Cuidado com o caseirol

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Cuidado com o caseirol

Mensagem por flumauricio »

Caros colegas,

venho aqui fazer um alerta a vocês.

Sempre usei caseirol em meus motores ASP e hoje a tarde fui comprar mais combustivel e oleo de ricino para fazer a tão famosa mistura.

Quando chego em casa para minha grata surpresa olha o óleo todo decantado.

Na mesma hora estranhei pois isso nunca tinha acontecido e sempre comprei combustivel no mesmo local. Peguei o pescador e tirei um pouco do oleo do fundo do vasilhame. Misturei com um pouco de alcool de cozinha que tinha aqui e na hora a mistura ficou branca.

Amanhã é dia de fazer uma bela confusão na loja pois misturaram algo que com ctz não é oleo de mamoma.

Fica ai o meu alerta a todos vocês que usam caseirol sempre conferir a procedencia do oleo que irão misturar com o metanol, se possivel levem um pouco de alcool e misturem na hora para saber se o alcool dilui perfeitamente ou se ele fica com aparencia leitosa.

Gostaria de tirar uma duvida, o oleo de mamona fica branco na mistura com agua?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Óleo solúvel mineral fica leitoso quando diluído em água e esse tipo de óleo é utilizado em máquinas de usinagem, como tornos mecânicos, fresadoras e centros de usinagem, para refrigerar as ferramentas de corte durante a usinagem de metais ferrosos. Para metais não ferrosos, são utilizados outros tipos de refrigerantes como no caso do alimínio, o querosene é ótimo, propicia um ótimo acabamento e evita da ferramenta ficar obstruída com os resíduos de corte do alumínio.
.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Não sei que tipo de oleo eles colocaram mas com agua ele fica branco. Possivelmente oleo de cozinha ou algum oleo mineral
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

O pessoal adora colocar oleo de cozinha, sempre que vou comprar oleo eu levo meio litro de alcool e um copinho de plastico pra fzr o teste.
Avatar do usuário
leandro.ifpb
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Dom Nov 07, 2010 8:47 pm
Localização: Guanambi-BA

Mensagem por leandro.ifpb »

bom saber disso pois estou para iniciar no caseirol...
aproveitando o tópico vocês compram metanol e óleo de rícino a que valor?
Avatar do usuário
Sereno
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:43 pm
Localização: Sao Jose do Rio Preto, SP

Mensagem por Sereno »

[quote:d8a3b9c995="leandro.ifpb"]bom saber disso pois estou para iniciar no caseirol...
aproveitando o tópico vocês compram metanol e óleo de rícino a que valor?[/quote:d8a3b9c995]


Aqui em São José do Rio Preto, SP, compramos metanol na Bandeirante Química em tambor de 200 litros a 3,00 reais o litro e tem que ser pessoa jurídica, e ainda vai um técnico da empresa verificar como será armazenado e dar conselhos sobre o descarte do tambor vazio (Lavar um milhão de vezes, furar o fundo do tambor, etc).
O óleo de mamona compramos em duas usinas localizadas no município de Bariri, SP (próximo a Jaú) e pagamos 5,00 reais o litro retirados diretamente na torneira do reservatório onde o produto já está beneficiado a 99% e destinado a fabricação de biodiesel. Tem um aeromodelista que é viajante e passa por lá todo o mês e quando necessário tras duas bombonas de 20 litros cada para dividir com o pessoal.
Em apenas dois dias o amanhã será ontem.
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

[quote:a1e8db89fc="leandro.ifpb"]bom saber disso pois estou para iniciar no caseirol...
aproveitando o tópico vocês compram metanol e óleo de rícino a que valor?[/quote:a1e8db89fc]

Aqui o litro em salvador do metanol sai a R$ 6,00 e o litro do ricino sai a R$ 9,00

Como compro sempre 5L de metanol com 1L de ricino sai a um valor de R$ 39,00 6L de combustível.

Olha ai a economia! Dá pra voar sem se preocupar com esse fator.

Vou te dizer mais, os motores ASP ficam excelente com caseirol. Para um aero basico a intermediário está ótimo. Já o JBA de um amigo o caseirol fica ruim, não pega regulagem de jeito nenhum. O OS fica bom também com caseirol.

Em aeros mais "caros" vou de motor OS e com combustivel com nitro. Como são manobras de precisão não prefiro arriscar, opto pelo confiável mesmo.

Hoje fui na loja e reclamei muito com o vendedor que me pediu muitas desculpas, trocou o combustível e já voei.

Tudo ok, é só tomar cuidado.
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Obs: Aqui em salvador qualquer um compra o metanol, não precisa ser pessoa juridica.
Logan
membro
Mensagens: 639
Registrado em: Dom Out 30, 2011 5:46 pm
Localização: Interior SP

Mensagem por Logan »

[quote:b5ff6ed9f7="flumauricio"]Obs: Aqui em salvador qualquer um compra o metanol, não precisa ser pessoa juridica.[/quote:b5ff6ed9f7]

Além das desculpas o vendedor te disse qual era o produto misturado ao rícino?
Avatar do usuário
Sereno
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:43 pm
Localização: Sao Jose do Rio Preto, SP

Mensagem por Sereno »

[quote:437bd034e3="flumauricio"]Obs: Aqui em salvador qualquer um compra o metanol, não precisa ser pessoa juridica.[/quote:437bd034e3]

Por aqui também. É só ir nas casas que vendem produtos para refrigeração que eles não exigem nada mas aí o preço vai lá prá cima.

Agora prá comprar em grande quantidade nas industrias químicas eles são cheios de nove horas. Há dez anos atrás, quando começamos a comprar em tambor eles pediam até uma autorização na Polícia Federal mas isso acabou.

Preferimos comprar em tambores pois aí um fica com 20 litros, outro com 10... e em menos de cinco minutos o tambor tá seco, e o preço compensa bastante.
Em apenas dois dias o amanhã será ontem.
Responder