Consumo real dos servos em um aeromodelo 30% 55cc - Testado

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:56b43db04f="twinbmf"]

teve um tópico que eu falei que, nas antigas eu fazia 10 voos de 10 minutos com uma bateria original da futaba de 500mh, e 4 servos standard, neguinho ficou me chamando de maluco pra baixo.
[/quote:56b43db04f]

Bem vindo ao clube....
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:9e944b4a9a="Marco Antonio"][quote:9e944b4a9a="twinbmf"]

teve um tópico que eu falei que, nas antigas eu fazia 10 voos de 10 minutos com uma bateria original da futaba de 500mh, e 4 servos standard, neguinho ficou me chamando de maluco pra baixo.
[/quote:9e944b4a9a]

Bem vindo ao clube....[/quote:9e944b4a9a]
é marco... nas boas épocas quem tinha carregador rápido de campo nem rico era... era extra terrestre!. a gente(eu , pelo menos) ia pro campo com no minimo 2 modelos,pra garantir o dia de voo(eu rodava 54km pra ir e 54 km pra voltar de franco da rocha).
vim ter carregador rápido da hobicco(meio sem vergunha por sinal) só lá pra 1997 ou 98 e mesmo assim só carregava nicad e nem tao rápido assim era...
MASS nem sei porque a gente se dá ao trabalho de responder quando os caras perguntam sobre eletronica... se voce não responde é arrogante mal educado, etc.. se responde é maluco e não sabe de nada!!!
ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

Olá twinbmf.

Eu ía até citar você no tópico, pois lembro perfeitamente das dicas que você me deu dizendo que os 3305 dariam conta do recado.
Como os palpites contra no tópico da minha montagem foram maioria (10 contras para cada 1 a favor), preferi colocar uma bateria e servos maiores.
Disseram até que o canopi iria sair voando com o sisteminha de travas que coloquei.
É aquela velha história. A galera tem que ver pra crêr, inclusive eu. hehe. Tanto é que não acreditei que estava dando somente 100mA por voo e por isso resolvi colocar o aparelho a bordo para fazer o teste.
Acho que agora com o teste feito para comprovar os fatos a galera comece a pensar melhor antes de carregar peso a toa no avião.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

kemp
eu uso no meu extra 300 da lanier 33% de escala com motor 95cc brison monocilindro(que puxa como um dle bicilindro- hélice 26X10 ou 27X8 com 40 LIBRAS de empuxo) servos hitec 5645( torque máxim de 13 kg)o nas superficies de comando só no leme que eu uso o 5745(18 kg) e funciona PERFEITAMENTE.
e , pra quem conhece, kit da lanier não é essas "fezes" que vendem hoje em dia, que desmonta só de olhar feio... é robusto, pesado...
tenho um ultimate da extinta fábrica da OHIO MODELS TAMBÉM 33% de escala e o servo RECOMENDADO NO MANUAL DE MONTAGEM é de 70 oncas de torque.
a gente fala, mas voces não escutam... paciencia entao...
ABRACOS
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

[quote:6614474bd9="Marco Antonio"][quote:6614474bd9="twinbmf"]

teve um tópico que eu falei que, nas antigas eu fazia 10 voos de 10 minutos com uma bateria original da futaba de 500mh, e 4 servos standard, neguinho ficou me chamando de maluco pra baixo.
[/quote:6614474bd9]

Bem vindo ao clube....[/quote:6614474bd9]

