P-51 mustang SALVAT

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
velinhoveio
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Dez 06, 2011 3:44 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por velinhoveio »

Olá pessoal, tudo bem???
Primeiramente meus parabéns à todos em especial ao criador do tópico Brisolla, acho que todos são merecedores de momentos agradáveis agora com a conclusão do P-51. Nesse domingo, dia 29/04, irei ao Aerosampa fazer meu primeiro voo logo cedinho.
Tentarei filmar e postar aqui no forum, ok? Estou realmente com muito medo de "lenhar" logo no primeiro voo, sem instrutor, com a cara e a coragem, seja o que Deus quizer...sinceramente acho que dominarei bem a fera. Me desejem boa sorte e desde já agradeço demais à todos do forum, e ao pessoal da equipe e-voo quem tem tirado muitas dúvidas de todos nós.

Boa sorte à todos e na medida do possível, postem os vídeos do 1º voo.

Velinhoveio
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:4274b5b15a="velinhoveio"]Olá pessoal, tudo bem???
Primeiramente meus parabéns à todos em especial ao criador do tópico Brisolla, acho que todos são merecedores de momentos agradáveis agora com a conclusão do P-51. Nesse domingo, dia 29/04, irei ao Aerosampa fazer meu primeiro voo logo cedinho.
Tentarei filmar e postar aqui no forum, ok? Estou realmente com muito medo de "lenhar" logo no primeiro voo, sem instrutor, com a cara e a coragem, seja o que Deus quizer...sinceramente acho que dominarei bem a fera. Me desejem boa sorte e desde já agradeço demais à todos do forum, e ao pessoal da equipe e-voo quem tem tirado muitas dúvidas de todos nós.

Boa sorte à todos e na medida do possível, postem os vídeos do 1º voo.

Velinhoveio[/quote:4274b5b15a]

Se não voou com nenhum outro antes, não te aconselho a tentar com esse logo de cara, pois terá tido muito trabalho por nada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

[quote:001b8eb977="LaercioLMB"][quote:001b8eb977="velinhoveio"]Olá pessoal, tudo bem???
Primeiramente meus parabéns à todos em especial ao criador do tópico Brisolla, acho que todos são merecedores de momentos agradáveis agora com a conclusão do P-51. Nesse domingo, dia 29/04, irei ao Aerosampa fazer meu primeiro voo logo cedinho.
Tentarei filmar e postar aqui no forum, ok? Estou realmente com muito medo de "lenhar" logo no primeiro voo, sem instrutor, com a cara e a coragem, seja o que Deus quizer...sinceramente acho que dominarei bem a fera. Me desejem boa sorte e desde já agradeço demais à todos do forum, e ao pessoal da equipe e-voo quem tem tirado muitas dúvidas de todos nós.

Boa sorte à todos e na medida do possível, postem os vídeos do 1º voo.

Velinhoveio[/quote:001b8eb977]

Se não voou com nenhum outro antes, não te aconselho a tentar com esse logo de cara, pois terá tido muito trabalho por nada.[/quote:001b8eb977]Assino embaixo, vai ser lenha com 99% de chances, não faça isso, voe com um treinador primeiro, ou dê seu aero na mão de quem tenha mais experiência, peça para alguém experiente decolar pra você, sempre tem algum ajuste antes de voar, verificar cg, comandos, incidências... e no primeiro vôo sempre tem ajustes de trimagem, tendencias... sem falar na adrenalina que corre solta, não recomendo, vai correr o risco de ver todo o seu trabalho se acabar em segundos... não quero jogar nenhuma zica, mas não aconselho. Não acompanhei esse tópico até agora pra acabar assim...
Vou ter até medo de abrir esse tópico na segunda feira.
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141
ftoledo
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Qui Nov 10, 2011 10:29 pm
Localização: Sao Paulo-SP

Mensagem por ftoledo »

Pessoal,
O colega acima tocou num assunto muito importante, que nao foi coberto pela colecao e ja ha algum tempo que estou pra levantar aqui...
a questao do CG..o centro de gravidade, balanceamento de nossa aeronave, distribuicao do peso, onde fixar o pack de bateria, etc..

Algumas sugestoes?? como fizeram? acertaram o CG?
Velinho, se vai mesmo colocar pra voar, muito cuidado amigo!!
E fica muito esperto com essas trimagens iniciais...porq o aero pode realmente decolar com algumas tendencias (nariz pra baixo, queda de asa pra direita ou pra esquerda).
No mais, sucesso no seu voo!! Aerosampa é muito dez!! Ao lado do pico do Jaragua, correto??
Boa sorte amigo!
grande abraço.
Avatar do usuário
rce001
membro
Mensagens: 253
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 3:43 am
Localização: Ubá - MG / 38

Mensagem por rce001 »

O local do CG está indicado na planta, pelo que sei deve-se fazer o ajuste do CG com o tanque vazio, pois a medida que o aero fica sem combustível ele tende a ficar "equilibrado". Uma ´dúvida que ainda não consegui sanar, peço que os mais experientes me ajudem é a seguinte:

Como fazemos o ajuste de CG em aero asa baixa? De cabeça para baixa? Tanto faz?
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

Bom dia rce001, como vai?
Depende muito do diêdro da asa, tem modelos de asa baixa que por ter muito diêdro dá para fazer o teste de CG na posição normal mesmo, se o modelo tem menor diêdro como a maioria de asa baixa é feito mesmo com o modelo de dorso.
Avatar do usuário
rce001
membro
Mensagens: 253
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 3:43 am
Localização: Ubá - MG / 38

Mensagem por rce001 »

Obrigado Paulinho, por tirar essa dúvida.d
P51D Mustang, Cessna 180, Piper J3, PT-19
Brisolla
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 6:41 pm
Localização: botucatu, SP

Mensagem por Brisolla »

Pessoal também estou com está dúvida do CG a bateria eu prendi na mersa de servo, testei o CG em cima de uma garrafa peti com o avião na posição normal sempre sejo o pessoal fazendo isso nas construções aqui no forúm na posição normal de voo, ficou alinhadinho mais ainda tenho dúvida...
Brisolla
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 6:41 pm
Localização: botucatu, SP

Mensagem por Brisolla »

Velinhoveio treinou bastante pelo menos no simulador antes de fazer este voo ? eu estou usando o RealFlight G4.5 lá tem um P51 igual o nosso, também vou levar o aero para alguém esperiente para fazer os acertos do 1° voo trimagem e tal vlw...
velinhoveio
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Dez 06, 2011 3:44 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por velinhoveio »

Olá Brisolla e pessoal do forum, tudo bem????
Primeiramente não cometi nenhuma besteira não...hehe, pois o tempo, o gasto e os conselhos de todos me fizeram pensar bem, fui ao Aerosampa no domingo mas o tempo e o vento não estavam muito propícios para voo, mas deu jeito, estou fazendo aulas com instrutor e um avião treiner. Estou levando de boa com o treinador. Pedi à um profissional que fizesse o primeiro voo com o P-51, após ajustar CG e colocar alguns peguenos pesos o avião ficou muito bom, como disse o tempo e o vento não ajudaram muito não mas mesmo assim o proprietário do Aerosampa, o Sr. Farlei, resolveu fazer o primeiro voo com ele. A decolagem foi perfeita, já a aterrisagem foi meio que complicada, mas felizmente o avião ficou intacto sem nenhum arranhão...ufa...que alívio...kkk. Fiz um vídeo mas não consegui "pegar" a decolagem, muitas aves na pista e eu me confundia com o avião...kkkkkk...filmei um monte de Urubú...hahahahahaha....assim que passar o vídeo para o Youtube, posto aqui no forum, tentarei fazer ainda hoje, ok?
Um forte abraço à todos...

Velinhoveio
Responder