Consumo real dos servos em um aeromodelo 30% 55cc - Testado
- Kemp
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[quote:2ca099aaa5="IWASA"]Depois de lenhar um aero AVISTAR no segundo voo por falha do servo de cauda (HS-485HB) que tericamente é mais forte que o Futaba S3004 nunca mais vou usar LIFE....Comprei dois packs originais FUTABA NiCd de 600mAh e espero que terei muito mais segurnaça....[/quote:2ca099aaa5]
Descuulpe, mas o que a LiFe tem a ver com a falha do servo?
Descuulpe, mas o que a LiFe tem a ver com a falha do servo?
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Kemp,
Há muita controversia no uso da LIFE de 6.6V diretamente no Rx, todos os servos que uso são para 4.8 a 6.0V... a LIFE quando carregada chega a 7.2V, mas logo cai para 6.6V e assim permanece ( não cai a tensão como a Lipo)....
Lendo e re-lendo varios tópicos, acredito que este 10% a mais de tensão sobre a eletronica do servo deve ter causado a falha... claro, existe uma faixa de segurança de tensão para o servo trabalhar, mas acho que fui "sortudo" em ter um que não aceitou este 10%...
Há muita controversia no uso da LIFE de 6.6V diretamente no Rx, todos os servos que uso são para 4.8 a 6.0V... a LIFE quando carregada chega a 7.2V, mas logo cai para 6.6V e assim permanece ( não cai a tensão como a Lipo)....
Lendo e re-lendo varios tópicos, acredito que este 10% a mais de tensão sobre a eletronica do servo deve ter causado a falha... claro, existe uma faixa de segurança de tensão para o servo trabalhar, mas acho que fui "sortudo" em ter um que não aceitou este 10%...
- Kemp
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[quote:87a25122f9="Drzinho"]Boa tarde, pretendo usar lipo 3s e bec um para IG outro para servos,
Agora me vem uma pergunda, qual dificuldade de carregar a lipo a cada dia de voo?[/quote:87a25122f9]
Por que não usa 2S ?
Agora me vem uma pergunda, qual dificuldade de carregar a lipo a cada dia de voo?[/quote:87a25122f9]
Por que não usa 2S ?
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
[quote:2406b0e2bc="Kemp"][quote:2406b0e2bc="Drzinho"]Boa tarde, pretendo usar lipo 3s e bec um para IG outro para servos,
Agora me vem uma pergunda, qual dificuldade de carregar a lipo a cada dia de voo?[/quote:2406b0e2bc]
Por que não usa 2S ?[/quote:2406b0e2bc]
Muda algo? vou usar 3S pois ja tenho dos elétricos sobrando.
Mas se for realmente melhor 2S vou providenciar ;P
Agora me vem uma pergunda, qual dificuldade de carregar a lipo a cada dia de voo?[/quote:2406b0e2bc]
Por que não usa 2S ?[/quote:2406b0e2bc]
Muda algo? vou usar 3S pois ja tenho dos elétricos sobrando.
Mas se for realmente melhor 2S vou providenciar ;P
- Kemp
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[quote:a55a296ba0="Drzinho"][quote:a55a296ba0="Kemp"][quote:a55a296ba0="Drzinho"]Boa tarde, pretendo usar lipo 3s e bec um para IG outro para servos,
Agora me vem uma pergunda, qual dificuldade de carregar a lipo a cada dia de voo?[/quote:a55a296ba0]
Por que não usa 2S ?[/quote:a55a296ba0]
Muda algo? vou usar 3S pois ja tenho dos elétricos sobrando.
Mas se for realmente melhor 2S vou providenciar ;P[/quote:a55a296ba0]
Com 3S o BEC terá que reduzir de 11,1V para 6V. Esquentará mais.
Com 2S o BEC terá que reduzir de 7,4V para 6V. Esquentará menos.
Em aeros que usam 6S não é recomendado usar o BEC interno do ESC, pois o mesmo teria que reduzir a tensão de 6S 22,2V para 6V e esse superaquecimento pode queimar o equipamento e provocar uma queda do aero.
