Tucano da Radar a gasolina, decepção Hitec!!

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

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flumauricio
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Tucano da Radar a gasolina, decepção Hitec!!

Mensagempor flumauricio » 22 Jul 2012 22:09

Caros Colegas,

é com muita tristeza que hoje informo a lenha de um lindo Tucano da Radar padrão AFA convetido à gasolina motor NGH 17cc.

Digo para vocês que foi uma conversão perfeita, o motor é excelente e casou muito bem com o tucano.

Hoje foi o primeiro e único vôo do tucano que teve uma lenha causada por um servo queimado no profundor no momento em que fazíamos a rampa para o pouso!

Fico realmente decepcionado com a Hitec pois já é meu segundo servo HS 325-BB que queima.

O primeiro servo por sorte queimou no acelerador em um modelo super sports, tambem da radar mas a segunda queima não teve jeito, perder profundor é chão na certa ainda mais quando ele está um uma razão de descida.

Usei tudo de ponta para montar esse tucano, regulador de tensão flightpower em 5V, baterias LiFe, Rádio Hitec Aurora entre outros.

Comprei o servo na tower hobbies justamente temendo o medo de falsificações que está assolando o mercado brasileiro e devo entrar em contato com eles mostrando a minha indignação.

Segue foto da lenha:
[img:5106065074]http://i49.tinypic.com/1q0psp.jpg[/img:5106065074]

Foto da regulagem:
[img:5106065074]http://i47.tinypic.com/2yl4m1f.jpg[/img:5106065074]

Video do primeiro e único vôo em que estávamos fazendo para ajustes, amaciamento e trimagem do modelo. A avião decolou com 1/2 motor!

[yt]CgYd-ppV-7c[/yt]


Irei comprar outro tucano, provavelmente o Juniaer 120 ja que tive motor de sobra no da radar.[/yt]

Panda
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Mensagempor Panda » 22 Jul 2012 22:15

Cara,realmente é uma pena perder um modelo assim,mas ja tentou falar com a hitec?
Ainda mais que é o servo que eles recomendam.

Realmente uma pena.

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flumauricio
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Mensagempor flumauricio » 22 Jul 2012 22:18

Exatamente, usei os servos recomendados pela Radar.

Não tenho o contato com a hitec como a compra foi feita na tower hobbies irei entrar em contato primeiro com eles e se possível enviar os dois servos que estão aqui queimados.

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Mensagempor Kemp » 22 Jul 2012 22:19

Também já tive problema com Hitec morrendo em voo.
Nunca mais.
Agora vou de Ssvox.

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Mensagempor Panda » 22 Jul 2012 22:24

Esqueci de perguntar,nao da pra reformar nao?

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Mensagempor AgPilot » 22 Jul 2012 22:33

Todo mundo fala tão bem da Hitec! Vai saber né! No meu jato estou voando só com servos Turnigy, ligados direto em uma Life. Servos standart e mini. Fiz isso para testar mesmo e até agora não queimou nenhum!

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Mensagempor mkbuss » 22 Jul 2012 22:38

uso Hitec há anos, e nunca nenhum servo queimado... Mas digo que usar um HS-325 no profundor de um aero que fica pesado e é rápido como esse, eu preferia não arriscar... já tive diversos servos desse modelo, maioria deles com quase 2 anos de uso, e nenhum apresentou sequer um defeito... uso Hitec na maioria dos meus aeros, digamos que 90%, e nunca nenhuma queima... isso é muito de sorte (ou azar)...
mas esse modelo em questão, só uso em treinadores, deivod ao seu torque ser baixo, justamente pra não dar sorte ao azar...

meus pesares pelo modelo aí...

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Mensagempor Fernando Manfio » 23 Jul 2012 06:56

Já derrubei aero no primeiro voo tbm por causa de problema com servo (Blue Bird).
É uma péssima sensação... :(

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Mensagempor Lumberjack » 23 Jul 2012 07:10

[quote:36852d338d="mkbuss"]uso Hitec há anos, e nunca nenhum servo queimado... Mas digo que usar um HS-325 no profundor de um aero que fica pesado e é rápido como esse, eu preferia não arriscar... já tive diversos servos desse modelo, maioria deles com quase 2 anos de uso, e nenhum apresentou sequer um defeito... uso Hitec na maioria dos meus aeros, digamos que 90%, e nunca nenhuma queima... isso é muito de sorte (ou azar)...
mas esse modelo em questão, só uso em treinadores, deivod ao seu torque ser baixo, justamente pra não dar sorte ao azar...

meus pesares pelo modelo aí...[/quote:36852d338d]

Eu concordo! Também não colocaria. Acho pouco servo para um avião rápido.

