Consumo real dos servos em um aeromodelo 30% 55cc - Testado
- Wellington_BH
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O Kemp está de parabéns porque o melhor laboratório é a prática mesmo... o dimensionamento da eletrônica baseado nos testes em vôo e respeitando os limites do "envelope" do aero utilizando componentes de boa qualidade trará a satisfação, sem necessitar exageros e sem comprometer a segurança do conjunto. Por isso que além do consumo da bateria por voo para o cálculo da autonomia final os picos também são importantes para o dimensionamento das bitolas dos fios e chaves ( se serão heavy duty ) e receptor ( se será comum, powersafe, powerbox etc ) e também da bateria (5, 10, 15C etc). Superdimensionar servos e giants com multiplos servos de alto torque, e os jatos por exemplo, torna-se imperioso o uso de um conjunto de alta capacidade para atender a demanda. Não tem mágica nenhuma. Oferta de energia > demanda de energia. Mas que não precisamos instalar uma subestação em casa para ligarmos um chuveiro é bem verdade, do mesmo jeito que não adianta colocar um palitinho de fósforo para segurar o disjuntor que cai sempre que o chuveiro é ligado.
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein
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- diablotinxl
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- Kemp
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[quote:14e1f0ab04="diablotinxl"]É se a minha verdade é verdadeira......... é por que a verdade e a experiencia dos outros são mentira né ?
" não tente ensinar um porco a cantar................ voce perdera o seu tempo e incomodara o porco "
Abraço[/quote:14e1f0ab04]
Se for experiência baseada em teoria fica difícil.
Coloquei minha experiência prática, real e comprovada.
Tem muitos palpiteiros que nem sequer voam aeros a gasolina e ficam falando besteira.
" não tente ensinar um porco a cantar................ voce perdera o seu tempo e incomodara o porco "
Abraço[/quote:14e1f0ab04]
Se for experiência baseada em teoria fica difícil.
Coloquei minha experiência prática, real e comprovada.
Tem muitos palpiteiros que nem sequer voam aeros a gasolina e ficam falando besteira.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Ola Kemp, não é questão de não confiar no meu equipamento, num aero com 7 servos de 29Kg de torque, mais bomba de fumaça servo 10kg acelerador, smartfly power eq 12, da 120, não posso confiar no meu wattímetro turnigy interrompendo a linha de alimentação elétrica, e vc deve levar em conta que superfícies maiores de comando peso maior, devem gerar maior consumo, agora acho super importante seus testes e a dicussão gerada pelo tópico, abraço.
- LaercioLMB
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[quote:061a924691="Beef"]Ola Kemp, não é questão de não confiar no meu equipamento, num aero com 7 servos de 29Kg de torque, mais bomba de fumaça servo 10kg acelerador, smartfly power eq 12, da 120, não posso confiar no meu wattímetro turnigy interrompendo a linha de alimentação elétrica, e vc deve levar em conta que superfícies maiores de comando peso maior, devem gerar maior consumo, agora acho super importante seus testes e a dicussão gerada pelo tópico, abraço.[/quote:061a924691]
O Marco Antônio levantou uma questão muito importante em relação ao consumo dos servos, que em testes de bancada sob esforço constante, lógico, o consumo é sempre o máximo do servo, mas em voo, o pico máximo de um servo não é constante e na maioria das vezes não chega ao máximo, pois o esforço do servo é somente quando ele inicia um desvio de rota em que a pressão do ar é mais forte, vindo a diminuir gradativamente e como o Kemp registrou um pico de 3.65 A, pode ter sido esse o momento em que o servo teve um consumo mais elevado, mas não constante.
Se é preciso ou não os resultados, não vem ao caso, pois como o próprio Marco Antônio mencionou, uma diferença de 10% nem dá para ser considerada um erro.
Dá sim para a gente ter uma ideia de consumo, mas eu prefiro sempre ver a fiação usada, capacidade de bateria a ser usada, tendo como base sempre o consumo máximo dos servos e não somente um pico máximo em um voo, pois em determinadas situações, o pico pode ser muito mais elevado e isso acarretar em uma pane por bitola de fios finos demais ou as trilhas do receptor não suportarem a corrente elevada, pois jamais podemos esquecer que o que conta, não é a saída de cada canal suportar ou não 5A e sim a entrada de alimentação do receptor suportar por exemplo, 2A por canal em um receptor de 8 canais que dará 16A de carga no conector da bateria ao receptor e é esse ponto que sofrerá com a corrente elevada e não a saída de cada canal.
