taxa de compressao em motores glow-o que é? qual importancia
Enviado: Qui Jul 19, 2012 6:44 pm
traducao LIVRE retirada do site http://www.mecoa.com/faq/index.htm
[b:bfee978a7e]TAXA DE COMPRESSAO- O QUE É ISSO?[/b:bfee978a7e]
Taxa de compressão é o volume(quantidade) de mistura( de ar e combustível) que o pistão comprime no seu ponto de máximo curso(PMS ou ponto morto superior).
Assim, uma razão de compressão de "8 por 1" ira comprimir o volume de 8 em um volume de 1.
grosseiramente falando é como pegar o volume de 8 garrafas e espremê-los em uma só.
A taxa de compressão nos motores RC(ou VCC-o princípio é o mesmo) efetivamente controla o ponto de ignição, que é também afetada pelo conteúdo nitro do combustível.
A taxa de compressão no motor RC(ou VCC-o princípio é o mesmo) pode variar desde "7,5 por 1" a um máximo de "9 por 1".
A razão de compressão varia com a altitude, o tipo de combustível utilizado,configuracao de janelas do cilindro, e configuração de escape.
Motores de alto desempenho tem tolerancias muito precisas, para garantir o ponto de combustão(ignição) adequada.
[b:bfee978a7e]ALGUMAS REGRAS BÁSICAS[/b:bfee978a7e]
se o seu motor superaquece:
O superaquecimento pode ser causado por várias coisas, ou uma combinação de várias coisas.
Muito comum é o uso de um silenciador mal dimensionado, que restringe o fluxo de escape.
Se você estiver usando um escape que não seja original tente recolocar o silenciador fornecido com o motor. Se isso resolver o problema que você tem sua resposta.
Mistura pobre fará com que o motor sobre aqueca. Tenha certeza que você sabe como ajustar seu motor e conhecer os sons que deveria estar fazendo.
Muito pouco de óleo no combustível
Veja também os combustíveis.
A taxa de compressão é incorreta.
Pode ser devido à taxa de compressão ser demasiadamente baixa para o combustível que está sendo utilizado.
Menor quantidade de nitro no combustível demanda uma maior taxa de compressão.
Se a compressão for muito baixa a explosao da mistura na camara de combustão será atrasada ou retardada, criando uma queima "pobre" e permitindo assim uma "labareda" de combustível ser liberado para o escapamento. Isto eleva a temperatura do motor e diminui o desempenho.
Se você aumentar a porcentagem de nitro no combustível ,o "ponto de ignicao" será avançado e proporcionará um funcionamento mais potente e mais frio do motor.
ou,Você pode aumentar a taxa de compressão através da remoção de um calço de cabeçote.
por outro lado, se a taxa de compressão é muito alta o motor vai detonar(pré ignição). Isso é equivalente a dizer que o ponto de ignição do motor do seu automóvel está muito avançado ou que você utilizando um combustível com um baixo nível de octanas(octanagem). é o mesmo sintoma de quando seu usa combustível ruim("batizado") no seu carro.
[b:bfee978a7e]octanagem[/b:bfee978a7e]-É o índice de resistência a detonação dos combustíveis. tal ídice relaciona a equivalência á porcentagem de uma mistura em um isooctano(2,2,4 trimetilpentano) e o n-pentano.
Por exemplo, uma octanagem de 87 equivale a uma mistura de 87% de isoctano e 13% de n-heptano.
Se você deseja utilizar mais nitro no combustível para obter mais potencia,é preciso que você diminua a taxa de compressão.Você pode precisar adicionar calços de no cabeçote.
pré ignição é, basicamente, a mistura(ar/combustível )explodir antes que o pistão atinja o topo do curso(PMS ou ponto morto superior) de modo que o pistão"segura" a expansão da explosão.
os gases da explosao,não tedo como se expandir para nenhum lugar devido a inercia do virabrequim, força o pistão a se mover contra seu curso normal.
Assim, você recebe uma "batida", que é o som de todas as folgas da biela que está conectada ao conjunto" expremendo" o filme de óleo das buchas ou bronzinas(ou rolamentos se for o caso).
[b:bfee978a7e]pré ignição pode destruir o seu pistão,pois a cabeça do pistao é submetida a calor e pressão extremos por causa dos gases contidos na explosão.[/b:bfee978a7e]
Os motores são concebidos para ter a expansão da combustão(explosão), comprimir o pistao para baixo do cilindro, e não mante-lo aprisionado.
note que,usar um maior teor de nitro não é como ter uma octanagem mais alta na gasolina.
