/img848/108/cowl.jpg[/img:cb00fabfc1]

Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: 07 Jul 2010 20:36
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagempor roberto.mazza » 18 Jan 2012 09:28

[quote:628920bd0d="fernandocpv"]Essa peça vem no fascículo 65 se não me engano. COWL P-51 MUSTANG, notem na foto que não está furada, os MUSTANGS que eu vi aqui na pista, ninmguém fez o furo para ventilação ou entrada de ar. Note a foto a peça original de um aero P-51, NÃO VEM FURADA de fábrica.
[img:628920bd0d]http://img848.imageshack.us/img848/108/cowl.jpg[/img:628920bd0d][/quote:628920bd0d]
melhor furar... motor sem refrigeração não dá regulagem, falo por experiencia própria. E teria que ter um furo de saída também, com área de ( salvo engano meu), pelo menos três vezes o tamanho da entrada...
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!

ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141

wk
membro
Mensagens: 189
Registrado em: 23 Dez 2009 08:36

Mensagempor wk » 18 Jan 2012 10:37

[quote="roberto.mazza"][quote="fernandocpv"]Essa peça vem no fascículo 65 se não me engano. COWL P-51 MUSTANG, notem na foto que não está furada, os MUSTANGS que eu vi aqui na pista, ninmguém fez o furo para ventilação ou entrada de ar. Note a foto a peça original de um aero P-51, NÃO VEM FURADA de fábrica.

Este ultimate meu aconteceu o que eu descrevi acima,reparem que só tinha esta entrada de ar e uma saida no cabeçote e uma pequena logo no fim do caput
[img:66eb270f5e]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAPY_3SyFFtI8wGVKZ812ubkB-ehi3QjWbDIYmpMKNkcbKbTWyOoK8p9gIuIozZovEheYY1JxLabsEOprgDCbMNIAm1T1UNCWnfaPRmwt2SPyHzN_zYP_DcZU.jpg[/img:66eb270f5e]
[img:66eb270f5e]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAJNYChWDA36Clll0C85I00O_2cuacoutWML3BnlWil7AkEvRJNdBYX-6iYEUc2Hv2AXjsmuriF3Rqfn6ufAlu8AAm1T1UJPdryrnYTwaX_4qb22KXVg8Kib6.jpg[/img:66eb270f5e]
Depois de dois meses voando todo fim de semana em media 5 vôos no domingo olhem o que aconteceu com o meu motor O.S de 3 meses de uso
[img:66eb270f5e]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAOIGcnLwfzYT_3Xc-o_jC7tG-kjx3G3pNJVWllUXJqtsBE0xSrgqF9SAto3adRi6a-AHOQ-N1c1sENAI8koRi5wAm1T1UJor2zgJBdUdHDWrWkX8Vm_B3YYC.jpg[/img:66eb270f5e]
[img:66eb270f5e]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAN3gMSG1okx41MILN48LCvZTBR0_cowNz-nL2uJAF-MriQM-FCkpez5ZZGah_uM1gvAM053IEbwCnjibzea889UAm1T1ULca-6gAcp1lPV2TQycJ61ZoSKXO.jpg[/img:66eb270f5e]
não quero assustar vocês apenas preveni para que seu motor não aconteça isto ventilação e combustivel de boa qualidade é escencial para durabilidade do seu motor ha só uso combura MK 10 X18
se quiserem dar um olhadinha nele virou lenha depois que o servo da asa queimou http://www.youtube.com/watch?v=1-nGoFrz5Mw

Avatar do usuário
Golf Mike Charlie
membro
Mensagens: 226
Registrado em: 23 Nov 2007 06:36
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Mensagempor Golf Mike Charlie » 18 Jan 2012 11:34

[quote:f2675c298b="fernandocpv"]Essa peça vem no fascículo 65 se não me engano. COWL P-51 MUSTANG, notem na foto que não está furada, os MUSTANGS que eu vi aqui na pista, ninmguém fez o furo para ventilação ou entrada de ar. Note a foto a peça original de um aero P-51, NÃO VEM FURADA de fábrica.
[img:f2675c298b]http://img848.imageshack.us/img848/108/cowl.jpg[/img:f2675c298b][/quote:f2675c298b]

Alguém pode me dizer quando este fascículo (n.65) estará nas bancas?
XG 11 - OS .61, OS .40, OS4T .52, Saito4T .56, Evo 15cc

fernandocpv
membro
Mensagens: 69
Registrado em: 17 Nov 2011 22:52
Localização: Caçapava SP

Mensagempor fernandocpv » 18 Jan 2012 14:36

Superaquecimento pode ocorrer, por isso que levo este ítem(termômetro digital),que DEVE estar SEMPRE em sua caixa de campo.
[img:d7baa3b6e2]http://img196.imageshack.us/img196/6906/00001jdr.jpg[/img:d7baa3b6e2]


Voltar para “Aviões com motor a combustão”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes