P-51 mustang SALVAT

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Brisolla
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 6:41 pm
Localização: botucatu, SP

Mensagem por Brisolla »

Velinhoveio, cadê o video ?
velinhoveio
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Dez 06, 2011 3:44 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por velinhoveio »

Olá pessoal, tudo bem???

Segue abaixo o link para o vídeo do 1º voo do meu P-51.
Será necessário ainda fazer vários ajustes, como por exemplo o ângulo de incidência do motor, ele estava "puxando" um pouco para cima e para a esquerda, apesar de tudo trimado. Farei os devidos ajustes e voarei novamente.

Abraço à todos.

[yt]mK71sCDcQYs[/yt]

http://www.youtube.com/watch?v=mK71sCDcQYs&feature=youtu.be
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Fez a trimagem com meio motor?
Uma trimagem correta é "sempre" a meio motor e "nunca" com motor a pleno.
Porque isso?
Simples, todo o aeromodelo se bem trimado, não necessita se cabrado para a decolagem e nem precisa ser cabrado para subir mais a não ser se desejamos movimentos mais bruscos.
Um aeromodelo com 75% do motor já decola sozinho na pista, sem a necessidade de ser cabrado.
Um motor estando reto e o CG equilibrado corretamente onde tem que ser, o aeromodelo poderá só ter tendências de girar para a direita e não subir, o subir é significado de peso de cauda e não do motor.
É conveniente sempre deixar o aeromodelo levemente com peso de nariz, pois se consegue voar muito bem com um aeromodelo com peso de nariz, mas é horrível de pilotar um aeromodelo com peso de cauda.
Não existe CG adiantado ou atrasado, todo o aeromodelo tem o seu ponto de equilíbrio lá em cima e só se muda esse ponto, se alongarmos mais a cauda ou o nariz, fora isso, o ponto de equilíbrio do aeromodelo lá em cima "sempre" será no mesmo lugar.
Aqui em baixo a gente pode equilibrar ele da forma que desejarmos, mas na hora do voo, o centro de equilíbrio dele será um só e se não estiver correto, o aeromodelo terá tendências sim e só irá para com isso, quando acertarmos esse ponto de equilíbrio dele.
O CG de um aeromodelo fica entre 25% a 33% da corda da asa e nunca sempre exatos 33%, por isso é mais fácil começarmos a equilibrar ele a partir de 25% e ir afastando do bordo de ataque do que começar direto com os 33% e perder o aeromodelo por pura teimosia em insistir que o CG é a 33% em todos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
velinhoveio
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Dez 06, 2011 3:44 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por velinhoveio »

Olá Laercio, obrigado pelas dicas, ainda tenho bastante tempo até o próximo voo, por isso ficarei atento à todas observações dos amigos e profissionais, uma vez que sou marinheiro de primeira viagem...rsrsrs...

Um forte abraço,

velinhoveio
Avatar do usuário
rce001
membro
Mensagens: 253
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 3:43 am
Localização: Ubá - MG / 38

Mensagem por rce001 »

Olá velinhoveio, o instrutor que você arrumou fez um pouso de dar inveja a qualquer albatroz, kkkkkkkk.
Mas é isso aí, seu modelo está em ordem, se tivesse voado acho que agora estaria colando os cacos. O meu ainda não voou, faltam ajustes e amaciamento do motor, porém estou sem tempo pra voar até meus elétricos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

O vídeo está bom, mas vejo o mesmo erro já a muito tempo, o pessoal para testar se o motor responde bem, segura o aeromodelo pela cauda e acelera tudo e acha que isso está bom e depois reclama quando o motor apaga em voo.
Um motor glow só estará bem regulado, depois de ter sido todo acelerado e levantarmos o nariz do aeromodelo em 90° e o motor não pode morrer, pelo contrário, tem que acelerar mais um pouco, pois se estiver afinado demais, na hora em que tentar fazer um looping por exemplo, o motor irá morrer por falta de combustível e depois o pessoal vem reclamando que o motor é ruim, que apaga em voo, que não aceita regulagem, quando na verdade não é o motor que não aceita regulagem e sim o mecânico que acha que sabe regular, quando na verdade, sabe coisa nenhuma.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
velinhoveio
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Dez 06, 2011 3:44 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por velinhoveio »

Olá rce001, tudo bem??? Com certeza "fez" inveja a muitos albatrozes...kkkk, mas sinceramente, até eu acho que faria um pouso melhor...rsrsrs, pelo menos no simulador, tenho feito inúmeros pouso perfeitos, inclusive com fortes ventos de lateral, frontal, etc...hehe, mas de qualquer forma valeu a experiência e a gratificação de ver nosso trabalho "funcionando"...hehe...
Um for te abraço,
Velinhoveio
velinhoveio
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Dez 06, 2011 3:44 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por velinhoveio »

Olá Laercio, tudo beleza???
Quando ao ajustar o motor em aceleração plena na posição vertical, isso foi feito sim pelo menos umas 3 vezes antes de colocarmos o aeromodelo na pista, ok? e aconteceu exatamente o que você explica...na vertical o motor aumenta a rotação realmente, de qualquer forma valeu pelas informações, espero o vídeo do primeiro voo de todos os companheiros aqui do forum.
Um forte abraço,
Velinhoveio
LocuraSP
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Mai 11, 2012 3:55 pm
Localização: São Paulo SP

Oq vc passou no seu P51?

Mensagem por LocuraSP »

Oi ..Blz ?

Cara to montando o meu ... Mas, não me dei muito bem com acolocação do revestimento ... to queredo passar algum tipo de resina ... Queria uma dica sua do que passar na madeira balsa pra depois pintar !!!

Fico no aguardo !!!

Abraços,

[quote:4849ceebbc="Bado"]segue o link de mais um P-51D em faze de acabamento pondo fita na fuselagem para efeito de junção de lataria,,, deem uma espiada...


https://www.facebook.com/media/set/?set=a.311866362159704.85578.100000090287077&type=1&l=34175a42f2[/quote:4849ceebbc]
andersonpb
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Seg Ago 15, 2011 10:31 pm
Localização: João Pessoa, PB

Mensagem por andersonpb »

ola pessoal, ainda to penando pra contruir o meu, kkkk.
velinhoveio que instrutor foi esse que voce arranjou? quase que ele espatifava o coitado do teu aero. ate eu consegui pousar un tucano melhor do que ele, e foi minha primeira aterrissagem. quando eu terminar o meu posto fotos e video do voo.
Responder