Existe o fato também, seu eu não olhei errado, que o servo é karbonite e o Flamauricio colocou num gas. A HITEC deixa claro que não se deve usar karbonite com motores à gasolina. Tá certo que diz respeito a quebra de engrenagem por causa da vibração, mas já é um peso a mais contra para eles alegarem.

Como diz um amigo, infelizmente bebê também nasce morto.

O Weligthon daqui do fórum queimou um micro da hitec em vôo no acelerador, são aqueles pequenos e caros, segundo ele recomendado pelo manual. Teve que ficar rodando até o combustível acabar e pousar.

É triste montar o avião com tanto carinho, fora o dinheiro, e cair por causa de equipamento. Meus pêsames pela morte do ente querido.

Estou cada dia mais convecido que o ideal é ter uma avião velho mesmo e sempre colocar receptor e servos nele e testar fazendo alguns vôos antes de montar num novo.

Vou montar um em breve, já até comprei o avião e servos, yak 25% e hitec 5645. Se eu não fizer isso, pelo menos vou colocar no monitor do Aurora e deixar uns 15 minutos trabalhando e variando a velocidade. Não é ideal mas talvez pode apontar alguma falha.

Recupera ele. Dá uma trablho mas dá para fazer. Froidz é que avião lenhado é igual carro batido. A gente que voar em aero sem detalhes heheheehhee..

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flumauricio
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Mensagempor flumauricio » 23 Jul 2012 09:06

Bom... digamos que seria pouco servo para um avião rápido mas digo as vocês que esse foi o primeiro vôo do avião o qual foi dosado ao extremo a velocidade do avião pois estávamos trimando.

Garanto que por mais rápido que o avião se comporte o servo não não foi forçado em momento algum. O voô demorou seus exatos 3 minutos em velocidade muito lenta.

O sistema que eu uso é 100% hitec, desde o rádio ao sistema de servos e não vou mentir depois de um prejuizo desse e de perder o mesmo servo em um acelerador de um super sports fico decepcionado.

Só espero que não digam que o acelerador de um super sports também é pesado para um servo desse, pois para mim ficou claro que foi problema na fabricação do servo e posso ter dado azar de ter pego um lote batizado.

Sempre tive sucesso com a hitec mas dessa vez perdi um belo aero por falha deles, apenas agradeço não ter machucado ninguém pois os danos materiais corremos atrás. Farei o descarte de todo esse lote que eu comprei pois a ultima coisa que eu quero é colocar em risco pessoas.

Se alguém tiver um contato direto da Hitec eu agradeço pois quero enviar o servo para análise. Estou aqui já elaborando o e-mail para a tower hobbies mas seria ideal o contato direto com a hitec.

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Mensagempor adrianoquirino » 23 Jul 2012 09:47

Pultz q pena, eu uso ds821 da spektrum com life direto, uso sem problemas cara.

Q Pena...

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Mensagempor Fabricio Vidigal » 23 Jul 2012 11:00

coloque servos align DS610 = $55.00

ou entaõ futaba 3152(já foi muito utilizado em helis nitro) / $35.00

fdalligna
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Mensagempor fdalligna » 23 Jul 2012 11:04

Meu Tucano Radar tbm estou usando os servos recomendados, porém uso um LiFe direto no RX para os servos e até o momento sem problemas...

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Mensagempor Wellington_BH » 23 Jul 2012 11:27

[quote:7a24f5eb8a="Lumberjack"][Existe o fato também, seu eu não olhei errado, que o servo é karbonite e o Flamauricio colocou num gas. A HITEC deixa claro que não se deve usar karbonite com motores à gasolina. Tá certo que diz respeito a quebra de engrenagem por causa da vibração, mas já é um peso a mais contra para eles alegarem.

Como diz um amigo, infelizmente bebê também nasce morto.

O Weligthon daqui do fórum queimou um micro da hitec em vôo no acelerador, são aqueles pequenos e caros, segundo ele recomendado pelo manual. Teve que ficar rodando até o combustível acabar e pousar.

É triste montar o avião com tanto carinho, fora o dinheiro, e cair por causa de equipamento. Meus pêsames pela morte do ente querido.

[/quote:7a24f5eb8a]

[quote:7a24f5eb8a="adrianoquirino"]Pultz q pena, eu uso ds821 da spektrum com life direto, uso sem problemas cara.

Q Pena...[/quote:7a24f5eb8a]

É, meu Hitec queimou em voo. Depois coloque um Jr ds821 direto na LiFe Hobbico e foi pro espaço também.... Agora consegui voar, tinha parado um ds821 da spektrum, coloquei e não queimou mais.
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein

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Mensagempor adrianoquirino » 23 Jul 2012 11:33

Wellington tô usando já tem um tempo life hobbico 1100 e uso com 5 servos ds821...não queimou, quando sincroniza com aurora tensão de 6,5v...

