vela queimando
vela queimando
pessoal fui voar no sabado com meu calmato treinador ele tem um motor gx. 40, eu fu legar ele de inicio não pegava fu conferir a vela tava queimada, de boa troquei ela (coloquei um pro meu motor os.46), o motor pego fiz um voo e desci, esperei o motor esfriar enchei o tanque denovo e na hora de ligar a nova vela queimada denovo, to usando combustível com 10%, será que o meu motor está queimando a vela? ou pode ser alguma outra coisa?
- Giuliano MO
- membro
- Mensagens: 809
- Registrado em: Qui Fev 15, 2007 5:53 pm
- Localização: Pelotas -RS
- Contato:
[quote:6d3b283cc4="zocra"][quote:6d3b283cc4="ZORRO-oo-"]veja se o motor nao ta muito afinado ! provavelmente eh isso...[/quote:6d3b283cc4]
Opa vlw pela ajuda :) eu vo comprar uams velas e testar sabes qual a melhor recomendada pra esse motor? é um GX .40 eu uso combbustivél com 10% de nitro.[/quote:6d3b283cc4]
amigo no teu motor pode usar vela OS#3 ou OS #8, eu particularmente uso sempre a #8 nos meus motores .46 ou .52 .55 etc.
Se tá queimando vela ou pode ter sujeira no combustivel e está detonando o filamento da vela ou o mais provável é realmente estar "afinado" demais, agulha de alta muito fechada deixando a mistura pobre, o ideal é um contagiros pra afinar o motor eu vou até o máximo rpm e volto uns 300rpm.
sem conagiros você pode ir testando, vai até o máximo rpm, quando você está fechando a agulha o giro começar a cair volte 1/4 de volta na agulha e veja se o giro aumentou novamente pra depois cair um pouco.
Lembre-se, melhor é deixar a mistura rica pois lubrifica melhor o motor, aquece menos e queima menos vela.
Só não pode ficar rica demais a ponto do motor ficar xoxo que daí não tá tesão, hehehehe!
já escutei aqueles papinhos de pista que o cara trocou os rolamentos do motor e não queimou mais vela mas francamente não levo fé, a não ser que o motor estivesse muito esbagaçado mesmo!
Opa vlw pela ajuda :) eu vo comprar uams velas e testar sabes qual a melhor recomendada pra esse motor? é um GX .40 eu uso combbustivél com 10% de nitro.[/quote:6d3b283cc4]
amigo no teu motor pode usar vela OS#3 ou OS #8, eu particularmente uso sempre a #8 nos meus motores .46 ou .52 .55 etc.
Se tá queimando vela ou pode ter sujeira no combustivel e está detonando o filamento da vela ou o mais provável é realmente estar "afinado" demais, agulha de alta muito fechada deixando a mistura pobre, o ideal é um contagiros pra afinar o motor eu vou até o máximo rpm e volto uns 300rpm.
sem conagiros você pode ir testando, vai até o máximo rpm, quando você está fechando a agulha o giro começar a cair volte 1/4 de volta na agulha e veja se o giro aumentou novamente pra depois cair um pouco.
Lembre-se, melhor é deixar a mistura rica pois lubrifica melhor o motor, aquece menos e queima menos vela.
Só não pode ficar rica demais a ponto do motor ficar xoxo que daí não tá tesão, hehehehe!
já escutei aqueles papinhos de pista que o cara trocou os rolamentos do motor e não queimou mais vela mas francamente não levo fé, a não ser que o motor estivesse muito esbagaçado mesmo!
Giuliano MO
"Voar é preciso"
"Voar é preciso"
[quote:7a6f3710bf="Giuliano MO"][quote:7a6f3710bf="zocra"][quote:7a6f3710bf="ZORRO-oo-"]veja se o motor nao ta muito afinado ! provavelmente eh isso...[/quote:7a6f3710bf]
Opa vlw pela ajuda :) eu vo comprar uams velas e testar sabes qual a melhor recomendada pra esse motor? é um GX .40 eu uso combbustivél com 10% de nitro.[/quote:7a6f3710bf]
amigo no teu motor pode usar vela OS#3 ou OS #8, eu particularmente uso sempre a #8 nos meus motores .46 ou .52 .55 etc.
