taxa de compressao em motores glow-o que é? qual importancia

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

Moderador: Paulinho

Camacho
membro

taxa de compressao em motores glow-o que é? qual importancia

Mensagempor Camacho » 19 Jul 2012 18:44

traducao LIVRE retirada do site http://www.mecoa.com/faq/index.htm

[b:bfee978a7e]TAXA DE COMPRESSAO- O QUE É ISSO?[/b:bfee978a7e]

Taxa de compressão é o volume(quantidade) de mistura( de ar e combustível) que o pistão comprime no seu ponto de máximo curso(PMS ou ponto morto superior).
Assim, uma razão de compressão de "8 por 1" ira comprimir o volume de 8 em um volume de 1.
grosseiramente falando é como pegar o volume de 8 garrafas e espremê-los em uma só.
A taxa de compressão nos motores RC(ou VCC-o princípio é o mesmo) efetivamente controla o ponto de ignição, que é também afetada pelo conteúdo nitro do combustível.

A taxa de compressão no motor RC(ou VCC-o princípio é o mesmo) pode variar desde "7,5 por 1" a um máximo de "9 por 1".
A razão de compressão varia com a altitude, o tipo de combustível utilizado,configuracao de janelas do cilindro, e configuração de escape.
Motores de alto desempenho tem tolerancias muito precisas, para garantir o ponto de combustão(ignição) adequada.

[b:bfee978a7e]ALGUMAS REGRAS BÁSICAS[/b:bfee978a7e]

se o seu motor superaquece:

O superaquecimento pode ser causado por várias coisas, ou uma combinação de várias coisas.
Muito comum é o uso de um silenciador mal dimensionado, que restringe o fluxo de escape.
Se você estiver usando um escape que não seja original tente recolocar o silenciador fornecido com o motor. Se isso resolver o problema que você tem sua resposta.
Mistura pobre fará com que o motor sobre aqueca. Tenha certeza que você sabe como ajustar seu motor e conhecer os sons que deveria estar fazendo.
Muito pouco de óleo no combustível
Veja também os combustíveis.
A taxa de compressão é incorreta.

Pode ser devido à taxa de compressão ser demasiadamente baixa para o combustível que está sendo utilizado.
Menor quantidade de nitro no combustível demanda uma maior taxa de compressão.
Se a compressão for muito baixa a explosao da mistura na camara de combustão será atrasada ou retardada, criando uma queima "pobre" e permitindo assim uma "labareda" de combustível ser liberado para o escapamento. Isto eleva a temperatura do motor e diminui o desempenho.
Se você aumentar a porcentagem de nitro no combustível ,o "ponto de ignicao" será avançado e proporcionará um funcionamento mais potente e mais frio do motor.

ou,Você pode aumentar a taxa de compressão através da remoção de um calço de cabeçote.

por outro lado, se a taxa de compressão é muito alta o motor vai detonar(pré ignição). Isso é equivalente a dizer que o ponto de ignição do motor do seu automóvel está muito avançado ou que você utilizando um combustível com um baixo nível de octanas(octanagem). é o mesmo sintoma de quando seu usa combustível ruim("batizado") no seu carro.

[b:bfee978a7e]octanagem[/b:bfee978a7e]-É o índice de resistência a detonação dos combustíveis. tal ídice relaciona a equivalência á porcentagem de uma mistura em um isooctano(2,2,4 trimetilpentano) e o n-pentano.
Por exemplo, uma octanagem de 87 equivale a uma mistura de 87% de isoctano e 13% de n-heptano.

Se você deseja utilizar mais nitro no combustível para obter mais potencia,é preciso que você diminua a taxa de compressão.Você pode precisar adicionar calços de no cabeçote.
pré ignição é, basicamente, a mistura(ar/combustível )explodir antes que o pistão atinja o topo do curso(PMS ou ponto morto superior) de modo que o pistão"segura" a expansão da explosão.
os gases da explosao,não tedo como se expandir para nenhum lugar devido a inercia do virabrequim, força o pistão a se mover contra seu curso normal.
Assim, você recebe uma "batida", que é o som de todas as folgas da biela que está conectada ao conjunto" expremendo" o filme de óleo das buchas ou bronzinas(ou rolamentos se for o caso).
[b:bfee978a7e]pré ignição pode destruir o seu pistão,pois a cabeça do pistao é submetida a calor e pressão extremos por causa dos gases contidos na explosão.[/b:bfee978a7e]