Maior octanagem da gasolina, requer maior taxa de compressão.
e como ela queima mais lentamente do que a gasolina normal , exige mais compressão para inflamar corretamente.
mais nitro no combustível do tipo GLOW adianta o ponto de ignicao
[b:bfee978a7e]TAXA DE COMPRESSAO- O QUE É ISSO?[/b:bfee978a7e]
Taxa de compressão é o volume(quantidade) de mistura( de ar e combustível) que o pistão comprime no seu ponto de máximo curso(PMS ou ponto morto superior).
Assim, uma razão de compressão de "8 por 1" ira comprimir o volume de 8 em um volume de 1.
grosseiramente falando é como pegar o volume de 8 garrafas e espremê-los em uma só.
A taxa de compressão nos motores RC(ou VCC-o princípio é o mesmo) efetivamente controla o ponto de ignição, que é também afetada pelo conteúdo nitro do combustível.
A taxa de compressão no motor RC(ou VCC-o princípio é o mesmo) pode variar desde "7,5 por 1" a um máximo de "9 por 1".
A razão de compressão varia com a altitude, o tipo de combustível utilizado,configuracao de janelas do cilindro, e configuração de escape.
Motores de alto desempenho tem tolerancias muito precisas, para garantir o ponto de combustão(ignição) adequada.
[b:bfee978a7e]ALGUMAS REGRAS BÁSICAS[/b:bfee978a7e]
se o seu motor superaquece:
O superaquecimento pode ser causado por várias coisas, ou uma combinação de várias coisas.
Muito comum é o uso de um silenciador mal dimensionado, que restringe o fluxo de escape.
Se você estiver usando um escape que não seja original tente recolocar o silenciador fornecido com o motor. Se isso resolver o problema que você tem sua resposta.
Mistura pobre fará com que o motor sobre aqueca. Tenha certeza que você sabe como ajustar seu motor e conhecer os sons que deveria estar fazendo.
Muito pouco de óleo no combustível
Veja também os combustíveis.
A taxa de compressão é incorreta.
Pode ser devido à taxa de compressão ser demasiadamente baixa para o combustível que está sendo utilizado.
Menor quantidade de nitro no combustível demanda uma maior taxa de compressão.
Se a compressão for muito baixa a explosao da mistura na camara de combustão será atrasada ou retardada, criando uma queima "pobre" e permitindo assim uma "labareda" de combustível ser liberado para o escapamento. Isto eleva a temperatura do motor e diminui o desempenho.
Se você aumentar a porcentagem de nitro no combustível ,o "ponto de ignicao" será avançado e proporcionará um funcionamento mais potente e mais frio do motor.
ou,Você pode aumentar a taxa de compressão através da remoção de um calço de cabeçote.
por outro lado, se a taxa de compressão é muito alta o motor vai detonar(pré ignição). Isso é equivalente a dizer que o ponto de ignição do motor do seu automóvel está muito avançado ou que você utilizando um combustível com um baixo nível de octanas(octanagem). é o mesmo sintoma de quando seu usa combustível ruim("batizado") no seu carro.
[b:bfee978a7e]octanagem[/b:bfee978a7e]-É o índice de resistência a detonação dos combustíveis. tal ídice relaciona a equivalência á porcentagem de uma mistura em um isooctano(2,2,4 trimetilpentano) e o n-pentano.
Por exemplo, uma octanagem de 87 equivale a uma mistura de 87% de isoctano e 13% de n-heptano.
Se você deseja utilizar mais nitro no combustível para obter mais potencia,é preciso que você diminua a taxa de compressão.Você pode precisar adicionar calços de no cabeçote.
pré ignição é, basicamente, a mistura(ar/combustível )explodir antes que o pistão atinja o topo do curso(PMS ou ponto morto superior) de modo que o pistão"segura" a expansão da explosão.
os gases da explosao,não tedo como se expandir para nenhum lugar devido a inercia do virabrequim, força o pistão a se mover contra seu curso normal.
Assim, você recebe uma "batida", que é o som de todas as folgas da biela que está conectada ao conjunto" expremendo" o filme de óleo das buchas ou bronzinas(ou rolamentos se for o caso).
[b:bfee978a7e]pré ignição pode destruir o seu pistão,pois a cabeça do pistao é submetida a calor e pressão extremos por causa dos gases contidos na explosão.[/b:bfee978a7e]
Os motores são concebidos para ter a expansão da combustão(explosão), comprimir o pistao para baixo do cilindro, e não mante-lo aprisionado.
note que,usar um maior teor de nitro não é como ter uma octanagem mais alta na gasolina.
Maior octanagem da gasolina, requer maior taxa de compressão.
e como ela queima mais lentamente do que a gasolina normal , exige mais compressão para inflamar corretamente.
mais nitro no combustível do tipo GLOW adianta o ponto de ignicao