Agora tire suas próprias conclusões.
Agora me vem uma pergunda, qual dificuldade de carregar a lipo a cada dia de voo?[/quote:a55a296ba0]
Por que não usa 2S ?[/quote:a55a296ba0]
Muda algo? vou usar 3S pois ja tenho dos elétricos sobrando.
Mas se for realmente melhor 2S vou providenciar ;P[/quote:a55a296ba0]
Com 3S o BEC terá que reduzir de 11,1V para 6V. Esquentará mais.
Com 2S o BEC terá que reduzir de 7,4V para 6V. Esquentará menos.
Em aeros que usam 6S não é recomendado usar o BEC interno do ESC, pois o mesmo teria que reduzir a tensão de 6S 22,2V para 6V e esse superaquecimento pode queimar o equipamento e provocar uma queda do aero.
Agora tire suas próprias conclusões.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
- Thalles Santiago
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Tópico antigo que ajudou muito um novato!
Tenho um sbach com dle 20CC com 6 servos futaba S3152. Utilizo uma life 2s 1100. Muita gente aqui afirmou que é insuficiente. Questionei qual era o parâmetro para "insuficiência" e a resposta foi, "não usaria pois é insuficiente". Fiz exatamente o mesmo teste que o kemps sem ainda ter visto este post, e vi que após um voo de 15min, 140ma carregava a bateria por completo. Logo a primeira preocupação estava descartada, capacidade x consumo servos x tempo de voo. Segunda preocupação e é a que mais vejo como motivos de lenha em eletrônica mal dimensionada, é o reset do rx devido pico de consumo maior que taxa de descarga da bateria. No teste registrei pico de míseros 3,5A, mais que suficiente para uma bateria de 1100mah x 10C.
Economizei na bateria, economizei no peso e estou tranquilo sabendo que meu sistema está corretamente dimensionado e com devida "folga".
Próximo passo será instalação de uma segunda chave, pois vi que alguns deste fórum, foram premiados com mal contato nas chaves!.
Ao kemps meus parabéns e gratidão por dedicar tempo testando e tempo postando!
Abs.
Tenho um sbach com dle 20CC com 6 servos futaba S3152. Utilizo uma life 2s 1100. Muita gente aqui afirmou que é insuficiente. Questionei qual era o parâmetro para "insuficiência" e a resposta foi, "não usaria pois é insuficiente". Fiz exatamente o mesmo teste que o kemps sem ainda ter visto este post, e vi que após um voo de 15min, 140ma carregava a bateria por completo. Logo a primeira preocupação estava descartada, capacidade x consumo servos x tempo de voo. Segunda preocupação e é a que mais vejo como motivos de lenha em eletrônica mal dimensionada, é o reset do rx devido pico de consumo maior que taxa de descarga da bateria. No teste registrei pico de míseros 3,5A, mais que suficiente para uma bateria de 1100mah x 10C.
Economizei na bateria, economizei no peso e estou tranquilo sabendo que meu sistema está corretamente dimensionado e com devida "folga".
Próximo passo será instalação de uma segunda chave, pois vi que alguns deste fórum, foram premiados com mal contato nas chaves!.
Ao kemps meus parabéns e gratidão por dedicar tempo testando e tempo postando!
Abs.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
- Luiz Roberio
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Corretíssimo Thalles, eu também depois de ler este tópico tempos atrás , mudei a eletônica no meu Slick 30cc, inclusive mudei os servos, passando a utilizar Savox 1256 de 10k, antes usava um chinling de 20 kilos que consumia muuuuito mais.
Resultado, depois de por em prática o que o Kemp postou aqui, aumentei consideravelmente o meu tempo de voo com a mesma bateria e tenho certeza que também com mais segurança.
Abraços.
Resultado, depois de por em prática o que o Kemp postou aqui, aumentei consideravelmente o meu tempo de voo com a mesma bateria e tenho certeza que também com mais segurança.
Abraços.
- Luiz Roberio
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