Os motores são concebidos para ter a expansão da combustão(explosão), comprimir o pistao para baixo do cilindro, e não mante-lo aprisionado.

note que,usar um maior teor de nitro não é como ter uma octanagem mais alta na gasolina.
Maior octanagem da gasolina, requer maior taxa de compressão.
e como ela queima mais lentamente do que a gasolina normal , exige mais compressão para inflamar corretamente.
mais nitro no combustível do tipo GLOW adianta o ponto de ignicao
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D

Beef
membro

Mensagempor Beef » 24 Jul 2012 10:00

Opa, sempre fico na duvida, como medir a taxa de compressão dos motores 2t? abs.

Camacho
membro

Mensagempor Camacho » 24 Jul 2012 10:30

[quote:db3e284310="Beef"]Opa, sempre fico na duvida, como medir a taxa de compressão dos motores 2t? abs.[/quote:db3e284310]

o método mais fácil é com um relógio medidor de compresao.
também dá para medir "na mao", mas é complicado e precisa dsmontar o motor.
ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D

Beef
membro

Mensagempor Beef » 25 Jul 2012 00:30

Opa amigo compressão se mede no relógio sim, mas a razão de compressão(taxa) quantas vezes o volume do cilindro é comprimida na câmara de combustão é matemática, o problema nos 2t principalmente para o metanol nos glow é que parece que a medida começa a partir da janela de descarga, nunca compreendi direito, valeu, abraço.

Beef
membro

Mensagempor Beef » 25 Jul 2012 09:05

Opa num entendi sua postagem,mas meu real interesse é acertar a taxa de compressão de um OS 120Ax para usar gasolina no mesmo, apesar de saber de todas vantagens de comprar um motor pronto a gas, colocando mais uma junta no cabeçote ou mesmo usinando o pistão.............

Camacho
membro

Mensagempor Camacho » 25 Jul 2012 10:43

[quote:d0b684fee5="Beef"]Opa num entendi sua postagem,mas meu real interesse é acertar a taxa de compressão de um OS 120Ax para usar gasolina no mesmo, apesar de saber de todas vantagens de comprar um motor pronto a gas, colocando mais uma junta no cabeçote ou mesmo usinando o pistão.............[/quote:d0b684fee5]

a taxa de compressao para motores glow, conforme o texto acima fI ca entre 7,5 para 1 e 9 para 1.
a taxa normal para motores a gasolina carburados(de automovel) é de 8 para 1 , portanto nao ha necessidade de mexer em nada- nos motores modernos com injecao eletronica(principalmente FLEX) a taxa é maior.
só lembrandoque toda vedacao do motor glow é feita com silicone(o-rings,etc...),que devem ser substituidos pr vedacao apropriada para gasolina.

mas respondendo a sua pergunta:
a taxa se consegue, matematicamnte dividindo o volme maior(pistao no ponto morto inferior) da camara pelo volume menor(pistao no ponto morto superior).
para efeito de ponto morto inferior considera-se que o pistao tenha fechado as janelas(quando a camara esta efetivamente fechada e "existe" um volume mensurável).

ABRACOS

Wellington_BH
membro

Mensagempor Wellington_BH » 25 Jul 2012 17:31

[quote:3888caa527="Beef"]Opa num entendi sua postagem,mas meu real interesse é acertar a taxa de compressão de um OS 120Ax para usar gasolina no mesmo, apesar de saber de todas vantagens de comprar um motor pronto a gas, colocando mais uma junta no cabeçote ou mesmo usinando o pistão.............[/quote:3888caa527]

Beef, tenho um OS 120AX que sempre funcionou ótimo. Eu queria passar para gasolina, então na época resolvi comprar o grande lançamento FG-20 gasolina, que não funcionou. Mais tarde lançou o DLE-20, esse sim vingou e funcionou bem. Depois da péssima experiência de funcionamento com o FG-20, eu não recomendaria a conversão do 120AX que tem funcionamento impecável, ao contrário, acho até melhor converter o FG-20 gasolina para glow, para funcionar. Sabemos que a compressão do DLE-20 é 10,5:1, então se for basear nesse motor, ao invés de colocar arruela, vai ter é que rebaixar o cabeçote, como fazíamos com os opalas. Nos gasolina maiores, a taxa é menor.
Até hoje, meu DLE-20, só alegria...
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein

