sullivan "queimada " tem jeito ?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
wk
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Mensagem por wk »

[quote:afb1d2ca19="rudney reys"]hoje abri a bomba !! o esc libera a voltagem direto no motor nao corta mais nem diminui nem aumenta o que entra passa direto!!1minha maior surpresa foi constatar que a bomba nao passa de um motor "escovado"com um esc esperava mais acho que o valor ta só na caixa de cnc dela kkkkk bom ainda posso usa-la se quiser basta por uma chave on-off e não tera mais regulagem mas ainda vou ver se consigo um esc compativel se alguem tiver um dica :D[/quote:afb1d2ca19]

Dentro da bomba tem um ESC, que controla a voltagem e conseguentemente a velocidade de rotação do motor? foi isto que queimou na sua bomba?

muito obrigado
wk
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Mensagem por wk »

[quote:00da37a141="rudney reys"]correto foi isso mesmo na verdade o fio positivo da bateria tava "mordido" dentro da caixa da bomba e coma vibração encostou na caixa da bomba e fechou um kurto ela até funciona mas sem regulagem liga a vae no maximo e fica !!vou testar esse esc da sds pra ver[/quote:00da37a141]

BLZ vou avisar meu amigo para ver se o ESC da bomba dele ta queimado ou se é o motor
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Leandro Hendges
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Mensagem por Leandro Hendges »

Olá amigo,


Minha sullivan aconteceu a mesma coisa, vc conseguiu arrumar a sua?

Abraço,
Leandro Hendges
Palotina PR
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leandro.ifpb
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Mensagem por leandro.ifpb »

alguém aqui está usando FUMAÇA em motor glow .52 ou .40 ?????
estou pensando em colocar fumaça e quero saber se dá certo num ASP .52

tenho um ESC brushed e uma bomba dessas de limpador de parabrisa para experimentar.
sf3lip3
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Mensagem por sf3lip3 »

encontrei este material neste site: [url]http://acamg.atspace.com/artigos/bomba/bomba.htm[/url]

Selecionando o avião ideal

Examine detalhadamente o seu avião para uma escolha ideal. Primeiro verifique se seu avião tem uma superfície de asa grande e uma fuselagem ampla, pois lembre-se que além de colocar um peso extra do sistema de fumaça, também terá que colocar mais um tanque para o líquido.
Com um avião de motor .40 você pode estar limitando sua área de trabalho tendo até que colocar a bomba ou o tanque externamente. Sobre a aerodinâmica do avião temos observado que um vôo lento do modelo proporciona uma fumaça mais espessa e duradoura, entretanto quanto mais veloz o modelo mais longo será o seu rastro de fumaça e logicamente mais fino.
Por essa razão você pode entender que a aerodinâmica e o correto acerto do passo da hélice proporcionarão uma melhor qualidade do sistema de fumaça.

Selecionando o motor

O motor à gasolina, produziria o máximo de fumaça dentre todos os outros, o quatro tempos ficaria em segundo posto, enquanto que o dois tempos ficaria atrás de ambos.
Uma importante variável aqui é o aquecimento. Quanto mais calor, mais fumaça. Geralmente quanto maior o deslocamento de ar do motor proveniente do pistão , mais energia de calor será criado.

Motor 2 tempos
Motor 4 tempos




O escapamento

Se você não está conseguindo comprar um escapamento de fumaça comercial para seu motor, então vamos para outras alternativas.
A idéia para um bom funcionamento é que precisamos de um pré aquecimento para atingir o máximo de temperatura, quanto mais próximo do bloco do motor melhor, sendo assim, a idéia é fazer uma serpentina junto ao escapamento original, para que o líquido se aqueça antes de chegar ao seu destino.
Enrole um tubo de cobre em torno do escapamento no sentido da saída do escape para o motor e bem próximo da saída do bloco do motor, faça um furo para introduzi-lo, tomando cuidado para achatar a extremidade do tubo para que o líquido seja jogado dentro do escapamento em forma de spray (tipo carburador de carro sem injeção).



Serpentina externa ao escapamento

Serpentina interna ao escapamento


Se esta serpentina for colocada internamente ao escapamento, atingirá uma maior temperatura o que vai proporcionar um melhor desempenho no sistema de fumaça. Apenas tome cuidado com esta alteração, pois estará diminuindo o volume interno do escapamento e causando um estrangulamento no motor e conseqüentemente perda de potência.

Selecionado o sistema de fumaça e o líquido

Existem vários tipos de sistema de fumaça. O mais eficiente é o sistema de bomba elétrica, onde não perdemos parte da pressurização do escapamento como nos sistemas mais simples. O sistema encontrado em lojas especializadas é o da TME Simples Smoke Pump. Este sistema oferece a bomba elétrica, um metro de mangueira especial para líquido de fumaça e também um estrangulador de mangueira. Além disso, é necessário um tanque (cuidado em trocar o STOPING do tanque) e uma bateria de 4,8V e 500mah. Além de ter um bom equipamento, tem que escolher um bom líquido. Hoje temos no mercado dois tipos: o importado POWER MASTER, muito bom porém com custo não muito viável e o nacional DIMETIL com um custo mais baixo e de mesma qualidade.

Consumo do sistema de fumaça

Regule com registro nas mangueiras a correta vazão do líquido para evitar desperdícios. Abaixo a tabela de consumo.

Motor (polegadas cúbicas)
1.2
1.8 à 4.2 (gasolina)

Consumo (oz/minuto)

2
4 à 8


Em torneios como TOC onde os motores chegam a 8.8 polegadas cúbicas é queimado até 15oz por minuto proporcionando uma grande e intensa fumaça.

Teste de alcance do rádio

Embora muitas pessoas não saibam, quando o sistema de fumaça é ativado, o rádio do modelo pode perder em torno de 20% de seu alcance. Para certificar-se do alcance do rádio após a instalação da bomba, faça o seguinte:

Coloque o avião no chão, longe de qualquer pessoa ou objeto que sirva de antena e caminhe com a antena baixa até perder o alcance, fazendo com que os comandos fiquem fora de controle. Observe a distância pois ela será sua referencia.
Agora caminhe em direção ao avião e comece a mover a chave de ON e OFF da bomba de fumaça. Em algum ponto, alguma superfície de comando poderá se mover quando a chave da bomba estiver em ON, e voltar ao normal quando esta mesma chave estiver em OFF.
Esta distância não poderá ultrapassar a 20% da distância observada anteriormente. Se ela for maior que 20% a principal causa será a bomba, portanto tente move-la para mais longe do receptor a fim de minimizar este problema. O fabricante da bomba não aconselha a voar se não estiver com o alcance correto.
E por fim o trabalho concluido com exito.



________________________-
e tem um material interessante também neste site: [url]http://aeroescolinha.blogspot.com/2011/03/como-fazer-uma-bomba-de-fumaca.html[/url]
dá uma conferida!
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leandro.ifpb
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Mensagem por leandro.ifpb »

SF3LIP3

valeu ai pela dica... farei testes quando meu motor chegar.
sf3lip3
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Mensagem por sf3lip3 »

:D
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