motor ASP .52 2T danificando filamento de vela
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motor ASP .52 2T danificando filamento de vela
Gente, tenho um problema que nunca consegui resolver com meu motor. Já queimei nele 2 galões de combustivel e durante esses 2 galões esta foi a sexta vela perdida. O pistão não está batendo na vela. Não ouço barulho diferente de choque, o pistão e a vela não estão marcados por choque e antes mesmo que me perguntei, sim, eu mantenho aquela arruela da vela no devido lugar.
O combustível usado é o combustível comercial mesmo Omega 10% nitro e 18% de óleo. Sempre usei a vela original ASP.
Um detalhe que me intriga desta vela é que de acordo com o fabricante essa vela é única tanto para motor 2T quanto 4T e conforme consulta com outros modelistas a vela 4T é diferente em várias características.
A forma de dano que tenho notado na vela é como se empurrasse o filamento para o fundo, ele retorce e vai para a parede da vela. Alguma sugestão? Pra alguém que tem esse motor, sabe me falar se a vela OS n. 8 é compatível com ele e se dá boa regulagem? Segue foto da vela usada pra conclusões.
Antecipadamente, deixo claro que a foto foi retirada de link da internet e não significa indicação de loja ou vendedor pois este não é de meu conhecimento, portanto sendo uma imagem meramente ilustrativa para o caso.
[img:3826ba3f2c]http://www.aerotudo.com/imagens/upload_fotos/vela_asp.jpg[/img:3826ba3f2c]
pesquisando na internet também vi esta outra vela mas nunca a experimentei. Alguém conhece ou sabe falar algo dela, se ela é ideal para meu motor?
[img:3826ba3f2c]http://img2.mlstatic.com/vela-asp-cold-type-n-5-para-motores-glow_MLB-O-147265744_1557.jpg[/img:3826ba3f2c]
O combustível usado é o combustível comercial mesmo Omega 10% nitro e 18% de óleo. Sempre usei a vela original ASP.
Um detalhe que me intriga desta vela é que de acordo com o fabricante essa vela é única tanto para motor 2T quanto 4T e conforme consulta com outros modelistas a vela 4T é diferente em várias características.
A forma de dano que tenho notado na vela é como se empurrasse o filamento para o fundo, ele retorce e vai para a parede da vela. Alguma sugestão? Pra alguém que tem esse motor, sabe me falar se a vela OS n. 8 é compatível com ele e se dá boa regulagem? Segue foto da vela usada pra conclusões.
Antecipadamente, deixo claro que a foto foi retirada de link da internet e não significa indicação de loja ou vendedor pois este não é de meu conhecimento, portanto sendo uma imagem meramente ilustrativa para o caso.
[img:3826ba3f2c]http://www.aerotudo.com/imagens/upload_fotos/vela_asp.jpg[/img:3826ba3f2c]
pesquisando na internet também vi esta outra vela mas nunca a experimentei. Alguém conhece ou sabe falar algo dela, se ela é ideal para meu motor?
[img:3826ba3f2c]http://img2.mlstatic.com/vela-asp-cold-type-n-5-para-motores-glow_MLB-O-147265744_1557.jpg[/img:3826ba3f2c]
- leandro.ifpb
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mas ai que tá, a vela não está queimando. Está danificando. É como se alguém tivesse empurrado o filamento com algum objeto pontiagudo e o filamento retorce para a parede da vela. Mas se eu puser ela no aquecedor de vela ainda acende, só que não dá uma boa ignição pra sustentar o motor funcionando quando desconecta o acendedor de vela.
- teusrox
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Daniel, o meu estava assim, tinha queimado 2 velas foi entao que eu abri ele e lavei todas as peças, agora, voce abriu ele quando novo? Pois esse motor vem com restos de usinagem dentro dele e isso danifica seu motor alem da vela.
Nao se esqueça de quando abrir e lavar lubrificar tudo depois, recomendo o Oleo Singer, aqueles de maquinas de costura!!
E SIM a Vela O.S N°8 da certo nele, inclusive eu uso ela!!!
Nao se esqueça de quando abrir e lavar lubrificar tudo depois, recomendo o Oleo Singer, aqueles de maquinas de costura!!
E SIM a Vela O.S N°8 da certo nele, inclusive eu uso ela!!!
- fernando muraishi
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já abri o motor por duas vezes, uma porque afrouxou alguns parafusos e perdi as juntas de vedação do motor e refiz elas com silicone de alta temperatura própria pra junta de motores. Na segunda vez foi por causa de queda do avião em terra por segurança na suspeita de ter entrado terra eu abri ele pra limpar (não girei o motor, abri, limpei, lubrifiquei e fechei)
Pra lubrificar eu utilizo o óleo Hobbico After Run.
Quanto à hélice eu estou usando até maior do que o manual recomenda. De acordo com o manual é pra usar uma 10x6 mas eu estou usando uma 11x6 da master airscrew.
Quanto à mistura, eu deixo ela normalmente mais rica mesmo sabendo que a meleca de óleo seja maior, não misero combustível nele.
Já quanto ao tempo do aquecedor de vela e marca, tenho usado um traxxas de 1,5v mesmo e o tempo que fica plugado é só o suficiente pra funcionar o motor e se ele continuar funcionando em média rotação sem o aquecedor eu já removo ele e vou baixando a aceleração até achar o ponto instável e altero a mistura pra estabilizar novamente até chegar na marcha lenta d preferencia sem deixar o motor apagar.
Pra lubrificar eu utilizo o óleo Hobbico After Run.
Quanto à hélice eu estou usando até maior do que o manual recomenda. De acordo com o manual é pra usar uma 10x6 mas eu estou usando uma 11x6 da master airscrew.
Quanto à mistura, eu deixo ela normalmente mais rica mesmo sabendo que a meleca de óleo seja maior, não misero combustível nele.
Já quanto ao tempo do aquecedor de vela e marca, tenho usado um traxxas de 1,5v mesmo e o tempo que fica plugado é só o suficiente pra funcionar o motor e se ele continuar funcionando em média rotação sem o aquecedor eu já removo ele e vou baixando a aceleração até achar o ponto instável e altero a mistura pra estabilizar novamente até chegar na marcha lenta d preferencia sem deixar o motor apagar.
- fernando muraishi
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