Beef
membro

Mensagempor Beef » 26 Jul 2012 11:05

Opa também pra mim o OS120 ax é show o meu rodava com uma perry pump perfeito nunca apagou voou até um sukhoi 25% da great planes (meio dependurado mas foi), o problema é q glow só tenho ele e um 1204t num tucano e num queria mais comprar combustível, e ele consome legal......Tenho bastante experiencia da arrancada com motor ap (tive um aspirado c 16 de taxa a metanol c nitrometano 5%) e opala tb, gosto bastante de mecânica, mas pelo q parece os glow tem uma taxa baixa em relação aos automóveis e a taxa deles é complicada de medir, como num queria vender esse motor que gosto tanto estava pensando em tentar gas nele ou no 120 4t, apesar de achar q neste deve ser pior a adaptação, até por ter válvulas, bomba, e menos potencia, que deve perder uns 30% no minimo, de repente abandono a idéia e coloco eles no museu.....abraço.

heitorc
membro

Mensagempor heitorc » 26 Jul 2012 17:15

A Taxa de Compressão é uma medida estática e é calculada de maneira igual em qualquer motor. É a relação entre o volume maior, com o pistão no (PMI) ponto morto inferior, e o volume menor, com o pistão no (PMS), e é usado a seguinte formula:
(VM+Vm/Vm) , Volume Maior mais Volume menor dividido pelo Volume menor.
A função da Taxa de Compressão já foi explanada acima.
Já a compressão do motor é uma medida dinâmica, e é preciso movimentar o pistão (em baixa rotação) para gerar a pressão de compressão, que pode ser medida com um relógio manômetro.
A função da medição da compressão do motor é saber qual a capacidade de vedação do cilindro, e com isso ter um parâmetro para avaliação do desgaste.
O difícil é ter os parâmetros normais do motor. Qual a Taxa de Compressão, e qual a Pressão de Compressão original de fábrica, para poder ao longo do tempo de uso poder avaliar o nível de desgaste.

Beef
membro

Mensagempor Beef » 26 Jul 2012 21:29

Opa amigo, essa idéia funciona bem nos motores 4t que tem cilindros vedados sem janelas, nos 2t existem as janelas de admissão e descarga que fazem trocas de volumes respectivamente com o cárter e descarga, tornando o volume real a ser comprimido o que fica acima da linha de fechamento da janela de descarga, complicando o cálculo..........

heitorc
membro

Mensagempor heitorc » 27 Jul 2012 10:54

Com relação à Taxa de Compressão aqui explanada, ela é uma medida estática e não faz diferença em qualquer tipo de motor. Talvez tu estejas referindo-se à Taxa de Compressão dinâmica do motor, que ai é efetivamente medida de outra forma, e os cálculos são mais complexos, pois levam em conta o projeto do motor, que então leva em conscideração, neste caso de motor 2T, o desenho e posição das janelas de admissão, transferência e escape do motor, mas que além de serem fixos e serem mais difíceis de alterar, são características que afetam completamente o funcionamento de um motor 2T, e são alterações válidas apenas em motores específicos para competição, onde não à comprometimento com consumo, facilidade de regulagem e durabilidade.

Beef
membro

Mensagempor Beef » 27 Jul 2012 18:42

Pois é, compreendo e agradeço sua informação, agora no meu entendimento a transformação de um motor a metanol em gasolina por características químicas e físicas de cada um, exigem que o motor seja destaxado, para que não aconteça auto ou pré-ignição, aquecimento, perda de potencia e outros, por isso estou tentando encontrar um método para calcular o quanto tenho que aumentar a câmara de combustão para obter uma taxa razoável, ou até vou acabar desistindo, apesar de gostar do desafio........obrigado, abraço.

heitorc
membro

Mensagempor heitorc » 27 Jul 2012 19:10

É que num motor de pequena cilindrada como os de aeromodelo é complicado medir os CC (centímetros cúbicos|) que estão na câmara de combustão. Precisa de uma bureta graduada em décimos de milímetros. Se tu sabes qual a Taxa de Compressão que precisa ter o motor para funcionar à gasolina, podes medir com uma bureta ( em décimos de milímetros ) a câmara de compressão(com o pistão no PMS naturalmente, com o motor na vertical e com o cabeçote para cima e nivelado na horizontal, através da rosca da vela), e dai calcular quantos décimos de milímetro precisa aumentar a espessura da junta do cabeçote(se for para diminuir a Taxa de Compressão). Bom trabalho.

