Motor ASP 52, primeiro teste!

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
daniel.monteiro
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 11, 2011 10:30 am
Localização: Planaltina - DF

Mensagem por daniel.monteiro »

[quote:8b88edd877="heitorc"]O esquema de montagem da tubulação do tanque de combustível é igual.[/quote:8b88edd877]

Cara valeu pela dica, você acredita que o aero veio com o tanque de cabeça para baixo?

Ao desmontar o montante vi que tinha uma mangueira vindo direto do meio do tanque e outra embaixo do tanque. Pelo que vi no manual que você enviou a mangueira está vindo de cima do tanque. Pensa no trabalho que deu pra inverter esse tanque, tive que tirar o montante que por sinal quebrou, pois tinha colado com epóxi.

Valeu pela dica, agora é partir para a primeira ligada do motor.
daniel.monteiro
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 11, 2011 10:30 am
Localização: Planaltina - DF

Mensagem por daniel.monteiro »

Galera, vou relatar o que aconteceu agora a pouco ao fazer o teste do funcionamento do motor.

Coloquei combustível no tanque, enfiei a mangueira que vem do meio do tanque no carburador e a outra que vem de cima do tanque no carburador.

Feito isso dei 2.5 voltas no regualdor de combustível, deixei o afogador com 1/4 de volta aberto e enfiei o starter na vela.

Com isso dei umas 4 voltas em sentido anti-horário para o combustível cheguar até o carburador, nisso reparei que quando terminei de dar as voltas o combustível volta aos poucos para o tanque (será normal?).

Fui então testar o motor, dei algumas rodadas na hélice e o motor deu umas 3 explosões e quase funcionou. Depois dessas explosões nada mais aconteceu, o motor não quer pegar mais.

Não sei mais o que faço da minha vida... Esse motor tá com raiva de mim?
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

[quote:c589ae9abe="daniel.monteiro"]Galera, vou relatar o que aconteceu agora a pouco ao fazer o teste do funcionamento do motor.

Coloquei combustível no tanque, enfiei a mangueira que vem do meio do tanque no carburador e a outra que vem de cima do tanque no carburador.

Feito isso dei 2.5 voltas no regualdor de combustível, deixei o afogador com 1/4 de volta aberto e enfiei o starter na vela.

Com isso dei umas 4 voltas em sentido anti-horário para o combustível cheguar até o carburador, nisso reparei que quando terminei de dar as voltas o combustível volta aos poucos para o tanque (será normal?).

Fui então testar o motor, dei algumas rodadas na hélice e o motor deu umas 3 explosões e quase funcionou. Depois dessas explosões nada mais aconteceu, o motor não quer pegar mais.



Não sei mais o que faço da minha vida... Esse motor tá com raiva de mim?[/quote:c589ae9abe]



Amigo, se o combustivel está voltando pro tanque é porque a agulha de ar está muito aberta, feche um pouco até que o combustivel pare no carburador.

Pelo que descreveu acima você esta cometendo um erro ao plugar o Ni-starter antes de puchar combustivel. Cuidado você pode perder um dedo assim.
Puche o combustivel antes e só depois coloque o ni-starter na vela.

Tenho um motor destes recem amaciado e na primeira partida tambem demorou a pegar, mais depois pega de primeira. Procure algum amigo que tenha um starter eletrico só pra dar a primeira partida, isso pode te ajudar muito.
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

Não precisa de starter, eu ja amaciei uns 6 ASP e nenhum me deu trabalho p ligar a primeira vez, sempre pegam com uns 3 ou 4 tapas.
daniel.monteiro
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 11, 2011 10:30 am
Localização: Planaltina - DF

Mensagem por daniel.monteiro »

Blz galera, hoje a noite eu faço mais um teste nesse motor.
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

[quote:1f74fcb968="magnoudia"]Não precisa de starter, eu ja amaciei uns 6 ASP e nenhum me deu trabalho p ligar a primeira vez, sempre pegam com uns 3 ou 4 tapas.[/quote:1f74fcb968]

Alguem falou que precisa ? eu disse que ajuda... :evil: :evil:
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"
andreluf
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Abr 09, 2012 5:58 pm
Localização: piracicaba

motor

Mensagem por andreluf »

sou novo em aermodelismo tb, mas vc disse que virou sentido horario, vi alguns videos que o motor vira no sentido anti-horario. se eu estiver errado me descupem, to aprendendo ainda
daniel.monteiro
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 11, 2011 10:30 am
Localização: Planaltina - DF

Re: motor

Mensagem por daniel.monteiro »

[quote:f4aa074ae2="andreluf"]sou novo em aermodelismo tb, mas vc disse que virou sentido horario, vi alguns videos que o motor vira no sentido anti-horario. se eu estiver errado me descupem, to aprendendo ainda[/quote:f4aa074ae2]

Pois é amigo, não sei bem se é em sentido anti-horário, tanto é que eu rodei a hélice em sentido anti-horário e o parafuso que prende a hélice soltou.
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Re: motor

Mensagem por offsyde »

[quote:1581377659="daniel.monteiro"][quote:1581377659="andreluf"]sou novo em aermodelismo tb, mas vc disse que virou sentido horario, vi alguns videos que o motor vira no sentido anti-horario. se eu estiver errado me descupem, to aprendendo ainda[/quote:1581377659]

Pois é amigo, não sei bem se é em sentido anti-horário, tanto é que eu rodei a hélice em sentido anti-horário e o parafuso que prende a hélice soltou.[/quote:1581377659]

Se está soltando é por que está frouxo. O sentido de rotação do motor acompanha o perfil da helice, ou seja gira em sentido anti horário. Verifique o que esta acontecendo.
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"
Avatar do usuário
heitorc
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Dom Out 23, 2011 6:35 pm
Localização: Porto Alegre,RS

Mensagem por heitorc »

A porca de fixação da hélice tem que estar apertada e instalada com trava rosca
(vedante anaeróbico) de baixo torque, senão corre o risco de afrouxar. O sentido de rotação do motor, olhando de frente para o motor do avião, é anti-horário.
Responder