motor ASP .52 2T danificando filamento de vela

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

motor ASP .52 2T danificando filamento de vela

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

Gente, tenho um problema que nunca consegui resolver com meu motor. Já queimei nele 2 galões de combustivel e durante esses 2 galões esta foi a sexta vela perdida. O pistão não está batendo na vela. Não ouço barulho diferente de choque, o pistão e a vela não estão marcados por choque e antes mesmo que me perguntei, sim, eu mantenho aquela arruela da vela no devido lugar.

O combustível usado é o combustível comercial mesmo Omega 10% nitro e 18% de óleo. Sempre usei a vela original ASP.

Um detalhe que me intriga desta vela é que de acordo com o fabricante essa vela é única tanto para motor 2T quanto 4T e conforme consulta com outros modelistas a vela 4T é diferente em várias características.

A forma de dano que tenho notado na vela é como se empurrasse o filamento para o fundo, ele retorce e vai para a parede da vela. Alguma sugestão? Pra alguém que tem esse motor, sabe me falar se a vela OS n. 8 é compatível com ele e se dá boa regulagem? Segue foto da vela usada pra conclusões.

Antecipadamente, deixo claro que a foto foi retirada de link da internet e não significa indicação de loja ou vendedor pois este não é de meu conhecimento, portanto sendo uma imagem meramente ilustrativa para o caso.

[img:3826ba3f2c]http://www.aerotudo.com/imagens/upload_fotos/vela_asp.jpg[/img:3826ba3f2c]

pesquisando na internet também vi esta outra vela mas nunca a experimentei. Alguém conhece ou sabe falar algo dela, se ela é ideal para meu motor?

[img:3826ba3f2c]http://img2.mlstatic.com/vela-asp-cold-type-n-5-para-motores-glow_MLB-O-147265744_1557.jpg[/img:3826ba3f2c]
Avatar do usuário
leandro.ifpb
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Dom Nov 07, 2010 8:47 pm
Localização: Guanambi-BA

Mensagem por leandro.ifpb »

você utiliza aquele anel retentor dentro da Mufla (escapamento)...

se sim, experimente tirar ele, consequentemente a temperatura de seu motor irá reduzir um pouco e se a temperatura for o problema da queima de suas velas, estará perto de ser solicionado
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

mas ai que tá, a vela não está queimando. Está danificando. É como se alguém tivesse empurrado o filamento com algum objeto pontiagudo e o filamento retorce para a parede da vela. Mas se eu puser ela no aquecedor de vela ainda acende, só que não dá uma boa ignição pra sustentar o motor funcionando quando desconecta o acendedor de vela.
Avatar do usuário
teusrox
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Dom Mar 25, 2012 5:09 am
Localização: Santa Rita do Araguaia - Goiás
Contato:

Mensagem por teusrox »

Daniel, o meu estava assim, tinha queimado 2 velas foi entao que eu abri ele e lavei todas as peças, agora, voce abriu ele quando novo? Pois esse motor vem com restos de usinagem dentro dele e isso danifica seu motor alem da vela.
Nao se esqueça de quando abrir e lavar lubrificar tudo depois, recomendo o Oleo Singer, aqueles de maquinas de costura!!

E SIM a Vela O.S N°8 da certo nele, inclusive eu uso ela!!!
Avatar do usuário
Sininho
membro
Mensagens: 444
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 10:13 pm
Localização: Rio Claro interior de São paulo 39 anos B.R.A. 17754

Mensagem por Sininho »

Deixa a mistura um pouco mais rica abre a agulha da mistura 1/4 sintidoantiorario e veja se resolve.
Você esta com a mistura muito pobre.ok.
Avatar do usuário
Zorro-oo-
membro
Mensagens: 315
Registrado em: Sáb Out 30, 2010 11:46 am
Localização: Pato Branco, PR

Mensagem por Zorro-oo- »

concordo com o sininho ! abre um poco a agulha...
vela ideal eh a N8
Avatar do usuário
fernando muraishi
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 12:43 pm
Localização: Guaira-sp

Mensagem por fernando muraishi »

Qual hélice você esta usando?pode ser helice inadequada!
Avatar do usuário
Overdie
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Sáb Mai 28, 2011 11:12 am
Localização: Perdoes Minas Gerais

Mensagem por Overdie »

Uma pergunta um tanto inocente mas...! Vc já tentou com outros Ni Starter??? Tipo tensão acima da suportada ou tempo demasiado na vela, pq nas caraterísticas que descreve como a vela fica aconteceu comigo quando esqueci o Ni plugado no motor e quando tirei estava desta maneira como descreve...
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

já abri o motor por duas vezes, uma porque afrouxou alguns parafusos e perdi as juntas de vedação do motor e refiz elas com silicone de alta temperatura própria pra junta de motores. Na segunda vez foi por causa de queda do avião em terra por segurança na suspeita de ter entrado terra eu abri ele pra limpar (não girei o motor, abri, limpei, lubrifiquei e fechei)

Pra lubrificar eu utilizo o óleo Hobbico After Run.

Quanto à hélice eu estou usando até maior do que o manual recomenda. De acordo com o manual é pra usar uma 10x6 mas eu estou usando uma 11x6 da master airscrew.

Quanto à mistura, eu deixo ela normalmente mais rica mesmo sabendo que a meleca de óleo seja maior, não misero combustível nele.

Já quanto ao tempo do aquecedor de vela e marca, tenho usado um traxxas de 1,5v mesmo e o tempo que fica plugado é só o suficiente pra funcionar o motor e se ele continuar funcionando em média rotação sem o aquecedor eu já removo ele e vou baixando a aceleração até achar o ponto instável e altero a mistura pra estabilizar novamente até chegar na marcha lenta d preferencia sem deixar o motor apagar.
Avatar do usuário
fernando muraishi
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 12:43 pm
Localização: Guaira-sp

Mensagem por fernando muraishi »

pode ser estar girando muito,tente uma hélice 12x6.uma 10x6 como indica o manual é pequena para esse motor!
Responder