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Mensagempor o0_jair_0o » 23 Jul 2012 12:04

Eu estava encomendando os HS-325 da towerhobbies pro meu Tucano da Radar tambem, mas agora fiquei com a pulga atrás da orelha.
Albatroz 40 OS 46LA Futaba 6EX - Quest 50 OS 55 AX - Extra 300 68" RCG 20cc - Aurora 9

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Mensagempor mkbuss » 23 Jul 2012 12:10

[quote:cb4d3a1655="o0_jair_0o"]Eu estava encomendando os HS-325 da towerhobbies pro meu Tucano da Radar tambem, mas agora fiquei com a pulga atrás da orelha.[/quote:cb4d3a1655]

pega os Hitec HS-485 que são até 6kg de torque em 6.0v, e engrenagens de karbonite... usava em meu Extra, era rápido e bem forte... hoje meu pai está com heles em um heli JR Ergo 30, indo super bem também...
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Mensagempor edson.r.c » 23 Jul 2012 12:24

flumauricio
também sofri um infortuno com servo hitec, na sexta troquei os servos do meu stick a gasolina coloquei todos hitec e fui para pista no sabado e quando para minha surpresa o servo do acelerador parou de funcionar com motor full, terror total na hora, mas revesando eu e um amigo após mais de 20 min de vôos deu pane seca e pousamos o aeromodelo, após inspeção notei que o servo queimou isso com um vôo e o link do acelerador estava livre ser exercer forças alguma, e agora ficou a duvida deixo os demais ?, porque se fosse servo de comando com certeza ia dar lenha...é o pior é que importei de loja conceituada.

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Mensagempor Mac2 » 23 Jul 2012 12:39

[quote:63e985224d="mkbuss"][quote:63e985224d="o0_jair_0o"]Eu estava encomendando os HS-325 da towerhobbies pro meu Tucano da Radar tambem, mas agora fiquei com a pulga atrás da orelha.[/quote:63e985224d]

pega os Hitec HS-485 que são até 6kg de torque em 6.0v, e engrenagens de karbonite... usava em meu Extra, era rápido e bem forte... hoje meu pai está com heles em um heli JR Ergo 30, indo super bem também...[/quote:63e985224d]
servos de karbonite não são recomendados para aeros a gasolina

Texto extraído da página da Hitec:
[url]http://www.hitecrcd.com/products/analog/standard-sport/hs-485hb.html[/url]

"Note: Be aware that high vibration gas (not glow) engines combined with large contol surfaces and large thows (3D models) can put undue strain on the gears. Metal geared servos are recommended for these applications even if under 12lbs."

Para modelos a gasolina, somente Metal gear...

Abs

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Mensagempor mkbuss » 23 Jul 2012 12:46

Marco, sinceramente não lembro se o Jair iria montar o dele com gasolina, eu pensava que era glow... mas se fôr gasolina, eu iria de pelo menos o HS-645MG...

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Mensagempor Mac2 » 23 Jul 2012 12:49

[quote:5d8bab2f35="mkbuss"]Marco, sinceramente não lembro se o Jair iria montar o dele com gasolina, eu pensava que era glow... mas se fôr gasolina, eu iria de pelo menos o HS-645MG...[/quote:5d8bab2f35]
é só um lembrete. Já vi colegas usando estes servos em modelos glow que foram convertidos para gasolina.

Abs

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Mensagempor jeffersound2 » 23 Jul 2012 12:49

É complicado... mas nessa história deve ter uma variável que não está sendo incluída na equação. Não seria o fator vibração?

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Mensagempor mkbuss » 23 Jul 2012 12:53

[quote:53667d0dc3="Mac2"][quote:53667d0dc3="mkbuss"]Marco, sinceramente não lembro se o Jair iria montar o dele com gasolina, eu pensava que era glow... mas se fôr gasolina, eu iria de pelo menos o HS-645MG...[/quote:53667d0dc3]
é só um lembrete. Já vi colegas usando estes servos em modelos glow que foram convertidos para gasolina.

Abs

Marco Aurelio[/quote:53667d0dc3]

sim sim, disso estou ciente... mas tenho visto muita gente cometendo esses erros também...
é como eu sempre falo pro pessoal aqui, não dá pra investir numa Ferrari e querer colocar pneus remoldados... se investir em um aero bom, com motor gasolina, coloque servos bons e compatíveis... é investimento que vale pela segurança e vida do seu aero... Hitec é marca boa, mas tem modelo compatível com cada estilo de aeromodelo...
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Mensagempor Mac2 » 23 Jul 2012 12:54

Se não me engano, os servos HS 325-BB possuem engrenagens de nylon e o motor do Tucano era um NGH 17CC a gasolina. Pode ter sido a vibração sim...

Abs

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Mensagempor mkbuss » 23 Jul 2012 12:57

sim, o BB é de nylon, somente os HB são karbonite...


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