Se tá queimando vela ou pode ter sujeira no combustivel e está detonando o filamento da vela ou o mais provável é realmente estar "afinado" demais, agulha de alta muito fechada deixando a mistura pobre, o ideal é um contagiros pra afinar o motor eu vou até o máximo rpm e volto uns 300rpm.
sem conagiros você pode ir testando, vai até o máximo rpm, quando você está fechando a agulha o giro começar a cair volte 1/4 de volta na agulha e veja se o giro aumentou novamente pra depois cair um pouco.
Lembre-se, melhor é deixar a mistura rica pois lubrifica melhor o motor, aquece menos e queima menos vela.
Só não pode ficar rica demais a ponto do motor ficar xoxo que daí não tá tesão, hehehehe!
já escutei aqueles papinhos de pista que o cara trocou os rolamentos do motor e não queimou mais vela mas francamente não levo fé, a não ser que o motor estivesse muito esbagaçado mesmo![/quote:7a6f3710bf]
muito obrigado pelas dicas :)
Opa vlw pela ajuda :) eu vo comprar uams velas e testar sabes qual a melhor recomendada pra esse motor? é um GX .40 eu uso combbustivél com 10% de nitro.[/quote:7a6f3710bf]
amigo no teu motor pode usar vela OS#3 ou OS #8, eu particularmente uso sempre a #8 nos meus motores .46 ou .52 .55 etc.
Se tá queimando vela ou pode ter sujeira no combustivel e está detonando o filamento da vela ou o mais provável é realmente estar "afinado" demais, agulha de alta muito fechada deixando a mistura pobre, o ideal é um contagiros pra afinar o motor eu vou até o máximo rpm e volto uns 300rpm.
sem conagiros você pode ir testando, vai até o máximo rpm, quando você está fechando a agulha o giro começar a cair volte 1/4 de volta na agulha e veja se o giro aumentou novamente pra depois cair um pouco.
Lembre-se, melhor é deixar a mistura rica pois lubrifica melhor o motor, aquece menos e queima menos vela.
Só não pode ficar rica demais a ponto do motor ficar xoxo que daí não tá tesão, hehehehe!
já escutei aqueles papinhos de pista que o cara trocou os rolamentos do motor e não queimou mais vela mas francamente não levo fé, a não ser que o motor estivesse muito esbagaçado mesmo![/quote:7a6f3710bf]
muito obrigado pelas dicas :)
-
- membro
- Mensagens: 191
- Registrado em: Qui Dez 15, 2011 3:36 pm
- Localização: Sumare - SP
- The Borba
- membro
- Mensagens: 875
- Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
- Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
- Contato:
Eu uso combustível caseiro a +/- dois anos e nunca queimou uma vela sequer, inclusive tenho um motor JBA que foi amaciado com caseirol e tenho ele até hoje com a mesma vela que foi amaciado e isso já faz quase dois anos. Já usei combustível com nitro também, Wild cat 10% e não tive problema também com queima de vela. Mas, depois que descobri o caseirol, abandonei o nitrado pelo fato que, pelo tipo de voo que faço não perde em nada, o preço compensa muito e estando bem regulado fica muito confiável.
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
[quote:18d7172103="reginaldoasa"]opa... aconteceu comigo, quemou 5 velas, mudei regulagem do motor e nada.... dai alguns amigos aconselharam a trocar o combustivel para o byron 10x16, e o fiz, uso a um ano, e nunca mais queimou... o combusta que usava era o wildcat... uso em um OS 55AX... abs...[/quote:18d7172103]
eu acredito q seja a regulagem mesmo, pois tive q fazer uns ajustes no motor devido ter queimado uma rosca do carburador eu a mandei refazer com isso tive q regular ele novamente devo ter deixado fino demais mesmo, eu uso sempre combustivel nitrado wildcat des de qdo comecei a voar e nunca tiuve problemas.
[b:18d7172103]The Borba[/b:18d7172103]
Ainda so bem novato noa eromodelismo heeh por isso uso combustivel nitrato porém penso em um futuro a começar a fazer caseirol :)
eu acredito q seja a regulagem mesmo, pois tive q fazer uns ajustes no motor devido ter queimado uma rosca do carburador eu a mandei refazer com isso tive q regular ele novamente devo ter deixado fino demais mesmo, eu uso sempre combustivel nitrado wildcat des de qdo comecei a voar e nunca tiuve problemas.
[b:18d7172103]The Borba[/b:18d7172103]
Ainda so bem novato noa eromodelismo heeh por isso uso combustivel nitrato porém penso em um futuro a começar a fazer caseirol :)