velas do tipo glow plug-como funcionam?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

velas do tipo glow plug-como funcionam?

Mensagem por Camacho »

traducao LIVRE ,retirada do site http://www.mecoa.com/faq/index.htm


[b:4e1f7c015a]VELAS DO TIPO GLOW PLUG- COMO ELAS FUNCIONAM? [/b:4e1f7c015a]

Velas do tipo GLOW funcionam devido a uma reação catalítica entre o combustível metanol e o elemento de platina presente no filamento da vela.
Sem este combustível ou o fio de platina as velas do tipo glow não continuariam acesas quando a bateria de partida(NI starter) é removida.

O torque para apertar velas do tipo GLOW deve ser de 20 a 24 libras por polegada.
Apenas assentada, a junta de cobre não requer muita pressão para selar.

a tensao correta para acender uma vela do tipo GLOW é de 1,2 ~ 1,5V.
Quando a bateria(NI starter) está instalada, o filamento deve acender um laranja brilhante. Brilhante o suficiente para ser visível a seus olhos.

[b:4e1f7c015a]DIFERENTES FAIXAS DE GRADUACAO DE CALOR DE VELAS TIPO GLOW[/b:4e1f7c015a]

Velas do tipo GLOW vêm em intervalo(faixas)s de calor diferentes, com diferentes combinações de ligas de platina e fios de tamanhos diferentes.
A liga utilizada é considerada um segredo comercial e é improvável que qualquer fabricante divulgue as composicoes reais das ligas.

Algumas velas têm corpos banhados a níquel, alguns têm acabamento oxidado preto. Alguma sao folheadas mesmo de ouro. Acredite ou não, esses acabamentos também afetam as características de funcionamento da vela.

[b:4e1f7c015a]TIPOS E TAMANHOS DIFERENTES DE VELAS[/b:4e1f7c015a]

O tamanho da rosca é padrão de 1/4 x 32 UNEF desde sua invenção na década de 1940.
Este é um reporte dos motores de ignição da época. Alguns motores na época tinha tamanho de rosca 3/8 fio 24 e algumas velas foram feitas neste tamanho, mas eu não acho que foram mais feitas desde de os idos de 1950
Existe também o que é chamado turbo plug. Este encaixe utiliza um segmento de 8 mm e vedações com uma sede cónica no nariz da vela. Isso é feito porque ele cria uma câmara de combustão mais suave produzindo assim um melhor desempenho.
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
cuka
membro
Mensagens: 317
Registrado em: Ter Jun 08, 2010 10:14 am
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cuka »

Amigo,

Achei muito legal tua iniciativa e mais feliz ainda fiquei em ver estes tópicos como fixos. Com certeza ajudara muitos iniciantes...

Grande abraços e parabens a todos que tiveram a iniciativa de traduzir o que faltava.
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Mensagem por Elilson »

se colocar um filamento qualquer, respeitando a devida temperatura, alimentado por uma bateria, os motores glows irão funcionar?? Ou a platina é o catalisador da reação quimica entre o ar e combustivel??
Avatar do usuário
joaoseara
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Ter Mai 25, 2010 11:10 am
Localização: Itabuna-bahia

Mensagem por joaoseara »

Acho que com uma filamento qualquer nao funciona, pois a reaçao deve-se a platina contida no filamento.
Responder