Consumo real dos servos em um aeromodelo 30% 55cc - Testado

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:2ca099aaa5="IWASA"]Depois de lenhar um aero AVISTAR no segundo voo por falha do servo de cauda (HS-485HB) que tericamente é mais forte que o Futaba S3004 nunca mais vou usar LIFE....Comprei dois packs originais FUTABA NiCd de 600mAh e espero que terei muito mais segurnaça....[/quote:2ca099aaa5]

Descuulpe, mas o que a LiFe tem a ver com a falha do servo?
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
IWASA
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 5:21 pm
Localização: Uberaba - MG

Mensagem por IWASA »

Kemp,
Há muita controversia no uso da LIFE de 6.6V diretamente no Rx, todos os servos que uso são para 4.8 a 6.0V... a LIFE quando carregada chega a 7.2V, mas logo cai para 6.6V e assim permanece ( não cai a tensão como a Lipo)....
Lendo e re-lendo varios tópicos, acredito que este 10% a mais de tensão sobre a eletronica do servo deve ter causado a falha... claro, existe uma faixa de segurança de tensão para o servo trabalhar, mas acho que fui "sortudo" em ter um que não aceitou este 10%...
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

Boa tarde, pretendo usar lipo 3s e bec um para IG outro para servos,
Agora me vem uma pergunda, qual dificuldade de carregar a lipo a cada dia de voo?
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:87a25122f9="Drzinho"]Boa tarde, pretendo usar lipo 3s e bec um para IG outro para servos,
Agora me vem uma pergunda, qual dificuldade de carregar a lipo a cada dia de voo?[/quote:87a25122f9]

Por que não usa 2S ?
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

[quote:2406b0e2bc="Kemp"][quote:2406b0e2bc="Drzinho"]Boa tarde, pretendo usar lipo 3s e bec um para IG outro para servos,
Agora me vem uma pergunda, qual dificuldade de carregar a lipo a cada dia de voo?[/quote:2406b0e2bc]

Por que não usa 2S ?[/quote:2406b0e2bc]

Muda algo? vou usar 3S pois ja tenho dos elétricos sobrando.
Mas se for realmente melhor 2S vou providenciar ;P
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:a55a296ba0="Drzinho"][quote:a55a296ba0="Kemp"][quote:a55a296ba0="Drzinho"]Boa tarde, pretendo usar lipo 3s e bec um para IG outro para servos,
Agora me vem uma pergunda, qual dificuldade de carregar a lipo a cada dia de voo?[/quote:a55a296ba0]

Por que não usa 2S ?[/quote:a55a296ba0]

Muda algo? vou usar 3S pois ja tenho dos elétricos sobrando.
Mas se for realmente melhor 2S vou providenciar ;P[/quote:a55a296ba0]

Com 3S o BEC terá que reduzir de 11,1V para 6V. Esquentará mais.
Com 2S o BEC terá que reduzir de 7,4V para 6V. Esquentará menos.

Em aeros que usam 6S não é recomendado usar o BEC interno do ESC, pois o mesmo teria que reduzir a tensão de 6S 22,2V para 6V e esse superaquecimento pode queimar o equipamento e provocar uma queda do aero.

Agora tire suas próprias conclusões.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

Vou fazer teste de temperatura, BEC da IG de 3A Emax Não esquentou em nem um momento.

O dos servos que eh o Emax 8A-15A 2s-3s vou testar para ver se esquenta.
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

Tópico antigo que ajudou muito um novato!

Tenho um sbach com dle 20CC com 6 servos futaba S3152. Utilizo uma life 2s 1100. Muita gente aqui afirmou que é insuficiente. Questionei qual era o parâmetro para "insuficiência" e a resposta foi, "não usaria pois é insuficiente". Fiz exatamente o mesmo teste que o kemps sem ainda ter visto este post, e vi que após um voo de 15min, 140ma carregava a bateria por completo. Logo a primeira preocupação estava descartada, capacidade x consumo servos x tempo de voo. Segunda preocupação e é a que mais vejo como motivos de lenha em eletrônica mal dimensionada, é o reset do rx devido pico de consumo maior que taxa de descarga da bateria. No teste registrei pico de míseros 3,5A, mais que suficiente para uma bateria de 1100mah x 10C.
Economizei na bateria, economizei no peso e estou tranquilo sabendo que meu sistema está corretamente dimensionado e com devida "folga".
Próximo passo será instalação de uma segunda chave, pois vi que alguns deste fórum, foram premiados com mal contato nas chaves!.

Ao kemps meus parabéns e gratidão por dedicar tempo testando e tempo postando!


Abs.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
Luiz Roberio
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 10:10 am
Localização: Vitória da Conquista - Bahia

Mensagem por Luiz Roberio »

Corretíssimo Thalles, eu também depois de ler este tópico tempos atrás , mudei a eletônica no meu Slick 30cc, inclusive mudei os servos, passando a utilizar Savox 1256 de 10k, antes usava um chinling de 20 kilos que consumia muuuuito mais.
Resultado, depois de por em prática o que o Kemp postou aqui, aumentei consideravelmente o meu tempo de voo com a mesma bateria e tenho certeza que também com mais segurança.
Abraços.
Avatar do usuário
Luiz Roberio
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 10:10 am
Localização: Vitória da Conquista - Bahia

Mensagem por Luiz Roberio »

corrigindo o dito acima, uso 4 Savox 1258 (12k) e 1 Savox 1256 (20k no leme).
Responder