Motor DLE 55cc ganhando 300RPM quando liga fumaça. Por quê?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Motor DLE 55cc ganhando 300RPM quando liga fumaça. Por quê?

Mensagem por Kemp »

Hoje na pista verifiquei que meu motor ganha 300RPM quando aciono a fumaça.
Eu já tinha percebido que o motor estava gritando mais ao invés de ficar mais fraco.
As agulhas estão bem reguladas.
Será que o escapamento está mal dimencionado e quando dá uma estrangulada melhora o rendimento?
Meu Tucano e meu Eagle perdem rotação quando ligo a fumaça. Acho que é o mais comum.
Alguém já viu isso?
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Beef
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Abr 01, 2010 7:25 am
Localização: Pelotas/RS

Mensagem por Beef »

Opa amigo , interessante mesmo a situação, pois o normal como vc mesmo observou é uma leve diminuição nos rpm, mas deve ser por alguma variação na compressão(os 2t comprimem na descarga, ou a aspiração p a câmara tb aumentando a compressão) ou até na densidade do combustível na câmara gerando talvez um empobrecimento na mistura, provavelmente deve estar associado a posição onde o óleo é injetado ou a própria mistura que vc esta usando.....realmente uma incógnita....abs.
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:0f4d300d88="Beef"]Opa amigo , interessante mesmo a situação, pois o normal como vc mesmo observou é uma leve diminuição nos rpm, mas deve ser por alguma variação na compressão(os 2t comprimem na descarga, ou a aspiração p a câmara tb aumentando a compressão) ou até na densidade do combustível na câmara gerando talvez um empobrecimento na mistura, provavelmente deve estar associado a posição onde o óleo é injetado ou a própria mistura que vc esta usando.....realmente uma incógnita....abs.[/quote:0f4d300d88]

Será que devo dar uma estrangulada no escape para ver se aumenta o rendimento?
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
lebrao
membro
Mensagens: 94
Registrado em: Seg Jan 11, 2010 8:11 pm
Localização: Curitiba

Mensagem por lebrao »

[quote:b61cbc6bfe="Kemp"][quote:b61cbc6bfe="Beef"]Opa amigo , interessante mesmo a situação, pois o normal como vc mesmo observou é uma leve diminuição nos rpm, mas deve ser por alguma variação na compressão(os 2t comprimem na descarga, ou a aspiração p a câmara tb aumentando a compressão) ou até na densidade do combustível na câmara gerando talvez um empobrecimento na mistura, provavelmente deve estar associado a posição onde o óleo é injetado ou a própria mistura que vc esta usando.....realmente uma incógnita....abs.[/quote:b61cbc6bfe]

Será que devo dar uma estrangulada no escape para ver se aumenta o rendimento?[/quote:b61cbc6bfe]
kemp, fiz isso no meu FX 1.60 e melhorou, mas só porque o escape pressurizava o tanqu, no Glow.
No Gasolina, realmente é um mistério!!!!

Abraços!
Great Planes Sukhoi 31 - Hangar 9 inverza 33 - Great Planes Extra 300SP + Rimfire.80 - Artech Cessna 182 - 3D Max Shock Flyer
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

O negócio é testar.
Valeu
Avatar do usuário
Beef
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Abr 01, 2010 7:25 am
Localização: Pelotas/RS

Mensagem por Beef »

Opa, na verdade essa é a função das pipas tunadas para motores 2t, assim como nas motocicletas 2t, porém pode gerar perda de potência em determinadas faixas de giro do motor e aumentar em outras, nesse caso tem que experimentar para ver, geralmente uma descarga aberta leva a potencia máxima para giros mais altos com perda de torque, e mais restrita ao contrario, respeitando os limites, ou seja se vc curte fuce bastante e poste os resultados, abraço.
Responder