taxa de compressao em motores glow-o que é? qual importancia

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

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taxa de compressao em motores glow-o que é? qual importancia

Mensagempor Camacho » 19 Jul 2012 18:44

traducao LIVRE retirada do site http://www.mecoa.com/faq/index.htm


[b:bfee978a7e]TAXA DE COMPRESSAO- O QUE É ISSO?[/b:bfee978a7e]

Taxa de compressão é o volume(quantidade) de mistura( de ar e combustível) que o pistão comprime no seu ponto de máximo curso(PMS ou ponto morto superior).
Assim, uma razão de compressão de "8 por 1" ira comprimir o volume de 8 em um volume de 1.
grosseiramente falando é como pegar o volume de 8 garrafas e espremê-los em uma só.
A taxa de compressão nos motores RC(ou VCC-o princípio é o mesmo) efetivamente controla o ponto de ignição, que é também afetada pelo conteúdo nitro do combustível.

A taxa de compressão no motor RC(ou VCC-o princípio é o mesmo) pode variar desde "7,5 por 1" a um máximo de "9 por 1".
A razão de compressão varia com a altitude, o tipo de combustível utilizado,configuracao de janelas do cilindro, e configuração de escape.
Motores de alto desempenho tem tolerancias muito precisas, para garantir o ponto de combustão(ignição) adequada.

[b:bfee978a7e]ALGUMAS REGRAS BÁSICAS[/b:bfee978a7e]

se o seu motor superaquece:

O superaquecimento pode ser causado por várias coisas, ou uma combinação de várias coisas.
Muito comum é o uso de um silenciador mal dimensionado, que restringe o fluxo de escape.
Se você estiver usando um escape que não seja original tente recolocar o silenciador fornecido com o motor. Se isso resolver o problema que você tem sua resposta.
Mistura pobre fará com que o motor sobre aqueca. Tenha certeza que você sabe como ajustar seu motor e conhecer os sons que deveria estar fazendo.
Muito pouco de óleo no combustível
Veja também os combustíveis.
A taxa de compressão é incorreta.

Pode ser devido à taxa de compressão ser demasiadamente baixa para o combustível que está sendo utilizado.
Menor quantidade de nitro no combustível demanda uma maior taxa de compressão.
Se a compressão for muito baixa a explosao da mistura na camara de combustão será atrasada ou retardada, criando uma queima "pobre" e permitindo assim uma "labareda" de combustível ser liberado para o escapamento. Isto eleva a temperatura do motor e diminui o desempenho.
Se você aumentar a porcentagem de nitro no combustível ,o "ponto de ignicao" será avançado e proporcionará um funcionamento mais potente e mais frio do motor.

ou,Você pode aumentar a taxa de compressão através da remoção de um calço de cabeçote.

por outro lado, se a taxa de compressão é muito alta o motor vai detonar(pré ignição). Isso é equivalente a dizer que o ponto de ignição do motor do seu automóvel está muito avançado ou que você utilizando um combustível com um baixo nível de octanas(octanagem). é o mesmo sintoma de quando seu usa combustível ruim("batizado") no seu carro.

[b:bfee978a7e]octanagem[/b:bfee978a7e]-É o índice de resistência a detonação dos combustíveis. tal ídice relaciona a equivalência á porcentagem de uma mistura em um isooctano(2,2,4 trimetilpentano) e o n-pentano.
Por exemplo, uma octanagem de 87 equivale a uma mistura de 87% de isoctano e 13% de n-heptano.

Se você deseja utilizar mais nitro no combustível para obter mais potencia,é preciso que você diminua a taxa de compressão.Você pode precisar adicionar calços de no cabeçote.
pré ignição é, basicamente, a mistura(ar/combustível )explodir antes que o pistão atinja o topo do curso(PMS ou ponto morto superior) de modo que o pistão"segura" a expansão da explosão.
os gases da explosao,não tedo como se expandir para nenhum lugar devido a inercia do virabrequim, força o pistão a se mover contra seu curso normal.
Assim, você recebe uma "batida", que é o som de todas as folgas da biela que está conectada ao conjunto" expremendo" o filme de óleo das buchas ou bronzinas(ou rolamentos se for o caso).
[b:bfee978a7e]pré ignição pode destruir o seu pistão,pois a cabeça do pistao é submetida a calor e pressão extremos por causa dos gases contidos na explosão.[/b:bfee978a7e]