Ontem mesmo dei 7 voos acrobáticos de 12 a 15 minutos cada, modelo glow com motor .52 quatro Futabas 3004 e uma NicD 600mhA.
Na década de 90 lá por 97-98 tinha um modelo acrobático 25% com motor glow 1.50 2T com servos futaba Standard em todas as superfícies e bateria NiCd 600mhA.
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:a0c0ecb8e1="twinbmf"]kemp
eu uso no meu extra 300 da lanier 33% de escala com motor 95cc brison monocilindro(que puxa como um dle bicilindro- hélice 26X10 ou 27X8 com 40 LIBRAS de empuxo) servos hitec 5645( torque máxim de 13 kg)o nas superficies de comando só no leme que eu uso o 5745(18 kg) e funciona PERFEITAMENTE.
e , pra quem conhece, kit da lanier não é essas "fezes" que vendem hoje em dia, que desmonta só de olhar feio... é robusto, pesado...
tenho um ultimate da extinta fábrica da OHIO MODELS TAMBÉM 33% de escala e o servo RECOMENDADO NO MANUAL DE MONTAGEM é de 70 oncas de torque.
a gente fala, mas voces não escutam... paciencia entao...
ABRACOS[/quote:a0c0ecb8e1]

Tem toda a razão.
Estamos gastando $$$ a toa.

Quando eu perguntei em outro tópico se alguém já amaciou motor de motosserra com óleo mineral e depois passou para óleo sintético responderam dizendo que motoserra não cai na cabeça de ninguém.
O manual dela recomenda usar gasolina comum e óleo Sthil na proporção 50:1. Pra que inventar? E mesmo assim a galera inventa um monte de misturas e fica reclamando de problemas de meleca no carburador e outras coisas.
Parei de usar Podium com Motul e estou usando comum com Sthil.
11 voos sem nenhuma alteração. Gostei do resultado.
Quando falo pra alguém na pista você já imagina os comentários, né?
Infelizmente é assim.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:5139446e2a="Leonardo M.T."][quote:5139446e2a="Marco Antonio"][quote:5139446e2a="twinbmf"]

teve um tópico que eu falei que, nas antigas eu fazia 10 voos de 10 minutos com uma bateria original da futaba de 500mh, e 4 servos standard, neguinho ficou me chamando de maluco pra baixo.
[/quote:5139446e2a]

Bem vindo ao clube....[/quote:5139446e2a]

Ontem mesmo dei 7 voos acrobáticos de 12 a 15 minutos cada, modelo glow com motor .52 quatro Futabas 3004 e uma NicD 600mhA.
Na década de 90 lá por 97-98 tinha um modelo acrobático 25% com motor glow 1.50 2T com servos futaba Standard em todas as superfícies e bateria NiCd 600mhA.[/quote:5139446e2a]

PO eu tive VÁRIOS acrobáticos da carl goldberg(tive todos: extra300, sukhoy,ultimate,chipmunk e tive vários de cada um) com variádos motores; desde .61 2T , .90 2T, 1.20 2T .91 4T,1.20 4t ATÉ 1.50 4T
tive da midwest giles gs300 com motor saito 150(que foi o finado cebola quem montou e pesava mais de 8 kg-um absurdo nos padroes de hoje).
tenho até hoje um stinger 120 da lanier com 2 metro de asa com motor webra 120 2T
tive um da sig -spacewalker 1/4 de escala com motor ENIA 120R
tive um da modeltech que chamava-se DRAGON LADY ,que era pra motor até 160, que eu usava um 120 4t
, dentre outros que agora não me lembro, E SEMPRE USEI SERVO STANDARD(s148 ou 3003), quando muito usava servo standard rolamentado, e SEMPRE USEI bateria futaba ORIGINAL que vinha no kit do rádio.-quando muito eu usava bateria de 1000 mha também original da futaba- naqueles aeros que eu voava sem dó mesmo e sem dar descanso.
em quase 25 anos de modelismo:
eu NUNCA perdi um modelo desse porte por causa de falha de servo, de bateria ou qualquer coisa que o valha, nem nunca tive problema com chave liga desliga, que sempre usei da futaba original que vinha no kit do rádio, QUE neguinho fala que não aguenta nada...
meu stick gigante que usa 4 servos 1/4 de escala daqueles parrudos e um servo standard no acelerador eu uso DESDE SEMPRE(já tem 13 ANOS de muito voo pauleira) chave liga desliga ORIGINAL FUTABA que vem junto com o rádio, nada de chave HEAVY ou essas m....
uma vez eu derrubei um sukhoy da goldberg por causa da bateria, mas foi BESTEIRA minha mesmo. já tinha voado o dia todo, chegou um colega e pediu pra ver o modelo voando, mesmo eu sabendo que a bateria já tinha zerado cai na besteira de decolar.
PO SERVO STANDARD tem 2,4kg de torque, leva um acrobático com 5 kg ou mais sem susto...
e neguin falando de usar servo de 5 kg em trainer pra motor .40?....
FALAR O QUE? usa ai meu chapa, e seja feliz.... KKKKKK

abracos
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:86eb63d13f="Kemp"]

