Motor DA50 com problema (RESOLVIDO)

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
Localização: Jandira
Contato:

Motor DA50 com problema (RESOLVIDO)

Mensagem por roddrigo »

Fala pessoal... venho pedir novamente ajuda dos universitários... he he he... Fui hoje estrear meu Edge 540 com motor Desert Aircraft 50R. O motor é zero. deixei ele rodar um tanque em marcha lenta dando umas aceleradas de tempos em tempos (regulagem de agulhas original). Depois quando fomos tentar fazer um voo notamos que o motor estava sem força. Pra vcs terem uma ideia ele não era capaz de acelerar o avião a ponto de levantar a cauda mesmo correndo quase a pista toda.
Mexemos nas duas agulhas de todas as maneiras com muito pouco efeito.
Estava usando uma helice Xoar 23x8 e agora vou tentar novamente com uma 22x8 pra ver se melhora... acho que hélice é uma hipótese plausível mas acho que não seria motivo pro motor ficar com um desempenho tão comprometido...
Palpites?

segue vídeo:

[yt]fHI1Y1Dhfig&[/yt]
Avatar do usuário
Felipe Castanho
membro
Mensagens: 743
Registrado em: Dom Jul 11, 2010 11:41 pm
Localização: Avaré - SP

Re: Motor DA50 com problema

Mensagem por Felipe Castanho »

[quote:e0d171fcde="roddrigo"]Fala pessoal... venho pedir novamente ajuda dos universitários... he he he... Fui hoje estrear meu Edge 540 com motor Desert Aircraft 50R. O motor é zero. deixei ele rodar um tanque em marcha lenta dando umas aceleradas de tempos em tempos (regulagem de agulhas original). Depois quando fomos tentar fazer um voo notamos que o motor estava sem força. Pra vcs terem uma ideia ele não era capaz de acelerar o avião a ponto de levantar a cauda mesmo correndo quase a pista toda.
Mexemos nas duas agulhas de todas as maneiras com muito pouco efeito.
Estava usando uma helice Xoar 23x8 e agora vou tentar novamente com uma 22x8 pra ver se melhora... acho que hélice é uma hipótese plausível mas acho que não seria motivo pro motor ficar com um desempenho tão comprometido...
Palpites?

segue vídeo:

[yt]fHI1Y1Dhfig&[/yt][/quote:e0d171fcde]


Com certeza o problema não é a hélice. Tenho um DA50 e testei na bancada com uma 24x8, quase levou a mesa embora.
Provavelmente é problema de regulagem. O motor deve estar gordo, dando pouca rotação. Fecha mais a agulha da alta.
Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
Localização: Jandira
Contato:

Mensagem por roddrigo »

Felipe... como disse... testei agulha de tudo quanto foi jeito e nada... mas bom saber que a 23x8 não é muito pra ele...
Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
Localização: Jandira
Contato:

Mensagem por roddrigo »

rudney...
sim a borboleta esta abrindo o curso todo
o sensor da Ig. esta na posição original que veio de fábrica...não mexi nisso e nem sei mexer...he he he...
as agulhas eu fui abrindo pra ver se melhorava...depois de testar quase tudo voltei pra posição recomendada no manual e tentei tudo de novo... afinando e engordando...
O curioso é que o funcionamento em baixa esta ótimo e o motor pega com bastante facilidade.
Avatar do usuário
diegovkf
membro
Mensagens: 806
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 10:28 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por diegovkf »

Pode não ter nada a ver, mas da uma conferida no servo do acelerador, qual você está usando?
Confere a ignição, se está funcionando corretamente!
Abraço
................
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

hélice 23x8 é a hélice perfeita pra esse motor...
Rodrigo, abre o carburador e confere se o diafragma está em boas condições... dá uma conferida em todo carburador... se estiver tudo OK, talvez seja questão de verificar se o ponto de ignição está correto, pode ter vindo fora de ponto da fábrica já... as regulagens, volta tudo para o que recomenda no manual para efetuar os testes... somente depois de descoberto o problema, comece a regulagem novamente!

abraços
MAYKON BUSS
Avatar do usuário
Fabio Vinicius
membro
Mensagens: 270
Registrado em: Seg Jan 25, 2010 11:51 am
Localização: Sinop MT

Mensagem por Fabio Vinicius »

Ta dando quantos mil giro...Tem que medir certinho!!!
Avatar do usuário
Felipe Castanho
membro
Mensagens: 743
Registrado em: Dom Jul 11, 2010 11:41 pm
Localização: Avaré - SP

Mensagem por Felipe Castanho »

Se eu fosse vc não mexeria no ponto da ignição ainda. Uma marca como a DA dificilmente mandaria seus motores com o ponto fora de posição. Vai ser um pouco chato pra regular depois. Meça quantas rotações está dando, assim fica mais fácil saber oq ta acontecendo. Uma pergunta boba, mas que não custa nada perguntar:
Vc está abrindo a borboleta de entrada de ar né?(que normalmente é fechada para afogar o motor).
Avatar do usuário
rsdeus
membro
Mensagens: 686
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 12:05 am

Mensagem por rsdeus »

pergunta idiota, mas que ja aconteceu comigo...
vc verificou o curso do servo?

rs
Responder