O Marco Antônio levantou uma questão muito importante em relação ao consumo dos servos, que em testes de bancada sob esforço constante, lógico, o consumo é sempre o máximo do servo, mas em voo, o pico máximo de um servo não é constante e na maioria das vezes não chega ao máximo, pois o esforço do servo é somente quando ele inicia um desvio de rota em que a pressão do ar é mais forte, vindo a diminuir gradativamente e como o Kemp registrou um pico de 3.65 A, pode ter sido esse o momento em que o servo teve um consumo mais elevado, mas não constante.
Se é preciso ou não os resultados, não vem ao caso, pois como o próprio Marco Antônio mencionou, uma diferença de 10% nem dá para ser considerada um erro.
Dá sim para a gente ter uma ideia de consumo, mas eu prefiro sempre ver a fiação usada, capacidade de bateria a ser usada, tendo como base sempre o consumo máximo dos servos e não somente um pico máximo em um voo, pois em determinadas situações, o pico pode ser muito mais elevado e isso acarretar em uma pane por bitola de fios finos demais ou as trilhas do receptor não suportarem a corrente elevada, pois jamais podemos esquecer que o que conta, não é a saída de cada canal suportar ou não 5A e sim a entrada de alimentação do receptor suportar por exemplo, 2A por canal em um receptor de 8 canais que dará 16A de carga no conector da bateria ao receptor e é esse ponto que sofrerá com a corrente elevada e não a saída de cada canal.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Kemp
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- Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
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[quote:447227ee15="LaercioLMB"][quote:447227ee15="Beef"]Ola Kemp, não é questão de não confiar no meu equipamento, num aero com 7 servos de 29Kg de torque, mais bomba de fumaça servo 10kg acelerador, smartfly power eq 12, da 120, não posso confiar no meu wattímetro turnigy interrompendo a linha de alimentação elétrica, e vc deve levar em conta que superfícies maiores de comando peso maior, devem gerar maior consumo, agora acho super importante seus testes e a dicussão gerada pelo tópico, abraço.[/quote:447227ee15]
O Marco Antônio levantou uma questão muito importante em relação ao consumo dos servos, que em testes de bancada sob esforço constante, lógico, o consumo é sempre o máximo do servo, mas em voo, o pico máximo de um servo não é constante e na maioria das vezes não chega ao máximo, pois o esforço do servo é somente quando ele inicia um desvio de rota em que a pressão do ar é mais forte, vindo a diminuir gradativamente e como o Kemp registrou um pico de 3.65 A, pode ter sido esse o momento em que o servo teve um consumo mais elevado, mas não constante.
Se é preciso ou não os resultados, não vem ao caso, pois como o próprio Marco Antônio mencionou, uma diferença de 10% nem dá para ser considerada um erro.
Dá sim para a gente ter uma ideia de consumo, mas eu prefiro sempre ver a fiação usada, capacidade de bateria a ser usada, tendo como base sempre o consumo máximo dos servos e não somente um pico máximo em um voo, pois em determinadas situações, o pico pode ser muito mais elevado e isso acarretar em uma pane por bitola de fios finos demais ou as trilhas do receptor não suportarem a corrente elevada, pois jamais podemos esquecer que o que conta, não é a saída de cada canal suportar ou não 5A e sim a entrada de alimentação do receptor suportar por exemplo, 2A por canal em um receptor de 8 canais que dará 16A de carga no conector da bateria ao receptor e é esse ponto que sofrerá com a corrente elevada e não a saída de cada canal.[/quote:447227ee15]
No seu aero qual é o consumo médio em um voo de 10min ?
Quanto entra de carga na bateria depois de um voo ?
Com esses dados dá pra ter uma noção de quanto realmente consome.
O Marco Antônio levantou uma questão muito importante em relação ao consumo dos servos, que em testes de bancada sob esforço constante, lógico, o consumo é sempre o máximo do servo, mas em voo, o pico máximo de um servo não é constante e na maioria das vezes não chega ao máximo, pois o esforço do servo é somente quando ele inicia um desvio de rota em que a pressão do ar é mais forte, vindo a diminuir gradativamente e como o Kemp registrou um pico de 3.65 A, pode ter sido esse o momento em que o servo teve um consumo mais elevado, mas não constante.
Se é preciso ou não os resultados, não vem ao caso, pois como o próprio Marco Antônio mencionou, uma diferença de 10% nem dá para ser considerada um erro.