Os motores são concebidos para ter a expansão da combustão(explosão), comprimir o pistao para baixo do cilindro, e não mante-lo aprisionado.

note que,usar um maior teor de nitro não é como ter uma octanagem mais alta na gasolina.
Maior octanagem da gasolina, requer maior taxa de compressão.
e como ela queima mais lentamente do que a gasolina normal , exige mais compressão para inflamar corretamente.
mais nitro no combustível do tipo GLOW adianta o ponto de ignicao
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Mensagempor Beef » 24 Jul 2012 10:00

Opa, sempre fico na duvida, como medir a taxa de compressão dos motores 2t? abs.

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Mensagempor Camacho » 24 Jul 2012 10:30

[quote:db3e284310="Beef"]Opa, sempre fico na duvida, como medir a taxa de compressão dos motores 2t? abs.[/quote:db3e284310]

o método mais fácil é com um relógio medidor de compresao.
também dá para medir "na mao", mas é complicado e precisa dsmontar o motor.
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Mensagempor Beef » 25 Jul 2012 00:30

Opa amigo compressão se mede no relógio sim, mas a razão de compressão(taxa) quantas vezes o volume do cilindro é comprimida na câmara de combustão é matemática, o problema nos 2t principalmente para o metanol nos glow é que parece que a medida começa a partir da janela de descarga, nunca compreendi direito, valeu, abraço.

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Mensagempor Beef » 25 Jul 2012 09:05

Opa num entendi sua postagem,mas meu real interesse é acertar a taxa de compressão de um OS 120Ax para usar gasolina no mesmo, apesar de saber de todas vantagens de comprar um motor pronto a gas, colocando mais uma junta no cabeçote ou mesmo usinando o pistão.............

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Mensagempor Camacho » 25 Jul 2012 10:43

[quote:d0b684fee5="Beef"]Opa num entendi sua postagem,mas meu real interesse é acertar a taxa de compressão de um OS 120Ax para usar gasolina no mesmo, apesar de saber de todas vantagens de comprar um motor pronto a gas, colocando mais uma junta no cabeçote ou mesmo usinando o pistão.............[/quote:d0b684fee5]

a taxa de compressao para motores glow, conforme o texto acima fI ca entre 7,5 para 1 e 9 para 1.
a taxa normal para motores a gasolina carburados(de automovel) é de 8 para 1 , portanto nao ha necessidade de mexer em nada- nos motores modernos com injecao eletronica(principalmente FLEX) a taxa é maior.
só lembrandoque toda vedacao do motor glow é feita com silicone(o-rings,etc...),que devem ser substituidos pr vedacao apropriada para gasolina.

mas respondendo a sua pergunta:
a taxa se consegue, matematicamnte dividindo o volme maior(pistao no ponto morto inferior) da camara pelo volume menor(pistao no ponto morto superior).
para efeito de ponto morto inferior considera-se que o pistao tenha fechado as janelas(quando a camara esta efetivamente fechada e "existe" um volume mensurável).

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Mensagempor Wellington_BH » 25 Jul 2012 17:31

[quote:3888caa527="Beef"]Opa num entendi sua postagem,mas meu real interesse é acertar a taxa de compressão de um OS 120Ax para usar gasolina no mesmo, apesar de saber de todas vantagens de comprar um motor pronto a gas, colocando mais uma junta no cabeçote ou mesmo usinando o pistão.............[/quote:3888caa527]

Beef, tenho um OS 120AX que sempre funcionou ótimo. Eu queria passar para gasolina, então na época resolvi comprar o grande lançamento FG-20 gasolina, que não funcionou. Mais tarde lançou o DLE-20, esse sim vingou e funcionou bem. Depois da péssima experiência de funcionamento com o FG-20, eu não recomendaria a conversão do 120AX que tem funcionamento impecável, ao contrário, acho até melhor converter o FG-20 gasolina para glow, para funcionar. Sabemos que a compressão do DLE-20 é 10,5:1, então se for basear nesse motor, ao invés de colocar arruela, vai ter é que rebaixar o cabeçote, como fazíamos com os opalas. Nos gasolina maiores, a taxa é menor.
Até hoje, meu DLE-20, só alegria...
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Mensagempor Beef » 26 Jul 2012 11:05