Quando eu perguntei em outro tópico se alguém já amaciou motor de motosserra com óleo mineral e depois passou para óleo sintético responderam dizendo que motoserra não cai na cabeça de ninguém.
[/quote:86eb63d13f]
kemp sempre usei oléo...... QUALQUER PO..A que tivesse na maleta...
já usei até aqueles super TT que faz uma fumaca fedida que ninguem aguenta.
meu zenoah 45 que estava no meu stick tem bem uns 12 anos de voo com tudo que voce pode imaginar de mistura de o'leo e gasolina. e , na boa, funciona melhor que todos os meuo outros motores.
usar óleo "bom" é bom?
SIM
é imprescindível?
NÃO
Imprescindível é usar na mistura certa, na condicão de tolerancia certa(do material-motor combustível e lubrificante).
tá dentro do padrão? JÁ ERA!!!
usei MUUUUUITOOOOO castrol M50 que por sinal ainda tenho 1 caixa guardada(não fabrica mais), que falam que carboniza motor e o kct.
VEM VER O MEU ZENOAH funcionando e depois voce fala pra mim...

abracos
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
Beef
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Abr 01, 2010 7:25 am
Localização: Pelotas/RS

Mensagem por Beef »

Opa pessoal tenho um extra 35% AW com servos JR8711, fiz um teste com o wattímetro segurando parcialmente as superfícies de comando e obtive um pico de 11,96A, e acredito que o problema não seja o consumo total mas os picos que podem resultar em baixa tensão e resetar o receptor com consequente perda de comandos, isto claro com servos de alta demanda(apesar de já ter obtido altos consumos em microservos ou servos com defeito), tenho em vôo um tucano Juniaer com 7 servos standart e uma bat nicd de 1000, que consome em 4 vôos 350mah, e o extra 35 consome 1A em 4 vôos............. Na minha opinião assim como na aviação real tudo deve ser um pouco supra estimado, respeitando as especificações sem exageros.....
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:9e1a9226de="Beef"]Opa pessoal tenho um extra 35% AW com servos JR8711, fiz um teste com o wattímetro segurando parcialmente as superfícies de comando e obtive um pico de 11,96A, e acredito que o problema não seja o consumo total mas os picos que podem resultar em baixa tensão e resetar o receptor com consequente perda de comandos, isto claro com servos de alta demanda(apesar de já ter obtido altos consumos em microservos ou servos com defeito), tenho em vôo um tucano Juniaer com 7 servos standart e uma bat nicd de 1000, que consome em 4 vôos 350mah, e o extra 35 consome 1A em 4 vôos............. Na minha opinião assim como na aviação real tudo deve ser um pouco supra estimado, respeitando as especificações sem exageros.....[/quote:9e1a9226de]

CONCORDO, masss a moda agora é quintuplicar o consumo e super-hiper-mega- maxi dimensionar tudo, sendo que não tem razão para ser assim.

como comentei anteriormente, tenho um ultimate da extinta OHIO models 33% que pede servo de 70 oncas. eu, de "besta"coloquei de 130 oncas, já pensando na folga , e também porque coloquei motor BEM acima do que pede no kit(diz o manual que ele voa ilimitado com um zenhah 62 e eu coloquei um brison 95- que tem fisicamente as mesmas medidas e é um pouco mais leve, porém muuitoooo mais forte
o dito pesa uns 12 kg e voa muito nunca tive nenhum problema de servo com ele.

ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Responder