Motor DA50 com problema (RESOLVIDO)

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roddrigo
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Motor DA50 com problema (RESOLVIDO)

Mensagempor roddrigo » 02 Ago 2012 21:03

Fala pessoal... venho pedir novamente ajuda dos universitários... he he he... Fui hoje estrear meu Edge 540 com motor Desert Aircraft 50R. O motor é zero. deixei ele rodar um tanque em marcha lenta dando umas aceleradas de tempos em tempos (regulagem de agulhas original). Depois quando fomos tentar fazer um voo notamos que o motor estava sem força. Pra vcs terem uma ideia ele não era capaz de acelerar o avião a ponto de levantar a cauda mesmo correndo quase a pista toda.
Mexemos nas duas agulhas de todas as maneiras com muito pouco efeito.
Estava usando uma helice Xoar 23x8 e agora vou tentar novamente com uma 22x8 pra ver se melhora... acho que hélice é uma hipótese plausível mas acho que não seria motivo pro motor ficar com um desempenho tão comprometido...
Palpites?

segue vídeo:

[yt]fHI1Y1Dhfig&[/yt]

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Felipe Castanho
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Re: Motor DA50 com problema

Mensagempor Felipe Castanho » 02 Ago 2012 21:24

[quote:e0d171fcde="roddrigo"]Fala pessoal... venho pedir novamente ajuda dos universitários... he he he... Fui hoje estrear meu Edge 540 com motor Desert Aircraft 50R. O motor é zero. deixei ele rodar um tanque em marcha lenta dando umas aceleradas de tempos em tempos (regulagem de agulhas original). Depois quando fomos tentar fazer um voo notamos que o motor estava sem força. Pra vcs terem uma ideia ele não era capaz de acelerar o avião a ponto de levantar a cauda mesmo correndo quase a pista toda.
Mexemos nas duas agulhas de todas as maneiras com muito pouco efeito.
Estava usando uma helice Xoar 23x8 e agora vou tentar novamente com uma 22x8 pra ver se melhora... acho que hélice é uma hipótese plausível mas acho que não seria motivo pro motor ficar com um desempenho tão comprometido...
Palpites?

segue vídeo:

[yt]fHI1Y1Dhfig&[/yt][/quote:e0d171fcde]


Com certeza o problema não é a hélice. Tenho um DA50 e testei na bancada com uma 24x8, quase levou a mesa embora.
Provavelmente é problema de regulagem. O motor deve estar gordo, dando pouca rotação. Fecha mais a agulha da alta.

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Mensagempor roddrigo » 02 Ago 2012 21:26

Felipe... como disse... testei agulha de tudo quanto foi jeito e nada... mas bom saber que a 23x8 não é muito pra ele...

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Mensagempor roddrigo » 02 Ago 2012 22:06

rudney...
sim a borboleta esta abrindo o curso todo
o sensor da Ig. esta na posição original que veio de fábrica...não mexi nisso e nem sei mexer...he he he...
as agulhas eu fui abrindo pra ver se melhorava...depois de testar quase tudo voltei pra posição recomendada no manual e tentei tudo de novo... afinando e engordando...
O curioso é que o funcionamento em baixa esta ótimo e o motor pega com bastante facilidade.

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Mensagempor diegovkf » 02 Ago 2012 22:14

Pode não ter nada a ver, mas da uma conferida no servo do acelerador, qual você está usando?
Confere a ignição, se está funcionando corretamente!
Abraço
................

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Mensagempor mkbuss » 02 Ago 2012 22:44

hélice 23x8 é a hélice perfeita pra esse motor...
Rodrigo, abre o carburador e confere se o diafragma está em boas condições... dá uma conferida em todo carburador... se estiver tudo OK, talvez seja questão de verificar se o ponto de ignição está correto, pode ter vindo fora de ponto da fábrica já... as regulagens, volta tudo para o que recomenda no manual para efetuar os testes... somente depois de descoberto o problema, comece a regulagem novamente!

abraços
MAYKON BUSS

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Mensagempor Fabio Vinicius » 03 Ago 2012 00:07

Ta dando quantos mil giro...Tem que medir certinho!!!

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Mensagempor Felipe Castanho » 03 Ago 2012 01:14

Se eu fosse vc não mexeria no ponto da ignição ainda. Uma marca como a DA dificilmente mandaria seus motores com o ponto fora de posição. Vai ser um pouco chato pra regular depois. Meça quantas rotações está dando, assim fica mais fácil saber oq ta acontecendo. Uma pergunta boba, mas que não custa nada perguntar:
Vc está abrindo a borboleta de entrada de ar né?(que normalmente é fechada para afogar o motor).

