Motor gasolina X glow 2T

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Motor gasolina X glow 2T

Mensagem por Mucio Viana Jr »

Pessoal,

Tenho tentado identificar uma coisa. Há uma certa proximidade (em termos de potência e/ou torque) entre um motor a gasolina destes de geração mais nova e um motor glow 2T de mesma cilindrada? Exemplos:

- um 20cc (DLE/DA/RCGF) X O.S. 120AX 2T
- um RCGF 15cc X O.S. 95AX
- um 26CC x O.S. 160

Algum teria alguma experiência ou conhecimento para compartilhar?

[]
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

Diz em relação a peso\potência ????
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

Não precisa ser tão específico. Eu estou tentando ter idéia do que é mais potente, um motor glow ou um a gasolina considerando que ambos sejam da mesma tecnologia (2 tempos), e tenham a mesma cilindrada (20cc, por exemplo).
Avatar do usuário
paulorunai
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Ter Mai 31, 2011 7:17 pm
Localização: Unaí - MG

Mensagem por paulorunai »

Acho que o glow oferece melhor desempenho, e o gasolina o menor custo (combustível).
Se quer desempenho vai de glow, se visa a economia e o preço do combustível vai de gasolina.
Avatar do usuário
Beef
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Abr 01, 2010 7:25 am
Localização: Pelotas/RS

Mensagem por Beef »

Ola, vou passar minha observação em motores que ja tive ou tenho:
- Motor RCGF 15cc equivale a um OS 75AX e fica próximo ao 91FX
-Motor RGCF 20cc fica entre OS 91FX e abaixo do 120AX, semelhante ao OS 120 FS 4t
-Motor CRCC 26 pro V2 equivale a um OS 160FX e é ligeiramente mais forte que um 120AX já o RCGF 30cc , o DLE 30cc o DLA 32cc se equivalem a um Saito Twin 300...

Minha conclusão é que nas cilindradas menores os glow dão um banho de potencia e giro nos gas , a medida que a cilindrada sobe os motores a gasolina começam a chegar perto e pelo maior torque aceitam hélices maiores e acabam compensando a diferença de potencia (sempre maior nos motores a metanol por questões técnicas) e em se falando de custos a comparação é ridícula a favor dos gasolina.....É uma questão de gosto, preferencia, mas acho que num futuro bem próximo os glow vão ficar em pequena quantidade em relação a gasolina ou elétricos.....abs
kellerkichel
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qui Fev 23, 2012 10:02 am
Localização: Fco. Beltrão

Mensagem por kellerkichel »

Opa amigo, faço minhas as palavras do Beef, em motores com cilindradas menores, acredito que até 20cc como limite o glow com certeza tem maior desempenho devido a varias coisas entre elas peso e alta RPM.... porém em maiores cilindradas o ganho com helices maiores ultrapassa os glows ;)

O grande ideal dos motores gasolina é a economia ridícula (de alta) considerado com os glows.
Lumberjack
membro
Mensagens: 886
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

Existe a questão também de desempenho confiável do motores à gasolina em face de glow. O que quero dizer é que mesmo o motor glow sendo mais potente, a confiabilidade de voo de um motor a gasolina é maior por causa da ignição.

O motor glow regulado é bom demais, mas um a gasolina regulado é certeza que dificilmente vai ter dor de cabeça, fora que não terá que ficar mexendo em agulha, pois o glow é mais sensível à temperatura, umidade, pressão, enfim...

Tenho glow e agora comprei um à gasolina, mas eu penso o seguinte, se for possível usar motor gasolina no avião, vá de gasolina pela robustez e confiabilidade maior e preço do combustível.
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

Turma,

Obrigado pelo retorno. Hoje em dia estou preferindo modelos um pouco maiores (não gigantes...) na faixa de 75 a 120 e por isso comecei a pensar nos motores a gasolina.

Estou voando um RV-4 da Greatplanes com um OS 120 4T e estou com muita vontade de trocá-lo por um DLE 20 ou um RCGF 20.

Foco em três razões: economia de combustível, sem a lambança do óleo e o ruído de motor de verdade, rsss.

[]s
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:5990e7161f="mvianajr"]Turma,

Obrigado pelo retorno. Hoje em dia estou preferindo modelos um pouco maiores (não gigantes...) na faixa de 75 a 120 e por isso comecei a pensar nos motores a gasolina.

Estou voando um RV-4 da Greatplanes com um OS 120 4T e estou com muita vontade de trocá-lo por um DLE 20 ou um RCGF 20.

Foco em três razões: economia de combustível, sem a lambança do óleo e o ruído de motor de verdade, rsss.

[]s[/quote:5990e7161f]

Estava lá na pista domingo e achei muito bonito seu RV-4 ..... fiquei triste que acabou a fumaça muito rápido.

Múcio, comprei agora um yak 54 para motores 120 ou 20cc a gasolina, estou começando a montar usando o rcgf 20cc, e te digo, nas pequenas cilindradas não vale a pena AINDA usar gasolina. Mas do 90 em diante, a relação, sujeira (principal), som e custo. Fica impossível comparar gasolina a glow.

O problema é, ainda estamos penando um pouco com os motores a gasolina, não são tão simples como os glow. Dúvidas sobre usar ou não avgas, tipo de óleo, regulagem entre outros.

Abraços,

Léo Mirada.

Domingo estaremos lá novamente, to com saudade do jato hein rsrsrs.
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Avatar do usuário
lebrao
membro
Mensagens: 94
Registrado em: Seg Jan 11, 2010 8:11 pm
Localização: Curitiba

Mensagem por lebrao »

[quote:e0c144052f="mvianajr"]Turma,

Obrigado pelo retorno. Hoje em dia estou preferindo modelos um pouco maiores (não gigantes...) na faixa de 75 a 120 e por isso comecei a pensar nos motores a gasolina.

Estou voando um RV-4 da Greatplanes com um OS 120 4T e estou com muita vontade de trocá-lo por um DLE 20 ou um RCGF 20.

Foco em três razões: economia de combustível, sem a lambança do óleo e o ruído de motor de verdade, rsss.

[]s[/quote:e0c144052f]
Vale uma dica que ja li aqui no fórum e senti na pele, os Greatplanes NÃO estão preparados para Gasolina, pelo menos os Glow.
Meu sukhoi 31, esse aí da foto, partiu a asa direita em vôo e perdi o aero, estava com um DLE55. Há na net mais casos da mesma ocorrência mesmo com o DLE30.
Devido a vibração, considere reforços estruturais no avião OU pegue um já feito para gasolina.
É a dica que te passo!
Um colega com um Revolver para .90 colocou DLE20 na pista, advinha? Moeu também a asa!

Abraços!
Great Planes Sukhoi 31 - Hangar 9 inverza 33 - Great Planes Extra 300SP + Rimfire.80 - Artech Cessna 182 - 3D Max Shock Flyer
Responder