Camacho
membro

Mensagempor Camacho » 27 Jul 2012 20:43

[quote:47c901660f="heitorc"]Precisa de uma[b:47c901660f] bureta[/b:47c901660f] graduada em décimos de milímetros.[/quote:47c901660f]
pipeta.. mas o procedimento é ese mesmo.é bem complicado(pra nao dizer impossivel).
apenas trocando de glow pra gasolina, quem fez relata perda de 15 a 25%... se destaxar vai perder mais...
se vai tentar a conversao(eu mesmo estou com um kit para converter meu OS BGX, mas vou converter para alcool de posto) aconselho nao mexer na taxa, principalmente em motor pequeno.
ABRACOS

Beef
membro

Mensagempor Beef » 27 Jul 2012 21:38

Pois é, o procedimento correto é esse mesmo, já cubamos motor de carro assim, com óleo hidráulico e uma bureta, o problema é que a capacidade da câmara de um motor que tem perto de 20cc deve dar uma medida decimal com certeza, quanto a perda de potencia talvez seja até maior sem destaxar, porque motor á gasolina ou outro com taxa acima do indicado para o combustível gira menos e perde bastante potencia........vou tentar fazer uma medição com uma seringa de insulina e óleo hidráulico p ver o que da, e medir tb um motor gasolina 26cc que tenho p fazer uma medida comparativa em relação a cilindrada e depois vou postar p pegar umas opiniões.....valeu.

Wellington_BH
membro

Mensagempor Wellington_BH » 28 Jul 2012 23:38

Qual seria a taxa de compressão procurada para a conversão? Foi citado 7,5 a 9 para o glow, meu DLE20 é 10,5. Se essa for uma boa referência, então nessa tranformação teria que aumentar a taxa, não?
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."

Albert Einstein

Beef
membro

Mensagempor Beef » 29 Jul 2012 19:00

Pois é, essa é minha maior duvida, pois contraria a lógica da taxa de compressão em relação aos combustíveis, será que a taxa referida no a gasolina tem o calculo básico? (pi . r2 . curso + vol câmara /vol câmara ou pi . r2 .curso / vol câmara resultado mais 1 ) ou a medida da taxa real acima da janela de descarga, por isso vou cubar 0 120ax e o crcc 26 para comparar.........

Wellington_BH
membro

Mensagempor Wellington_BH » 17 Set 2012 16:08

E então, conseguiu cubar os motores...?

Albert Einstein

lucioneto
membro

Mensagempor lucioneto » 12 Fev 2014 17:25

Camacho, é possivel ter uma "idéia" de como está a taxa de compressão do motor apenas girando a hélice com a mão e sentindo o "pulsar" do motor? Exemplo chulo: se for mais "duro" pra girar a compressão está boa, se for mais "mole" pra girar a compressão está ruim? Desculpe se falei bobagem..

Camacho
membro

Mensagempor Camacho » 13 Fev 2014 06:52

[quote:ff6adf2a5d="lucioneto"]Camacho, é possivel ter uma "idéia" de como está a taxa de compressão do motor apenas girando a hélice com a mão e sentindo o "pulsar" do motor? Exemplo chulo: se for mais "duro" pra girar a compressão está boa, se for mais "mole" pra girar a compressão está ruim? Desculpe se falei bobagem..[/quote:ff6adf2a5d]
sim e não.... :shock:

o que que você está verificando não é a taxa de compressão estática, pois ela não se altera durante a vida útil.... é apenas o estado físico do motor (compressão dinâmica). o quanto ele está perdendo devido ao desgaste.

para se ter esta 'idéia' é preciso ter um referencial, ou seja, ter em mãos um motor novo, que não tenha sido utilizado, e um motor com compressão quase inexistente.
tendo estes referenciais, é possível PRESUMIR se um motor tem 'compressão' satisfatória ou não.

lembrando que motor ABC(ou similares) e anelado tem comportamentos diferentes nesse caso, e um não serve de parâmetro ao outro.
ABRAÇOS

lucioneto
membro

Mensagempor lucioneto » 13 Fev 2014 16:52

Entendido!! Obrigado!!

Voltar para “Aviões com motor a combustão”