Opa também pra mim o OS120 ax é show o meu rodava com uma perry pump perfeito nunca apagou voou até um sukhoi 25% da great planes (meio dependurado mas foi), o problema é q glow só tenho ele e um 1204t num tucano e num queria mais comprar combustível, e ele consome legal......Tenho bastante experiencia da arrancada com motor ap (tive um aspirado c 16 de taxa a metanol c nitrometano 5%) e opala tb, gosto bastante de mecânica, mas pelo q parece os glow tem uma taxa baixa em relação aos automóveis e a taxa deles é complicada de medir, como num queria vender esse motor que gosto tanto estava pensando em tentar gas nele ou no 120 4t, apesar de achar q neste deve ser pior a adaptação, até por ter válvulas, bomba, e menos potencia, que deve perder uns 30% no minimo, de repente abandono a idéia e coloco eles no museu.....abraço.

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Mensagempor heitorc » 26 Jul 2012 17:15

A Taxa de Compressão é uma medida estática e é calculada de maneira igual em qualquer motor. É a relação entre o volume maior, com o pistão no (PMI) ponto morto inferior, e o volume menor, com o pistão no (PMS), e é usado a seguinte formula:
(VM+Vm/Vm) , Volume Maior mais Volume menor dividido pelo Volume menor.
A função da Taxa de Compressão já foi explanada acima.
Já a compressão do motor é uma medida dinâmica, e é preciso movimentar o pistão (em baixa rotação) para gerar a pressão de compressão, que pode ser medida com um relógio manômetro.
A função da medição da compressão do motor é saber qual a capacidade de vedação do cilindro, e com isso ter um parâmetro para avaliação do desgaste.
O difícil é ter os parâmetros normais do motor. Qual a Taxa de Compressão, e qual a Pressão de Compressão original de fábrica, para poder ao longo do tempo de uso poder avaliar o nível de desgaste.

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Mensagempor Beef » 26 Jul 2012 21:29

Opa amigo, essa idéia funciona bem nos motores 4t que tem cilindros vedados sem janelas, nos 2t existem as janelas de admissão e descarga que fazem trocas de volumes respectivamente com o cárter e descarga, tornando o volume real a ser comprimido o que fica acima da linha de fechamento da janela de descarga, complicando o cálculo..........

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Mensagempor heitorc » 27 Jul 2012 10:54

Com relação à Taxa de Compressão aqui explanada, ela é uma medida estática e não faz diferença em qualquer tipo de motor. Talvez tu estejas referindo-se à Taxa de Compressão dinâmica do motor, que ai é efetivamente medida de outra forma, e os cálculos são mais complexos, pois levam em conta o projeto do motor, que então leva em conscideração, neste caso de motor 2T, o desenho e posição das janelas de admissão, transferência e escape do motor, mas que além de serem fixos e serem mais difíceis de alterar, são características que afetam completamente o funcionamento de um motor 2T, e são alterações válidas apenas em motores específicos para competição, onde não à comprometimento com consumo, facilidade de regulagem e durabilidade.

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Mensagempor Beef » 27 Jul 2012 18:42

Pois é, compreendo e agradeço sua informação, agora no meu entendimento a transformação de um motor a metanol em gasolina por características químicas e físicas de cada um, exigem que o motor seja destaxado, para que não aconteça auto ou pré-ignição, aquecimento, perda de potencia e outros, por isso estou tentando encontrar um método para calcular o quanto tenho que aumentar a câmara de combustão para obter uma taxa razoável, ou até vou acabar desistindo, apesar de gostar do desafio........obrigado, abraço.

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Mensagempor heitorc » 27 Jul 2012 19:10

É que num motor de pequena cilindrada como os de aeromodelo é complicado medir os CC (centímetros cúbicos|) que estão na câmara de combustão. Precisa de uma bureta graduada em décimos de milímetros. Se tu sabes qual a Taxa de Compressão que precisa ter o motor para funcionar à gasolina, podes medir com uma bureta ( em décimos de milímetros ) a câmara de compressão(com o pistão no PMS naturalmente, com o motor na vertical e com o cabeçote para cima e nivelado na horizontal, através da rosca da vela), e dai calcular quantos décimos de milímetro precisa aumentar a espessura da junta do cabeçote(se for para diminuir a Taxa de Compressão). Bom trabalho.