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Mensagempor rsdeus » 03 Ago 2012 07:57

pergunta idiota, mas que ja aconteceu comigo...
vc verificou o curso do servo?

rs

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Mensagempor edson.r.c » 03 Ago 2012 08:11

Fala Rodrigão, falei com o robson ontem e ele me falou do seu edge, vc falou com o carlinhos do problema de seu motor ?, ele tem um pouco mais de experiencia neste tipo de motor, ou outra possibilidade seria levar no henry da flyocean o cara manda muito em motores a gasolina.
estaremos no aeronobre neste sabado, leva ele lá para o carlinhos dar uma olhada.
abs.

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Mensagempor Wellington_BH » 03 Ago 2012 09:02

Meu DA-50R dá sobregiro com uma 24X6, uso uma 22X10, essa 23X8 é ótima. A 22X8 é boa para amaciar. Ponto de ignição é difícil vir errado, mas mesmo alterando ele o motor não perde toda essa força. Se sua agulha não altera regulagem, uma possibilidade é que seu diafragma esteja travado.

Não ganha giro nem atuando em ambas H e L? Bateria carregada?
Teste com a 22X8, quem sabe o motor esteja somente bem preso...
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein

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Mensagempor roddrigo » 03 Ago 2012 09:11

Fala pessoal...obrigado pelas respostas...
então... estou com um servo futaba 3003 no afogador e ele esta funcionando perfeitamente.
O servo do acelerador é um Hitec de alto torque igual aos outros das superfícies de comando e esta bem regulado.
Não sei quantos RPM esta dando... preciso comprar um medidor...
óleo mineral a 30ml por lítro

Não acredito que a ignição esteja fora do ponto pq ele se comporta perfeitamente em baixa sem pipocar nem nada...

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Mensagempor Lumberjack » 03 Ago 2012 09:26

Não está gordo demais não?

Você disse que abriu as agulhas. Se ele estiver gordo demais e você abrir, vai ficar mais gordo e pior a perfomace.

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Mensagempor roddrigo » 03 Ago 2012 09:27

abri, fechei, coloquei na posição recomendada pelo manual e nada.

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Mensagempor Lumberjack » 03 Ago 2012 09:33

Estranho!

O afogador está fechando quando acionado e abrindo quando desligado? Vai que tá o contrário hehehee..

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Mensagempor roddrigo » 03 Ago 2012 09:41

não... ta certinho... inclusive corta o motor quando acionado...

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Mensagempor Lumberjack » 03 Ago 2012 09:50

Olha, eu faria o seguinte: confere tudo denovo, mangueiras, regulagem, curso de abertura da borboleta, enfim, tudo denovo. MEsmo que já tenha feito isso vários vezes heheheee...

Confere a vela também. Troque se tiver outra aí por desencargo de consciência. Bem como ignição.

Enfim, descarta isso tudo acima.

Se não funcionar eu abriria o carburador. Acredito que não seja a parte de baixo e sim a parte de alimentaçãom, alguam coisa no carburador, principalmente quando acelerado. Seu motor está funcionando, só não está desenvolvendo. Até meia aceleração você acha que ele responde normal?

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Mensagempor RodMoro » 03 Ago 2012 10:01

[quote:858e19d224="rsdeus"]pergunta idiota, mas que ja aconteceu comigo...
vc verificou o curso do servo?

rs[/quote:858e19d224]

Idiota nada... uma vez lenhei um Edge 450 elétrico porque o rádio etava configurado pra 70% do curso do servo do motor e eu não tinha notado. Decolar decolou, mas não subia nem com "reza brava". A pergunta é bem pertinente. Confira as configurações do rádio também.

Abs.
Rodrigo Moro Bernardes
Um dia esse trosso sai do chão!!!

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Mensagempor roddrigo » 03 Ago 2012 15:20

pessoal... cheguei em casa com o tacometro e fiz o teste...agulhas bem reguladas... 1500 rpm de lenta e 4500 de máxima agora com helice 22x8 ?!?!?!?
palpites?

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Mensagempor Wellington_BH » 03 Ago 2012 16:27

Roddrigo, suas agulhas H e L não atuam? , apertando-as o máximo não fica ruim? e até retirando-as também não?
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Mensagempor roddrigo » 03 Ago 2012 16:34

Sim. atuam... da pra ficar bem pior...he he he

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Mensagempor Paulinho » 03 Ago 2012 16:47

A helice está balanceada? Tentou fechar a agulha H para ver se sobe a RPM?

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Mensagempor Wellington_BH » 03 Ago 2012 17:02

[quote:8e19f0d92c="roddrigo"]Sim. atuam... da pra ficar bem pior...he he he[/quote:8e19f0d92c]

É amigo, pra pior sempre é possível... hehe, mas pra melhor também! Você tentou sintonizar o carburador sem o capô? Estou pensando na possibilidade de uma pressão alta no interior do capô, que atuando sobre o diafragma, faz ele correr rico, apesar de na maioria das vezes ser possível compensar nas agulhas.
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