Dá sim para a gente ter uma ideia de consumo, mas eu prefiro sempre ver a fiação usada, capacidade de bateria a ser usada, tendo como base sempre o consumo máximo dos servos e não somente um pico máximo em um voo, pois em determinadas situações, o pico pode ser muito mais elevado e isso acarretar em uma pane por bitola de fios finos demais ou as trilhas do receptor não suportarem a corrente elevada, pois jamais podemos esquecer que o que conta, não é a saída de cada canal suportar ou não 5A e sim a entrada de alimentação do receptor suportar por exemplo, 2A por canal em um receptor de 8 canais que dará 16A de carga no conector da bateria ao receptor e é esse ponto que sofrerá com a corrente elevada e não a saída de cada canal.[/quote:447227ee15]
No seu aero qual é o consumo médio em um voo de 10min ?
Quanto entra de carga na bateria depois de um voo ?
Com esses dados dá pra ter uma noção de quanto realmente consome.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
- LaercioLMB
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- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
[quote:456c883630="Kemp"]
No seu aero qual é o consumo médio em um voo de 10min ?
Quanto entra de carga na bateria depois de um voo ?
Com esses dados dá pra ter uma noção de quanto realmente consome.[/quote:456c883630]
Tenho voado pouquíssimo ultimamente, mas nunca dei atenção o quanto o carregador mostra quando dá carga completa.
Também tenho um wattímetro igual ao seu e o uso quando estou fazendo teste de configuração de motor / hélice, para saber se a hélice escolhida não superou o pico máximo do motor, mas vejo isso acelerando do zero ao máximo, pois se acelerar gradativamente, o consumo sempre será baixo e são as arremetidas que valem e não o voo em si.
Mas sempre fiz meus testes estáticos, pois sei que se estaticamente tudo estiver dentro dos padrões, lá em cima sempre terei folga no conjunto todo.
Não estou mais voando aeromodelos a combustão, vendi o meu que eu tinha e estou ficando somente com os elétricos e por esse motivo, a não ser que eu use uma bateria específica para o receptor e servos, o que logo farei, não terei como ver o consumo do equipamento, pois terei o consumo do motor incluso em tudo.
No seu aero qual é o consumo médio em um voo de 10min ?
Quanto entra de carga na bateria depois de um voo ?
Com esses dados dá pra ter uma noção de quanto realmente consome.[/quote:456c883630]
Tenho voado pouquíssimo ultimamente, mas nunca dei atenção o quanto o carregador mostra quando dá carga completa.
Também tenho um wattímetro igual ao seu e o uso quando estou fazendo teste de configuração de motor / hélice, para saber se a hélice escolhida não superou o pico máximo do motor, mas vejo isso acelerando do zero ao máximo, pois se acelerar gradativamente, o consumo sempre será baixo e são as arremetidas que valem e não o voo em si.
Mas sempre fiz meus testes estáticos, pois sei que se estaticamente tudo estiver dentro dos padrões, lá em cima sempre terei folga no conjunto todo.
Não estou mais voando aeromodelos a combustão, vendi o meu que eu tinha e estou ficando somente com os elétricos e por esse motivo, a não ser que eu use uma bateria específica para o receptor e servos, o que logo farei, não terei como ver o consumo do equipamento, pois terei o consumo do motor incluso em tudo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Uso num Extra 50cc duas Life de 2300mha cada.
São 6 servos align ds610 com RX jr powersafe.
Vc liga as duas life nele e ele equilibra o uso entre elas.
6 voos de 10 minutos, looping, roll, stall turn e um pouco de torque, gasta 620mha por bateria aproximadamente.
Já repeti esta situação várias vezes.
São 6 servos align ds610 com RX jr powersafe.
Vc liga as duas life nele e ele equilibra o uso entre elas.
6 voos de 10 minutos, looping, roll, stall turn e um pouco de torque, gasta 620mha por bateria aproximadamente.
Já repeti esta situação várias vezes.
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srs... boas... parabens ao colega Kemps... esse topico foi o que mais me acrescentou.. até porque voo um 30% , servos 3305, 9157, 2 baterias life 2s de 2.100 direto no rx ar7000... faço poucos voos no sabado, 3 ou 4 no maximo, e na outra semana quando vou recarregar as baterias, cada uma dá sempre de 300 a 400ma, e ja estão cheias, que bela discussão... excelente... teoria é importante, mas e o que conta, pra mim, sempre foi a "pratica"... Kemps, show mesmo...