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Mensagempor Camacho » 27 Jul 2012 20:43

[quote:47c901660f="heitorc"]Precisa de uma[b:47c901660f] bureta[/b:47c901660f] graduada em décimos de milímetros.[/quote:47c901660f]
pipeta.. mas o procedimento é ese mesmo.é bem complicado(pra nao dizer impossivel).
apenas trocando de glow pra gasolina, quem fez relata perda de 15 a 25%... se destaxar vai perder mais...
se vai tentar a conversao(eu mesmo estou com um kit para converter meu OS BGX, mas vou converter para alcool de posto) aconselho nao mexer na taxa, principalmente em motor pequeno.
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Mensagempor Beef » 27 Jul 2012 21:38

Pois é, o procedimento correto é esse mesmo, já cubamos motor de carro assim, com óleo hidráulico e uma bureta, o problema é que a capacidade da câmara de um motor que tem perto de 20cc deve dar uma medida decimal com certeza, quanto a perda de potencia talvez seja até maior sem destaxar, porque motor á gasolina ou outro com taxa acima do indicado para o combustível gira menos e perde bastante potencia........vou tentar fazer uma medição com uma seringa de insulina e óleo hidráulico p ver o que da, e medir tb um motor gasolina 26cc que tenho p fazer uma medida comparativa em relação a cilindrada e depois vou postar p pegar umas opiniões.....valeu.

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Mensagempor Wellington_BH » 28 Jul 2012 23:38

Qual seria a taxa de compressão procurada para a conversão? Foi citado 7,5 a 9 para o glow, meu DLE20 é 10,5. Se essa for uma boa referência, então nessa tranformação teria que aumentar a taxa, não?
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Mensagempor Beef » 29 Jul 2012 19:00

Pois é, essa é minha maior duvida, pois contraria a lógica da taxa de compressão em relação aos combustíveis, será que a taxa referida no a gasolina tem o calculo básico? (pi . r2 . curso + vol câmara /vol câmara ou pi . r2 .curso / vol câmara resultado mais 1 ) ou a medida da taxa real acima da janela de descarga, por isso vou cubar 0 120ax e o crcc 26 para comparar.........

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Mensagempor Wellington_BH » 17 Set 2012 16:08

E então, conseguiu cubar os motores...?
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Mensagempor lucioneto » 12 Fev 2014 17:25

Camacho, é possivel ter uma "idéia" de como está a taxa de compressão do motor apenas girando a hélice com a mão e sentindo o "pulsar" do motor? Exemplo chulo: se for mais "duro" pra girar a compressão está boa, se for mais "mole" pra girar a compressão está ruim? Desculpe se falei bobagem..

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Mensagempor Camacho » 13 Fev 2014 06:52

[quote:ff6adf2a5d="lucioneto"]Camacho, é possivel ter uma "idéia" de como está a taxa de compressão do motor apenas girando a hélice com a mão e sentindo o "pulsar" do motor? Exemplo chulo: se for mais "duro" pra girar a compressão está boa, se for mais "mole" pra girar a compressão está ruim? Desculpe se falei bobagem..[/quote:ff6adf2a5d]
sim e não.... :shock:

o que que você está verificando não é a taxa de compressão estática, pois ela não se altera durante a vida útil.... é apenas o estado físico do motor (compressão dinâmica). o quanto ele está perdendo devido ao desgaste.

para se ter esta 'idéia' é preciso ter um referencial, ou seja, ter em mãos um motor novo, que não tenha sido utilizado, e um motor com compressão quase inexistente.
tendo estes referenciais, é possível PRESUMIR se um motor tem 'compressão' satisfatória ou não.

lembrando que motor ABC(ou similares) e anelado tem comportamentos diferentes nesse caso, e um não serve de parâmetro ao outro.
ABRAÇOS
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Mensagempor lucioneto » 13 Fev 2014 16:52

Entendido!! Obrigado!!


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